Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Nano 125 litros

Nano 125 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 05/fev/2017, 20:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Boa noite a todos.

Embora já tenha tido alguns aquários de água doce, nunca tive um de água salgada. O bichinho foi crescendo e aqui estou eu :D

Já li muita coisa, neste forum inclusive, no entanto a informação é tanta que por vezes torna-se complicado na altura do inicio.

Pretendo começar com um aquário sem SUMP, uma vez que o local não o permite, mas com tudo a que um aquário tem direito. É um projeto para fazer com muita calma e, caso corra bem, para aumentar o tamanho um dia.

Para já apenas tenho o vidro e alguma rocha morta.

Áquario:

Trata-se de um cubo 50x50x50 de 125 litros.
Imagem

Iluminação:

A iluminação é DIY (indicada para água salgada, supostamente)
Imagem

E aqui começam as minhas dúvidas :-? E acreditem, são bastantes... Mas para já gostava que me ajudassem a arrancar com isto.

1 - Circulação

Este é o proximo passo que vou dar. Uma vez que o objetivo é começar pelos corais mais fáceis, pretendo iniciar-me com os moles e neste sentido estava a pensar numa bomba que fizesse pelo menos 20x o volume do aquario. Pensei em dois modelos: Jebao rw 4 (4000l/h) ou duas tunze nanostream 6015 (1800 l/h cada) sem controlador.
O preço destas opções é mais ou menos o mesmo uma tem controlador as outras duas não. Será que devia ver outras opções? o que voces faziam? :)


2 - Rocha

Tenho neste momento 5 kg de rocha morta (a da foto) e pretendo juntar agora a viva.
Na rocha viva já sei que não devo poupar e por isso estava a pensar comprar 12 kg. Ficando no total com 17 kg de rocha. Acham bem?
Relativamente à areia ja comprei numa loja uma que me foi lá indicada.

3 - Escumador

Neste ponto estou mais ou menos decido para o tunze 9004. Já ouvi falar bem dele e, embora seja um pouco grande, é ideal para quem não tem sump. No entanto estava a pensar compra-lo depois do ciclo. Tenho obrigatoriamente de o comprar para iniciar a ciclagem?


4 - Aquecimento

Estou a pensar comprar um eheim no entanto não sei se é aconselhado comprar 2? :-\

5 - Testes

Quais os aconselhados para iniciar?

6 - Água

Vivo relativemente perto do mar e estava a pensar ir buscar água ao mar, acham que compensa? relativamenta à agua de reposição, um kit de osmose é obrigatorio numa fase inicial?

Desculpem o texto longo, basicamente queria saber se com isto já consigo iniciar (aquário, luz, rocha, água, testes e bomba de circulação), no final do ciclo o escumador e posteriormente algum equipamento necessario.

Mensagem 05/mar/2017, 17:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Bem, o aquário já esta montado.

Acabei por colocar uma rw-4, um tunze 9004 e mais ou menos 12 kg de rocha.

Espero que gostem

Imagem

Imagem

Mensagem 06/mar/2017, 02:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Boas Tavares,

Bem, Tunze 9004 estas bem servido. Aquecimento um Eheim 150/200w chega. Bomba rw4 optimo. Luz...hum, para moles consegues agora sps e lps não me parece com essa calha mas posso estar errado. Layout ok, da-lhe tpa's sempre com agua do mar, é o melhor que podes fazer e mais para a frente quando tiveres coralada eles vão respirar saude, confia. Muitos dos tubarões deste hobby assim o fazem com agua natural. Faz se possivel tpa's de 20% durante 2 semanas, 40 nas proximas 2 e depois 10/15% semanal se possivel. Deixa o ciclo terminar e depois antes de meteres algo faz testes, se não tiveres leva amostra a uma loja e eles fazem na boa. Relaxa e muita paciencia.

Mensagem 06/mar/2017, 15:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Pelo comentário Nelson. Pois, a iluminação deixa-me um pouco inseguro uma vez que aquece muito e faz-me evaporar 1litro de água por dia... vou tentar fazer um sistema de reposicao de água...

