Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral duvida aquario de 3,00 metros

duvida aquario de 3,00 metros

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 14/Oct/2012, 17:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
boas. estou com duvidas para um novo aquario que pretendo fazer ou mandar fazer com 3,00 metros. a duvida sera que posso fazer com 3.00 x 80x80 ? espesura do vidrio 19 mm extra claro. sem travamento? ou qual as medidas ideais para 3.00 mettos. agradeco sugestoes.
cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Daniel Moreira Escreveu:
boas. estou com duvidas para um novo aquario que pretendo fazer ou mandar fazer com 3,00 metros. a duvida sera que posso fazer com 3.00 x 80x80 ? espesura do vidrio 19 mm extra claro. sem travamento? ou qual as medidas ideais para 3.00 mettos. agradeco sugestoes.
cumprimentos


Podes fazer mas com essas dimensões vai ser problemático para efectuares a manutenção a menos que a possas efectuar com robôs tipo dos que se usam para limpar piscinas mas de dimensões ajustadas para esta finalidade como por exemplo o robô snail para limpar vidros.

Robô Snail


Há muitos calculadores como este que facilmente podes testar, basta digitares aquarium glass thickness calculator no google e aprece muita coisa. Neste calculador que te sugeri usa um factor de segurança não inferior a 5 e verás que te recomenda 22 mm de espessura como mínimo mas melhor será usares factor de segurança de 7 e dará 26mm de espessura. Nesta coisas a segurança é critica e nunca deve ser subestimada ou podes acabar muito mal!
80 cm de alto é demasiada altura para poderes alcançar o fundo ou mesmo a parte central do fundo sem teres de "mergulhar" parcialmente. Mesmo que só pretendas ter peixes, a manutenção, limpeza, é fundamental para manteres o sistema em boa condição ou acabas a desmontar tudo por não conseguires dar conta do serviço que isso implica ou então contratas serviço de manutenção e aí já a coisa poderá funcionar melhor ... enfim é uma decisão tua que terás de assumir tanto para o bem como para o menos bem. Além disso com 80 cm de alto o factor iluminação vai exigir maior potencia de iluminação.
Seja como for, a decisão é tua, assegura-te que estás plenamente consciente da envergadura do que te propões efectuar e que estás à altura tanto em meios materiais como emocionais e pessoais para fazeres tal.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
vou ficar pelos 2.80 x 70 x 70 vidro 19 .


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Daniel Moreira Escreveu:
vou ficar pelos 2.80 x 70 x 70 vidro 19 .



Olá Daniel,

Subscrevo em absoluto as palavras do Pedro Nuno e acrescento uma sugestão:

baixa a altura do aquário mais um pouco, porque isso vai facilitar a iluminação e aumentar significativamente a segurança do aquário, e se tens espaço aumenta o mais que puderes a largura do aquário (100 cm), mesmo que isso implique um maior investimento em espessura de vidro.

Como mais tarde poderás constatar, a largura (profundidade), do aquário é o dado mais importante (muito mais que o comprimento), para permitir um bom lay-out e uma agradável disposição dos corais; eu, quando montei o aquário, não tinha isto presente e ainda hoje cada vez que olho para o meu aquário, me arrependo dos apenas 65cm de profundidade, com que o planeei.

Vai por mim e pelo Pedro Nuno e não te arrependerás!

Abraço e boa sorte para o projecto.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Para além que se baixares para os 50cm ou mesmo para os 40cm vais ter muito menos custo para iluminares tudo convenientemente.

Mas um aquário dessa envergadura deverá ser feito por que sabe. E esses sabem de certeza qual a melhor espessura de vidro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Bom dia, Daniel

Acrescentando mais qualquer coisa válida ás opiniões anteriores, aconselho-te a fazeres o teu aquário com vidro laminado e a não abdicares das traves de segurança.
O vidro laminado aumenta a resistencia do conjunto e em minha opinião devia ser obrigatório na construção de aquários acima de 1,50m.
As traves de segurança em aquários para salgados são muitos importantes pois a carga a que os vidros são submetidos não é constante como por exemplo nos aquários de agua doce, muito mais calmos e com uma densidade muito inferior.

As dimensões que referes são interessantes mas deves como já foi dito aumentar a base e diminuir a altura, só ficas a ganhar em todos os aspectos, melhor manutenção, maior facilidade com a iluminação, espaço para o crecimento dos corais e uma infinidade de possibilidades para a disposição da rocha fugindo assim dos tradicionais "paredões".

Não te esqueças que para aquários dessas dimensões também existe a possibilidade de serem feitos em PVC´s e Acrilicos, tudo depende de onde e como vão ficar.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

o meu aquario tem 2mx1mx0,85m
Creio que os 80 cm de altura não são impeditivos de uma boa manutenção.....no meu não tenho problemas nenhuns!

E digo que 80 cm de altura não tem anda a ver com 60.....pois há aqui um amigo que vive perto e tem as mesmas dimensoes do meu exceto a altura que é 60 cm......não tem mesmo nada a ver.....Agora com essa altura terás de ir para um iluminação mais potente que penetre mais fundo, como é a HQI, e terás de ter em conta tudo o que isso acarreta(aquecimento, consum0 de energia)

Como foi dito se aumentares a profundidade iras ganhar muito mais espaço e terás um leque de possibilidades de elaboração do layout muito maior.....1 metro é excepcional, se fosse hoje em dia tinha feito o meu com 120 cm!


Para 3 metros o vidro laminado 10+10mm será o ideal....e aconselho vivamente a colocar traves francesas em cima e em baixo, bem como 2 travamentos em cima!

O meu inicialmente não tinha travamento (só o frances) e as traves francesas partiram as 2...com 80 cm ou mais é preferivel não arriscar!

cumps e força com esse projeto!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Pedro Chouriço Escreveu:
Creio que os 80 cm de altura não são impeditivos de uma boa manutenção.....no meu não tenho problemas nenhuns!


Não resisto... :) Pedro, recorda-me lá qual é a tua altura?

A altura ideal para tornar fácil o acesso ao aquário diria que são os 60cm.

Abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Eu tb subscrevo os 60 cm de altura, e uma profundidade maior. O meu tem 60 e acho excelente.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Como disse em cima o meu tem 85 cm de altura, estando a agua a 80cm.....

Mas como tenho os braços grandes....

E no mercado existem boas pinças de 85cm e 1metro.....que dão para fazer a maioria das operaçoes dentro do áqua!

Para limpar o vidro, utilizo um iman e uns raspadores da JBL....um com cabo para chegar ao fundo, outro sem cabo para limpar mais em cima!

http://www.youtube.com/watch?v=UUhiqlJuVbk

cumps


Voltar para Discussão Geral