Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Nano 80 litros

Nano 80 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 29/mar/2017, 19:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Boa tarde a todos,

Finalmente surgiu a oportunidade de ter um aquário, desejo já antigo. Após alguma pesquisa fiquei inclinado para o salgado pelas cores, peixes, corais e possibilidades.

Experiência em aquariofilia -----> 0 "Zero"

Mas após algumas horas de leituras decidi arriscar e já comecei a comprar algum material para arrancar este fim de semana o ciclo. O meu plano é ir para algo simples, gastar o mínimo possível e conseguir algo bonito e espero simples de cuidar. Acredito que no inicio quase toda a gente pensa assim, mas para já é este o meu objectivo.

Uma coisa que foi difícil ter percepção, durante a minha pesquisa, foi relativo ao custo de montar uma coisa destas (acho que a malta nem quer fazer contas :-j ) por isso vou tentar acompanhar o tópico com todos os gastos que vou tendo ao longo do processo.

Normalmente estou algum tempo fora do pais durante o ano e espero conseguir educar a Maria ao aquário para que ela consiga fazer TPA's, repor agua evaporada e ir tendo um olho critico e manter o aquario na minha ausencia.

Para já:

Agua e areia recolhida no portinho da arrabida, irei usar também esta agua para fazer as TPA's semanalmente (vou buscar este fim de semana) - "Grátis"

- Comprei um aquario usado de 80 Litros no OLX 80x30x37 Alt c/ iluminação ( apenas uma lampada tubular, que não está na foto)- 25€

Imagem

- Consegui uma bomba Tunze 6015 1800 L/H no ebay em leilão nova por 25.40€

Imagem

- Refractometro ATC chinês, espero que cumpra minimamente o esperado 15.62€

Imagem

-Rocha viva, já tenho um negocio fechado para ir buscar este fim de semana, mas ainda nao tenho a certeza dos kg por isso nao posso por o valor. Já agora qual a quantidade de recomendam para um aquario deste genero?

-Termostato vou comprar um Eheim Jager 100W, estava a aguardar por um bom negocio até ao fim de semana, se não surgir vou buscar à loja.

E pronto, para arrancar com o ciclo acho que está tudo! Espero que a lampada comum que veio com o aquário sirva para o ciclar para posteriormente pensar em ilumicação LED e escumador quando começar a meter corais e peixes.

:-bd :-bd
Obrigado desde já à comunidade que muito ajudou para chegar aqui, e muito irá ajudar com toda a certeza.

Mensagem 30/mar/2017, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Olá Desde já bem vindo a este mundo.

do que li do teu post , e pelo que descreves não me parece que tenhas lido assim tanto , pois já estas a cometer erros.

já estas a começar a ir buscar material e agua e areia e ainda não decidiste que tipo de aquario queres ter. Outro erro pensar em gastar pouco neste hobby. Esquece fica-te pelos doces ou então um só de peixes.

em primeiro lugar não se usa areia da nossa costa. a não ser que vas fazer um biótopo claro. o que não acredito pelo que descreves.

depois há que montar tudo primeiro por a ciclar e so depois pensar nos peixes e corais. Não se coloca os peixes e corais e so depois pensas no escumador e iluminação.

Já estas a por a carroça há frente dos bois.

Ainda não tens todo o equipamento que necessitas para inicar o aquario e já queres colocar a agua. erro.

Por isso concelho.

Antes de avançares mais :
Define primeiro que tipo de aquario queres manter.
Compra o equipamento adequado para manter esse tipo de aquario.
Depois de tudo montado .
Ai sim faz o lyout , mete agua e deixa ciclar.
Mas acima de tudo muita calma e paciencia. Neste Hobby a calma é o melhor amigo....

cumps,

Bruno

Mensagem 30/mar/2017, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Penso que o Bruno disse quase tudo... para que tudo corra bem no nosso aquário penso que o planeamento é fundamental e muita paciência :D

O escumador a luz são essenciais para começar com o ciclo por isso não vale a estares a pensar em arrancar sem eles.

E uma coisa que este hobby me ensinou que é o planeamento e a leitura são super importantes para que não andes a gastar dinheiro em equipamento que num futuro imediato não chegue e depois teres de investir novamente (sai sempre mais caro investir 2x)

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 30/mar/2017, 14:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas,
seria melhor ler mais, eu fui à net ver por ti e dá uma olhada por exemplo neste site, boa sorte :-\


http://www.comidadecorais.com/periodo-de-ciclagem/


Nota: Com agua do mar o período do ciclo pode ser mais curto, areia da praia da Arrábida não e a gente agradece que não a tires de lá, luz e skimmer não fazem falta nesta altura, uma bomba de circulação e temperatura a 26 graus.

