Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral adicionar kalkwasser

adicionar kalkwasser

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/mai/2016, 09:00

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Ruben...
eu uso kalk em reactor como tu mas não utilizo vinagre.
qual a quantidade de kalk que usas por semana no reactor?
Que tipo de aqua tens? Mix, só sps, só lps e moles?
6.7 não é grave desde que mantido equilibrado sem grandes altos e baixos... se não tiveres aquario exclusivo de sps duvido que precises de vinagre. A fazer, devias injectar o vinagre dentro do reactor mas não vai funcionar tão bem...

Mensagem 04/mai/2016, 14:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Marco,

Antes de mais, obrigado pela resposta.

O meu aquário é um Mix de 120 Litros (tópico não actualizado: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=4&t=5630&start=40).

De corais tenho SPS tenho :
- um frag de Milka (a crescer bem)
- frag de Hystrix (a crescer bem)
- frag de Caliendrum (a crescer bem)
- frag de Montipora digitata (a crescer bem)
- frag de acropora loripes (não noto crescimentos)
- frag de acropora Tenuis (está a branquear na base)

LPS:
- Euphylia ancora

Moles:
- 3 colónias pequenas de zoanthus (uma delas esta a crescer bem, as outras não estão de grande saúde de momento)
- um actinodisco (muito "mirrado"....acho que derivado dos muito baixos nutrientes que tenho)
- green start polips (bom estado)

Relativamente à quantidade de kalk que estou a usar no reactor, não coloco semanalmente. Coloquei uma quantidade de cerca 3 cm de altura no reactor. Concordas ?

Como o reactor é alimentado através do sistema óptico da tunze (tunze osmolator 5017....este não dá para regular a velocidade da água), com a bomba de reposição da tunze. Uma hipotese também é a quantidade de agua de kalk que entra no aquário ser muita e muito rápida, o que poderá estar a originar essa precipitação dos carbonatos. Concordas ?

Daí a minha ideia de colocar o vinagre na água de osmose (com a quantidade de acordo com o meu deposito) e injectar assim no reactor, por forma a ajudar a dissolução a quando a entrada no aquário.

Faz sentido?.....porque é que não iria funcionar tão bem como um sistema de "pinga pinga" com vinagre?

Peço desculpa pelo testamento :)

PS: estou com cerca de 1 litro de evaporação por dia.

Mensagem 04/mai/2016, 17:00

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Devias usar uma quantidade certa... tipo x colheres de sopa por semana. Assim dá para controlar melhor a precepitação face á evaporação e água que entra no reactor.
Funcionaria melhor em mistura pré-feita pois farias a quantidade x de vinagre para a quantidade y de kalk e litragem Z de água. Misturavas tudo e cai no pinga pinga. Assim é controlado e muito seguro.

Com reactor perdes as referencias de Z de água que te vai influenciar as outras... a quantidade de vinagre e kalk vai variar no reactor dependendo da quantidade e rapidez da água que entra no reactor... entendes? A mistura não vai ser tão certa...

Para não teres problemas, eu tentaria chegar a um X de kalk por semana sem vinagre. No meu sei que essa quantidade é de 2 colheres de sopa por semana... então todas as semanas quando ollho para o reactor está vazio e já só tem o deposito. Volto a colocar 2 e assim por diante...

Tenta chegar a esse valor medindo o KH no primeiro dia e no ultimo antes de colocares mais KH. Dessa maneira vais perceber mais ou menos o que se passa kalk vs KH. Se não for suficiente então tens outras soluções... ou forças a evaporação para entrarm ais água e conseguires dosear mais kalk ou começas a brincar com o vinagre devagarinho para não baralhares a coisa.

Outra opção é usares kalk mais balling que é o que eu faço pois o kalk não é suficiente para a demnada de KH.
Outra solução mais radical é parares o kalk e só fazeres balling...

Olhando para o teu aqua mix... devias te safar só com kalk sem grandes problemas. ;)

Mensagem 08/mai/2016, 12:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Marco,

obrigado pela resposta.

Numa pesquisa encontrei o Randy Holmes a dizer que tinha escrito que era "tecnicamente difícil" usar vinagre com o reactor de nilsen apenas porque existe muita gente que o usa ligado directamente ao sistema de RO/DI: link: http://archive.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=221650 . Se não, é possivel usar o vinagre com o reactor sem problemas.

Isto vai de encontro ao que eu andava a a pensar.

Desculpa insistir Marco, sei que tens mais experiência que eu, e o mais certo é mesmo eu não ter percebido o que quiseste dizer.

Mas eu penso assim:

Se no reator existir uma quantidade de hidróxido de cálcio que garanta que a água esteja sempre saturada, temos sempre a mesma relação H2O/Hidróxido dentro do reator, e por sua vez à saída para o aquário.

Se ao no reservatório de reposição tivermos sempre a mesma relação H2O/Vinagre, é sempre injetada à mesma razão no reator , logo vamos ter também sempre a mesma relação H2O/vinagre/hidróxido de cálcio dentro do reator, e logo a mesma relação na saída.

Faz sentido ?

Imagem

Não sei se me fiz entender :p

PS: não me vou aventurar para já nisto do vinagre, pois acho que não tenho consumos para isso, mas vou monitorizando o KH e Cálcio para quando for necessário tentar optimizar o reactor de kalk

Mensagem 09/mai/2016, 08:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim... em teoria isso que descreves faz sentido. Já na prática nunca o consegui fazer como deve de ser com o reactor e dessa maneira parei com o vinagre e preferi aumentar a evaporação.
Mas na altura que o fiz não tinha tanta experiencia, era o meu segundo aquário e a informação disponivel não era muita...

Acho que o deves experiementar mas só se necessario... optava por primeiro aumentar a evaporação e depois se mesmo assim o kalk que entrasse não chegasse (não me parece) ai sim poderia começar a brincar com o vinagre e sempre muito devagar pois como sabes o vinagre é também uma fonte de carbono e é preciso ter cuidado com o seu doseamento... ;) .

Mensagem 09/mai/2016, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Marco Madeira Escreveu:
Sim... em teoria isso que descreves faz sentido. Já na prática nunca o consegui fazer como deve de ser com o reactor e dessa maneira parei com o vinagre e preferi aumentar a evaporação.
Mas na altura que o fiz não tinha tanta experiencia, era o meu segundo aquário e a informação disponivel não era muita...

Acho que o deves experiementar mas só se necessario... optava por primeiro aumentar a evaporação e depois se mesmo assim o kalk que entrasse não chegasse (não me parece) ai sim poderia começar a brincar com o vinagre e sempre muito devagar pois como sabes o vinagre é também uma fonte de carbono e é preciso ter cuidado com o seu doseamento... ;) .



Claro, por enquanto ainda não me vou aventurar com isto do vinagre. Apenas quis esclarecer isto, se estava pensar bem ou não. Mais lá para a frente, logo se vê ;)


Obrigado Marco

Mensagem 20/mai/2016, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas, precisava da vossa ajuda...

Pretendo fazer a adição de hidróxido de cálcio através de uma bomba peristaltica.
A minha dúvida é se a diluição de hidróxido de cálcio se mantém estável durante 3 ou 4 dias, ou se esta se altera neste período!?

Obrigado
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 20/mai/2016, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Hélder.... Em teoria vai sempre reagir com o co2 presente no reservatório, mas é perfeitamente desprezável. Arranja uma tampa para tapares o melhor possível o reservatório. Assim não terás problema.

Sent from my Aquaris E4.5 using Tapatalk

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron