Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Termoestatos Insuficientes ou avariados?

Termoestatos Insuficientes ou avariados?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas caros amigos

Tirem-me esta duvida ...

Tenho 2 termoestatos de 300w cada.

O meu aqua tem 520L mais a sump talvez uns 70/80L

A temperatura do aqua varia entre os 24 e os 25.7c

Reparo que os termoestatos nao tem sempre a resistencia acesa, ou seja a resistencia acende e apaga de minuto a minuto, as mesmas estao para atingirem os 32c

Sao o modelo Marina da Hagen
http://usa.hagen.com/Aquatic/Heating/Heaters/11236

Ambas novas e avariadas ou é mesmo assim?

abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Podem nao estar muito bons , nao é normal esse comportamento , tens os termostatos num sitio onde passe muita agua ou pouca ??

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva
Estão ambos na sump mas devido ao sistema de sump que tenho não se nota muito caudal de água.

Até é um bocado parado.

Mas lembro me que o eheim que tinha antes de se partir tinha um comportamento igual.

Terei Que comprar outro?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
pode ser da agua estar parada nesse ponto amigo .... ou de la passar pouca agua ...

nao consegues meter em outro sitio para testar , por exemplo ao pe da bomba de retorno ??

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Olá,

O problema é o pouco volume de agua na sump comparativamente com o aquário!
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
viva

coloco os dois junto da bomba de retono?

aumento o nivel de agua na sump?

cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
eu metia um a meio entre a queda e o retorno e um antes do retorno ...

mas o que o prata disse também é certo ...

abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ricardo Prata Escreveu:
Olá,

O problema é o pouco volume de agua na sump comparativamente com o aquário!


É bem provável que também seja este o problema, sou da opinião do Ricardo Prata.
Ainda por cima, conforme tens os termostatos - os dois juntos no mesmo local - não estás a optimizar o potencial dos 300w e estás a gastar ("desperdiçar") demasiada energia.
Se o aquário está numa divisão "fria", devias colocar pelo menos um dos termostatos na parte superior do aquário.
Tal como dizes, o ideal seria que o termóstato se ligasse durante 10...20 ou 30 min, o tempo que fosse necessário e depois ficasse desligado durante um bom período de tempo. Assim, sempre a ligar e desligar não deve ser bom.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Compra um regulador de temperatura. Pelo preço nem vale a pena pensar 2 vezes. Stc-1000 acho eu.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva a todos,

Ricardo Pinto Escreveu:
Ricardo Prata Escreveu:
Olá,

O problema é o pouco volume de agua na sump comparativamente com o aquário!


É bem provável que também seja este o problema, sou da opinião do Ricardo Prata.
Ainda por cima, conforme tens os termostatos - os dois juntos no mesmo local - não estás a optimizar o potencial dos 300w e estás a gastar ("desperdiçar") demasiada energia.
Se o aquário está numa divisão "fria", devias colocar pelo menos um dos termostatos na parte superior do aquário.
Tal como dizes, o ideal seria que o termóstato se ligasse durante 10...20 ou 30 min, o tempo que fosse necessário e depois ficasse desligado durante um bom período de tempo. Assim, sempre a ligar e desligar não deve ser bom.


Quando referes colocar um na parte cima do aquário, referes mesmo dentro do aquário?



Hugo Figueiredo Escreveu:
Compra um regulador de temperatura. Pelo preço nem vale a pena pensar 2 vezes. Stc-1000 acho eu.


Comprei 1, mas a única coisa que faz é dar a temperatura, porque como a temperatura não chega a atingir seque o mínimo programado, ele não dispara a cortar corrente.

Poderei colocar algum dentro da coluna seca? Assim ficaria escondido e a agua ai esta em circulação!!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Alves Escreveu:
Comprei 1, mas a única coisa que faz é dar a temperatura, porque como a temperatura não chega a atingir seque o mínimo programado, ele não dispara a cortar corrente.

Oi? :-\


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Estou a fazer alguma coisa mal Hugo?


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não sei, simplesmente não compreendi bem o que disseste. :D

O controlador defines uma temperature e ele liga o quente ou o frio em conformidade. é mais simples até que os termostatos dos aquecedores porque tem um sistema de proteção e só liga/desliga passados 1/2 minutos para não acontecer o aquecedor estar sempre no liga/desliga.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Esse controlador acho que não tem mínimo programado.
Tens que programar para ele desligar os termostatos por exemplo a 25 graus.
Até lá estão sempre ligados. e os termostatos neste caso devem estar sempre no máximo.

Se tiveres duvidas nas ligações e na programação há um video em portugues no Youtube dum senhor a programar o mesmo para uma chocadeira :)
Está bem explicado.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Existe a possibilidade de colocar uma foto da sump?

Penso que se esta a complicar a questão.....o controlador de temperatura não faz aquecer a agua do aquário simplesmente controla uma ordem para termostato ou resistência neste caso .
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos,

Eu quando referi que o controlador nao faz o trabalho dele, quis dizer o seguinte:

Por ex conforme a foto em baixo a temperatura indica 24.6c ou seja o controlador nao chega a mandar desligar os termoestatos porque a temperatura da agua nao chega a antigir 26c

Imagem

Os termoestatos estão no maximo 32c, simplesmente nao se mantem ligados tempo suficiente para a agua chegar aos 26c

cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Não entendo se estão no máximo porque desligam...
Isso não devia acontecer.

Entretanto já os mudaste de sitio?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
André Jorge Silva Escreveu:
Até lá estão sempre ligados. e os termostatos neste caso devem estar sempre no máximo.


Epá ... NAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!! :D

Não façam isso

Os termoestatos devem estar regulados para um ou no máximo dois graus acima do que é esperado.

Se tem o controlador para ligar aos 24.5 e desligar aos 25 (como eu tinha) os termoestatos tem que estar configurados para os 26 graus.

Se o controlador avariar e o relé colar não fritam o aquário ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Rui!
Ok... o relé não frita... mas a sonda rende a alma ao criador...
A mim já me aconteceu...na altura penso que lhe deu para dar leituras inferiores às reais...

Nesse caso, deixamos de ter aquecimento...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Voltar para Discussão Geral



cron