Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético.

Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético.

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,

Qual o tipo de agua que usam para a TPA ?
Será melhor a agua com o sal sintético ou a agua recolhida no mar/natural?
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Eu uso salinada. Sal da KZ.

Mas se tivesse acesso a água natural de confiança e com alguma facilidade (moro longe da costa), usava água natural. Já usei sal que tinha kh a 15 e outro a 5. E já usei um sal que tinha nitratos a 10ppm...
O que uso agora é muito bom, mas não há como água natural de boa qualidade...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Hummm...
este tipo de tópicos leva sempre a grandes discussões mas de uma maneira geral e depois destes anos todos penso que depende da filosofia e método de cada um.
Levo 14 anos de salgados e nunca usei sal, apenas água natural, mas isso tem a ver com a minha filosofia de Reef.

Já vi aquarios excelentes usando os dois métodos... mas no fundo no fundo tenho de defender a minha dama e dizer que nos aquários que usam água natural notei maior biodiversidade de organismos. Ora isso para alguns não interessa e não diz nada, mas para mim é importante.

Claro que existem pontos a favor e contra em ambos os métodos mas de uma maneira geral e na minha opinião, nenhum se sobrepõe claramente sobre o outro.


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Excelente tópico Ricardo. Eu habitualmente uso água salinada, diria que 90 a 95% das TPA's são feitas com agua sintética e só quando posso e alguém vai buscar água ao mar eu aproveito.

Marco Madeira Escreveu:
Hummm...
este tipo de tópicos leva sempre a grandes discussões mas de uma maneira geral e depois destes anos todos penso que depende da filosofia e método de cada um.


Por acaso Marco acho que hoje em dia este assunto não causa assim tanta discussão. Actualmente, acho que pouca gente põe em causa a qualidade da água do mar da nossa costa. Para mim, é sem dúvida melhor do que qualquer sal sintético.

Dito isto e fazendo um pouco o papel de advogado do Diabo, deixem-me que partilhe convosco as limitações/desvantagens que me fazem a continuar usar água salinada:

- A primeira e mais importante, é sem dúvida, a falta de um local sossegado e prático para a recolha de água, a Norte do Rio Douro. Já percorri vários Km's de costa desde o Porto até Vila de Conde, Póvoa e não fui capaz de ver um sítio que seja sossegado, com boa qualidade de água e de fácil acesso. Claro que falhei muitos spots de praias menos desconhecidas, portanto, se alguém conhecer um sítio... faça o favor de dizer. Claro que há sempre a hipótese de ir até à Granja/Aguda/Espinho (a sul do Douro), mas infelizmente isso rouba-me demasiado tempo para conseguir fazer como rotina. Até posso ir algumas vezes, mas por rotina (que é o exigido quando falamos de TPA's) torna-se complicado.

- Bomba para colecta? Nunca pesquisei muito sobre isso, mas também é verdade que nunca vi nos fóruns muita gente falar sobre bombas. Onde comprar, marcas, potência, Gasolina/Bateria do carro? Qual a melhor?


- Sei que a maior parte das pessoas vai buscar quantidades generosas de água e depois armazena em local próprio, durante uns tempos. Sendo que uma das grandes vantagens de usar água do mar é a sua biodiversidade e os parâmetros químicos, isto não se perde ao fim de 2-3 semanas? Não basta dizerem-me que a água não cheira mal ou que parece boa, ou que os corais não se ressentem. Alguém já testou, por exemplo, coisas simples como o pH ao fim de uma semana ou duas? A água ao estar parada e sendo rica em biodiversidade, não faz aumentar os níveis de CO2, provocando uma descida no pH? Quer pela simples respiração, quer por deterioração dessa "massa viva"? Costumam colocar bombas a agitar a superfície dessa água? Confesso que a mim, o que mete mais medo é deixar a água "fechada" durante 2-3 semanas. Mas se calhar é tolice minha e não tem problema nenhum. :lol:

Portanto, basicamente eu uso água salinada por uma questão de comodidade e de falta de tempo. Se me ajudarem a arranjar alternativas que me permitam buscar água perto de casa (tipo perder 1h de viagem na ida-colheita-regresso), passo já (hoje :D ) a usar água do mar em todas as TPA's. É que perder mais que 1h todas as semanas ou de 15 em 15 dias, vai haver alturas em que vou falhar. E como sabemos, os nossos tipos de aquários não permitem desleixos.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
As Trocas Parciais de Água passaram a ser uma cena que a mim não me assiste... 8-) :lol:

E os peixes e corais continuam de boa saúde 8-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
E quanto a concentração de minerais/nutrientes essenciais não será a agua salinada mais eficiente...!
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
O meu sistema tem cerca de 450 litros, troco 30 litros todas as semanas.

Uso água do mar que vou buscar em garrafões quando o tempo o permite. Quando não é possível uso sal sintético.
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ai por cima não conheço nenhum local Ricardo... fala ai com o pessoal de cima, onde é que o Mota apanha água? É muito longe para ti?

Em relação á agua armazenada... geralmente apanho água para 3 meses, mas quando tinha o nano e o volume de água das TPA´s era pequeno, cheguei a guardar água para 6 meses sem problemas. Quando digo sem problemas, falo apenas empiricamente... a água continuava cristalina e sem cheiros, a resposta dos corais e do sistema era boa, polipos bem abertos, corais inchados, sem problemas de algas etc.

Não testei nada, apenas recebia feedback do sistema... e como tudo sempre correu bem, nunca fiz testes a essa água armazenada e ainda hoje não o faço mas sem duvida que é um teste que poderá ser feito.

Neste momento tenho água com 2 semanas, vou guardar uns 5 litros e testo daqui a uns 2, 3 meses a ver o que acontece...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva
Eu alterei "profundamente" as minhas TPAs :lol: enterrei um depósito de 4000 L no quintal, para armazenar a água do mar, esta é movimentada constantemente, por uma eheim, que também traz a água do mar "canalizada" até ao aquário.
A água é adquirida a um profissional, que só vai apanhar a água com maré e correntes favoráveis em Lagos ou em Sagres, de qualque maneira filter bags à entrada...mas tem tido qualidade muito boa.
É uma aposta minha na nova montagem as TPAs...600 litros semanais, vamos ver como corre.
Abraço
Carlos Gião


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Viva pessoal,

Eu partilho a experiência do Marco. Normalmente quando vou buscar água, trago quase sempre 360L e a minha rotina de TPA é semanal de 120litros e uso 50/50 ( salinada e natural). A água fica sempre na garagem, numa zona fresca e como é logico sem apanhar luz directa. Utilizo a água num espaço de tempo de 2 meses ( +-), mas as vezes falho a rotina das TPA por isso já cheguei a ultrapassar os 2 meses e nunca senti nada de cheiros ou comportamente diferente nos corais.

abraço
Carlos Basaloco


Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Eu também só uso água natural, e talvez 1x ou 2x por ano salinada isto se o tempo estiver muito mau e a água do mar encontra-se muito suja prefiro usar salinada.

Fasso TPAs de 15 em 15dias 44L, vou sempre recolher 90L +/- para 1mês, guardo na garagem e funciona sempre 100% nunca tive problemas.

Cumps
Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

eu sou meio suspeito por falar :lol: :lol: devo ser o maior utilizador de agua do mar que conheço até hoje

tambem já usei sal nos dias que é impossivel de ir a agua, diferenças :?: não vi nenhuma :!:

acho que de uma ou outra a unica coisa que é preciso é tpas
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Boas,

Nunca usei agua sem ser natural. Normalmente, trago 80 L e faço TPA semanal de 20L, e também nunca reparei em qualquer alteração...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Carlos Mota Escreveu:
boas

eu sou meio suspeito por falar :lol: :lol: devo ser o maior utilizador de agua do mar que conheço até hoje

também já usei sal nos dias que é impossível de ir a agua, diferenças :?: não vi nenhuma :!:

acho que de uma ou outra a única coisa que é preciso é tpas


Durante muitos anos usei água sintética, entretanto conheci o Carlos Mota há alguns anos e a partir daí sempre que podia usava e uso água natural. Presentemente estou a organizar a logística para poder ter acesso a grande volume de água natural, mas até lá uso para já água sintética. Tenho preferência por água natural da nossa costa, particularmente se for recolhida à noite, altura em que o plâncton sobe à superfície, e por ser uma água que tem um Kh baixo, mas tal como escreve o Carlos Mota -
Carlos Mota Escreveu:
...acho que de uma ou outra a única coisa que é preciso é tpas
, sim o que é preciso é efectuar TPAS :!: , de preferência frequentes e abundantes, seja com água natural, seja com água sintética. Diferenças :!: :?: :!: há, mas não se me afiguram perceptíveis e ao nosso nível não se evidencia que exerçam grande influencia.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva
Ok, eu tenho grandes quantidades de água do mar armazenada, mas não a quero muito rica em planton pois ele vai morrer durante o armazenamento deteriorando a qualidade da água, por isso a filtro à chegada.
Será que é para utilização imediata?
Outro ponto é qual é a vantagem do kh baixo da água do mar?Efeito de diluição evitando eventuais precipitações?

(esta intervenção tem por base o post do Pedro Nuno que não consegui citar, peço desculpa...)

Cumprimentos
Carlos Gião


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Boas, eu também uso água natural. Noto melhor receptividade dos corais. Em relação à sua filtragem penso que deve ser feita e faço-a porém se houver possibilidade de o plâncton passar melhor ainda. No caso de ele morrer nos bidons não me parece que haja problema (não é nenhuma cultura de plâncton).


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas

Eu tambem acho melhor a agua natural,já uso a uns bons anos e nunca tive problemas,mas de qualquer modo um bom sal faz o mesmo trabalho hoje em dia.
Depende de termos ou nao possibilidade de a ir apanhar,e se compensa!!!
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá a todos,

Uso água artificial e natural sem notar diferenças evidentes, como o Carlos Mota referiu o importante é fazer trocas de água regulares.

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá,

Aproveitando este tópico, o que vocês aconselham para iniciar o aquário, tendo em conta que vou usar 75% de Rocha morta e 25% rocha viva?

Total de litragem ( 750 L ) água do mar... ou fazer esses 750 L em casa com Sal da TMC?

Aceito outras sugestões =)

Cumprimentos,
Armando


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu devo ser o único que não gosto do sal da KZ...

Acho que os valores dos elementos base completamente desequilibrados. Os testes que fiz mostram valores de Kh altissimos e Ca e Mg baixos. Os valores de K também são bastante acima dos recomendados. Para além disso demora bastante mais tempo a dissolver do que por exemplo o da TMC ou da Red Sea. Outra coisa que achei bastante estranho foi ver o tempo que o escumador demora a funcionar em pleno depois de uma TPA com este sal (bastante mais do que com as outras marcas que uso). Por isso e sempre que possível opto por agua natural e não tendo essa opção tento alternar entre marcas.

Algum de vocês já testou a agua salinada que fez com sal da KZ?

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Próximo

Voltar para Discussão Geral