Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Nitratos a 100 à hora

Nitratos a 100 à hora

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/ago/2015, 11:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá bons dias a todos!

Este meu aquário http://recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=2882

foto do cócó alert:
Imagem

está com um pouco mais de 1 ano e meio e as coisas têm andado razoavelmente bem. Mas ontem deparei-me com algo que me deixou um pouco stressado.. Já não fazia testes ao aquário à cerca de umas boas 2 / 3 semanas e até recentemente não tinha teste de nitratos, tinha acabado e ainda não tinha comprado. Teste comprado, fui testar a água e deu os seguintes valores:

Ca 400
Mg 1350
KH 8
Fosfato 0,03
Densidade 1.025
Temp: 28


e.. Nitrato: entre 50 e 100.. mais para 100!! O teste de Nitratos é o da Salifert - nunca o tinha usado e repeti o teste 2x.. sempre a dar um cor de rosa muito vivo, aproximado do máximo da escala.

Dados do aquário:

Display de 330 Litros + Sump de 40 + Refúgio de 30. No display não tenho uma única alga, com exepção de um ponto ou outro no areão com menos circulação onde acaba por ganhar um pouco de cyano, mas nada de grave e não tenho perdas de animais com a excepção de 2 frags de Seriatopora que tinham entrado recentemente - RTN. Cheguei a ter a temperatura da água a 30 graus.. suponho que isso não tenha ajudado..

Os corais têm bom aspecto e têm crescido bastante. Nestes ultimos meses os unicos corais que sofreram um pouco foram alguns zoas, suponho que devido à proximidade com uma sinularia enorme e mais recentemente devido à entrada da anemona que de vez em qdo lá anda por cima deles.

Em termos de refúgio: está montado à uns 2 ou 3 meses, tem cerca de uns 2 cms de areão (só o adicionei para ser mais um suporte de vida para animais), tem alguma rocha e uma bola de chaetomorpha, iluminado por uma calha de leds da beamswork em contra-ciclo. Não tem circulação nenhuma.. o que pode ser um problema.. a bola de chaeto não mexe, de vez em quando vou lá rodá-la manualmente, e todo o refúgio está cheio de algas, detritos e porcaria. À superfície do refúgio não há praticamente circulação nenhuma e vai ganhando uma gordura alaranjada que inibe a penetração da luz. Resumindo, este refúgio está cheio de algas, e vida por todo o lado - o que é engraçado. Enquanto estas algas crescem aqui, não crescem no display e isso é positivo. Mas a alga chaeto não cresce e eu nunca a cortei (essencial para a exportação dos nutrientes) mas como eu nunca a vi crescer.. nunca vi necessidade de a podar. Neste momento a chaeto, apesar de não estar branca (indicador de ter morrido) não tem nada bom aspecto, está cheia de porcaria e aparenta também estar a desintegrar-se.

Mais equipamento: escumador da deltec smp a bombar, reator com carvão e anti fosfato - trocado de mês a mês.

Pronto então eu neste tempo todo desta montagem nunca tinha tido os nitratos assim. A unica coisa que mudou foi a adição do refúgio.. que aparentemente está a fazer exactamente o contrário do esperado... mas tb pode ser simplesmente má utilização da minha parte..

Portanto.. ajuda para reduzir estes nitratos pf!

Uma curiosidade: o meu casal de palhaços anda a fazer posturas de 15 em 15 dias :)


Obrg a todos!
PG

Mensagem 04/ago/2015, 12:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Lê bem as instruções. Não será 10 nitratos?
Se tivesses 100 com 0.03 de fosfatos o mais provável era estares com um surto de cianos.

E nem os corais teriam esse aspecto.

Abraços,


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/ago/2015, 13:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Lê bem as instruções. Não será 10 nitratos?
Se tivesses 100 com 0.03 de fosfatos o mais provável era estares com um surto de cianos.

E nem os corais teriam esse aspecto.

