Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Reutilizar areia morta

Reutilizar areia morta

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/jun/2012, 09:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ora bom, gostaria de pedir a vossa ajuda no sentido de saber se se pode reutilziar a reia morta.

Como algums saberão eu estou a montar um novo aquário e guardei algumas coisas do antigo (há mais de 5 anos atrás). Uma dessas coisas foi a areia! que está desde então num daqueles contentores quadrados de 200L (acho eu) com rocha por cima e sem qualquer água.

A minha questão é se posso reutilizá-la lavando-a de alguma forma (seria muito bom que pudesse ser com água corrente :roll: ). É que para o aquário novo e com uma área de 200x100 vou precisar de muita areia e se ele está cara. E assim sempre poupava alguns cobres na areia para canalizar para outras coisas.

Que vos parece? É viável? Qual a melhor forma de proceder?

Mensagem 11/jun/2012, 09:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

eu fazia assim

arranjava um crivo ou uma peneira muito fininha onde só passa quase só agua e ia lavando a areia aos poucos deixava a secar durante uns dias ,podes e deves usar agua doce corrente

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 11/jun/2012, 10:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Podendo usar agua doce, tudo muda de figura e torna o processo muita mais fácil. :D

Faz sentido no final do processo usar agua a ferver ou mesmo ferver água com a areia la dentro ou é escusado?
Em 5 anos duvido que lá haja alguma coisa viva, mas já vi coisas a aparecer "do nada", que já nao digo nada...

Mensagem 11/jun/2012, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Não precisas de ferver a areia não ha la nada para matar.
Se não tiveres um crivo põe a areia num balde até um quarto do balde mete debaixo de agua corrente e vai mexendo com a mão até a agua sair limpa.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 11/jun/2012, 10:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

basta lavar bem lavado,nada mais :roll: alguma da pouca matéria organica que irá junto apenas irá acelerar o ciclo o que nem é mau





.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 11/jun/2012, 10:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo

Mensagem 11/jun/2012, 11:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Se o areão não estiver branquinho como tu queres podes sempre depois de o lavar metê-lo dentro de água num balde e despejas lá para dentro um frasco de água oxigenada ....

Passadas uma ou duas horas dás mais uma lavadela e vais ver o areão branquinho ... branquinho .... !!!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/jun/2012, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

Só mais um palpite:
Vinte e quatro horas antes de deitares a areia no aquário, deixa-a ficar de molho em água salgada (sintética, ou natural) - ratio: 3 de água para 1 de areia, para fazer com que, quando a deitares no aquário ela não vá beber magnésio e carbonatos à água do aquário, fazendo baixar o magnésio e a alcalinidade (J. Charles Delbeeek and Julian Sprung - The Reef Aquarium Vol. 3 pag.76).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 11/jun/2012, 12:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Só boas dicas!!!

Obrigado a todos! 8-)


Voltar para Discussão Geral



cron