Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Vertex VS HQI

Vertex VS HQI

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 25/mar/2013, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas a todos,

estive ausente da aquariofilia e durante alguns anos.
Agora estou a pensar em voltar, aos poucos e desta vez, tentar fazer tudo direitinho.
No entanto, vejo que houve muitas inovações e numa delas foi na iluminação.
Para meu espanto, abdicou-se das HQI e apareceram as LED´s.
No entanto e após alguma pesquisa e procura só encontrei um tipo de iluminação LED que iguala e até, na minha opinião supera as HQI.

Vertex Illumina. Simplesmente achei estas calhas fenomenais mais ainda todos os "gadgets" que trazem.
Pergunto: vendem-se em Portugal e se si, quem tem qual a opinião??

Cumps

Mensagem 25/mar/2013, 22:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Olá Pedro e bem vindo!

Como não te identificaste não sei onde moras mas se puderes visitar o Fragario do Norte matas 2 coelhos com 1 só tiro pois para além de veres a calha em funcionamento, pois é a que ele usa no aquario pessoal, também a podes adquirir ao Mota!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 25/mar/2013, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro N Torres Escreveu:
Como não te identificaste não sei onde moras mas se puderes visitar o Fragario do Norte matas 2 coelhos com 1 só tiro pois para além de veres a calha em funcionamento, pois é a que ele usa no aquario pessoal, também a podes adquirir ao Mota!


Boas,

Também acho uma óptima sugestão, e além das Vertex, penso que o Carlos tem uma Radion e uma AI Sol em aquários de frags. A Vertex Illumina é uma das melhores soluções led, mas não é a única... ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
Artur Fonseca Escreveu:
Pedro N Torres Escreveu:
Como não te identificaste não sei onde moras mas se puderes visitar o Fragario do Norte matas 2 coelhos com 1 só tiro pois para além de veres a calha em funcionamento, pois é a que ele usa no aquario pessoal, também a podes adquirir ao Mota!


Boas,

Também acho uma óptima sugestão, e além das Vertex, penso que o Carlos tem uma Radion e uma AI Sol em aquários de frags. A Vertex Illumina é uma das melhores soluções led, mas não é a única... ;)



Pois, mas eu estou muuuuuuuuuuuito desatualizado.
Lembro me que há 7 anos atrás, quando deixei o hobbie, HQI eram TOP na iluminação de reefs.
Os maiores e melhores aquários, tinham estas lâmpadas e eu cheguei a ter no meu, inicialmente uma 1XHQI + Blue actinic e como é obvio o aquário cresceu e passou para 2XHQI + 2 Blue Actinic.
Lembro que aquela aparência mais do que real de ter um pedaço de Reef em casa, era maioritariamente obtido com estas lâmpadas.
Hoje, vejo que estas são quase obsoletas, que as T5 estão em força, existindo lâmpadas de vários tons, para todo o tipo de corais e peixes, e que as LED vieram revolucionar todo o sistema de iluminação.
Pena, eu ser de Lisboa mas, claro, como fiz em tempos de ir a Lojas do Norte adquirir uns coraizitos faço intensões de lá voltar e ir ao Fragário do Norte.
Agora pergunto, há lojas a vender destas calhas em Portugal?? e como o Artur disse, quais as outras soluções (económicas) possíveis para igualar uma Vertex??


Cumpss
Editado pela última vez por Pedro Gustavo em 25/mar/2013, 23:34, num total de 1 vez.

Mensagem 25/mar/2013, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
Pedro N Torres Escreveu:
também a podes adquirir ao Mota!

Abraço



E quem é o Mota?? :( :(

Mensagem 25/mar/2013, 23:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Gustavo Escreveu:
Pedro N Torres Escreveu:
também a podes adquirir ao Mota!

Abraço



E quem é o Mota?? :( :(


É o Carlos Mota, dono da Fragário do Norte, o Dealer aqui da região ;) :)

Além daqueles três modelos, acrescentaria também soluções da Kessil, MaxSpect, ATI, entre outras ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
ahhhhhhhhh ok :ymblushing: :ymblushing: :ymblushing:
Vou então fazer uma pesquisa, Artur.
E todas essas marcas se vendem em Portugal??
Eu lembro-me que a minha mandei vir pela net e de fora...


Cumps

Mensagem 25/mar/2013, 23:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Já agora aqui uns links do Reefbuilders, em que eles fizeram uma votação dos leitores do site para melhor iluminação LED...

Imagem
http://reefbuilders.com/2013/01/24/led-showdown-final-four/

A Kessil foi a solução vencedora (ganhou em duelo com a Vertex Illumina)
http://reefbuilders.com/2013/02/01/kessil-a350-wins-led-showdown/
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 23:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Gustavo Escreveu:
ahhhhhhhhh ok :ymblushing: :ymblushing: :ymblushing:
Vou então fazer uma pesquisa, Artur.
E todas essas marcas se vendem em Portugal??
Eu lembro-me que a minha mandei vir pela net e de fora...


Boa ideia, e se possível ver as calhas ao vivo, ainda melhor.

Algumas soluções americanas, por exemplo, poderão não estar à venda por cá, mas já vi em lojas nacionais as Vertex, a Radion, as MaxSpect, as ATI, as AI Sol, Blau, etc.

Não esquecendo as calhas nacionais fabricadas pelo Baltasar, AquaLed Light.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
Estranho... ou não...
Mas, a Vertex nem passou aos quartos de final.
Ou estou a ler mal a coisa????

Mensagem 25/mar/2013, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Idade:
Em quanto se fabricarem hqi vou usa-las no meu aquário!!! não há igual!

Mensagem 25/mar/2013, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Gustavo Escreveu:
Estranho... ou não...
Mas, a Vertex nem passou aos quartos de final.
Ou estou a ler mal a coisa????


A votação deles não é propriamente imparcial... aquele excelente site é norte-americano, então inconscientemente devem dar preferência a soluções de lá, e as Vertex são austríacas...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
boas, ja agora aproveito este topico para colocar uma questao aos entendidos....

a iluminacao hqi ficou um pouco obsoleta sim e ve se calhas hqi a grandes precos, agora a maior questao, o consumo de electrecidade das mesmas ?!?

portanto pesquisado um pouco na net vi que imaginemos temos uma calha t5 com 6 lampadas de 24watts o que faz um total de 144 watts, se multiplicamos este valor por as horas que estao ligadas por dia que sejam 8 horas diarias 1154 watts diarios, portanto fica:

8 horas diarias x 31 dias do mes da um total de: 35712 watts a dividir por 1000 da 35.712

35 kw? x 0.18 centimos que penso que seja o preco do kw da 6.4 euros por mes....

e se tivermos uma hqi de 150 watts, que a diferenca para as 6 t5 de 24 watts e apenas 6 watts, ira dar qualquer coisa como 6.5 euros pr mes ? ou da mais por ser uma lampada projectora e nao flurescente como as t5?

alguem me sabe responder a isto sff ?

Mensagem 26/mar/2013, 00:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
Ricardo Bulario Escreveu:
Em quanto se fabricarem hqi vou usa-las no meu aquário!!! não há igual!


Pois é ricardo, eu também pensava assim até um dia ter esbarrado com um demo da Vertex, no youtube.
Se o consumo é menor, só aí vale o investimento. Mais ainda todas as simulações que dá para fazer: amanhecer, anoitecer, lua cheia, etc, coisas que eu nas HQI, só conseguia fazer com relógios e tinham que ser uns 3...

Cumps

Mensagem 26/mar/2013, 00:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 45
Localização: Lisboa
Ao pesquisar um pouco, encontrei este vídeo.
A apresentação destas lâmpadas é mesmo assim?? E não conseguem ter as 4 cores numa calha só??


http://www.youtube.com/watch?v=M1oo8Xk1 ... creen&NR=1

Mensagem 26/mar/2013, 00:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Sousa Escreveu:
portanto pesquisado um pouco na net vi que imaginemos temos uma calha t5 com 6 lampadas de 24watts o que faz um total de 144 watts, se multiplicamos este valor por as horas que estao ligadas por dia que sejam 8 horas diarias 1154 watts diarios, portanto fica:

8 horas diarias x 31 dias do mes da um total de: 35712 watts a dividir por 1000 da 35.712

35 kw? x 0.18 centimos que penso que seja o preco do kw da 6.4 euros por mes....

e se tivermos uma hqi de 150 watts, que a diferenca para as 6 t5 de 24 watts e apenas 6 watts, ira dar qualquer coisa como 6.5 euros pr mes ? ou da mais por ser uma lampada projectora e nao flurescente como as t5?

alguem me sabe responder a isto sff ?


Boas Pedro,

Nunca tive iluminação HQI mas presumo que os consumos serão sensivelmente igual aos das T5 usando balastros electrónicos.

A vantagem dos LEDs é que se consegue até 50% de poupança (numa versão mais realista pelo menos 30 a 40% de poupança) em relação às T5/HQI. E depois há a vantagem de não haver necessidade de substituir lâmpadas durante a vida útil dos LEDs que rondará os 5 a 8 anos.

Portanto uma solução de 75W LEDs (ou possivelmente entre 75W e 100W) consegue produzir luz equivalente às T5 e HQI de 150W. Logo aqui há uma poupança.

Por outro lado, as vantagens dos custos da iluminação LED só se deverá comparar com as soluções T5 e HQI incluindo na conta a aquisição de lâmpadas para o período de 5 a 8 anos. Porque nas soluções LED o investimento inicial é muito maior, ou seja, paga-se adiantado o equivalente às lâmpadas para esses anos todos.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/mar/2013, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
Artur Fonseca Escreveu:
Pedro Sousa Escreveu:
portanto pesquisado um pouco na net vi que imaginemos temos uma calha t5 com 6 lampadas de 24watts o que faz um total de 144 watts, se multiplicamos este valor por as horas que estao ligadas por dia que sejam 8 horas diarias 1154 watts diarios, portanto fica:

8 horas diarias x 31 dias do mes da um total de: 35712 watts a dividir por 1000 da 35.712

35 kw? x 0.18 centimos que penso que seja o preco do kw da 6.4 euros por mes....

e se tivermos uma hqi de 150 watts, que a diferenca para as 6 t5 de 24 watts e apenas 6 watts, ira dar qualquer coisa como 6.5 euros pr mes ? ou da mais por ser uma lampada projectora e nao flurescente como as t5?

alguem me sabe responder a isto sff ?