Abraços,


Sent from my iPhone using Tapatalk



Olá Rui! Sim.. 10 seria de facto o valor normal para o meu aquário, mas infelizmente não me parece que me esteja a enganar. Eu repeti o teste e tudo. Logo eu ponho uma foto do teste. É estranho de facto.. e tens razão em relação à relação fosfatos / nitratos.. deveria estar com um surto de cyanos com valores deste género devido ao desiquilíbrio entre eles.

Enfim.. a menos que o teste esteja estragado..

Se tiver realmente o nitrato a 100 vou fazer uma troca de água valente.. tipo.. 30% e limpar mto bem aquele refugio. No aquário não vejo mto por onde limpar.. eu vou aspirando o areão com regularidade.

Gracias!
PG

Mensagem 04/ago/2015, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Pedro,

Uma boa troca de água e consegues baixar a concentração de nitratos. Aproveita e faz ressuspensão dos sedimentos acumulados sobre a rocha viva e altera ligeiramente a orientação das bombas/fluxos de água para as correntes não actuarem sempre no mesmo sentido.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 05/ago/2015, 10:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá bom dia a todos! Aqui fica a prova (infelizmente):

Imagem

à esquerda a água do aquário e à direita água de osmose.


Não se o que se terá passado para isto chegar a este ponto. eu lembro-me que há uns dias atrás o copo do escumador transbordou e a água e consequente caca cairam para a sump.. mas será q isso seria razão suficiente para um nível de nitrato deste género??

Não me falta nenhum peixe.. portanto acho que vou dar como razão disto o refúgio que lá está cheio de porcaria. Ontem já fiz água com fartura e hj vou fazer limpeza a fundo.

Normalmente faço TPAs semanalmente de 10% + coisa - coisa. Passo smp o turkey baster nas rochas para levantar detritos e pelo menos 1 vez por mes aspiro o areão todo e resíduos acumulados na sump.

Nem sei como não estou cheio de algas e com corais a morrer...

Obrg!
PG

Mensagem 05/ago/2015, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Pedro, venho partilhar a minha opinião.

Acho que já conseguiste identificar as causas dessa subida excessiva dos nitratos. Muito provavelmente estará relacionado com a a quantidade de detritos que se acumulou no refúgio e que se decompõe e dilui na coluna de água, bem como a água do escumador que verteu para a sump. O bom da coisa é que se resolve com TPA's. Nitratos elevados não é propriamente significado de corais mortos e aquário coberto de algas. Há alguns bons exemplos aqui no fórum.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 05/ago/2015, 13:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Pega em água e vai a casa de alguém testar isso.

Poderás ter um teste estagado. Até porque ainda não vi nada a ser produzido em serie com eficácia de 100%

Mensagem 07/ago/2015, 16:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade:
Boas.

Com corais moles e LPS é normal até estarem a "curtir" esses nitratos. Já tive nitratos a 50 ppm e esse tipo de corais sentiam-se em casa. Já reparas-te que quando limpas o aqua o levantamento de sedimentos provoca a extensão de pólipos? No teu caso nem stressava com isso, é obvio que quando vemos testes fora de parametros ficamos atrapalhados, mas especificamente pelo que vi, basta reduzires isso devagar, que nem os peixes, nem os corais irão se ressentir. Claro que ter por muito tempo esses niveis é prejudicial aos tecidos dos corais e à saúde dos peixes.
Inicia um bom esquema de tpa, não uses ( ou reduz ) vitaminas, amino ácidos e alimentação para corais e tudo vai ao lugar...
Abraço

Daniel

Mensagem 07/ago/2015, 16:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade:
Já agora.

Não usas nenhum sistema nem esquema para manteres os nitratos nos niveis que queres? probiotico? vodka?
Qual a tua rotina e calendarização do aqua? Já vi sumps e refugios que metem dó com aquários sps dominated francamente impressionáveis. Neste momento a minha sump está a precisar de uma limpeza, mas não sobem nessas escalas os nitratos.
Obg


Voltar para Discussão Geral



cron