Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Limpar rocha morta!

Limpar rocha morta!

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 06/dez/2016, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas vitor concordo plenamente contigo por isso estou a pesquisar e perguntar por mais experiências possíveis so nao percebo o que é BYO.
E eu pretendo ter um aquário de recife e não um matadouro posso cometer erros e infelizmente quem sofre com eles são os seres vivos mas espero e irei fazer os maximos possiveis para não os cometer erros que comprometam a saúde dos animais que comprarei.
Abraço

Mensagem 06/dez/2016, 00:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova

Mensagem 06/dez/2016, 01:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois esse foi o metodo que pesquisei e mais vi em foruns e no youtube exactamente dessa forma.
Mas acho o acido demasiado agressivo e tenho medo que fique algum infiltrado nas rochas portanto apenas estava a pensar usar lixivia pois ja mata muita coisa e ajuda a limpar e depois lavar bem com agua a pressao e de seguida fazer uma ou duas semanas em molho de agua de osmose e penso ser muito menos toxico pois lixivia no fundo é cloro que com uma boas lavagens e deixar ao ar acaba sempre por sair e evaporar.
So quero que saibam que vou usar areia vivas de forma a compensar um pouco o facto de estar a usar rocha morta o que so irei verificar se realmente uma coisa compensa a outra com a experiencia e com os resultados dos testes do ciclo de azoto.

Mensagem 06/dez/2016, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
E ja agora concordo com o que dizes que nitratos e fosfatos completamente a 0 não é bom, penso que os corais e talvez outros seres vivos existentes no mar e no aquário que não sejam algas precisem desses nutrientes, em muito poucas quantidades mas precisam se formos a ver um coral é a simbiose entre um organismo e uma alga as zooxantelas que naturalmente consomem nitratos e fosfatos. Quanto mais pesquiso mais vejo opiniões que o ideal é cerca de 3 a 5ppm de nitrato e 0.03 de fosfato.
Acho que a dificuldade esta mesmo em chegar a estes valores exactos.

Mensagem 06/dez/2016, 10:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Antonio Santiago Escreveu:
Ja estive a ver o teu aquario ta brutal! Nao tiveste problemas com nitratos e fosfatos por teres inicado o aquario com rocha morta sem ser lavada? e Ja agora quanto tempo levou o ciclo para pores os primeiros vivos?
Abraço


Obrigado. Tive um ciclo normal... de quem usa rocha morta. Os vivos tiveram de entrar logo porque foi upgrade de aquário. Como já te disseram atrás, ciclo vais sempre ter seja maior ou menor, tens é depois de lidar com isso da melhor maneira mas é preciso também paciencia.

Lê o tópico do aquário do Rui Gaspar. Ele por exemplo tratou a rocha até ter leituras de fosfatos e nitratos a 0. Teve depois outros problemas com o ciclo relacionados precisamente por ter começado com valores a 0. Mas assim ficas com mais um relato e mais uma experiencia para comparares e decidires. ;)

Mensagem 06/dez/2016, 11:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Antonio Santiago Escreveu:
Olá a todos desde ja peço desculpa estar a insistir neste assunto so que quanto mais leio sobre ele mais confuso fico.
Concordo que nao se deva usar quimicos e que estes possam demorar tempo a sair, mas nao sera esta a unica forma de matar bacterias nocivas que possam estar presente? è que as rochas que tenho nao cabem em uma panela para ferver em agua. 2nda duvida vejo alguma materia organica morta em orifícios e fendas ao qual nao consigo chegar qual a melhor forma de a retirar nao queria usar ácido mas ja li que é a unica soluçao inclusive ja vi em outros posts membros do forum a usarem.
Peço desculpa a insistência mas estou mesmo baralhado com este assunto pois nao quer ter carga organica a decompor-se ao longo do tempo no aquario e por um lado tambem nao queria que esta rocha ficasse com quimicos no seu interior que depois se libertariam para a agua do aquario.
Uma vez mais peço desculpa a insistência e obrigado pela ajuda!


Boas António ...

Tal como o Marco disse eu lavei a minha rocha com ácido muriático e lexívia ... depois disso esteve muito tempo em água salgada e a fazer redução de fosfatos com ATM Agent Green.

Agora a minha experiência ... NÃO O FAÇAS !!!!

Fiquei com o aquário sem nutrientes e tive imensos problemas por causa disso. A Rocha Pukani (se compraste na aquahobby a probabilidade de ser é grande) é excelente e eu simplesmente ADORO. Super porosa, super leve, super fácil de trabalhar mas tem o contra de acumular fosfato e por isso fiz a lavagem com ácido.

O meu aquário teve imensos problemas de inicio por falta de nutrientes e diversidade biológica e só resolvi o assunto metendo rocha viva e muitas TPA com água natural (andei a fazer TPA de 200l a cada 3 dias)

O meu conselho ... lava a rocha à pressão com água salgada ... mete já de molho com água salgada e circulação num balde à parte e vai medindo os fosfatos e doseando agent green da ATM até teres leituras baixas de fosfatos. Faz TPA antes de dosear ATM e verifica que as rochas não ficam com o pó branco resultante do ATM.

Aproveitas e vais fazendo o ciclo. Quando meteres no aquário para fazer o layout complementa com alguma rocha viva acabada de comprar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/dez/2016, 13:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas Rui muito obrigado pela opinião parece-me uma boa opção so nao sei como vo lavar a rocha a pressao com agua salgada, é que ja tenho dificuldades em lava-la a pressao com agua doce =)) . Em relaçao ao agente ATM li no teu topico e parece-me bastante eficiente na remoçao dos fosfatos mas tenho um pouco medo pois acho que disseste que o produto precipita e esse precipitado se for para o aquario é muito perigoso pois fica no aquario a libertar fosfatos durante muito tempo. O po branco que nao se pode ver na rocha a que te referes é esse precipitado? E se esse po branco for para sitios dentro da rocha que nao se vejam? EM relaçao a ir fazendo o ciclo nao percebi bem se era na rocha que o iria fazendo pois estava em agua salgada ou se estavas a sugerir ir fazendo o ciclo no aquario so com a areia viva e agua e depois meter a rocha quando esta estivesse pronta.
Mais uma vez obrigado e um abraço.

Mensagem 06/dez/2016, 14:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Antonio Santiago Escreveu:
Boas Rui muito obrigado pela opinião parece-me uma boa opção so nao sei como vo lavar a rocha a pressao com agua salgada, é que ja tenho dificuldades em lava-la a pressao com agua doce =)) . Em relaçao ao agente ATM li no teu topico e parece-me bastante eficiente na remoçao dos fosfatos mas tenho um pouco medo pois acho que disseste que o produto precipita e esse precipitado se for para o aquario é muito perigoso pois fica no aquario a libertar fosfatos durante muito tempo. O po branco que nao se pode ver na rocha a que te referes é esse precipitado? E se esse po branco for para sitios dentro da rocha que nao se vejam? EM relaçao a ir fazendo o ciclo nao percebi bem se era na rocha que o iria fazendo pois estava em agua salgada ou se estavas a sugerir ir fazendo o ciclo no aquario so com a areia viva e agua e depois meter a rocha quando esta estivesse pronta.
Mais uma vez obrigado e um abraço.


Uma máquina de pressão geralmente tem o input de água ... a minha tem pelo menos.

Metes a rocha num depósito (NÃO NO AQUÁRIO) com circulação e um filterbag e despejas o ATM dentro do filterbag. O fosfato vai precipitar imediatamente com o produto e o pó branco fica dentro do filterbag.

Como tens a rocha em água salgada num contentor à parte (NÃO NO AQUÁRIO) a rocha vai ciclando.

Antes de passar para o aquário para fazer o layout ... passar a rocha por água salgada nova e pronto!

ATENÇÃO: Nunca ferver rocha ... não sei quem te disse isso ou onde leste mas pode ser perigosíssimo! Procura aqui no fórum por palytoxinas. Não sabes o que essa rocha já teve!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/dez/2016, 14:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas rui o problema e que nao tenho nenhuma maquina de pressao, em relaçao ao ATM se eu fizer isso no filter bag(tenho um de 150 mic) os fosfatos sao como que atraido para la? se a agua tiver que estar a passar constantemente pelo filter bag posso por uma bomba de retorno ligada a um tubo fazendo com que a agua passe constantemente pelo filter bag?
Desculpa toda esta minha ignorancia mas antes a minha experiencia em aquariofilia era em discus em que basicamente o mais importante para mim era dar alimentaçao aos mesmos varias vezes ao dia e fazer grandes mudanças de agua diárias.
Em relaçao as palytoas sim tambem ja tinha lido as toxinas podem ser libertadas em forma de vapor.

Mensagem 07/dez/2016, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Viva,

Aqui fica o meu comentário que vale o que vale.
Nesta semana vou retomar o hobby e montar o meu segundo aqua de salgados.

Se há algo que aprendi na primeira experiência (nem sempre da melhor maneira) foi a ter MUITA paciência e a não inventar, deixas as coisas seguirem o seu rumo natural.

Nesta montagem vou por tanto rocha viva como rocha morta. Na rocha morta apenas vou passar por água, nada mais, e depois vou fazer o mais fácil: esperar.

Percebo a tua ânsia de quereres meter peixes em Janeiro, mas Fevereiro também é um bom mês, e com maiores probabilidades de não perderes peixes. :)

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)

Mensagem 07/dez/2016, 00:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois a minha eu estou neste momento apenas a dar um banho de lixivia, depois vo passar por agua abundante e por de molho em agua de osmose que ira ser trocada talvez de dois em dois dias? Vo tentar arranjar uma loja que me possa fazer algumas mediçoes de fosfatos e depois meto a rocha no aquario quando estiverem relativamente baixos mas tambem a zeros acho que nao era boa ideia pelo que o rui gaspar disse do problema que teve com baixos nutrientes uma coisa que acho que vai ajudar bastante no ciclo do aquario vai ser a areia viva, gostaria de por os peixes la para meados de janeiro ou mais para o fim dependendo da data de montagem do aquario mas se tiver que ser so em feveriero pois la tera que ser.

Mensagem 07/dez/2016, 10:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Antonio Santiago Escreveu:
Boas rui o problema e que nao tenho nenhuma maquina de pressao, em relaçao ao ATM se eu fizer isso no filter bag(tenho um de 150 mic) os fosfatos sao como que atraido para la? se a agua tiver que estar a passar constantemente pelo filter bag posso por uma bomba de retorno ligada a um tubo fazendo com que a agua passe constantemente pelo filter bag?
Desculpa toda esta minha ignorancia mas antes a minha experiencia em aquariofilia era em discus em que basicamente o mais importante para mim era dar alimentaçao aos mesmos varias vezes ao dia e fazer grandes mudanças de agua diárias.
Em relaçao as palytoas sim tambem ja tinha lido as toxinas podem ser libertadas em forma de vapor.


Boas,

Se não tens máquina de pressão lava à mão ... :D

Sim podes por uma bomba com um tubo a despejar dentro do filterbag

E sim ... os flocos resultantes do ATM são fosfato precipitado agarrado ao produto.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/dez/2016, 10:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Antonio Santiago Escreveu:
Pois a minha eu estou neste momento apenas a dar um banho de lixivia, depois vo passar por agua abundante e por de molho em agua de osmose que ira ser trocada talvez de dois em dois dias? Vo tentar arranjar uma loja que me possa fazer algumas mediçoes de fosfatos e depois meto a rocha no aquario quando estiverem relativamente baixos mas tambem a zeros acho que nao era boa ideia pelo que o rui gaspar disse do problema que teve com baixos nutrientes uma coisa que acho que vai ajudar bastante no ciclo do aquario vai ser a areia viva, gostaria de por os peixes la para meados de janeiro ou mais para o fim dependendo da data de montagem do aquario mas se tiver que ser so em feveriero pois la tera que ser.


Boas mais uma vez ...

Em vez de areia viva ... porque não rocha viva?

Faz muito melhor e coloniza-te a areia morta rapidamente.

E o que disse o Luís é para levar a sério.
O Ciclo é para ser feito como deve de ser e os peixes introduzidos muito calmamente.

Isto não é como aquários de discus que o ciclo faz-se e pronto ... já está e toca a colocar peixes.

Os vivos tem que ir sendo colocados à medida da resposta do aquário e depende muito da manutenção que lhes fazes!
Se não fôr Fevereiro a meter peixes será Março ou Abril .... ou ainda mais tarde. É o que fôr ...

Isso com data marcada não funciona!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/dez/2016, 15:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas Rui só não começo com rocha viva e areia morta porque tinha medo de vir com aptasias e outras pestes e já tenho tudo comprado. E a questão do ciclo nem com os discos é assim primeiro começa-se com peixes pequenos e só depois de ter os nitritos a zeros. Eu neste depois do ciclo completo estava a pensar po um ou dois peixes a cada 2 ou 3 seamanas.
Abraço.

Mensagem 10/dez/2016, 03:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Olá a todos fiz então o banho de agua e lixivia na rocha durante 24h, depois deixei-a um dia o ar e amanha vai fazer 3 dias em agua de osmose medi nitratos hoje e estão a zeros, fosfatos ainda não tenho o teste e ainda não consegui uma loja em que mos fizessem.
Noto que a agua cheira um pouco como agua de piscina devido a lixivia aconselham acondicionador de agua para remover a lixivia como o prime da sachem ou vou simplesmente pondo a rocha de molho em agua de osmose e trocando?
Li em alguns foruns estrangeiros que usam prime e ate me parece boa ideia mas nao falam em doses sera que é para usar a dose recomendada da embalagem? Dose maios devido a suposta maior concentraçao de cloro?
Se puderem dar a vossa opiniao e algum tipo de ajuda agradecia obrigado e um abraço.

Mensagem 10/dez/2016, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Usa o Prime com o triplo da dose recomendada; é isso que normalmente se pratica para remover lexivia.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/dez/2016, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boa Carlos hoje já sinto muito menos cheiro mas pelo sim pelo não vou usar obrigado pela ajuda.
Gostei dos resultados da lixivia, antes lavei o máximo que pude a rocha no chuveiro e depois pus de molho em lixivia, passado as 24h esvaziei o alguidar e no fundo estava tanta porcaria que parecia lama, depois lavei á pressao com uma mangueira, deixei a rocha 24h a arejar e hoje passado três dias de estar de molho em agua de osmose a agua continua cristalina, fosfatos não medi mas pelo menos em relação a impurezas e sujidade acho que a rocha ficou bastante bem limpa.
Abraço.

Anterior

Voltar para Novo no hobby