Boas Pedro,

Nunca tive iluminação HQI mas presumo que os consumos serão sensivelmente igual aos das T5 usando balastros electrónicos.

A vantagem dos LEDs é que se consegue até 50% de poupança (numa versão mais realista pelo menos 30 a 40% de poupança) em relação às T5/HQI. E depois há a vantagem de não haver necessidade de substituir lâmpadas durante a vida útil dos LEDs que rondará os 5 a 8 anos.

Portanto uma solução de 75W LEDs (ou possivelmente entre 75W e 100W) consegue produzir luz equivalente às T5 e HQI de 150W. Logo aqui há uma poupança.

Por outro lado, as vantagens dos custos da iluminação LED só se deverá comparar com as soluções T5 e HQI incluindo na conta a aquisição de lâmpadas para o período de 5 a 8 anos. Porque nas soluções LED o investimento inicial é muito maior, ou seja, paga-se adiantado o equivalente às lâmpadas para esses anos todos.



sim, eu tenho iluminacao de leds na casa toda e confirmo que paga se menos mas o investimento inicial e maior....

mas se o consumo de 6 t5 de 24 watts cada e o mesmo que o consumo de uma hqi de 150watts.....

porque nao 2 hqi de 70 watts cada?

consome mais se o balastro nao for electronico ? pq ? @-)

Mensagem 26/mar/2013, 14:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Artur Fonseca Escreveu:
Pedro Sousa Escreveu:
portanto pesquisado um pouco na net vi que imaginemos temos uma calha t5 com 6 lampadas de 24watts o que faz um total de 144 watts, se multiplicamos este valor por as horas que estao ligadas por dia que sejam 8 horas diarias 1154 watts diarios, portanto fica:

8 horas diarias x 31 dias do mes da um total de: 35712 watts a dividir por 1000 da 35.712

35 kw? x 0.18 centimos que penso que seja o preco do kw da 6.4 euros por mes....

e se tivermos uma hqi de 150 watts, que a diferenca para as 6 t5 de 24 watts e apenas 6 watts, ira dar qualquer coisa como 6.5 euros pr mes ? ou da mais por ser uma lampada projectora e nao flurescente como as t5?

alguem me sabe responder a isto sff ?


Boas Pedro,

Nunca tive iluminação HQI mas presumo que os consumos serão sensivelmente igual aos das T5 usando balastros electrónicos.

A vantagem dos LEDs é que se consegue até 50% de poupança (numa versão mais realista pelo menos 30 a 40% de poupança) em relação às T5/HQI. E depois há a vantagem de não haver necessidade de substituir lâmpadas durante a vida útil dos LEDs que rondará os 5 a 8 anos.

Portanto uma solução de 75W LEDs (ou possivelmente entre 75W e 100W) consegue produzir luz equivalente às T5 e HQI de 150W. Logo aqui há uma poupança.

Por outro lado, as vantagens dos custos da iluminação LED só se deverá comparar com as soluções T5 e HQI incluindo na conta a aquisição de lâmpadas para o período de 5 a 8 anos. Porque nas soluções LED o investimento inicial é muito maior, ou seja, paga-se adiantado o equivalente às lâmpadas para esses anos todos.

Não esquecer ainda a função de dimm, que também poupa eletricidade, que não é possível nas HQI!

Mensagem 26/mar/2013, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
mas porque os balastros magnecticos consomem mais que os electronicos? e assim tanta a diferenca ?

Mensagem 26/mar/2013, 20:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Sousa Escreveu:
sim, eu tenho iluminacao de leds na casa toda e confirmo que paga se menos mas o investimento inicial e maior....

mas se o consumo de 6 t5 de 24 watts cada e o mesmo que o consumo de uma hqi de 150watts.....

porque nao 2 hqi de 70 watts cada?

consome mais se o balastro nao for electronico ? pq ? @-)


Boas Pedro,

Não percebi bem, qual seria a vantagem das 2 x HQI de 70W?

Sim, os balastros electrónicos costumam ser bem mais eficientes. Para se ter uma ideia, em tempos comprei um kit da Rena que trazia uma calha com 2xT8 30W, com balastros normais (magnéticos e bem pesados). Pensei sempre que o consumo seria de 60W... mas quando arranjei um medidor de consumos electrónico verifiquei que essa calha que produzia 60W de luz T8, consumia 120W!!! O dobro... é por isso que com um balastro electrónico o consumo já deveria ser idêntico à potência produzida ou seja em volta dos 60W.

Suponho que nas HQI as vantagens dos balastros electrónicos sejam semelhantes...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Próximo

Voltar para Discussão Geral