Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Apresentação / 1º Aquário

Apresentação / 1º Aquário

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 12/jul/2018, 13:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Olá a todos,

Venho partilhar a minha, ainda que muito breve, experiência no mundo da aquariofilia. Sempre tive uma fascínio muito grande por aquários de agua salgada, e mesmo com o passar dos anos, a ideia de ter um nunca foi posta de lado.
Foi então que no inicio de Março tive o meu primeiro aquário, oferecido por um amigo, para que me pudesse iniciar neste mundo.
Como podem ver na foto em baixo, um sistema muito modesto de 25 litros. Em termos de equipamento tinha uma bomba para circular a agua e fazer alguma filtragem e uma LED chinesa de clip com 3W, se não me falha a memória. A fauna era composta por 3 palhacitos, 1 nassario e 1 coral green star polyps.

Imagem 7003

A minha ideia seria não investir muito até ganhar alguma experiência mas rapidamente cheguei à conclusão que este sistema não era suficiente. Havia uma disputa grande entre os 2 palhacitos macho devido à falta de espaço e o coral não dava sinais de abrir graças à iluminação fraca.
Surgiu então a oportunidade de fazer um pequeno upgrade. Aproveitamento de um aquário antigo de 60 litros (60x30x32) com sump lateral de 3 estágios DIY. Nada de especial mas sempre dava um pouco mais de espaço aos peixes. Aproveitei para investir num escumador de mochila, uma calha de LED minimamente decente, uma bomba de circulação adequada às dimensões do aquário e um sistema de reposição automático. Deixo uma foto com o resultado.

Imagem 7004

Entretanto deixei um dos palhacitos macho na loja e fiquei apenas com o casal, comprei alguns corais e eis que surge aquele pensamento novamente... "Isto não é suficiente, preciso de algo maior". :-?
Depois de alguma pesquisa, optei por comprar um sistema usado mas com pouco tempo e que inclui aquário, móvel e sump. O aquário é de 144 litros (80x40x45), ainda que continuando a ser modesto, sempre vai dar para por um pouco mais de fauna.
Peço desde já desculpa pela foto que foi tirada hoje de manhã à pressa e nem reparei que tinha ficado completamente desfocada!

Imagem 7005

Fica também uma foto da sump, que aproveito para pedir a vossa opinião sobre a maneira como está dividida. Não sendo eu entendido o suficiente, parece-me que não terá sido feita da melhor maneira. E se for para alterar alguma coisa que seja agora!

Imagem 7006

Neste momento falta-me apenas o escumador para poder passar tudo para o aquário novo. Das pesquisas que fiz até agora, estou inclinado para o Bubble Magus A5. Acham que será a escolha adequada?

Quanto ao setup irá ser o seguinte:
- Aquário 80x40x45
- Sump 70x30x50
- Iluminação 1x Ocean Revive
- Circulação 1x Jebao OW10, 1x Jebao RW8
- Retorno 1x Jebao WP2000
- Escumador (em análise)
- Termostato Eheim Jager 150W

Fauna
- 2x Ocellaris

Corais
- 1x Green Star Polyps
- 1x Milka
- 1x Zoanthus Utter Chaos
- 1x Caulastrea

Quero desde já pedir desculpa pelo texto um pouco longo e ao mesmo tempo agradecer a todos que contribuem para este forum. Sem dúvida uma referência...e que tantas dúvidas já me tirou!

Um abraço,

Filipe
Editado pela última vez por filipesantos em 13/jul/2018, 17:55, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Ainda sobre a sump, a minha principal dúvida tem a ver com o escumador e a bomba de retorno estarem tão próximos. Será que alguém mais entendido me poderia dar uma opinião?

Obrigado.

Abraço,

Filipe


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Filipe.

Eu nem sequer tenho divisória entre o escumador e a bomba de retorno e estão quase que colados um ao outro.

Tranquilo.

Agora esse vidro parece-me muito baixo para fazer altura de água para o escumador.

Provavelmente vais acabar como eu a mantêr o nível do escumador à conta do ATO!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Filipe.

Eu nem sequer tenho divisória entre o escumador e a bomba de retorno e estão quase que colados um ao outro.

Tranquilo.

Agora esse vidro parece-me muito baixo para fazer altura de água para o escumador.

Provavelmente vais acabar como eu a mantêr o nível do escumador à conta do ATO!

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Desde já obrigado pela resposta. Realmente o antigo dono garantiu-me que não tinha problemas com as micro bolhas, mas em todo o caso achei melhorar recolher mais opiniões.

Tenho mesmo que testar para ver.

Um abraço,

Filipe


Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Sei que o interesse é pouco ou nenhum para a grande maioria, mas ainda assim cá vai.

Imagem 7008

Imagem 7009

Let the cycle begin! :D

Abraços,

Filipe


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
esta com bom aspecto. agora é deixar ciclar e depois começar a carregar…


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Filipe,

O que mantém a altura estável na divisória do escumador?

Devias também tapar a passagem de luz do refúgio para a zona do escumador, pelo menos fora de água.
Senão o escumador vai começar a criar muita porcaria nas paredes.

De resto está um layout impecável e uma bela montagem.

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Bruno Escaleira Escreveu:
esta com bom aspecto. agora é deixar ciclar e depois começar a carregar…


Obrigado Bruno. Sim, ansioso por começar essa ultima parte. ;)

Um abraço,

André Jorge Silva Escreveu:
Olá Filipe,

O que mantém a altura estável na divisória do escumador?

Devias também tapar a passagem de luz do refúgio para a zona do escumador, pelo menos fora de água.
Senão o escumador vai começar a criar muita porcaria nas paredes.

De resto está um layout impecável e uma bela montagem.

Abraços.


Olá André,

Estou a manter o nível com o ATO, apesar da mangueira estar no refugio. Achas que seria mais eficaz se a mangueira estivesse directamente na divisória do escumador?

Vou tentar baixar ao máximo a lâmpada para minimizar a passagem de luz e pensar numa solução para resolver isso. Talvez uma placa de PVC preto...

Muito obrigado pelo feedback!

Um abraço,

Filipe


Voltar para Novo no hobby



cron