Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Adicionar KalkWasser na Reposição.

Adicionar KalkWasser na Reposição.

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Por forma a tentar minimizar o trabalho de manutenção e tendo em conta que acho que vou voltar ao Kalk gostaria de saber se alguem me pode ajudar nalgumas duvidas.

Tenho um recipiente com 15lt ao qual pretendo adicionar kalkwasser(Só a água já previamente tratada e reposada). Para apurar a quantidade a utilizar por cada 10 litros vou:

Preparar uma solução de kalkwasser e ir adicionando á água de osmose até que a mistura fique com ph a 8,2/8,3 que é o que quero manter, e dessa forma consigo apurar que quantidade utilizar, ou seja a reposição seria feita com água de osmose já com um PH/alk/calcio ao nivel do que quero.

Alguem vê desvantagens neste método, o objectivo é passar a preparar kalkwasser só uma vez por semana, por forma a não ficar na chatice de ter de o fazer diariamente...

Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Nuno,

A solução de kalkwasser é uma solução saturada de água de osmose e hidróxido de cálcio com um pH de 12 aproximadamente. Podes adicionar o kalkwasser automaticamente usando um reactor de kalkwasser e um osmorregulador (reposição automática de água evaporada) - dessa forma não tens de utilizar o método clássico em que pingas durante a noite o kalk para o aquário.

O kalkwasser é uma excelente forma de adicionar Cálcio à água contribuindo também para o aumento do KH e consequentemente um pH mais estável.

abraço :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Hum... Tocaste no meu ponto...daí a minha duvida.

Eu explico, a solução vem saturada a 12, mas o aqua evapora cerca de 2/3lt por dia(com ATO vai sendo durante o dia), se colocar kalkwasser directo a 12(os tais 2/3lt por dia), vai dar problemas por causa da diferença do PH ou não? ou seja, estabilizando o PH do tanque a 8,2 por ex. se o top off for sempre a 12 vai fazer subir o ph do tanque ao longo do tempo, certo?
Ou a tua ideia seria diferente?
Também percebo que durante o dia e devido á fotosintese o PH do tanque tenha tendencia a baixar, mas não me parece que seja tanto que necessite de compensação a valores tão altos...Esta sempre foi a minha duvida relativamente á kalkwasser... o que tenho feito é diariamente preparo uma solução de 0,5lt de kalkwasser e deixo a pingar durante a noite, mas isso é a parte do trabalho diário que eu queria reduzir.

Daí eu estar a pensar em arranjar uma solução de por ex. 1lt de KalkWasser para cada 5Lt de osmose, de forma a estabilizar com um PH mais próximo da água do tanque...
Tocas-te no ponto, era essa precisamente a minha duvida.

Para já não queria estar a investir no reactor de kalk, até porque estou a juntar trocos para outros upgrades que tenho em mente...
Vortech MP40 é por ex um deles...

Obrigado e um abraço.


Voltar para Discussão Geral