Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Limpar Rocha Viva/Morta

Limpar Rocha Viva/Morta

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 19/mar/2014, 18:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tenho um conjunto de Reef Branches "mortos" que vou usar para refazer o aquascaping. A minha dúvida é se valerá a pena "Limpar" a rocha de uma forma mais agressiva como lexívia ou ácido muriático, ou se basta lavar com agulheta e tá feito?!

Mensagem 19/mar/2014, 18:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Tenho um conjunto de Reef Branches "mortos" que vou usar para refazer o aquascaping. A minha dúvida é se valerá a pena "Limpar" a rocha de uma forma mais agressiva como lexívia ou ácido muriático, ou se basta lavar com agulheta e tá feito?!


Lavar com máquina de alta pressão.

Meter dentro de água de osmose e trocar a água de 2 em 2 / 3 em 3 dias.

Ao fim de 15 dias meter dentro de água salgada por mais 15 dias com trocas de água de 2 em 2 ou 3 em 3 dias e pronto ...

Tens a rocha limpinha para colocar no aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/mar/2014, 19:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Isso dá uma trabalheira do arco da velha. :-s
Para isso prefiro dar o banho de ácido... /:)

Mensagem 19/mar/2014, 20:41

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Mais banho de ácido também dá muita trabalheira Hugo.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 19/mar/2014, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Fazes como eu...deixei a rocha 1 mes no mar da ericeira!!!

Mensagem 19/mar/2014, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Eu se tiver que lavar/limpar rocha é passar por água para tirar detritos (se for a jacto melhor), a seguir deixar de molho com lixívia 1 dia e depois é passar bem por água...simples.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 19/mar/2014, 23:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu não quero curar a rocha, quero apenas limpa-la de possíveis sujidades, fosfatos e afins!

A minha dúvida é se a lixívia retirará essa sujidade e possíveis fosfatos ou se tem mesmo de ser com ácido!

Mensagem 19/mar/2014, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Joao Tomas Escreveu:
Fazes como eu...deixei a rocha 1 mes no mar da ericeira!!!



Gostei desta ;)

Mensagem 19/mar/2014, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Idade:
Boas! atenção a rocha é calcaria e o acido vai desfazê-la tuda!

Mensagem 19/mar/2014, 23:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Bulario Escreveu:
Boas! atenção a rocha é calcaria e o acido vai desfazê-la tuda!

Não toda! Apenas a superfície e só se deixarmos muito tempo de contacto sem neutralizar o ácido!

Mensagem 20/mar/2014, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Ricardo Santos Escreveu:
Eu se tiver que lavar/limpar rocha é passar por água para tirar detritos (se for a jacto melhor), a seguir deixar de molho com lixívia 1 dia e depois é passar bem por água...simples.


Faço praticamente isto...

Limpar a jacto, lixivia (1 dia), passo por água abundantemente e deixo ao sol (1 ou 2 dias)... caso esteja mau tempo, vai ao compressor...

Mensagem 20/mar/2014, 11:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
hehehehe

Joao Tomas Escreveu:
Fazes como eu...deixei a rocha 1 mes no mar da ericeira!!!


E ainda lá deve haver alguma ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2014, 11:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu não quero curar a rocha, quero apenas limpa-la de possíveis sujidades, fosfatos e afins!

A minha dúvida é se a lixívia retirará essa sujidade e possíveis fosfatos ou se tem mesmo de ser com ácido!


Tenho cá na minha que o ácido não te vai retirar os fosfatos ...

Para isso água de osmose no processo que te disse!

Fiz isso para o areão e nem algas tive quando o meti no aquário.

Se a metes em ácido depois é uma treta para a limpares toda e garantires que a sua presença no aquário não vai mexer no pH. Mas é só a minha opinião.

Já tiveste tantos problemas com o aquário sem saber muito bem de onde eles vem que o trabalho de um mês para limpares a rocha toda seria uma mais valia para ti e garantias já parte do ciclo com a rocha fora do aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2014, 11:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Vigario Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Eu se tiver que lavar/limpar rocha é passar por água para tirar detritos (se for a jacto melhor), a seguir deixar de molho com lixívia 1 dia e depois é passar bem por água...simples.


Faço praticamente isto...

Limpar a jacto, lixivia (1 dia), passo por água abundantemente e deixo ao sol (1 ou 2 dias)... caso esteja mau tempo, vai ao compressor...

Mas a lixívia a única coisa que faz não é matar qualquer coisa de viva que exista na rocha? Não estou a ver como a lixívia pode RETIRAR alguma coisa da rocha...

Estou capaz de jurar que se por exemplo metermos uma rocha com aiptasias em lixívia, no final o que vamos ficar é com uma rocha com aiptasias mortas! Quem diz aiptasias diz qualquer outra forma de vida, que depois de morta possa libertar PO4!

Por isso me lembrei do ácido muriático que é usado para este processo.

Mensagem 20/mar/2014, 12:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pedro Vigario Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Eu se tiver que lavar/limpar rocha é passar por água para tirar detritos (se for a jacto melhor), a seguir deixar de molho com lixívia 1 dia e depois é passar bem por água...simples.


Faço praticamente isto...

Limpar a jacto, lixivia (1 dia), passo por água abundantemente e deixo ao sol (1 ou 2 dias)... caso esteja mau tempo, vai ao compressor...

Mas a lixívia a única coisa que faz não é matar qualquer coisa de viva que exista na rocha? Não estou a ver como a lixívia pode RETIRAR alguma coisa da rocha...

Estou capaz de jurar que se por exemplo metermos uma rocha com aiptasias em lixívia, no final o que vamos ficar é com uma rocha com aiptasias mortas! Quem diz aiptasias diz qualquer outra forma de vida, que depois de morta possa libertar PO4!

Por isso me lembrei do ácido muriático que é usado para este processo.


Ok. Até aí tudo bem ... e depois?
E as coisas mortas que estão dentro da rocha e que não consegues lavar?
Tens que deixar de molho em água de osmose para essa libertação de fosfatos e outros possa ir sendo limpa e dissolvida na água que vais trocando.

Depois se meteres em água salgada aceleras o ciclo!

Sempre é preferível teres um mês de trabalho do que depois andares um ou dois meses a limpar a alga decorrente!
Não penses só no trabalho que dá limpar a rocha mas também no trabalho que podes poupar depois de a meter no aquário!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2014, 12:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Precisamente! Mas como é que a água de osmose por si só, retira, por exemplo, uma aiptasia da rocha?

Mensagem 20/mar/2014, 12:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Precisamente! Mas como é que a água de osmose por si só, retira, por exemplo, uma aiptasia da rocha?


Hugo ... o próprio ácido em que dizes querer mergulhar a desfaz ...

Mas posso dizer-te que sem ácido elas soltam-se e ficam no fundo do recipiente se fizeres o que te disse !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2014, 12:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
O ácido eu sei que retira agora só a água é que me está a custar... :-\

Mensagem 20/mar/2014, 14:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Olá, Hugo

Para RV quando se trata de montagens grandes e novas costumo usar água do mar na máquina de alta pressão, assim retiro a "sujidade" superficial e a rocha fica impecável para as colagens e afins.
Para RM a mesma técnica de lavagem só que pode ser com água normal, nunca uso ácidos ou lexivias porque estes deixam residuos que levam muito tempo a ser removidos pelo sistema.
Existe ainda um truque para pequenas rochas que é usar o M.O. (micro-ondas) e aí morre tudo :)

Se o teu aquário estiver bem de saúde e a quantidade de rocha não for muito grande basta lavares e escovares normalmente com água e depois o sistema faz o resto ;)

Tudo depende da paciencia e tempo que queiras dispensar ao assunto.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 20/mar/2014, 14:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Idade:
Localização: Portugal
Boas,
Eu pelo que já li a tempos a forma mais simples é lavar à pressão, ferver a rocha (pode ser com água da torneira) e depois lavar a pressão novamente. Deixas secar, passas um pouco por àgua salgada e já está.
Ao ferveres a rocha os poros mais pequenos são limpos (onde a maioria das bactérias se alojam)
Cump

Imagem
http://www.aquaticlog.com/aquariums/scarfacept/

Próximo

Voltar para Discussão Geral