Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético.

Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético.

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro N Torres Escreveu:
Eu devo ser o único que não gosto do sal da KZ...

Acho que os valores dos elementos base completamente desequilibrados. Os testes que fiz mostram valores de Kh altissimos e Ca e Mg baixos. Os valores de K também são bastante acima dos recomendados. Para além disso demora bastante mais tempo a dissolver do que por exemplo o da TMC ou da Red Sea. Outra coisa que achei bastante estranho foi ver o tempo que o escumador demora a funcionar em pleno depois de uma TPA com este sal (bastante mais do que com as outras marcas que uso). Por isso e sempre que possível opto por agua natural e não tendo essa opção tento alternar entre marcas.

Algum de vocês já testou a agua salinada que fez com sal da KZ?

Abraço


Olá Pedro,

Eu testei há cerca de um ano a água salinada com KZ e os resultados foram: KH=8,3 - Ca=410 e Mg=1500 (testes Salifert).
Habitualmente uso duas ou três marcas de sal (KZ+Red Sea+ Reef Crystals), que vou alternando; neste momento tenho um lote feito com KZ, que vou testar e pôr aqui os resultados.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Carlos Mota Escreveu:
boas

eu sou meio suspeito por falar :lol: :lol: devo ser o maior utilizador de agua do mar que conheço até hoje

tambem já usei sal nos dias que é impossivel de ir a agua, diferenças :?: não vi nenhuma :!:

acho que de uma ou outra a unica coisa que é preciso é tpas


Olá Carlos,

Que tipo de bomba (marca/modelo) utilizas? Como é que transportas os 1000l de água, tens atrelado? Ando a colher informações sobre a melhor forma de colher a água e transportá-la, todas as informações são bem-vindas.

Abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Boa tarde a todos,

Tal como prometido passo a indicar os resultados feitos hoje a um lote de água salinada com KZ (1.025):
KH= 6,384 (Hanna Checker) Ca=450 (Salifert) Mg=1320 (Salifert).
Ao que parece há alguma inconsistência nos valores de lote para lote.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá outra vez,

Já agora e para eventualmente servir de referência, vou indicar mais alguns valores que encontrei para outra duas marcas de sal:

17/04/2011 Sal Tetra KH=10,2 Ca=380 Mg=1260 (Salifert);
30/12/2011 Sal AcquaMedic KH= 8,3 (Salifert).

Tenho para aqui mais resultados de testes de outras marcas, nomeadamente Red Sea Pro Coral, mas não os consegui encontrar :-t .

Penso que seria útil que mais gente fizesse testes à agua que deita no aquário e não só à agua do aquário e que publicasse aqui os resultados, para puderem servir de guia a quem quisesse mudar de marca de sal.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Pois, acho que esse é o maior problema!
Os valores de lote para lote e são muito diferentes e os elementos base (Ca, Mg e Kh) também!
Penso que isso denota pouco controlo de qualidade mas posso estar enganado...
Concordo com o César e gostava imenso de saber os valores de outros utilizadores deste sal...

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá outra vez,

Ora cá estou eu outra vez com mais resultados de um novo lote de sal, desta vez da Reef Crystals:
KH = 12,1 (Hanna Checker), Ca > 500 (Salifert) e Mg= 1350 (Salifert).

Então e sou só eu que faço análises à agua que deito no aquário; penso que, às vezes é mais importante analisar o que se deita no aquário do que aquilo que está lá dentro; às vezes não percebemos o porquê dos parâmetros estarem errados no aquário, porque não medimos o lá deitamos...

Vá lá, façam lá umas análises e ponham aqui os resultados, porque até pode ser que se descubra um sal bom para subir, ou descer parâmetros que estejam alterados.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Eu so estou a espera de gastar uma mistura que tenho Red Sea Pro Coral+Tmc.
Depois começo a fazer os testes, para poder divulgar os resultados também.

:ympeace:
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá outra vez,

Ora cá estou eu outra vez com mais resultados de um novo lote de sal, desta vez da Red Sea Coral Pro:
KH = 11,48 (Hanna Checker), Ca = 500 (Salifert) e Mg= 1500 (Salifert).

Abraço e ponham aqui resultados de água com outras marcas de sal.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boa Noite,

Uma coisa importante e que quase ninguem faz é agitar o balde do Sal antes de o usar!(contra mim falo!)
Como as várias substancias contidas no balde têm densidades diferentes existem alguns elementos que tendem a depositar-se no fundo do balde... Assim, sempre que fazemos agua salinada nunca vamos ter valores constantes "ao longo do balde" (se me faço entender).

Infelizmente quando me lembro disso é sempre depois de ter misturado o sal na agua ~x( ~x(


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Tou com o mota o que interessa é fazer mas eu sou naturalómaniaco :D
Cump.
Anthony


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu nunca usei esta marca de sal mas fiquei bastante curioso...

Os que eu usei até hoje ao fim de 30 minutos nem a bomba se consegue ver dentro do bidão!!!

http://www.advancedaquarist.com/blog/aq ... tals-video


vimeo.com Video from : vimeo.com


Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

Eu já há algum tempo que venho alternando este sal com outras marcas e de facto o sal dissolve muito bem e os parâmetros também me parecem bem; podes ver resultado da análise que publiquei neste post em 26/07.
O preço também é bom.

Abraço
Editado pela última vez por César Silvério em 18/Oct/2012, 10:56, num total de 1 vez.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Só utilizei agua salinada no meu primeiro Reef....e foi só 2x!

Presentemente tenho um deposito de 1000L no quintal o que me permite armazenar água para pouco mais de 1 mês!
Faço tpa´s de 200L semanais!
A água é coletada em Sesimbra, e tenho um atrelado onde transporto 400L+ 200L dentro do carro!

Normalmente no verão faço logo a tpa assim que coleto a àgua... a reação dos corais é um pouco mais "eufusiva" em relação a tpas feitas com àgua armazenada.....visto a agua estar cheia de fito e zoo placton!

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
[
(Pedro N Torres)Pois, acho que esse é o maior problema!
Os valores de lote para lote e são muito diferentes e os elementos base (Ca, Mg e Kh) também!
Penso que isso denota pouco controlo de qualidade mas posso estar enganado...
Concordo com o César e gostava imenso de saber os valores de outros utilizadores deste sal...


Bom dia a todos.
Quando uso agua salinada da seachem noto alterações nas cores dos sps estou a falar de usar de forma continuada esta agua para tpas, ai as cores ficam mais intensas ao fim de um mês de utilização em continuo.
Na sua preparação faço a mistura num recipiente onde ponho uma bomba circulação aprox. 6000l/h por um período mínimo de 24 horas.
A concentração deste sal parece superior pois uso menos sal para chegar a densidades equivalentes.
Penso que no caso os felow americanos tem controle de qualidade exigente. A variação nos parâmetros penso que não exista, eu nunca detectei variações nos testes.
O que é pouco conclusivo pois os testes efectuados limitaram-se aos atrás mencionados acrescendo o do potássio, o ideal seria medir todos os restantes elementos da agua do mar.
Como não gosto das cores muito carregadas alterno com agua do mar.
Aqui tenho um desafio a lançar ao pessoal. experimentem a circular a agua do mar e a por um escumador a trabalhar na agua antes de a introduzir no agua. :-@ .
Façam isso, pois a agua que aparentemente está limpa com a passagem pelo filter bag afinal não está.
Claro que partilho a opinião que o ideal seria eliminar a fauna nociva mas como .... sem eliminar a benéfica e sem provocar reações químicas nos componentes iónicos mais instáveis, que são quase todos os famigerados so called trace elements.

Um abraço para todos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
César Silvério Escreveu:
Olá outra vez,

Ora cá estou eu outra vez com mais resultados de um novo lote de sal, desta vez da Red Sea Coral Pro:
KH = 11,48 (Hanna Checker), Ca = 500 (Salifert) e Mg= 1500 (Salifert).

Abraço e ponham aqui resultados de água com outras marcas de sal.


Boas César,

Acho este tópico muito interessante, como não tinha reparado nele não coloquei aqui os meus dados que recolhi sobre o sal que uso "TMC Pro-Reef". Penso que é importante sabermos o que introduzimos nos nossos aquários mas talvez alguns consideram isto uma picuisse :D

Os parâmetros são os seguintes:

Densidade: 1025 (refratómetro)
Temperatura: 25.3 (Adwa AD12)
PH: 8.2 (Adwa AD12)
CA: 420 (Red Sea Reef Foundation Pro Test Kit)
KH: 7.6 (Red Sea Reef Foundation Pro Test Kit)
MG: 1440 (Red Sea Reef Foundation Pro Test Kit)

A água usada foi de osmose.

Quando este sal acabar, vou usar o "TMC Bio Actif Reef Salt".

Cumprimentos.
António Durães


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Teste de potássio feito ontem a água salinada com sal Tetra (1.025), K = 390 ppm (teste com Salifert).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
Teste de potássio feito ontem a água salinada com sal Tetra (1.025), K = 390 ppm (teste com Salifert).


Boas César,

Muito bom esse sal a nível de potássio. B-) Já agora, em termos de Ca, Kh e Mg, também a bons níveis para quem aplica o método Balling?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Testes da ultima colecta de água

KH - 9
CA - 420
MG - 1455
NO3 - 0
PO4 - 0,04
K - 420
Salinidade - 1028

;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Dilui com água doce que isso fica TOP Anthony ... :ymdevil: :ymdevil:
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Paulo Oliveira Escreveu:
Dilui com água doce que isso fica TOP Anthony ... :ymdevil: :ymdevil:


Continuo a não achar isso muito importante:

Oceano Atlântico: 3,54 %
Oceano Índico: 3,48 %
Oceano Pacífico: 3,45 %
Mar Báltico: 0,8 %
Baía de Kiel (Alemanha): 1,5 %
Golfo da Finlândia e golfo da Bótnia: 0,1 %
Mar do Norte: 3,5%
Mar Mediterrâneo: 3,74 %
Mar Negro: 1,7 - 1,8 %
Golfo Pérsico: 4 %
Mar Vermelho: 4 %
Mar Cáspio: 1,3 %
Mar Morto: 27 % em média
Mar Morto: 32,66% a 50 metros de profundidade
Mar de Aral: 34,8% em média, salinidade mais alta do mundo
Mar de Aral: 38,8% a 20 metros de profundidade.

Fonte:

Wikipedia salinidades

:-bd
Cump.
Anthony

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral