Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral adicionar kalkwasser

adicionar kalkwasser

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/dez/2013, 14:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu sempre usei kalk (e apenas kalk mais nada - nem reatores de cálcio, nem balling, nem nada, simplesmente kalk) nos anteriores aquários e sem qualquer problema. Sempre 24/7 na reposição!

Neste aquário comecei também desde o início com kalk e passadas umas semanas fui medir o cálcio e kh e o cálcio estava acima dos 500, pensei que fosse do kalk e parei e nunca mais usei. Entretanto descobri que o cálcio entrava pela minha água de osmose mas como o aquário continuava parvo sem se perceber o que têm os corais, nunca mais liguei ao kalk. Até comprei as cenas para o balling e tudo, bombas doseadoras, etc.

Há coisa de 3 semanas lembrei-me de voltar às origens, numa dinâmica Tiririca ("pior que está não fica!"), e voltei a adicionar kalk na reposição 24/7 e o que é certo é que os corais parecem que finalmente estão a ganhar alguma cor...

Desta feita não tenho em pinga-pinga, tenho controlo por boias e bomba!

Quanto ao KH, sobe, claro que sobe, mas no meu caso estabilizou +/- nos 9,7, que não me parece assim tão alto! Cálcio nos 450!

Resumindo, vou continuar a usar o kalk e só pensarei noutras formas quando (e se) o kalk não chegar!!!

De notar que agora estou com +/- 15 litros de evaporação por dia por isso entra mesmo muito kalk, mas a ideia que me dá é que o próprio sistema se auto-controla, não sei... Parece que chega a um ponto em que mais kalk não fazem aumentar o cálcio ou o KH...

Sempre usei kalk, como referi, e neste aquário parei pelos motivos apresentados em cima, mas voltei às origens e continuo a pensar que é das melhores coisisnhas que inventaram para reef :)

(Para além disso tenho um balde de 30kg de kalk que tem mais de 6 anos e tenho de usar :ymdevil: =)) )

Mensagem 29/dez/2013, 04:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Pedro, uso reactor de Kalk acompanhando a evaporação e reactor de cálcio.

Abraço
Paulo Marinheiro

Mensagem 19/jan/2014, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 40
Localização: Porto
Hugo figueiredo como calcula a quantidade de kalk a utilizar na água de reposição.. existe alguma fórmula? obrigado

Mensagem 19/jan/2014, 17:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Salvo raras exceções a ideia é saturar a água, e isso consegue-se com +/- 2 colheres de chá por cada 3,8 litros de
água. Isto fazendo a conversão de galões.

Em litros, e tentando fazer as contas mais facilmente, digamos que 3 colheres para cada 5 litros é o valor +/- consensual! ;)

Mensagem 19/jan/2014, 17:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Hugo Figueiredo Escreveu:
Salvo raras exceções a ideia é saturar a água, e isso consegue-se com +/- 2 colheres de chá por cada 3,8 litros de
água. Isto fazendo a conversão de galões.

Em litros, e tentando fazer as contas mais facilmente, digamos que 3 colheres para cada 5 litros é o valor +/- consensual! ;)


Não esquecer para quem não sabe que deve ser doseado pinga a pinga para não oscilar o ph.
Preferencialmente durante a noite para compensar a descida do ph.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 19/jan/2014, 20:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 40
Localização: Porto
Obrigado aos dois.. Já tive aquários quando era mais novo e usava com uma garrafa doseando gota a gota de noite..
Agora voltei à aquariofilia e já entendi que muita coisa mudou.. Tenho lido que também é possível usar na água de reposição .

No meu caso a água de reposição entra no aquário através de um sistema de nível com boia.. Aconselham a usar desta maneira o kalkwasser ou não?

Obrigado a todos

Mensagem 19/jan/2014, 22:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Na realidade e se não for usado vinagre ou outro "ácido" para diminuir o PH da solução o ideal seria realmente apenas dosear durante a noite, ainda assim eu acho que dosear da reposição está perfeito e assim não são necessárias mais geringonças!!!

