Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iluminação Aquário 120*40*50

Iluminação Aquário 120*40*50

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 09/fev/2017, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Ponta Delgada
Boas people.

Estou a montar o primeiro salgado, o aquário tem 120*40*50 240l brutos.

Será para peixes, corais moles e, enventualmente, para LPS.

Tenho atualmente uma calha Odyssea Dual Pro 2*54w T5 e uma calha de Leds Zp4000-1200 Marine Zetlight Lancia 46w, todavia e ponderado os custos de substituição de lampadas na calha T5 (se puser irei pr as da ATI) e o aquecimento generado, queria por tudo em leds.

Ando um pouco indeciso nas escolhas, o orçamento máximo são 280€ para a calha de leds, é mesmo o máximo porque tenho o dinheiro contado para o resto do material necessário. Ando a pensar em mais duas dessas Calhas Zetlight como a que já tenho, sendo assim ficaria com 138w em Leds ( tres calhas) ou então uma Maxspect Glaive (80w) ficaria com 126w em leds (duas calhas).

Aceito sugestões, tenho visto várias iluminações mas ainda assim ando bastante indeciso. A iluminação terá que ser daquelas com suporte de encaixar no aquário, não quero daquele tipo que se pendura no tecto e de preferência minimamente estética (estas dual pro da odyssea são uns grandes caixotes quando comparadas com a zetlight que é super fina).

Agradeço a vossa ajuda people.

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá,
Antes de mais uma nota. Se vais com o dinheiro demasiado contado para este hobby... fica mais difícil. Mas é possível :)
Não digo que isto é esbanjar dinheiro, mas há sempre mais qualquer coisa imprescindível que não no lembrámos.

em relação à iluminação não conheço as calhas que falas nem fui ver quais são.
Mas olhando para as dimensões do teu aquário e o orçamento digo-te já que a melhor opção de longe são 2 Ocean Revive.
O Ricardo santos tem umas à venda em segunda mão. Podes ver aí nos classificados.
Melhor que isto por esse preço não arranjas.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Ponta Delgada
Por acaso já andei de olho nessas ocean revive e gosto bastante, todavia são 450 euros de investimento e não posso ter a opção de as pendurar com fio no tecto, vivo com os meus pais e eles não querem, outra questão é que a luz aqui em casa quando tinha Discus e só usava 40w de iluminação já beirava os cem euros, 240w a puxar e levo corrida na certa ... Dai o projeto inicial ser apenas os corais moles e quem sabe sps no futuro. Vivo nos Açores e as coisas aqui não são tão baratas como no continente, aqui cada quilo de rocha morta custa 15€, só em rochas já gastei 300€ ,mais 250 no Escumador e etc. A grande vantagem de viver aqui é ter o mar Perto e ser fácil para as tpas, quando digo orçamento limitado não é propriamente pouco dinheiro, mas somando as coisas que preciso só me restam os tais 280 para complementar a iluminação que já tenho. Tenho que ser realista e montar um aquário com condições aceitáveis mas financeiramente sei que não posso comprar tudo de gama, quem sabe com o tempo, ofertas de anos e etc. Vejo muitas opiniões diferentes por aí e ainda não consegui obter uma opinião concisa sobre quanta iluminação preciso para manter corais moles, mas agradeço a tua opinião e sei que o que falas estar certo.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Não sei onde viste o preço das OR's mas o teu aquário só tem 40cm de largo e 50 de altura.
Para os corais que dizes ter 2 chegam perfeitamente.
São 145€ cada...

Quanto aos cálculos da iluminação, se roçava os 100€ não era pelos 40W dos discus de certeza.
Deves ter aí coisas em casa a gastar bastante electricidade.
As OR's por exemplo pode por a 25% cada e só gastas 50W. Agora se os corais crescem com 25%? Não te sei responder. Apenas que eles precisam de Watts, sejam eles de T5, HQI ou LEDS...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
Se o teu problema em relação às calhas chinesas é a questão de colocares no tecto, podes sempre fazer como eu fiz, que foi colocar suportes em L na parte de trás do aquário, agarrados ao móvel e cada suporte segura uma calha, é uma solução que evita o tecto e podes optar pelas calhas chinesas que dão bem conta do caso e por €€€ mais acessíveis. E o suporte posso te dizer que o meu foi num serralheiro e custou 25€.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
João Canena Escreveu:
Se o teu problema em relação às calhas chinesas é a questão de colocares no tecto, podes sempre fazer como eu fiz, que foi colocar suportes em L na parte de trás do aquário, agarrados ao móvel e cada suporte segura uma calha, é uma solução que evita o tecto e podes optar pelas calhas chinesas que dão bem conta do caso e por €€€ mais acessíveis. E o suporte posso te dizer que o meu foi num serralheiro e custou 25€.

em relação a isso é uma boa ideia. Ou então os próprios suportes que as OR's já trazem para pousar no vidro do aquário. Se bem que para por ao comprido não seja tão fácil, mas há soluções.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Tiago Gonçalves Pereira Escreveu:
Boas people.

Estou a montar o primeiro salgado, o aquário tem 120*40*50 240l brutos.

Será para peixes, corais moles e, enventualmente, para LPS.

Tenho atualmente uma calha Odyssea Dual Pro 2*54w T5 e uma calha de Leds Zp4000-1200 Marine Zetlight Lancia 46w, todavia e ponderado os custos de substituição de lampadas na calha T5 (se puser irei pr as da ATI) e o aquecimento generado, queria por tudo em leds.

Ando um pouco indeciso nas escolhas, o orçamento máximo são 280€ para a calha de leds, é mesmo o máximo porque tenho o dinheiro contado para o resto do material necessário. Ando a pensar em mais duas dessas Calhas Zetlight como a que já tenho, sendo assim ficaria com 138w em Leds ( tres calhas) ou então uma Maxspect Glaive (80w) ficaria com 126w em leds (duas calhas).

Aceito sugestões, tenho visto várias iluminações mas ainda assim ando bastante indeciso. A iluminação terá que ser daquelas com suporte de encaixar no aquário, não quero daquele tipo que se pendura no tecto e de preferência minimamente estética (estas dual pro da odyssea são uns grandes caixotes quando comparadas com a zetlight que é super fina).

Agradeço a vossa ajuda people.

Abraço


Tiago,

Passa no meu post de vendas.
Tenho 2 calhas Ecotech Marine XR15W Pro + 2 suportes de fixação das mesmas à traseira do aquário. Tenho uma pessoa interessada numa delas, mas como não deu certezas. Estas duas calhas dão perfeitamente para iluminação de todo o aquário já que queres ter corais "menos exigentes". São super poupadas.

Se interessar fala comigo que arranjamos um pacote das calhas mais os suportes.

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Viva,

Eu até agora estou bastante contente com duas destas: http://www.ebay.co.uk/itm/PopularGrow-Wifi-Dimmable-165W-LED-Aquarium-Lights-For-Reef-Coral-Fish-Tank-LPS-/291823360334?hash=item43f207194e:g:FhEAAOSwIgNXj1IM

Não as tenho presas ao tecto, podes ver no meu tópico o suporte que fiz.

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Ponta Delgada
Agradeço a sugestão Ricardo Carpinteiro.

Também na tinha visto esses leds chineses e são uma pechincha no eBay,uma opção com as oceano revive seria usar duas posicionadas na largura do aquário e não no comprimento, tenho é receio que com os suportes que traz no aquário ela não fique demasiado alta e queime os corais, mas duas obras revive ou mesmo duas dessas chineses usadas na largura do aquário era algo a pensar. Teria que tentar vender a Zetlight que tenho, gosto Bastante dela, mas também ainda não testei com corais, mas para primeira impressão parece me bem, a exceção de ter poucos watts, faz lembrar as eheim powerled hybrid que saíram agora. Gostava de ver mais umas fotos desses suporte que fizeste, se possível


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Tiago Gonçalves Pereira Escreveu:
Agradeço a sugestão Ricardo Carpinteiro.

Também na tinha visto esses leds chineses e são uma pechincha no eBay,uma opção com as oceano revive seria usar duas posicionadas na largura do aquário e não no comprimento, tenho é receio que com os suportes que traz no aquário ela não fique demasiado alta e queime os corais, mas duas obras revive ou mesmo duas dessas chineses usadas na largura do aquário era algo a pensar. Teria que tentar vender a Zetlight que tenho, gosto Bastante dela, mas também ainda não testei com corais, mas para primeira impressão parece me bem, a exceção de ter poucos watts, faz lembrar as eheim powerled hybrid que saíram agora. Gostava de ver mais umas fotos desses suporte que fizeste, se possível


Viva,

Deixo aqui duas fotos para ver se ajudam a explicar a estrutura.
Os tubos que vês estão depois a "deslizar" dentro de uns tubos semelhantes (mas com um diâmetro maior) que estão presos ao móvel do aquário.

Como não estava muito contente com o peso original das calhas, outra alteração foi retirar os transformadores e tenho-os numa caixa dentro do móvel. Todos os fios necessários passam por dentro dos tubos que vês.

Imagem


Imagem


Imagem


Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Ponta Delgada
Vou ver se vendo a minha calha Zetlight a ver se já dá para abater no preço final a pagar por uma iluminação discreta e nos próximos três meses de ciclagem vou juntando mais algum. Que acham também da Maxspect Razor 180? Dá para entender até aquários de 122cm e custa 465 com 180w que já deverão dar para corais moles e quem sabe lps que é o que quero sem ter absurdos de watts a gastar luz, todavia tenho receio que a luz fique muito concentrada ao centro do aquário em vez de ficar dispersa visto que a calha em si tem 70cm o resto são as extensões.


Voltar para Novo no hobby