Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Siporax - Um ano depois...

Siporax - Um ano depois...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 13/Oct/2015, 16:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Filipe Valente Escreveu:
Numa visita que fiz ao fragário do Norte, tive a oportunidade de visitar a zona das máquinas. ( brutal ^:)^ ^:)^ )
Notei que os vários sistemas de aquários (sps, LPS e peixes) estão separados mas têm todos algo em comum: que é uma quantidade enorme de siporax. Não reparei se existia RV nas sumps.

Mas isto para dizer que em conversa com quem me atendeu, percebi que na altura o problema com que se debatiam era a inexistência de nutrientes e que até fizeram a experiencia de despejar um copo cheio de um escumador para o sistema e no dia seguinte os valores terem desaparecido por completo.

Foi isto que me impeliu a ter siporax e até há data nada arrependido, mas claro que Mota poderá esclarecer esta situação.


Filipe ...

há várias maneiras de esfolar um gato ...

Se fores ver a "casa das máquinas" de lojas americanas eles só tem rocha nas SUMP ... imensa rocha!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/Oct/2015, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,

Depois de, como é costume, acompanhar atentamente este tópico, resolvi dar uma achega baseada na minha curta experiência com Siporax.

Como sabem tenho um aquário já com oito anos, carregado de peixes e corais e a maior preocupação que tenho neste aquário, é o controle de nutrientes.
Para além de mudanças de água semanais (15%), uso resinas anti-fosfatos (PO4 normalmente 0,06/0,08), para além de bactérias e fontes de carbono, mantendo-se os nitratos normalmente entre os 5 e os 8.

Recentemente (há cerca de 3 meses) e com a intenção de tentar melhorar as cores ( e porque também estou sempre a inventar), resolvi introduzir uma pequena dose de Siporax (1,5 litros de Siporax, para 650 litros de água do aquário) e como ao fim de 2 meses não vi resultados, acrescentei mais 1,5 litros de Siporax e agora vou esperar para ver.

Isto é a minha experiência ainda curta com Siporax, mas agora gostaria de tentar ajudar a encontrar uma explicação teórica para os eventuais resultados positivos alegadamente conseguidos com o Siporax na desnitrificação.

Como o Marco Madeira e outros referiram, para haver desnitrificação teria de haver uma zona anaeróbica no Siporax, o que pela dimensão que o Siporax tem, não parece ser provável; concordo apenas parcialmente.

Não se esqueçam qual a teoria dos "Plenuns/Método Jaubert", que embora fora de moda tal com as DSBs nos aquários actuais, foi um método usado com muito sucesso durante muito tempo, sobretudo nos EUA para o controle nitratos.

E então no que se baseia este método, por muitos durante muito tempo considerado uma forma muito mais eficaz do que as DSBs, para conseguir a desnitrificação?

Em vez de zonas anaeróbicas para desnitrificar, o uso de zonas anóxicas (com muito pouco oxigénio), conseguidas à custa de suportar uma camada de areia relativamente grossa, sobre uma rede colocada 5 cm acima do fundo do aquário/sump.
Em vez de a DSB, ser colocada sobre o fundo criando uma zona sem oxigénio, este método preconiza a criação de uma zona com reduzido conteúdo de oxigénio, que segundo os defensores do método (Jaubert/Bob Goemans/etc.), provaram com testes, ser muito mais eficaz a desnitrificar, do que as zonas totalmente anaeróbicas.

Não será esta a explicação para a eventual eficácia do Siporax, conseguir criar, não zonas anaeróbicas, mas sim anóxicas?

Claro que o Siporax tem que ser limpo com regularidade, senão será mais uma fonte de nitratos e não só.

Isto pode ser uma explicação, mas na prática vou ter que esperar algum tempo, para ver, ou não resultados.

Abraço e desculpem a seca.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/Oct/2015, 13:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Silvério Escreveu:
Olá a todos,

Depois de, como é costume, acompanhar atentamente este tópico, resolvi dar uma achega baseada na minha curta experiência com Siporax.

