Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral TPA Automática

TPA Automática

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 08/nov/2012, 12:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia,

Estou a desenhar a minha sump que vai ter apenas 3 divisórias, uma para queda de água do aquário, outra para equipamentos e outra para retorno.

Agora qual é a melhor maneira de fazer um TPA total da sump e retirar á água das 3 divisões com apenas uma bomba auxiliar automaticamente para o esgoto, sem estar a colocar tubos do lado fora, barris e por ai fora... Sugestões, alguém tem? =)

1 abraço,
Armando

Mensagem 08/nov/2012, 13:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Só com uma bomba a única solução que me parece possível é unindo as 3 divisórias à entrada da bomba!

Há várias formas de o fazer, mas tecnicamente não vejo outra hipótese... :|

Mensagem 08/nov/2012, 13:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Oi Hugo,

A união seria a nível superior com os tubos a baixar em cada divisória ou colocava-se a nível inferior com uma furação nos vidros da divisória da sump?

Outra ideia que tinha, era por exemplo com 3 bombas de osmose, ou seja, colocar essas 3 bombas de osmose em cada 1 das divisões em questão e colocar directamente na entrada de esgoto...

1 Abraço,
Armando

Mensagem 08/nov/2012, 13:30

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu acho que a melhor solução é esta:

Imagem

É como vou fazer, só que diretamente de um dos compartimentos e não dos 3...

Mensagem 08/nov/2012, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Hugo,

Essas furações que estão no desenho são na parte inferior ou na frontal da sump?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 08/nov/2012, 15:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tanto faz! Conforme te derm ais jeito, se bem que se a ideia é retirar todo a água da sump, é sempre preferível ser no fundo, porque na lateral ficaria sempre aquele pouco de água entre o fundo e furo, se é que me faço entender...

Mas já agora porque queres retirar na TPA toda a água da sump? :-\

Mensagem 08/nov/2012, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Oi hugo,

Basicamente é desligar o equipamento de retorno, esperar que a sump fique com a agua que falta receber da coluna seca, tubagens e por ai fora... e fazer uma TPA de 140Litros aproximadamente sem ter de me chatear muito com barris, mangueiras e por ai fora... a ideia seria sempre essa.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 08/nov/2012, 15:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Mas podes fazer sempre isso de outra forma sem teres de desligar o retorno...

Por exemplo, se tens facilidade em ter descarga direta para o esgoto (como eu), usas aquele sistema de eletrovalvula que coloquei no boneco em baixo mas apenas com uma saída da sump.

Contabilizas quanto tempo demora a eletrovalvula a deixar passar os 140 litros e ligas a eletrovalvula por esse tempo, depois é só colocar um temporizador para a descarga e outro para colocar água no aquário!

CALMA!!! leiam o resto pf!!! :D

Como isto é tudo muito bonito na prática mas por vezes a teoria causa partidas, juntamente com isto fazes uma saida ladrão do aquário diretamente para o esgoto, para caso aconteça colocares mais água por algum motivo não haver inundação!

Isto com TPA é mais fácil que com reposição porque este sisteam que referi causa problemas por estamos a adicionar água de osmose ao sistema, agora aqui não é tão grave!


Outra solução é o uso de boias de nível!

Outra ainda, a que vou aplicar, é TPA "gota a gota" ou TPA continua, como lhe quiserem chamar!

Há muitas formas de fazer TPA's automáticas só achei desnecessário estar a furar a sump em 3 sítios para o fazer! :D

Mensagem 08/nov/2012, 16:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas Hugo,

O problema é que como tenho 3 divisórias, há 2 divisões em que se eu colocar uma bomba, a mesma só me retira agua de uma divisão, a não ser que eu coloque tubagens nas duas outras divisões para a bomba puxar a água dessas mesmas divisões...

Mas as tuas soluções são viáveis, tenho é de as estudar bem. Mas o ladrão vai directo ao esgoto, ja estava planeado assim, posso é colocar um T com redução para ligar a bomba de esgoto.

1 Abraço,
Armando


Voltar para Discussão Geral