Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Bio-Bolas e filtro seco-húmido

Bio-Bolas e filtro seco-húmido

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 27/dez/2013, 16:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde,

Alguém ainda usa filtros seco-húmidos com bio-bolas?

Porque é que se deixou de usar este sistema que foi muito utilizado há 15 anos atrás?

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Miguel,

Agora está na moda o Sera Siporax ;)
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Do pouco que percebo depois do aquario ciclado já não precisas desse filtro, sendo que um filtro seco humido há "muito" oxigénio e produz as bacterias nitrificantes que são para converter amônia a nitrito rapidamente usa-se isso muito nas lojas para os peixes.
Apesar das cerâmicas estarem na "moda" se forem usadas numa zona com muita circulação há mais oxigénio e torna-se +/- um seco húmido....

Os meus 2 cents mas de química há quem preceba melhor que eu...

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É um bom tema! :-B

A ideia que tenho é que os filtros seco-húmidos são mais eficazes que os "normais", porque conseguem oxigenar melhor as bactérias!

Em aquários marinhos há muito que caíram em desuso a utilização de filtros (seco-húmidos ou não) deste género, sobretudo com o argumento de serem "fábricas de nitratos".

Mais recentemente (julgo que pela mão dos nossos irmãos brasileiros) voltou-se a usar suporte biológico, seja siporax ou outro (até há outras matérias mais eficazes que siporax).

Voltando aos seco-húmidos, eu acho que resultaria bem, ter siporax (ou outra matéria biológica) a trabalhar neste regime num salgado. Não vejo porque não resultaria e acho que seria até mais eficaz!


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
O problema dos secos-humidos é que eram verdadeiras máquinas a transformar amonia em nitrito e depois este em nitrato devido ao elevada taxa de oxigenação. Depois o real problema era que o nitrato acumulava e acumulava, aliado a sujidade que se vai criando dentro dos filtros até arrebentar com os sistemas com niveis de nitratos altissimos. O mesmo se passava com as bioballs.
Penso que são bastante bons e indicados para Fish Only. De resto não os usaria em Reef.. para alêm que dão mais trabalho e mais manutenção do que qualquer sump.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Viva,

Antes de mais desculpem "desenterrar" este tema, mas é um assunto que estou a explorar neste momento.
A minha ideia não é ter um filtro dedicado para isto, mas sim usar a coluna seca com água até +/- 10cm e o resto com bio-bolas até ao cimo da coluna.

A ideia é ter uma melhor oxigenação com as bio-bolas e ao mesmo tempo reduzir o barulho da queda de água.
Isto é assim tão descabido?

Falaram aqui no siporax. Estou a contar em usar mas na sump, fazia sentido ter na coluna seca em vez das bio-bolas? Não considerei essa hipótese porque pensei que o siporax devia estar completamente submerso e não neste modo "seco-húmido".

Ou o que acham de ter alguma rocha viva a fazer o mesmo efeito na coluna seca?

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Luis Guilherme Escreveu:
Viva,

Antes de mais desculpem "desenterrar" este tema, mas é um assunto que estou a explorar neste momento.
A minha ideia não é ter um filtro dedicado para isto, mas sim usar a coluna seca com água até +/- 10cm e o resto com bio-bolas até ao cimo da coluna.

A ideia é ter uma melhor oxigenação com as bio-bolas e ao mesmo tempo reduzir o barulho da queda de água.
Isto é assim tão descabido?

Falaram aqui no siporax. Estou a contar em usar mas na sump, fazia sentido ter na coluna seca em vez das bio-bolas? Não considerei essa hipótese porque pensei que o siporax devia estar completamente submerso e não neste modo "seco-húmido".

Ou o que acham de ter alguma rocha viva a fazer o mesmo efeito na coluna seca?

Abraço,


Olá Luis,
O Rui Gaspar já te respondeu a esta questão noutro tópico.
As bioballs numa zona de descarga vão acumular detritos que por sua vez em decomposição geram NO3. E como cada vez acumulam mais detritos, geram mais NO3.

Se mesmo assim ainda tiveres dúvidas coloca e depois aprendes com os próprios erros.
Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Rui,

Apenas "desenterrei" este tópico porque na altura não o vi e acho mais apropriado às minhas questões.

O que me levantou aqui mais questões foi terem falado do siporax e daí também a minha pergunta da rocha viva, ou seja, já não me estou a focar apenas nas bio-bolas, nas quais já não tenho dúvidas que vão acumular detritos.

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Luís,
Qualquer material poroso passivel de acumular detritos, num curto espaço de tempo promove NO3 por acumulação dos mesmos. Quanto mais pequena a midia, pior.

O siporax tenho dúvidas que mesmo numa zona isenta de detritus reduza NO3 e PO4 atendendo à pequena espessura das mesmas não permitindo zonas anaerobicas.

Sugiro que pesquises por marine pure block da marca CERMEDIA. Falo de experiencia propria constatando que acumulam muito poucos detritos, sendo facil agita-la de tempos a tempos na água das mudas e "papam" NO3 e PO4 como gente grande.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Obrigado Filipe vou dar uma vista de olhos.

De qualquer modo seria para funcionar neste "modo" seco-húmido, já que a coluna seca não vai ficar submersa de água. É isso?

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Nao...
O Block tem de ficar submerso, ou no aquário ou na sump.
Não te aconselho a pores midia na coluna seca; por ser o local por onde irão passar os detritos.

Não tens espaço na sump?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Estou a ver.
Na verdade a minha sump não é muito grande, mas o principal motivo de ter isto na coluna seca até era para "amortecer" a queda de água e assim reduzir o barulho da mesma.

Provavelmente o que vou fazer é procurar outros métodos para reduzir esse barulho sem adicionar nada na coluna seca.

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Boa tarde

Eu acho que o melhor que tens a fazer é rectificar a coluna seca e fazer 2 furos como indicou o Rui Gaspar. Mais vale agora fazeres um trabalho bem feito do que depois andares a remediar e não ficar nada de jeito. Eu faria assim, mas é apenas a minha opinião, vale o que vale.

abraço

MM


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Luis Guilherme Escreveu:
Estou a ver.
Na verdade a minha sump não é muito grande, mas o principal motivo de ter isto na coluna seca até era para "amortecer" a queda de água e assim reduzir o barulho da mesma.

Provavelmente o que vou fazer é procurar outros métodos para reduzir esse barulho sem adicionar nada na coluna seca.

Abraço,


Isso é facil. Montas um durso. Pesquisa na net


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
O durso por si só vai reduzir em muito o barulho mas não o elimina por completo a não ser que a bomba de retorno seja fraca.
Além disso nunca se faz uma queda só com um tubo! E se entope? Fazer um furo num vidro não é nada de mais se houver espaço dentro da coluna seca.


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
O tubo é de 40mm, não é muito fácil de entupir. Ainda assim, para precaver o entupimento, o sistema vai estar equilibrado para ser capaz de receber toda a água que estiver na sump e não transbordar. A minha sump não é muito grande por falta de espaço no móvel.

A bomba de retorno é uma sicce multi 2500.

À partida vou mesmo avançar para um durso, já andei a ver uns videos e devo ir por aí. A minha dúvida está se é mesmo preciso colocar um tubo no buraco do topo do durso ou se isso é dispensável.

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Luis Guilherme Escreveu:
O tubo é de 40mm, não é muito fácil de entupir. Ainda assim, para precaver o entupimento, o sistema vai estar equilibrado para ser capaz de receber toda a água que estiver na sump e não transbordar. A minha sump não é muito grande por falta de espaço no móvel.

A bomba de retorno é uma sicce multi 2500.

À partida vou mesmo avançar para um durso, já andei a ver uns videos e devo ir por aí. A minha dúvida está se é mesmo preciso colocar um tubo no buraco do topo do durso ou se isso é dispensável.

Abraço,


A vantagem de colocares um tubo de ar no topo só é benéfica se puderes "virar" esse tubo de ar de modo a que a sua entrada fique 2 milimetros acima do nível de água da coluna seca.

Isso vai ajudar-te em caso de entupimento pois se a água dentro da coluna seca subir vai tapar a entrada de ar e fazer com que o sistema funcione em sifão em vez de durso.

Bem a tua SUMP deve ser muito pequenina se consegues mandar a água toda existente para o aquário sem transbordar ...

Há uma maneira de fazer o bean animal simplificado só com um buraco mas terias que ter espaço dentro da coluna seca para meter uma torneira que não sei se será viável. Nunca experimentei mas em teoria deveria funcionar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Estou a pensar em usar um destes dois esquemas:
a) https://www.youtube.com/watch?v=Tn6wC8hSE_M
b) https://www.youtube.com/watch?v=m53EHw9gbMo

Parecem-me muito parecidos, mas o modo como a água entra no durso é diferente, numa é por cima e noutra é por baixo.
Conseguem explicar-me a diferença?

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Luis Guilherme Escreveu:
O tubo é de 40mm, não é muito fácil de entupir. Ainda assim, para precaver o entupimento, o sistema vai estar equilibrado para ser capaz de receber toda a água que estiver na sump e não transbordar. A minha sump não é muito grande por falta de espaço no móvel?
Abraço,


Resolves um problema, crias outro deste modo.
Resolves a inundacao em caso de entupimento, mas arriscas- te queimar a bomba por ficar a trabalhar em seco.

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Resolves um problema, crias outro deste modo.
Resolves a inundacao em caso de entupimento, mas arriscas- te queimar a bomba por ficar a trabalhar em seco.

Abc


Olá Nuno,

Eu percebo o que dizes, mas tendo em conta que só vou mesmo ter um furo na coluna seca com um tubo de 40mm, vês alguma alternativa melhor às duas opções que indiquei anteriormente?

Estive também a pensar numa terceira alternativa para a qual gostava de ouvir a vossa opinião.
O principal pressuposto é que se o tubo entupir não será o tubo todo, ou seja, não seria a parte de 40mm mas si os orifícios que fizer numa das opções a) ou b).
Luis Guilherme Escreveu:


Assim sendo, pensei que se tivesse um T/forquilha, podia ter dum lado do T uma destas opções como saida principal da água, e na outra saída do T, um tubo direto a uma altura maior para que se houver entupimento na saida principal a água pudesse sair directa por esse tubo.

O que acham? Faz sentido? Já alguém fez isto?
Eu sei que isto não previne um entupimento se for do tubo todo, mas sempre pedia ser uma solução intermédia.

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)

Próximo

Voltar para Discussão Geral