E vê bem se esse móvel aguenta o aquário.
Editado pela última vez por José Santos em 31/mar/2017, 00:28, num total de 1 vez.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 30/mar/2017, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Obrigado desde já pelo vosso feedback. Como disse sou um principiante, com muitas duvidas, e não expliquei ainda toda a minha ideia. Vou tentar ir ponto a ponto para mostrar a minha ideia (mais uma vez obrigado, e corrijam-me se estiver errado)

já estas a começar a ir buscar material e agua e areia e ainda não decidiste que tipo de aquario queres ter. Outro erro pensar em gastar pouco neste hobby. Esquece fica-te pelos doces ou então um só de peixes.

Ainda não fui buscar água ou areia. Mas tinha-o planeado para este fim de semana que seria também quando iria buscar a rocha viva. Quanto ao gastar pouco, pelo que já li, e se a ideia for fazer algo simples ( por ex: um casal de palhaços e somente corais moles dos mais resistentes e baratos) isto é possível com pouco equipamento e paciência.

em primeiro lugar não se usa areia da nossa costa. a não ser que vas fazer um biótopo claro. o que não acredito pelo que descreves.

A ideia não é fazer um aquário da costa, mas pelo que li, para este tipo de montagem o ideal é cerca de 1/1,5 cm de areia (nao muito alto para não criar zonas anaerobias). E que desde que não seja grosso de mais de forma que a comida afunde ou que seja fina de mais que fique compactada a areia pode servir. Vi a granulometria de algumas areias de praias portuguesas e acredito que se esta for lavada e apanhada na zona molhada, fica dentro do que se procura (areia de cerca de 1mm). Qual será o motivo na vossa opinião para que esta areia não funcione? Digo isto com toda a convicção que posso estar errado, mas foram as conclusões que retirei do que li por ai.

depois há que montar tudo primeiro por a ciclar e so depois pensar nos peixes e corais. Não se coloca os peixes e corais e so depois pensas no escumador e iluminação.


Eu tenho iluminação, uma tampa com iluminação básica de aquário. Uma lampada tubular flurescente T5 (de 18W penso eu). Segundo o que li, a qualidade da luz é importante principalmente para os corais. A minha ideia como disse é só ter corais moles, que pedem muito menos luz que os corais duros, e que praticamente qualquer iluminação de aquário serve para este tipo de corais. E li também que posso fazer o ciclo com este tipo de iluminação (uma vez que não tem peixes ou corais) . Porque dizem que não será possível? Ainda assim no futuro quero comprar uma iluminação LED.

Quanto ao escumador, li que é possivel fazer o ciclo e manter este aquario sem escumador desde que não ultrapasse por exemplo um casal de palhaços, e desde que faça as TPA's de cerca de 10 a 15% semanalmente e religiosamente (sempre com agua do mar). Sei que com isto o aquário demorará muito mais a estabilizar. A minha ideia não é ficar só com um casal de palhaços, mas para o inicio seria o suficiente. No futuro pensei num Tunze 9001. Mas a minha ideia é fazer o ciclo sem escumador. Porque dizem que não será possivel?

Ainda não tens todo o equipamento que necessitas para inicar o aquario e já queres colocar a agua. erro.

A minha ideia é mesmo fazer algo com bastante paciencia, dai estar a ir por este metodo. Segundo o que li para começar o ciclo segundo este metodo só necessito disto:

-Aquario,
- Bomba de circulação,
- Aquecedor/termostato
-Refractometro
- Iluminação (que supostamente seria a suficiente para o inicio)
- Areia e Agua
- Rocha viva (cerca de 15%)
- Meter um ou dois caranguejos ermitas durante a primeira segunda semana

já alguém aqui testou metodo semelhante? É claro que fazendo isto provavelmente só espero comprar um casal de palhaços ( que são os primeiros peixes que penso comprar) daqui a uns 3 ou 4 meses. Mas paciência é algo que nao me falta.

