Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda a escolher o material inicial.

Ajuda a escolher o material inicial.

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 28
Idade:
Localização: Marinha Grande
Amigos sei que já fizeram esta pergunta várias vezes. Tenho um aquário de 90x60x50 furado na lateral. 260 litros mais ou menos. Quantos litros deve ser a sump? Quantos litros hora deve ser a wavemaker? Ela tem mesmo que ter regulação para imitar ondas ou pode ser de velocidade única? Quantos litros deve ser a bomba de retorno? Para corais moles é mesmo necessário ter balling.? Desculpem mas assim tiro as dúvidas de uma só vez. Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Ora bom dia,

Na minha opinião :

A sump não tem tamanho fixo. Deve conseguir ter compartimento para o escumandor, queda de água e retorno, no mínimo, ou seja, 3 divisórias. Podes até ter apenas 1 caixa com essas funções todas mas torna-se mais complicado.

Não tens que ter wavemaker. Pode ser bombas normais. Aconselham, salvo erro, 30x o volume o aquário (mas confirma com outros). No teu caso punha 2 bombas de 4500lt/h

O retorno é ao gosto de cada um. Não deve ser muito lento nem muito rápido porque senão não é eficaz. Uma bomba entre 3000 e 5000lt/h é o ideal para ti.

O balling, para corais moles não faz sentido. As TPAs regulares estabelizam o Mg e e Ca. Preocupa-te com o Kh da água.

Acho que respondi a tudo.

Espero que corra tudo bem.


Voltar para Novo no hobby