Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Overflow externo ou furar vidro??

Overflow externo ou furar vidro??

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas

Estou com um problema um pouco dificil de resolver


Tenho um aquario com 2.30m em quero colocar sump.

Inicialmente estava a pensar fazer dois furos no vidro lateral com 32mm de diametro para queda de agua, mas visto que o aquario nao é propriamente pequeno nem facil de transportar, estava a pensar adquirir um overflow externo...

Qual a vossa opinião?

Furos nos vidros ou o overflow em si chega?

O overflow seria um Reefset 2500

Cumprimentos
Nuno Silva
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Boas

Estou com um problema um pouco dificil de resolver


Tenho um aquario com 2.30m em quero colocar sump.

Inicialmente estava a pensar fazer dois furos no vidro lateral com 32mm de diametro para queda de agua, mas visto que o aquario nao é propriamente pequeno nem facil de transportar, estava a pensar adquirir um overflow externo...

Qual a vossa opinião?

Furos nos vidros ou o overflow em si chega?

O overflow seria um Reefset 2500

Cumprimentos
Nuno Silva


Epá, não sei porquê mas eu não confio nos overflow.
Sei de imensa gente que os tem e nunca teve problemas mas para mim ... não sei não.

Cá na minha furava ...

O Hugo Figueiredo fura isso na boa com berbequim e broca de vidro comprada no chinês. Manda-lhe MP para que ele te explique a técnica.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Confirmo!!! :D

Uma broca custa 3€ (e acho que até tenho para tubagem de 33mm) e fura-se na boa!
Também não confio muito em overflows, confesso!!! :-B


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Eu não fazia uma coisa nem outra!

Já tive 2 overflows da tunze e aconteceu por 2x um deles desferrar...por isso tinha 2!!!

Eu fazia uma coluna seca externa... se tiveres essa possibilidae, é claro!

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Obrigadao pelas respostas pessoal

Fui aos chineses ver das brocas, e encontrei "broca de cristal" será isso? 2.45€

Agora a minha duvida é, aquilo é "bom"? lol

Não me pareceu grande coisa, o vidro ainda é um bocado grosso, será que me safo bem com aquilo?

Abraço
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Hum...

Existe um rapaz no pinhal novo que é capaz de te ir a casa furar isso, só não sei os valores...
Isto porque tenho um bocado de receio de partir o vidro, até porque deves ter isso refrigerado aquando da furação, com água a correr...
Mas se o Hugo te der uma ajuda e estiver habituado, não vejo problema, se quiseres digo-te quem é por MP.

Abraço.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Obrigadao pela dica Nuno,

Falei com o Hugo sobre a técnica utilizada para fazer os furos, pelo que ele me explicou não é assim nada de "especial" basta ter calma e paciência :-s

Estou tentado a ser eu a fazer o furo com a dita broca do chinês, procurei no Aki por uma broca melhor mas parece que nao tem nada com o diâmetro que preciso

Se o aquário não fosse tão grande ia direitinho a uma vidreira, mas carregar um aquário de 2.30m não é fácil e tinha de andar a pedir uma carrinha emprestada....enfim

Irei hoje passar no chinês para comprar a broca com o diâmetro que preciso caso haja, pois quando la fui ver, estava uma que dizia ser de 40mm e era bem mais pequena que o acessório que la tenho que é de 32mm lol :-\

Se o vidro partir só há uma solução, ir a vidreira comprar um vidro as as medidas certas e ja furado e substituir pelo partido
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Hugo que diâmetro é a broca que compras-te no chinês? Diz mesmo na embalagem 33mm?

Cumprimentos
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Esquece os diametros deles. Aquilo é tudo faralhado...
Eu só furei para tubagem de 25 ou 20, mas eles têm para 33mm. E questão de levares um passamuros ou assim!

Como te disse só há 2 regras a lembrar para furar vidro:

1- Lubrificar constantemente - não recomendo usar massa e colocar apenas água porque a água aquece num instante - com água (eventualmente ir parando de tempo a tempo para arrefecer a broca e o vidro).
2 - começar com a broca ligeiramente torta e depois acertar porque senão a broca nunca mais "agarra" ao vidro e risca tudo!