E uma coisa que este hobby me ensinou que é o planeamento e a leitura são super importantes para que não andes a gastar dinheiro em equipamento que num futuro imediato não chegue e depois teres de investir novamente (sai sempre mais caro investir 2x)

Estou a comprar o material a pensar já na compatibilidade futura do sistema e até agora acho que todo o material está de acordo com o presente e futuro que espero tenha o aquario.

Obrigado pelos vossos feedbacks, eu sei que sou um principiante, mas também é a errar que se vai aprendendo. E mesmo que algo corra mal, não vou perder qualquer equipamento. Eventualmente poderei perder a rocha viva que depois de morta pode ser viva novamente.

Cumprimentos e obrigado ;;)

Mensagem 30/mar/2017, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
o escumador o 9001 é curto. vai para o 9002 ou mesmo 9004.
a luz que tens não dá para nada . isso é bom para os de agua doce.


a areia da nossa costa não é boa devido há sua composição e não há sua granulometria. dai ter te falado se ias fazer um biótopo.

Mensagem 30/mar/2017, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Bruno Escaleira Escreveu:
o escumador o 9001 é curto. vai para o 9002 ou mesmo 9004.
a luz que tens não dá para nada . isso é bom para os de agua doce.


a areia da nossa costa não é boa devido há sua composição e não há sua granulometria. dai ter te falado se ias fazer um biótopo.


Obrigado pela resposta! Que areia recomendas então? Areia de Coral? Onde posso comprar?

Mensagem 30/mar/2017, 18:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
brunotrdd Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
o escumador o 9001 é curto. vai para o 9002 ou mesmo 9004.
a luz que tens não dá para nada . isso é bom para os de agua doce.


a areia da nossa costa não é boa devido há sua composição e não há sua granulometria. dai ter te falado se ias fazer um biótopo.


Obrigado pela resposta! Que areia recomendas então? Areia de Coral? Onde posso comprar?


sim areia de coral. eu gosto da numero 3 misturada com sugar size. numa loja de aquariofilia aquaHobby Tem...

Mensagem 31/mar/2017, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Charneca da caparica
brunotrdd Escreveu:
Eu tenho iluminação, uma tampa com iluminação básica de aquário. Uma lampada tubular flurescente T5 (de 18W penso eu).


Isto é um erro colocares uma tampa no aquario.

brunotrdd Escreveu:
Que areia recomendas então? Areia de Coral? Onde posso comprar?


Exacto, a areia de coral ajuda a manter o ph proprio para agua salgada de recife, quanto ao sitio para comprares recomendo a http://www.reefnatura.com, comprei lá a minha hoje
VSreef V2 - www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=7260

Mensagem 31/mar/2017, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Entretanto já comprei areia de coral, acho que preciso de mais 2 kg's para a coisa ficar composta. Para já e com esta iluminação enquanto faço o ciclo e para o arranque vai ter que ficar "tapado" mas fica sem as tampas, ou seja fica com circulação de ar

Imagem

quanto ao peso do aquário no móvel.. eu acho que aguenta, mas é claro que estou um bocado a medo :| :| :|

Mensagem 02/abr/2017, 22:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Bem.. deixo-vos a actualização da coisa.. o móvel parece não ter problema em aguentar com o aquário.

Já tem agua e rocha viva. Quantas horas de iluminação recomendam durante este período de ciclo?

Veio também com a rocha um ermita e um nassarius. Necessita de mais rocha.. mas por enquanto foi a rocha viva que arranjei, vou tentar comprar mais uns kg's mas desta vez de rocha morta.

Bem esperemos que coisa corra bem B-)

Imagem

Mensagem 05/abr/2017, 19:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Bem a coisa vai indo.. ao analisar a rocha viva vi esta pequeno ser, será uma mini aiptasia?

Imagem

As manchas brancas na rocha viva são também normais? tudo isto já vinha com a rocha.. agora é que eu ando a olhar bem para a coisa e a ver o que poderá ou não ser problemático

Imagem

Obrigado a todos pela ajuda ;)

Edit: Entretanto moveu-se na rocha uns centímetros, a aipatasia pode mover-se assim?

Mensagem 19/abr/2017, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Boa noite pessoal B-)

Já passaram quase 3 semanas, e acho que está na altura de pensar em comprar uma iluminação que aguente minimamente os corais, para daqui a umas semanas poder meter qualquer coisa e ver se já se aguenta. Estava a pensar numa xenia, acho piada ao movimento que faz.

Dentro de preço qualidade, tecnologia LED, algo que dê umas cores porreiras ao aquario o que recomendam?

Sei que ainda é muito cedo, mas até agora nada de algas, mas também só faço umas 4 horas com os meus potentes 18W :)) e o dia todo de luz natural sem raios de sol directos. Tanto o nassarius como o hermita estão vivos, activos e tudo parece ter um aspecto "normal" B-)

Mensagem 20/abr/2017, 13:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Eu tenho uma calha de led da Zetlight com controlador e estou muito satisfeito.
É só programar as horas para as fases do dia e a intensidade de luz pretendida.
Fica completamente autónomo.

Mensagem 06/jul/2017, 20:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Bem pessoal, 3 meses depois a coisa está assim. Ainda não pus nenhum coral mas será para breve.

Até agora a coisa está a correr bem, tudo com muita calma. O aquario teve a ciclar durante 2 meses e tal, sem problemas de algas e assim.. Para já simplesmente com rocha viva, bomba de circulação e termostato, e TPA 10% semanal.

O peixinho já está cá à duas semanas, activo e tem um apetite de leão.

https://www.youtube.com/watch?v=x3jyJo8W5rE

Equipa de limpeza só tenho 1 nassarius e 1 hermita. O que recomendam para um aquario desta dimensão? Sei que tenho de fazer umas contratações para a equipa.

Mensagem 27/jul/2017, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
brunotrdd Escreveu:
Bem pessoal, 3 meses depois a coisa está assim. Ainda não pus nenhum coral mas será para breve.

Até agora a coisa está a correr bem, tudo com muita calma. O aquario teve a ciclar durante 2 meses e tal, sem problemas de algas e assim.. Para já simplesmente com rocha viva, bomba de circulação e termostato, e TPA 10% semanal.

O peixinho já está cá à duas semanas, activo e tem um apetite de leão.

https://www.youtube.com/watch?v=x3jyJo8W5rE

Equipa de limpeza só tenho 1 nassarius e 1 hermita. O que recomendam para um aquario desta dimensão? Sei que tenho de fazer umas contratações para a equipa.


Boas Bruno

Como ainda ninguém te respondeu, apesar de não ser a pessoa indicada para te aconselhar devido ao tamanho do meu aquário e pouco tempo no hobby, aqui vai a minha experiência

Mas no meu de 17 litros líquidos tenho 3 turbos 2 hermitas e 3 nassarios, e parece-me que desempenham bem o papel

Além de ter dois ofiuros que vieram num buzio supostamente vazio.

Mensagem 30/jul/2017, 15:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Equipa de limpeza eu pessoalmente não gosto de ermitas ... um strombus para o areão chega e sobra e 2/3 turbos para as algas ...

Não abuses para não os matares à fome!

Não tens algas pois pelo que percebo também não tens iluminação! Iluminação LED para esse aquário se pretendes gastar pouco porque não umas T5? 2 ou 3x T5 24W chega perfeitamente.

Ou então uma calha chinesa do ebay tipo Mars Aqua.

Escumador num aquário desse tamanho é tranquilo não o ter se te mantiveres pelos palhaços!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/dez/2017, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Rui obrigado pelo teu feedback!

Entretanto tenho estado fora e a Maria é que tem tomado conta do aquário.

O aquário vai com 8 meses e até agora a coisa corre bem! Mas também sem grandes aventuras. Tempo e paciência acho que têm feito parte da receita.

Para já:

2 Palhaços
1 Nassarius
3 Turbos
Futura aquisição para o ecossistema -> 1 Strombus

As coisas têm corrido bem só com as TPA sem escumador. Pelo menos não tenho notado qualquer problema com o aquário nem com os vivos.

Alimento granulado e comida congelada de vez em quando.

Entretanto comprei uma Vispar 165W programável. Como recomendam fazer a adaptação do aquário a este novo sistema de luz, em termos de horas (azuis e brancos) e potencia?

Imagem

Queria montar isto entretanto para ver se começo a meter uns corais no aquário!

Obrigado a todos pela ajuda.

Mensagem 11/dez/2017, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Se não tens corais não precisas de fazer adaptação nenhuma. os peixes não se vão queixar.
De qualquer forma podes colocar a 25% ambos e aumentar 25% a cada semana.
Dependendo da altura do Aqua e da altura a que vais por a calha podes ter que deixar os brancos em 65 ou 75% para não queimar corais. Mas isso vais vendo.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Voltar para Novo no hobby



cron