Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Guerra aos Nitratos

Guerra aos Nitratos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/jan/2015, 23:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a todos...

Já tenho o meu aquário montado há mais de 1 ano e ultimamente tenho tido alguma dificuldade em manter os nitratos em valores considerados aceitáveis. Durante uns tempos não consegui manter uma manutenção regular e assisti à morte lenta de todos os SPS que tinha. Actualmente ainda tenho valores de 50 mg/L. Tenho feito TPA's regulares e dieta aos poucos peixes que tenho.

Para dar uma ajudinha ao sistema estava a pensar adicionar algumas bactérias (zeobac) ao sistema, mas estou com algumas dúvidas como o fazer. Doses, tempo, método de aplicação...!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 11/jan/2015, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 100
Idade:
Eu penso que é 1 gota por cada 50 litros

Mensagem 12/jan/2015, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá Helder,

Importante saber o setup completo do teu aquario para conseguirmos opinar sobre as potenciais causas e soluções

Abraço,

Antonio

Mensagem 12/jan/2015, 13:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
1º - Não metas produto nenhum, nem alteres nada para já, até percebermos o problema.

2º - Como diz o AJF44 (não queres colocar o teu nome real? Aqui no forum gostamos de saber o nome das pessoas. Pensa lá nisso ;) ) é preciso saber mais dados, pelo menos:

a) Litragem do sistema
b) Que peixes tens
c) Filtragem utilizada
d) Regime de alimentação que usas

3º - Nitratos é dos problemas mais fáceis e rápidos de resolver num reef, por isso tem calma, que se vai tudo resolver. :-bd

Mensagem 12/jan/2015, 19:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
É um aquário simples e pequeno que dá para matar o "bichinho" da aquariofilia marinha.

a) Dimensões do aquario: 77*40*40 (aprox. 100L de volume líquido);
b) Tenho 2 Ocellaris, 1 Yellow tang, e 1 pequeno Hepatus;
c) Não tenho sump, apenas a filtragem biológica das rochas que se encontram no aquário (Não tenho noção de quantos kg são). O escumador é um Tunze 9004
d) Costumo alimentar os peixes 1x dia, com granulado ou 1/2 cubo se artemia (com alho ou omega3) ou mysis

Para já não adicionei nada ao sistema, apenas aumentei a regularidade das TPA's. Diz uma TPA de 50% e passados 5 dias nova TPA de 20%.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 12/jan/2015, 21:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Que areão tens e de que tamanho e qual a proveniência da Rocha?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 12/jan/2015, 21:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tamanho = altura


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 12/jan/2015, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Hugo Figueiredo Escreveu:
Que areão tens e de que tamanho e qual a proveniência da Rocha?


Sent from my iPhone using Tapatalk


Na montagem usei daqueles sacos de areia viva. Tenho no máximo 1 cm de altura em algumas zonas.
A Rocha foi toda Rocha viva que comprei numa loja.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 13/jan/2015, 00:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu diria que não tens suporte suficiente para disnitrificação e por isso tens nitratos altos. Tem sempre de haver filtragem desntrificante e não estou a ver a tua. Sem sump eu diria que o melhor é ou um filtro externo ou uma DSB.

Mensagem 13/jan/2015, 20:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu diria que não tens suporte suficiente para disnitrificação e por isso tens nitratos altos. Tem sempre de haver filtragem desntrificante e não estou a ver a tua. Sem sump eu diria que o melhor é ou um filtro externo ou uma DSB.


Nesta montagem não optei por DSB, porque se pode tornar numa bomba relógio!! Sei que estou "limitado" na filtragem, mas julgo que é possível compensar com as TPA's. Dada a dependência das TPA's, tenho é de as cumprir religiosamente.
Estava a pensar adicionar 2 gotas diárias de zeobac para fornecer novas bactérias beneficas ao sistema e baixar assim os valores dos nitratos.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 13/jan/2015, 21:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Com tpa ajuda claro mas tens de ser rigoroso. Bactérias não aconselho porque sem suporte onde se fixarem vai acabar por morrer. Ok que as bactérias ficam-se até nos vidros mas as nitrogocantes, nao as desnitrifocantes.

Ideologicamente falando eu não vejo melhor forma de ter um Reef sem sump a não ser com dsb precisamente para desnitrificar.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 13/jan/2015, 22:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Hugo Figueiredo Escreveu:
Com tpa ajuda claro mas tens de ser rigoroso. Bactérias não aconselho porque sem suporte onde se fixarem vai acabar por morrer. Ok que as bactérias ficam-se até nos vidros mas as nitrogocantes, nao as desnitrifocantes.

Ideologicamente falando eu não vejo melhor forma de ter um Reef sem sump a não ser com dsb precisamente para desnitrificar.


Sent from my iPhone using Tapatalk



Eu estava a pensar adicionar o zeobac, com esperança que as bactérias se fixem na rocha. É certo que se existir uma "excesso" de bactérias, estas acabam por morrer e "é pior a emenda que o soneto" ;)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 13/jan/2015, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Hoje estou a viver um dos dias mais tristes do meu Aquario...

Acabei de perder uma Euphyllia que era a menina dos meus olhos no aquario. Já a tinha desde o início, sempre sem qualquer problema... Agora que fiz estas trocas de água deparo-me com esta perda!!!
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 14/jan/2015, 03:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Vamos lá ver se a gente se entende ou então sou eu que já não percebo nada disto. :-o

Se tens nitratos é porque o ciclo está a acontecer efectivamente. Eu diria que tens é um excesso de amónia que está a ser transformado em nitritos e depois em nitratos.

O que se passa é que não estás a conseguir exportar os nitratos e isso faz-se através de vários métodos sendo para mim o mais eficaz a TPA (e já experimentei os outros)

Agora os nitratos acumulam-se não porque não tenhas suporte para bactérias mas porque estás a introduzir demasiados elementos que se decompõem gerando amónia que por sua vez entra no ciclo e cria mais nitratos.

Assim o meu conselho é sim, ficares triste com a morte da euphylia mas tratar o problema de raíz que é a introdução de materia não consumida.

* Aumenta a frequência das TPA (diminuindo a quantidade) - 10% semanal
* Reduz a quantidade de alimento que dás
* Dois cirugiões nesse aquário é claramente muito (então o hepatus é uma máquina de criar porcaria)
* Redireccionamento da circulação para garantir que não tens pontos mortos onde se acumule porcaria
* A cada TPA varrer a rocha com uma bomba para levantar os detritos que possam ser aspirados na TPA ou processados pelo escumador
* limpar o escumador regularmente para garantir a sua correcta operação

Atenção que a água da TPA tem que estar à mesma temperatura e densidade da água do aquário.
Uma TPA de 50% cria demasiados desiquilibrios.

Calma, paciência e 10% semanais vais ver que resolves isso num instante.

Outra coisa ... não adianta medires nitratos após a TPA. Espera 48h antes de medir.

E nesta fase alimenta os peixes dia sim / dia não e reduz a dose. Meio cubo de comida parece-me demasiado. Além disso os cirugiões gostam mais de algas do que propriamente de artémia ou mysys.

Abraços, boa sorte e vai postando os resultados.
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jan/2015, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Obrigado a ambos pela ajuda.


Acho que quanto mais leio, menos sei. Sinto que voltei ao "ABC" da aquariofilia ;)
A ideia que eu tenho é que a redução/ eliminação dos nitratos ocorre através da exportação (TPA) e desnitrificaçao (bactérias). Ao adicionar bactérias, pretendia aumentar a desnitrificaçao.

Dados os resultados das TPA's no aquario, já percebi que a TPA de 50% foi um erro.
Por norma costumo fazer os testes à água antes da TPA e repito novamente 1 ou 2 dias depois.
Repeti o teste passadas 48h e mantinha-se nos 50mg/L. As TPA's de 50% + 20% só se traduziram na perda da Euphyllia.
Vou seguir o teu conselho manter as TPA's de 10% semanais.
A quantidade de comida já não consigo reduzir mais, já tenho dado em dias alternados e a comida congelada só 1x por semana.
Por acaso não tenho o cuidado de "bombear" as rochas, vou procurar fazer isso com maior regularidade. E talvez aumentar a minha equipa de limpeza para dar uma ajudinha extra
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/jan/2015, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Porque um azar nunca vem só...

Ontem quando cheguei a casa deparei-me com um cenário "macabro" no meu aquario. Disparou um disjuntor do quadro da luz, sem perceber o porquê, e deixou-me o aquario sem electricidade durante quase 48h... Acho que já conseguem imaginar os resultados. A água estava a 13ºc!! Os peixes estavam completamente imóveis, certamente o mobilizar toda a energia para resistir a estas temperaturas tão baixas. Alguns corais soltaram-se e estavam à deriva. Morreram vários nassarios, eremitas, turbos,...
Até os vermes de fogo morreram todos (para quem se quiser ver livres deles de vez, acho que está aqui a solução)
Já passaram mais de 24h e muitos dos corais ainda não reagiram. A ver vamos!!!

As aptasias que podiam ter morrido todas, essas estão como se nada se tivesse passado.

Ainda é cedo para avaliar as consequências. Se já tinha nitratos elevados, agora é provável voltarem a subir ou a não descer tão facilmente. Tudo que morreu e não é visível vai acabar por se decompor no aquario e fazer disparar os valores dos nutrientes!!

:((
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/jan/2015, 23:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tem calma Hélder, já todos passámos por situações dessas. Sim, é natural que os nitratos subam ainda mais e até que o ciclo reinicie. Vai medindo a amónia e corrige com mudas de água se ela tiver medição.

Quando isso voltar ao sítio, vens cá a casa que eu dou-te umas podas aqui do meu estaminé! ;)

Força com isso! :ymhug:

Mensagem 19/jan/2015, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Ola Helder,

Ando há que tempos para responder a este topico mas não encontrava um ficheiro que já partilhei aqui várias vezes e é de grande utilidade.

Trata-se de uma palestra do Machado de Sousa da Maternidade de Coral sobre fosfatos e nitratos:

Palestra Machado de Sousa

Espero que te seja util.

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 01/fev/2015, 02:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Ola Helder,

Ando há que tempos para responder a este topico mas não encontrava um ficheiro que já partilhei aqui várias vezes e é de grande utilidade.

Trata-se de uma palestra do Machado de Sousa da Maternidade de Coral sobre fosfatos e nitratos:

Palestra Machado de Sousa

Espero que te seja util.

Cump




Olá sergio, tenho a agradecer a partilha de informação. Já ouvi toda a palestra e tem muita informação que desconhecia relativamente a esta matéria. Vale apena ouvir!


Hugo Figueiredo Escreveu:
Tem calma Hélder, já todos passámos por situações dessas. Sim, é natural que os nitratos subam ainda mais e até que o ciclo reinicie. Vai medindo a amónia e corrige com mudas de água se ela tiver medição.

Quando isso voltar ao sítio, vens cá a casa que eu dou-te umas podas aqui do meu estaminé! ;)

Força com isso! :ymhug:



Obrigado Hugo pelo apoio. Por acaso o teu aquario é um daqueles que um dia gostava de ver ao vivo.
Quiçá uma dia consigo ter um dessas dimensões ;) O problema é que quanto maior, maiores são as dores de cabeça ;)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 01/fev/2015, 13:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Ola Helder,

Ando há que tempos para responder a este topico mas não encontrava um ficheiro que já partilhei aqui várias vezes e é de grande utilidade.

Trata-se de uma palestra do Machado de Sousa da Maternidade de Coral sobre fosfatos e nitratos:

Palestra Machado de Sousa

Espero que te seja util.

Cump


Obrigado pela partilha :D
Se tiveres mais partilha que estou interessado.

PS: vou dosear NOPOX se tiveres alguma opinião ou sugestão agradecia imenso:)
Cumprimentos.

Próximo

Voltar para Discussão Geral