Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Sistema de Osmose em série

Sistema de Osmose em série

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 15/Oct/2012, 09:58

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Vivam!

Gostaria de saber se é possível instalar 2 ou mais sistemas de osmose em série!
Refiro-me apenas a pre-pós filtros e não a membranas, por isso teriam no mínimo de ser da mesma capacidade o que não é o caso...

Mensagem 16/Oct/2012, 00:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Hugo,

É uma questão interessante, a Kent Marine teve em tempos um aparelho de osmose inversa com 2 membranas que deveriam ser de débitos iguais. O objectivo seria aumentar o volume de água produzida, por exemplo quem tenha sistemas grandes e faça muito regularmente trocas de água (TPA).

A membrana de osmose para funcionar necessita de uma determinada pressão. Conceptualmente diria que se conseguires teres ambas as membranas em paralelo e sujeitas a uma pressão idêntica (que permita o funcionamento de ambas) elas produzem água em simultâneo. Nesta situação é útil ter um manômetro de pressão e eventualmente uma bomba que te permita aumentar a pressão para teres um rendimento óptimo.

Abraço,
Ricardo
facebook.com/zoacorals

Mensagem 16/Oct/2012, 07:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Hugo

Imagem

Podes ver aqui mais informações.
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... _Riskallah

Tenta entrar em contacto no IPAQ com o 'Ciro_Riskallah'

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/Oct/2012, 08:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado Pedro e Ricardo!!! :ymhug:

Pois... a questão levanta-se pelo facto de um momento para o outro ter ficado com 3 sistemas de osmose. :D

E queria, pelo menos, usar os pré/pós filtros todos (se isso tivesse alguma vantagem, claro está!
As membranas nem tinha colocado essa hipótese!

Mensagem 17/Oct/2012, 08:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Bom dia, Hugo

Os pré-filtros que tens nos sistemas de Osmose doméstica são: retenção mecanica de particulas e remossão de odores. O facto de utilizares mais do que aqueles que vem no kit só tem a vantagem de poderes estar mais tempo sem fazeres a manutenção e substituição dos mesmos, não existe outra. Isto porque a unica coisa que vais aumentar é capacidade dos filtros para reterem as particulas e odores presentes na água da rede de abastecimento.
Se por outro lado quiseres aumentar a capacidade de produção de água de Osmose aumentando o numero de membranas deves fazer um colector de entrada de água em paralelo e descarga livre, se colocares mais de duas membranas tens de fazer equilibrio hidráulico das mesmas para que a pressão e caudal de abastecimento seja igual em todas. Existem árias formas de o fazeres embora a mais comum seja com recurso ao uso de uma válvula de balanceamento automático. No entanto penso que para os nossos aquários não se justifica o investimento e o trabalho.
Se precisares de ajuda para fazeres a "central" de Osmose passa por aqui que mostro-te como se faz.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 17/Oct/2012, 08:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado Joaquim! ^:)^

Vamos lá a ver, eu não sinto necessidade de ter mais produção de osmose, apenas por várias razões que não vêm agora ao acaso, fiquei com 3 sistemas e queria ver a melhor forma de os utilizar!

Por ter dúvidas da utilidade e usar mais pré/pós filtros é que coloquei aqui a pergunta.

Sendo assim, o melhor é continuarcom a melhor delas e deixar as outras 2 em páz... :D

Mensagem 22/Oct/2012, 08:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já agora e para aproveitar este tópico e não abrir outro, tenho uma dúvida:

É possível usar daquelas eletroválvulas de rega de 12V ou 24V para controlar a osmose?
Conseguem-se encontrar adaptadores de redução de rosca para osmose?


Voltar para Discussão Geral