De resto é furar como se fosse na parede!
Claro que há sempre a possibilidade de partir o vidro, mas isso é como tudo, até na vidreira ou a transportar isso pode acontcer!

Como te disse eu furo-te isso, não tenho é nos tmepos que correm muita disponibilidade... :(


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Muito obrigado Hugo

Se encontrar a broca com o diâmetro correcto vou arriscar em ser eu a furar o vidro, pois apenas me falta isso para poder arrancar com o aquário

Caso não me safe depois combinamos com tempo e calma ;)
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Boas, Nuno

Esse furinho de 32 ou lá o que é, é para o retorno á sump??? Se sim que raio de litragem tem a bomba de retorno??? Eu li bem??? é mesmo mais de 2 metros o aquário???

Se puderes faz uma coluna externa e deixa-te de m*** um aquário grande é grande em tudo =)) =)) =)) =)) =))

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Eheh grande Joaquim, e eu a pensar que voce andava desaparecido :p

A ideia é fazer 2 furos de 32mm no vidro lateral, apenas por uma rasao, é que os vidros (frontal, traseiro e fundo) tem 2.30m e os laterais sao mais pequenos, se tiver o azar de partir o vidro apenas parto um vidro pequeno lol

Mesmo fazendo uma coluna externa, teria de cortar o vidro para que tivesse queda de agua para dentro da coluna, como faria isso de maneira facil? Os vidros do aquario tem todos a mesma altura :-\


Abraço ;)
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

O Joaquim tem uma mini rebarbaradora especializada para isso....já me fez vários cortes em aquarios com ela!

Qual a espessura do vidro?

Tens travessas francesas?

Como te tinha dito, anteriormente, penso ser a melhor solução!!!além do mais o fundo da coluna exterior é furada antes de ser colada, o que torna as coisas ainda mais fáceis!Depois colas a coluna no exterior e so quando tiver o selicone seco, fazes o corte no aquario!Convem teres logo o pente para colar....assim no dia seguinte já pode passar lá água!

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Pedro

Sim a soluçao é como tinha pensado, mas fico condicionado a mesma em estar a chatear o pessoal para me vir desenrascar.

Ate ja pensei ir a vidreira comprar um visdro com as medidas certas e ja furado, depois eu proprio cortava o que la esta e colava o novo, mas para isso arrisco em fazer o furo, ou corre bem ou corre mal lol

O vidro se nao me engano tem 10mm
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
#:-s vidro de 10mm para um aquário de 2,30m a utilizar em água salgada

Comprás-te isso numa casa de ferragens ou quê :-o

Confirma lá a espessura e as travessas e depois logo se vê se dá ou não para fazeres aquilo que queres. Se não der dedicas-te aos Discus e ficas quietinho =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) nessa banheira =)) =)) =)) =)) =))
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Bom dia Joaquim :D

O aquário tem 230x50x40, dai ter vidro de 10mm (se não estou em erro) pelo menos os gajos da vidreira disseram que chegava


Tem 3 travessas a unir o vidro traseiro ao vidro frontal


Acho que com esta altura os Discus ficavam a nadar em seco lool :))

O aquario ficou com estas medidas pois os vidros foram achados e apenas gastei 20€ na vidreira para me colarem aquilo e reforçarem como deve de ser

Mas na altura nem me lembrei da questão da sump #-o
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Bem pessoal

Hoje la fui comprar a bela da broca do chines e os 2 passa muros, agora so rezo que quando for furar o sacana do vidro as coisas me corram bem, se conseguir furo ainda durante a semana, se nao terá de ficar para o fim de semana pois sozinho nao aguento com o aquario e dá sempre jeito ficar alguem a segurar na mangueira :-

Acho que nem vou treinar fazer os furos noutros vidros, vou logo directo ao aquario :ympray:
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Olha muito importante o vidro tem de estar sempre com água tipo um borrifador sempre a por agua para a broca e zona de furo para não aquecer porque se aquecer puf lá se foi o vidro .....
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Na minha opinião um borrifador é arriscado!!!

Prefiro águinha de uma mangueira a cair em fio... :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
O corte vai ser feito com agua sempre a correr e acreditem que agora é bem gelada por isso aquecimento nao deve ser problema.

Hugo que velocidade coloco na aparafusadora? Rapida ou a meio?
Abraço
Nuno Silva

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron