Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Overflow externo ou furar vidro??

Overflow externo ou furar vidro??

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bem gelada até pode ser contraproducente, no sentido que é um choque térmico maior, mas depressa a água fica morna com a fricção da broca com o vidro...

O pior de furar vidro é como tinha referido a broca agarrar ao vidro, daí eu recomendar que a broca esteja de início ligeiramente torta para ser mais fácil, mas mesmo assim parece uma bailarina!

Como vais furar o aquário principal (pensava que era a sump) eu recomendaria uma coisa que nem sequer experimentei ainda mas parece fazer sentido, que é de um sares um furo guia!
Ou seja, colocar uma tábuazinha no local do furo segurá-la bem contra o vidro e furar primeiro a tábua e depois o vidro. Fiz-me entender?! Isto para a broca não parecer uma bailarina que acontece sempre...

Neste sentido e respondendo diretamente à tua pergunta eu começaria com a velocidade mais baixa possível, mas depois de "agarrar" podes aumentar!

P.S.: A broca para tubagem de 33mm é de 35mm!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Hugo, já tinha visto essa técnica do furo guia, e pensei mesmo em usar esse sistema

Pois é, o furo vai ser directamente no aquário :-ss vou fazer o furo com bastante calma, nem que leve 10min para aquilo furar :-
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Mas olha que não deve demorar muito menos que isso... tem de ser um processo lento, não deves fazer muita pressão no berbequim! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Muito obrigado pela dica Hugo ;)

Irei mesmo ter muita calma a fazer os furos, o mais certo é ser sabado de manha, para ter ajuda de um amigo.

Para este aquário ficar cheio apenas me falta fazer os furos, ainda ontem tive a avançar com a bancada, depois é pensar bem como irei colocar a iluminação

Abraço
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-h

Antes que faças asneira e fiques 8-x ou te ~x( duas dicas importantes

Utilizar ferramenta adequada, não deves utilizar berbequins ligados directamente á tomada electrica (230V) deves sim utilizar equipamentos a bateria e com velocidade regulavel, no caso do vidro este deve ser furado a baixa velocidade.

Arrefecimento da broca, já que não vais utilizar um liquido próprio utiliza água á temperatura natural e sempre com um fluxo continuo, isto além de manter uma temperatura de corte estável ajuda a remover as particulas resultantes do corte ficando assim mais fácil de fazer o furo pois a zona de fricção está sempre limpa. já que vais ter ajuda podes sempre arranjar uma embalagem com pulvorizador (tipo limpa vidros) e o teu ajudante vai borrifando a zona de corte continuamente.

No final se ficares :(( podes sempre mandar fazer um aquário novo :D

Tenta fazer tudo com ^:)^ vais ver que consegues :-bd

Qualquer coisa :-c
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas mestre Joaquim ;)

Irei utilizar um berbequim a bateria para fazer o furo, não vou abusar na rotação e muito menos na força sobre o vidro.

Joaquim, na tua opinião é preferível colocar um caudal de agua continuo e usar o borrifador ao mesmo tempo?

Construir um aquário novo nem pensar que o t€mpo não deixa, agora em substituir o vidro ai já estou mentalizado /:)

Abraço
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Tens a certeza que vidro de 10, chega para um aquário de água salgada (mais pressão sobre os vidros devido à densidade da água e sobretudo devido à força das bombas de circulação), mesmo com 3 braços de reforço?

Sinceramente desejo-te boa sorte quando o encheres, mas se fosse a ti certificava-me melhor àcerca da segurança desse aquário.


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas César, visto as dimensões do aquário, penso que não há problema, com 30cm de altura de agua, penso que os vidros não criaram "barriga"


Primeiro irei encher o aquário na rua com agua doce para ver se não há nenhuma catástrofe

É de lembrar que as medidas do aquário são: 230x50x40 (ira ter agua ate cerca de 30/35cm de altura)

Se me for a fiar neste tipo de calculadoras penso que não há problema..

Coloquem as medidas e vejam: http://www.aquaflux.com.br/ferramentas/ ... quario.php

Com um factor de segurança 6 (muito seguro, diz-me que devo usar vidro de 9mm)
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boa tarde, Nuno

Basta usares uma das opções em relação á água para furares o vidro, penso que com um spray chega perfeitamente.

Depois mete fotos da "trabalheira" até estar furado =)) =)) =)) e de preferencia antes de partir
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Já estava a espera de uma dessas Joaquim :))

Fotos haverá certamente, nem que seja para a palhaçada ;)
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Como prometido é devido a operação do furo correu muito bem, muito mais facil do que pensei

Broca do Chines 5* :D

Joaquim, aqui seguem as fotos, felizmente nao houve desgraças eheh :-bd

O aquario:

Imagem

Primeiro furo feito e o segundo a caminho:

Imagem

A primeira "medalha":

Imagem

As duas "medalhas":

Imagem


Agora so falta tratar da sump e encher o dito ;)
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
O aquario estava acente em bidons??????


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Yup cheios
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não te disse que isso (quase) como furar uma parede?

As brocas de 3€ são um must!!! :D
acho que ja tenho uma de cada medida :-B


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Mesmo Hugo ;)

Nem tive de usar o sistema de "furo guia" mal apontei ao vidro agarrou logo :D
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se for 1/2 inclinado e devagar consegue-se sim! :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Nice correu bem :D :D agora essa em cima dos bidons foi arriscado =))


Cumps,
Pedro Pereira

Anterior

Voltar para Discussão Geral