Como sabem tenho um aquário já com oito anos, carregado de peixes e corais e a maior preocupação que tenho neste aquário, é o controle de nutrientes.
Para além de mudanças de água semanais (15%), uso resinas anti-fosfatos (PO4 normalmente 0,06/0,08), para além de bactérias e fontes de carbono, mantendo-se os nitratos normalmente entre os 5 e os 8.

Recentemente (há cerca de 3 meses) e com a intenção de tentar melhorar as cores ( e porque também estou sempre a inventar), resolvi introduzir uma pequena dose de Siporax (1,5 litros de Siporax, para 650 litros de água do aquário) e como ao fim de 2 meses não vi resultados, acrescentei mais 1,5 litros de Siporax e agora vou esperar para ver.

Isto é a minha experiência ainda curta com Siporax, mas agora gostaria de tentar ajudar a encontrar uma explicação teórica para os eventuais resultados positivos alegadamente conseguidos com o Siporax na desnitrificação.

Como o Marco Madeira e outros referiram, para haver desnitrificação teria de haver uma zona anaeróbica no Siporax, o que pela dimensão que o Siporax tem, não parece ser provável; concordo apenas parcialmente.

Não se esqueçam qual a teoria dos "Plenuns/Método Jaubert", que embora fora de moda tal com as DSBs nos aquários actuais, foi um método usado com muito sucesso durante muito tempo, sobretudo nos EUA para o controle nitratos.

E então no que se baseia este método, por muitos durante muito tempo considerado uma forma muito mais eficaz do que as DSBs, para conseguir a desnitrificação?

Em vez de zonas anaeróbicas para desnitrificar, o uso de zonas anóxicas (com muito pouco oxigénio), conseguidas à custa de suportar uma camada de areia relativamente grossa, sobre uma rede colocada 5 cm acima do fundo do aquário/sump.
Em vez de a DSB, ser colocada sobre o fundo criando uma zona sem oxigénio, este método preconiza a criação de uma zona com reduzido conteúdo de oxigénio, que segundo os defensores do método (Jaubert/Bob Goemans/etc.), provaram com testes, ser muito mais eficaz a desnitrificar, do que as zonas totalmente anaeróbicas.

Não será esta a explicação para a eventual eficácia do Siporax, conseguir criar, não zonas anaeróbicas, mas sim anóxicas?

Claro que o Siporax tem que ser limpo com regularidade, senão será mais uma fonte de nitratos e não só.

Isto pode ser uma explicação, mas na prática vou ter que esperar algum tempo, para ver, ou não resultados.

Abraço e desculpem a seca.


Boas,

É isso mesmo que a Sera defende César.
Agora para o teu aquário 3l de siporax é claramente pouco.

A Sera diz 1L por cada 200L de água e os brasileiros que advogam a redução de nitratos por siporax usam 1L por cada 100L

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/Oct/2015, 14:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Então como conseguimos que haja pouco oxigénio na zona do siporax?

Realmente para a quantidade de peixes quer tenho e as vezes que lhes dou de comer, deveria ter menos no3.

Devo ter uns 4 Litros de siporax para o meu aquario, 600L brutos/500 uteis.

Penso que as algas que ainda tenho no aquario se devem a ainda existência de nitratos na agua.

Mensagem 15/Oct/2015, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Boas
Embora muito novato nestas andanças, sigo este tópico com muito interesse até porque o meu Aqua de 200L, tem apenas +-8 Kg de rocha e vai agora com 7 dias de ciclo, e por recomendação coloquei ontem 1L Siporax "Sera". Desta forma pretendo conseguir mais área de colonização e filtragem. Posso assim talvez vir a ajudar a esclarecer algumas dúvidas no futuro uma vez que o meu Aqua não tem muitas variáveis.

Abraço




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 15/Oct/2015, 17:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Boas,

É isso mesmo que a Sera defende César.
Agora para o teu aquário 3l de siporax é claramente pouco.

A Sera diz 1L por cada 200L de água e os brasileiros que advogam a redução de nitratos por siporax usam 1L por cada 100L

Abraços,
Rui



Olá Rui,


Pois eu sei que é pouco, mas eu tenho reactor de zeolitos, uso bactérias e carbono e o Siporax seria para funcionar como complemento; vamos ver se dá.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/nov/2016, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Viva,

Desculpem desenterrar este tópico, mas até coincide com o subject, um ano de depois desde a última mensagem... :)

Vou voltar a montar o meu aqua e para tal adquiri recentemente cerca de 20Kg de rocha viva, e com ela vieram cerca de 3L de Siporax.

A minha dúvida é se devo/posso usar o Siporax que veio apesar deste já ter um aspecto escuro e aparentar muito uso, se devo comprar Siporax novo, ou se esqueço por completo o Siporax?

O meu aquário é de 300L.
Para além desta rocha viva ainda vou colocar cerca de 8Kg de reef branches que comprei no Fragário.

Abraço,
Luis Guilherme
(Reef v2)

Mensagem 16/nov/2016, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
César Silvério Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Boas,

É isso mesmo que a Sera defende César.
Agora para o teu aquário 3l de siporax é claramente pouco.

A Sera diz 1L por cada 200L de água e os brasileiros que advogam a redução de nitratos por siporax usam 1L por cada 100L

Abraços,
Rui



Olá Rui,


Pois eu sei que é pouco, mas eu tenho reactor de zeolitos, uso bactérias e carbono e o Siporax seria para funcionar como complemento; vamos ver se dá.

Abraço




Só para dizer que não deu; criou ainda mais nitratos.

Retirei ao fim de 3 meses.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/nov/2016, 19:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Luis Guilherme Escreveu:
Viva,

Desculpem desenterrar este tópico, mas até coincide com o subject, um ano de depois desde a última mensagem... :)

Vou voltar a montar o meu aqua e para tal adquiri recentemente cerca de 20Kg de rocha viva, e com ela vieram cerca de 3L de Siporax.

A minha dúvida é se devo/posso usar o Siporax que veio apesar deste já ter um aspecto escuro e aparentar muito uso, se devo comprar Siporax novo, ou se esqueço por completo o Siporax?

O meu aquário é de 300L.
Para além desta rocha viva ainda vou colocar cerca de 8Kg de reef branches que comprei no Fragário.

Abraço,

Olá Luis,

Para um aquário de 300L, se já tens 20kg de rocha viva e ainda pensas adquirir mais 8kg de rocha morta, diria que não necessitas do Siporax.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 16/nov/2016, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
20 kg de rocha tinha eu em 1400 lt ;) ;) agora adicionei mais 8 ...

por isso para 300 lt 20 kg chega bem amigo
..

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/nov/2016, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 42
Localização: Coimbra
Obrigado pela vossa ajuda!
Vou então por de parte o Siporax, menos uma coisa a ganhar lixo. :)
Luis Guilherme
(Reef v2)

Mensagem 17/nov/2016, 16:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Luis Guilherme Escreveu:
Obrigado pela vossa ajuda!
Vou então por de parte o Siporax, menos uma coisa a ganhar lixo. :)



Exactamente!! :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/nov/2016, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Localização: Portimão
Depois de ter lido o tópico todo, fiquei baralhado.
O siporax pelos vistos é amado por uns e 'odiado' por outros.

Eu pessoalmente sempre usei só rocha viva, mas nunca siporax, mas recentemente depois de ouvir falar tanto do siporax resolvi adicionar 2 litros ao meu sistema. Mas como é muito recente ainda não tenho conclusões.

Não sei se mantenho ou se tiro!

Antonio Duarte

Mensagem 19/nov/2016, 01:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Eu diria que o sipprax foi uma moda, que funciona mas não é excelente.
O refúgio voltou em força (muito apoiado em marketing de grandes marcas) e por isso o siporax (basicamente um substituto de rocha com o objectivo de colonizar bacterias e baixar os nutrientes) entrou em desuso.

Abraços


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Anterior

Voltar para Discussão Geral