Mensagem 20/jan/2014, 10:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

A dose correcta de dissolução na água é de 1,5gr. por litro. Quando se usa um reactor por norma não nos preocupamos com essas dosagens, no entanto deveria ser usado um reactor hermético para evitar o contacto com o ar o que nem sempre aconteçe.
Para sistemas pequenos é aconselhavel usar só depois de as luzes se apagarem para não oscilar o PH de forma brusca. A adição deve fazer-se sempre de forma lenta por isso alguns sistemas de reposição não servem para este propósito, o ideal são sistemas com bomba peristáltica com capacidade de 1,5 ou 3 litros/hora tudo depende da capacidade do aquário.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 20/jan/2014, 10:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 40
Localização: Porto
Desculpem a pergunta , mas um sistema de 300 litros é pequeno ou grande? O meu repositor tem cerca de 40 litros e tem um TMC V2 Auto Top Up System Standard. Aconselhariam a colocar aí o kalkwasser ou não?

Obrigado

Mensagem 20/jan/2014, 11:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
João Mouzinho Escreveu:
Desculpem a pergunta , mas um sistema de 300 litros é pequeno ou grande? O meu repositor tem cerca de 40 litros e tem um TMC V2 Auto Top Up System Standard. Aconselhariam a colocar aí o kalkwasser ou não?

Obrigado


Boas,

Não. Nem por isso.
Vais dar conta da bomba de reposição num instante.

Faz em garrafão ou usa um reactor de Kalk.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/jan/2014, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
João,

Um sistema com 300 litros é pequeno e não deves adicionar kalk no periodo em que tens a iluminação ligada (dia) isto porque ías elevar o PH e não é aconselhável que o faças.
Tal como diz o Rui, a solução de kalk nunca deve passar pelas bombas de reposição pois vai danificá-las em pouco tempo, a acumulação de matéria sólida vai obstruir as passagens e todas as partes móveis vão sofrer os efeitos da fricção originado um desgaste rápido dos materiais. Como já foi dito tens duas opções bastante fáçeis, ou usas um reactor e aí a bomba de reposição alimenta o reactor e este por sua vez alimenta o aquário fazendo a compensação da água evaporada, ou preparas o kalk numa garrafa e usas o tradicional gota-a-gota, a quantidade a usar tens de a encontrar pelos consumos que tens no aquário e varia de aquário para aquário pelo que não te posso aconselhar uma quantidade certa.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 20/jan/2014, 13:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

O meu problema com o Kalk é que tenho uma evaporação diária de 5L ou até um pouco mais...e ao utilizar um reator de Kalk com bomba peristálica para repor essa agua, o Kh e ph vão subir , pois são muitos litros....

Cumps

Mensagem 20/jan/2014, 15:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

O meu problema com o Kalk é que tenho uma evaporação diária de 5L ou até um pouco mais...e ao utilizar um reator de Kalk com bomba peristálica para repor essa agua, o Kh e ph vão subir , pois são muitos litros....

Cumps

O teu aquário é +/- igual ao meu e o meu PH não sobe assim tanto (e se subir adiciona-se vinagre ao kalk), o KH sobe normalmente sim, o meu mantem-se abaixo de 10dhk. ;)

Mensagem 20/jan/2014, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

O meu problema com o Kalk é que tenho uma evaporação diária de 5L ou até um pouco mais...e ao utilizar um reator de Kalk com bomba peristálica para repor essa agua, o Kh e ph vão subir , pois são muitos litros....

Cumps


Boas, Pedro

Se tens uma evaporação de + - 5 litros, vamos até dizer 6 litros para as contas ficarem mais facéis, com uma peristáltica de 1,5l/h dá um total de 4 horas de adição por cada 24h, num aquário como o teu nem se nota a variação do PH. Podes até utilizar uma bomba de 3l/h e cada vez que o nivelador de reposição actuar a bomba debita o que faltar através do reactor, é pacifico. Mas parte sempre do principio que quanto mais lento melhor.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 20/jan/2014, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas Joaquim!

Mesmo utilizando o kalk só no periodo nocturno?

Cumps

Mensagem 20/jan/2014, 19:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Hugo,

Cuidado com a adição de vinagre no Kalk. O pH não é assim tão afectado quanto estas a fazer querer, muito menos o do aquário.
A adição de vinagre, essencialmente, potencia o Kalk.


Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 20/jan/2014, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Hugo e Nuno,

Vocês não usam balling? Se sim, quais as quantidades de suplemento é que o aquário consome por dia?

O meu aquário, com aproximadamente 700 litros e carregadinho de SPSs, com uma muda semanal de água salinada de cerca de 15%, consome 300 ml de suplemento.

Será que vale a pena complicar com kalk, mesmo sabendo que pode ajudar a baixar os fosfatos?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 21/jan/2014, 00:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Paulo Marinheiro Escreveu:
Hugo,

Cuidado com a adição de vinagre no Kalk. O pH não é assim tão afectado quanto estas a fazer querer, muito menos o do aquário.
A adição de vinagre, essencialmente, potencia o Kalk.


Cump

Acho que nim Paulo! :D
Adicionar vinagre no kalk tem 3 vantagens principais, a saber:

1 - Atenua o possível efeito do elevado PH do kalk saturado (cerca de 12.4).
2 - Potencia a dissolução do hidróxido de cálcio.
3 - É uma fonte de carbono para alimentar bactérias (efeito idêntico a biopellests ou vodka).

Em relação à questão do PH, é verdade que o PH da solução em si de kalk saturado não baixa com a adição de vinagre, mas atenua este PH já no aquário devido a maior produção de CO2. Há um artigo do Randy Holmes Farley sobre isto, é o que ele faz no aquário dele! ;)

Olá Hugo e Nuno,

Vocês não usam balling? Se sim, quais as quantidades de suplemento é que o aquário consome por dia?

O meu aquário, com aproximadamente 700 litros e carregadinho de SPSs, com uma muda semanal de água salinada de cerca de 15%, consome 300 ml de suplemento.

Será que vale a pena complicar com kalk, mesmo sabendo que pode ajudar a baixar os fosfatos?

Abraço

Viva César!
Eu estou só com Kalk sim, mas tenho muito poucos corais!
E sim tenho conseguido manter o nível de cálcio apenas com kalk. Eu estou com uma evaporação de +/- 12 litros/dia agora no inverno pelo que apesar de tudo muito kalk é adicionado!

O CA está nos 450
O KH pouco abaixo de 10
e o PH, muito próximo de 8

Eu continuo a considerar o Kalk a melhor, mais barata e mais fácil forma de manutenção de KH e CA num aquário de recife, tendo em mente, claro, que a partir de certo ponto (leia-se muitos corais, mas mesmo muitos) deixa de ser suficiente. Enquanto for suficiente sou apologista de usar kalk e aliás desde o dia 0 de um aquário mesmo antes de inserir corais! ;)

Mensagem 21/jan/2014, 12:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

A minha modesta opinião sobre o uso de Kalk ...

Eu usei Kalk quando comecei à 10 anos atrás e só tive dissabores.

Usei inclusivamente um reactor de Kalk da Deltec que acabei por vender pois as percipitações de carbonatos eram frequentes. Também tive que trocar de bomba de escumador (na altura um Deltec APF600) por causa disso mesmo.

Entretanto o Kalk ajuda à percipitação de fosfato no aquário o que por um lado é um efeito muito positivo mas em certas condições todo esse fosfato percipitado pode ser libertado para a coluna de água novamente.

Assim e por considerar uma bomba relógio somado às minhas más experiências decidi nunca mais usar Kalk.

Mas isto é só mesmo a minha experiência. Não digo que não funcione porque aliás vem-se casos de imenso sucesso só com o uso de Kalk (basta olhar por exemplo para os aquários do Marco Madeira). Cada um de nós deve arranjar o método que melhor se adapta ao nosso aquário e às suas rotinas de manutenção!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jan/2014, 18:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Adicionar Kalkwasser de forma precisa, eficiente e com capacidade de controlo, requer perceber bem o que é a solução e como funciona quimicamente. Sendo que, para os menos esclarecidos :p , o que se pretende é a continua adição de iões de carbonatos na água que ao reagir com o CO2 disponivel formam bicarbonatos permitindo a captação e respectiva calcificação dos corais. É exactamente o que faz um reactor de cálcio ou o balling.

Rui, o que provavelmente te acontecia, era que ao adicionares continuamente ou regularmente Kalkwasser, o CO2 disponivel no teu aquário não era o suficiente e fazia precipitar os carbonatos.

Hugo :) , ponto 3 correctissimo! Ponto 2 depende a que te referes quando escreves "potencia a dissolução do Hidróxido de cálcio", ponto 1, continuo a sublinhar que essa não é uma razão e é importante eslarecer o porquê para que não seja uma prática. O Randy H-F não poderá ter escrito isso dessa forma! :-s

Efectivamente, existem algumas razões para a adição de vinagre, umas mais importantes do que outras.
Usá-lo no Kalkwasser para fazer descer ou controlar o pH (para ácido) não é uma delas. Duas noções principais para perceber que isso não será o motivo. Primeiro, a adição de vinagre à água de kalk na proporção correcta, não altera quase nada o pH final da solução. Segundo, em condições normais a quantidade de kalkwasser adicionada lentamente, até no campo hipotético de conseguires um pH mais baixo na solução (entre 1 a 1.5 mais baixo) não seria o suficiente para provocar qualquer ajuste no volume total do aquário. Daí a Kalkwasser, a médio/longo prazo, não conseguir sequer fornecer (à razão da sua entrada no sistema e com um aquário bem povoado) a quantidade exigida de carbonatos.

Além da tua 3º razão, há duas grandes e talvez principais/importantes vantagens do uso do vinagre no Kalkwsser e que podes comprovar facilmente por experiência.
A primeira, o facto de estares a utilizar um ácido na solução e não água. Daí promoves a formação de acetato de cálcio o que traz a enorme vantagem de fornecer mais iões de cálcio à solução e consequentemente ao sistema. Segundo, o próprio vinagre produz o equivalente a todo o CO2 que necessitas para se ligar e evitar a precipitação dos iões de cálcio em carbonatos de cálcio. (possivel problema do Rui)

Daí a célebre recomendação que é feita a quem tem sistemas grandes e usa reactor de cálcio para que a adição de kalkwasser seja feita à saída da água do reactor. Precisamente para que os carbonatos vindos da Kalkwasser usem o CO2 vindo da água do reactor anulando o excesso de CO2 livre que, esse sim, altera substancialmente o pH do aquário, e, por outro lado, promover a formação de bicarbonatos que por conseguinte estanca uma possivel precipitação dos iões de carbonatos.
Isto pode ser simples/básico para alguns de nós, outros ouvem e fazem mas não entendem e por isso não controlam, outros ainda há que por desconhecimento nem se ariscam.
É preciso ser bastante preciso nas intervenções porque, em boa verdade, eu tenho a convicção de que o futuro da aquariofilia passa pela manutenção dos nossos aquários com muito rigor. Temos de praticar uma aquariofilia consciente, eficaz e com sucesso visível replicando bons exemplos, só assim justificamos, de alguma forma, a pressão que ainda exercemos nos recifes.

Abraço,
Paulo Marinheiro

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron