Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A new hope

A new hope

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/ago/2018, 20:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Idade:
Localização: Coimbra
Boas a todos,

Após uma pausa de 8 anos no aquarios marinhos decidi voltar a preencher a minha sala com uma pequena gota de oceano.
Tenho lido alguns artigos e visto alguns aquarios aqui no forum para me tentar actualizar, mas se já no (back in my days) era dificil ter uma decisão unanime em relação a certos topicos, hoje a coisa não mudou :).
Aqui vai o que tenho pensado até ao momento:
aquario 120*50*50
sump, provavelmento uso um aquario de agua doce que tenho de 200l, colocado assim um compartimento para reposição. um para a queda de agua e outro para os demais equipamentos.
quanto ao refugio gostaria de saber a vossa opinão, se vale ou não a pena.
iluminção, sinceramente tenho tido muito dificuldade em entender, no que respeita a led's, como funciona, se bem me recordo o metodo mais facil era 1w/L, mas para os Leds não sei a melhor forma de calcular, por isso também aqui gostaria da vossa preciosa ajuda.
Na altura a dsb estava na moda, segundo consto parece ter +- desaparecido, isto é um facto?
Hoje estava a ler, no forum, sobre a construção de um aquario com a dimensões similares ao meu, e um o dos membros sugeriu a colocação de apenas rocha morta bem como siporax??? como faço isso, onde se coloca o siporax?
O escumador escolhi o Bubble Magus protein skimmer Typ Curve A8, acham sub ou sobre dimensionado? é aconselhavel?
Para o sistema de reposição ainda não tenho nenhuma ideia,
Bombas de circulção e de reposição também gostaria de ter algum feedback vosso.
Em suma está tudo ainda muito verde, mas espero tirar algumas duvidas com a vossa ajuda :)

Mensagem 04/set/2018, 22:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá, vou tentar esclarecer algumas das tuas dúvidas.

Refúgio? Eu uso com macro alga. Acredito que tem mais a favor do que contras mas para mim as razões principais são a filtragem pelas algas e a quantidade de vida que existe nesse compartimento.

LED's. Aqui não há um racio como nas t5, vai-se aperfeiçoando com a experiência de todos. Eu comprei 3 calhas que perfazem o racio de 1w/L porém é demais e então deixo os azuis no máximo mas reduzo para 20%os brancos... Isto depois é à vontade de cada um....

DSB caiu em desuso, agora as pessoas ou têm barebottom e as bombas no máximo para nunca se depositar lixo no fundo n na rocha e têm o aquário sempre limpíssimo ou pouca areia para dar o aspeto mais real e vão aspirando com frequência.

Siporax é uma matéria filtrante que faz o mesmo trabalho que a rocha. Metes na sump e tens que ir tendo atenção e remexendo para não acumular detritos. Há que faça lavagem de x em x tempo de parte da siporax outros só remexem... Não há um guia.....

Circulação 30x a litragem do aquário. Tens desde tunze, gyre, vortec...

Escumador não conheço

Retorno uma tunze 3000lt/h faz o trabalho. Não me parece que precises mais do que 3000 a 5000lt/h desde que seja uma marca fiável. Podes sempre optar por comprar uma mais potente e aproveitar o retorno para circular em parte o aquário de display mas depois entras noutra guerra em que sinceramente não sei quem tem razão. Há quem defenda que muito caudal no retorno prejudica a filtragem mecânica, tanto escumador com o resto... Fica a teu critério ....

Espero ter ajudado. Abraço e boa sorte


Voltar para Novo no hobby