Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Uma ou Duas bombas???

Uma ou Duas bombas???

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/jun/2012, 11:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Tenho actualmente uma MP10 numa das laterais do aquário que tem 1,00x0,60x0,40m
Como certamente sabem e sendo um aquário só de Ricordeas a bomba está a trabalhar a meio gás.

A pergunta que faço é a seguinte:

Uma só bomba tal como está ou duas (uma de cada lado)?

As opções que tenho é vender a MP10 e comprar duas tunze ou trocar a mp10 por uma mp40.

Digam de vossa justiça.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/jun/2012, 13:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

na minha ideia a melhor opção seria duas tunze,uma de cada lado

ou duas mp10,terias melhor circulação com duas bomba do que uma mp40
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 11/jun/2012, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Como disse o Carlos, duas mp10 era o ideal ou então duas 6025 ou 6045, embora as vortech pulsem e a corrente seja mais otimizada do que com as tunzes.
Seja como for, duas é sempre melhor que uma, na minha opinião...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 11/jun/2012, 14:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá, o meu aquário tem medidas muito parecidas com as tuas e tenho 2x MP10 a funcionar com wireless e em modo EcoSmart TSM funciona 100% bem e para o teu aqua com ricordeas é o ideal.

Cumps
Pedro



Sent from my Desire HD using Tapatalk 2
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 21/jun/2012, 17:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pois mas eu tenho um problema ... é que uma das faces onde deveria meter a segunda Vortech é local de passagem.
Não posso colocar lá a meio do vidro outra MP10 senão já sei que passava os dias a apanhar o motor do chão.

A minha escolha vai recair pela venda da MP10 :(( e pela aquisição de duas Tunze 6055.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jun/2012, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Boas as medidas do meu aqua sao identicas ao teu e tenho uma tunze 6055 com controlador 7096 e estou bastante satisfeito com o conjunto e tambem vou colocar uma segunda bomba de forma a poder criar mais circulaçao no aqua.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 21/jun/2012, 19:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Rui,

Tendo em conta que as Ricordeas não gostam de muita circulação uma bomba como a MP10 chega e sobra, o fluxo amplo desta bomba abrange todo o aquário. Um só bomba também favorece a estética do aquário.

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 21/jun/2012, 21:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Olá Ricardo,

Pois tambem pensei isso. Por isso comprei só uma e fui para a Vortech. Não podia estar mais enganado. Metade do aquário fica com muito pouca circulação. Para não ter acumulação de detritos tenho que elevar um pouco o ritmo da bomba e as Ricordeas não gostam.
Prefiro ter duas a rodar mais baixo para conseguir apanhar o aquário todo sem que as rics se ressintam.

Mas tenho imensa pena pois gostei muito da MP10.

Abraços

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jun/2012, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá de novo Rui,

Uma forma de minimizar a acumulação de detritos com bomba de fluxo variável e programável como a MP10 é precisamente utilizar o modo pulsátil da bomba e fazer o fluxo variar entre intensidades diferentes.

Se tiveres o fluxo da bomba de retorno no lado oposto ao da bomba podes apontar os dois fluxos um ao outro criando correntes desordenadas o que também minimiza a deposição de sedimentos.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 22/jun/2012, 11:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Viva Ricardo,

A saída da bomba de retorno é a meio do aquário pela coluna seca.

Não tenho mesmo hipótese. Só consegui resolver o assunto quando coloquei uma bomba na outra ponta do aquário contra a MP10.

Mas vês algum inconviniente em colocar as duas tunze?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jun/2012, 18:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas Rui

Eu na minha opinião ficas bem servido com duas bombas,mesmo sendo mais fracas consegues uma maior distribuição do fluxo,evitando criar deste modo zonas mortas,vale mais ter alguma circulação que não ter nenhuma.
Espero ter ajudado.
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 22/jun/2012, 18:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Bravo Escreveu:
Boas Rui

Eu na minha opinião ficas bem servido com duas bombas,mesmo sendo mais fracas consegues uma maior distribuição do fluxo,evitando criar deste modo zonas mortas,vale mais ter alguma circulação que não ter nenhuma.
Espero ter ajudado.


Viva Paulo,

Sim, foi o que pensei também, embora ache que a tunze e a MP10 são muito equivalentes.

Não acho que as bombas sejam inferiores às MP10. Então esta nova release das Tunze só tem dito bem delas em termos de consumos, barulho, aquecimento, fluxo, etc ...

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jun/2012, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Mas vês algum inconviniente em colocar as duas tunze?


Não vejo inconveniente nenhum Rui, não me parece é que seja de todo necessário. Também tenho uma bomba dessas (MP!0) e em tempos tive um aquário com as mesmas dimensões. A circulação interior depende também da forma como a rocha está disposta e da localização da bomba em si. Podes também ter 2 MP10 no mesmo lado do aquário mas com programas alternados (EcoSmart).

Abraço
facebook.com/zoacorals


Voltar para Discussão Geral



cron