Mensagem 06/mar/2017, 17:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Boas Tavares,

Bem, tu com uma AI prime para aí ias extremamente bem servido. Preço é por volta dos 220 euros se não estou em erro. Para esse aqua ficava uma maravilha. E claro, ficavas com leds para os proximos anos, até eu talvez troque as T5 por 2 AI Prime HD, muito bons mesmo. Boia tens uma da TMC porreira e faz-te o serviço

Mensagem 06/mar/2017, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Por acaso estava a pensar fazer eu mesmo... Mas tubagem bomba e bóia de nível eléctrica mais vale comprar um sistema já feito :-s

Quanto à iluminação as AI que falaste n sei se gosto esteticamente. Gosto mais do estilo Ocean Revive, o que achas delas Nelson?

Já agora, não sei se existe pessoal interessado. Instalei uma app no telemóvel que me faz transmissão em directo de video do meu aquário. Basicamente tenho um telemóvel antigo com a mesma app instalada a apontar para o aquário. É gratuita e pode dar jeito mais para a frente. Não tem muita qualidade mas dá perfeitamente para ver se os peixes e todo o equipamento está bem.
Imagem
Dá ainda para ligar o flash do telefone que esta a transmitir.

Agora começo a pensar na equipa de limpeza... alguma dica??

Mensagem 07/mar/2017, 10:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Olha nem me tinha lembrado dessas, sim, vais bem servido também com 1 Ocean Revive!! E mais barata o que é bom, com provas dadas! Um youtuber bem conhecido tinha uma no seu JBJ 45g nome CJ's aquariums. Não penses na limpeza enquanto o ciclo não estiver completo. Relaxa e paciencia!

Mensagem 07/mar/2017, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
talvez mais para a frente aposte numa dessas, vamos ver como isto corre.

Hoje comprei mais 3 kg de rocha viva e um jbl e 701 no qual meti 1kg de siporax uma vez que nao tenho sump. começo a contar o ciclo a partir de hoje.

Imagem
Imagem

Mensagem 08/mar/2017, 19:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Bem, até agora tudo ok. Estou no dia 3 do ciclo. tenho um coral mas n sei se sobrevive. Veio com a rocha.

Ficam umas fotos.
Espero que gostem :)

Imagem

Imagem

Mensagem 10/mar/2017, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
Olá
Eu estive a ver o teu post e apenas me recordava de à 4 anos quando comecei, onde tinha também um aquário de 130 litros eu nem experiência de água doce tinha...
Mas com apoio que tive e muita leitura lá me fui desenrascado e à cerca de 3 semanas, finalmente, fiz um upgrade para cerca de 500l.
Da minha experiência com um "nano" vou te dizer que na minha opinião 2 bombas de circulação era possivelmente uma melhor opção porque te cobria mais hipóteses de evitar sítios com pouca circulação. Eu tive 2 Tunze 6015, são básicas mas faziam o serviço.
Rocha tem e haver com gostos, mas para mim parece muita e que apenas está encavalitada e que pouco uso vais ter para colocar corais.
Escumador eu tive o 9002, era o único que cabia na minha sump, deu bem para os gastos, por isso acredito que o 9004 dê para o que queres.
Aquecimento, para essa litragem basta 1, principalmente porque como não tens sump, quanto menos coisas incluires melhor vai ser ao nível estético.
Testes que te digam os entendidos
Água sim tens mesmo que comprar o kit de osmose ou arranjar alguma loja ou alguém que te a venda, porque vai ser fundamental para a reposição. E já agora ao lado do filtro coloca um sistema de reposição, basta um balde e o kit da Tmc que dá conta do recado.
Já agora o filtro é mesmo necessário???? Nunca vi ninguém com um....
Depois de opinar digo-te que das coisas que mais gostei foi no início verificar pequenas formas de vida no aquário e de ir colocando aos poucos, segundo mandam as regras os seres vivos...
O que é importante é ter entusiasmo e muita calma, que o resto vai-se fazendo.
Quanto ao coral é uma espécie de discossoma ou Atinodiscus e é bem resistente, por isso deve se safar.
Boa sorte.

Mensagem 10/mar/2017, 18:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Olá João, antes de mais obrigado por passares por aqui!

500 litros já é outro campeonato :)
Relativamente ao filtro externo, uma vez que nao tenho sump optei por este sistema. Tenho algumas esponjas e bastante siporax. Assim consigo ter filtração mecanica e biológica para alem da rocha. E se decidir coloco carvão ativado.

Relativamente à circulação optei por uma com regulação de 4000 l/h mas uma vez que tenho o escumador dentro do aquario mais a entrada e saida do filtro, acabo por ter 3 pontos diferentes de circulação.

Em relação ao coral ele parece estar bem de saude :)

Já tenho testes de amonia, fosfatos, kh, nitritos e nitratos.

Eu acho que esta calha aquece de mais... todos os dias reponho 1 litro de água... tenho mesmo que arranjar o kit de reposição.


Para já estou a comprar água natural e de osmose.

Ainda não tenho alga nenhuma... amanha é dia de testes e ja coloco aqui.

O unico problema que tenho é que o escumador está a deitar umas micro bolhas pela lateral. Tenho bolhas por todo lado. :-s

Todos os dias vejo salinidade

Imagem

Mensagem 10/mar/2017, 19:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Tanto Kg de rocha num aquário desse tamanho ...

Porque não tiras a rocha morta inicial de 5Kg e experimentas fazer um layout mais aberto?

Além disso esse filtro aí com Siporax? com tanta rocha para que precisas de siporax? não faz sentido!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/mar/2017, 21:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Olá Rui, obrigado por passares por aqui :)

Mas há algum problema em ter esta quantidade de rocha? :-s

Eu por acaso meti assim porque gosto, gosto de aquários com muita rocha e como não pretendo ter muitos corais achei interessante. Mas se for prejudicial eu retiro...

Relativamente ao siporax que tenho no filtro foi-me aconselhado numa loja. O objectivo era ter alguma filtragem mecânica mas como o filtro ainda é grande meti o resto com siporax.

Mensagem 12/mar/2017, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Boas pessoal.

Ontem começaram a aparecer estas algas castanhas. Tenho amonia < 0,25 e nitritos < 0,05.


Imagem

Imagem


Uma foto do geral :) :)

Imagem

Mensagem 12/mar/2017, 21:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Boas Tavares,

Bem, é assim, esses canister filter servem para doce mas para salgado...serve na mesma. Serve mesmo, apenas retirava mais siporax que aí tens e metia especie de perlon para apanhar a porcaria. Quanto ao tunze do facto libertar essas micro bolhas é esquesito mas se todo o problema fosse esse...né ? O teu maior problema a meu ver é essa calha. AI prime serve e esta também;
http://kessil.com/aquarium/Saltwater_A80_Tuna_Blue.php

Muito porreira e mais barata que a AI prime mas tens de mandar vir do ebay e arranjares adaptador pois para já aqui não se arranja isto ou se perguntares numa loja pode ser que te arranjem. Tanto uma como outra vais bem servido ou então como já se falou tens Ocean Revive com provas dadas e fica top aí ! Sistema de reposição tens da TMC de uma boia, custa 50 se não estou em erro mas muito fiavél.
Tranquilo com essas algas e muita paciencia!

Mensagem 12/mar/2017, 23:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Boas Nelson

Já pessei em duas lojas que vendem Ocean Revive mas está tudo esgotado por agora. Estou mais inclinado para estas pelo preço.

O escumador já falei com a loja, estou à espera de resposta.

Hoje reparei numas bolhas de ar com pontos brancos na rocha, nao sei se é normal :-\ :-\

Mensagem 15/mar/2017, 01:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Hoje entrou a equipa de limpeza :) até agora está a correr tudo bem.

Imagem

Mensagem 16/mar/2017, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Bem, hoje fiz uns testes amonia 0 nitritos 0 kh 9 (tem vindo a baixar) e amonia 30 :| :| :|

Uma foto do meu coral :D

Imagem

Mensagem 18/mar/2017, 22:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Porto
Boa noite. hoje entrou esta euphyllia :) completamente babado!


Imagem

Mensagem 19/mar/2017, 12:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Muito bonita e gosto muito do aquario!

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron