Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Limpar Rocha Viva/Morta

Limpar Rocha Viva/Morta

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 20/mar/2014, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
para montagens novas, que se compre rocha viva, que o objectivo e acelerar o ciclo, aconselham essa lavagem da rocha com agua a alta pressao? Nao vai tornar essa rocha morta novamente?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 20/mar/2014, 16:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Atenção a ferver q rocha!
Li algo a úns tempos no reef central que pode ser perigoso.
A rocha pode ter, por exemplo, algum polipo de zoanthus e ao ferver a sua toxina ser libertada para o ar na forma de gás!
Vou tentar' encontrar o link.

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 20/mar/2014, 16:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Na minha opinião na rocha viva não se toca...
Apenas retirar manualmente aquilo que não presta, tipo aptasias, majanos, alguma macrolaga se existir, fire-worms (não são os bristle worms) e os sacanas dos mantis shrimp!! De resto é mete-la lá para dentro e aproveitar toda a sua riqueza!

Doutra maneira, mais vale começar com rocha morta...

Mensagem 20/mar/2014, 18:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

O autoclismo é uma boa solução...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 20/mar/2014, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Idade:
Localização: Portugal
Tiago Rocha Escreveu:
para montagens novas, que se compre rocha viva, que o objectivo e acelerar o ciclo, aconselham essa lavagem da rocha com agua a alta pressao? Nao vai tornar essa rocha morta novamente?


O que eu disse era apenas se a intenção é lavar completamente a rocha de forma a ficar morta. Nem sempre fica barato comprar rocha nova Tiago Rocha.......

Mensagem 20/mar/2014, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
David Ramos Escreveu:
Tiago Rocha Escreveu:
para montagens novas, que se compre rocha viva, que o objectivo e acelerar o ciclo, aconselham essa lavagem da rocha com agua a alta pressao? Nao vai tornar essa rocha morta novamente?


O que eu disse era apenas se a intenção é lavar completamente a rocha de forma a ficar morta. Nem sempre fica barato comprar rocha nova Tiago Rocha.......

amigo, foram somente perguntas, com o intuito de saber mais, nunca tentando dizer alguma coisa, ou ironizando. Foram mesmo perguntas de principiante, visto que tambem vou adquirir rocha viva, para o meu sistema, e queria saber os precedimentos que tenho de adoptar :)
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 08/mar/2015, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boas amigos,
Preciso da vossa opinião, tenho muita rocha viva que queria passar para o novo Aqua, mas sei que está com alguns fosfatos e muitos nitratos, muitos mesmos, e depois de ler este tópico fiquei com mais dúvidas e desconfianças, lixívia,ácido etc ... parece me ser "esquisito" então será que se deixar a rocha dentro do mar durante 1 mês ou mais, será que volta a ser rocha viva saudável ?
Imagem

Mensagem 04/dez/2016, 02:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Localização: Portimão
Boa Noite Nelson,

Já agora como fizeste, pois eu tenho muito rocha viva e não a quero "matar", mas sim transpor para um novo aquário (que vou montar brevemente) , e gostaria de saber como acabaste por fazer.

Obrigado
Antonio Duarte

Mensagem 18/dez/2016, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal.

aconselharam-me a limpar a RM com agua oxigenada até ela fica limpinha trocando a agua e depois de limpa já a podia por no aqua, já alguem experimentou assim?

abraço
Ricardo Reis

Anterior

Voltar para Discussão Geral