Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral [Votação] Escolha da dimensão do aquário

[Votação] Escolha da dimensão do aquário

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
nestes desenhos que colocaste se for ao centro primeira imagem faria um cubo com as 4 vistas coluna seca ao centro para poderes passar cabos das bombas e colocar as proprias bombas.

se for para o que esta encostado ha parede continuo a dizer 3 vistas e o mais comprido possivel ficas com 3 vistas brutais pois o que esta encostado ha parede pouco perdes.. desde que bem feito alem que consgue ficar com uma parede entre as sala e é o aquario fica xelente se o aquario obrigar a contornar para ires da sala de jantar para a de estar


Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
Idade:
Localização: Leiria
Viva!
Eu voto em fazê-lo rectangular (opção 2) mas com 3 frentes e encostado à parede: ficas com espaço para passar cabos e etc e o esteticamente será lindíssimo!!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Com proporções que o desenho apresenta 2m é pequeno, e se é para dividir os espaços 3 frentes seria o ideal, isto olhando para a sala que está desenhada.
O facto de ter 4 frentes não impede ligações electricas e hidráulicas, existem soluções para isso.

Voto grande :) seja em que modalidade for.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas,

O Joaquim tem razão em relação a proporção do desenho, o comprimento do aqua tem 2x a altura, o que dá a ideia de ser um aqua de 120x60cm. Mas deu para perceber melhor a ideia :D

Agora quanto ás opções, eu ia para 2m com uma lateral encostada a parede. 4 vistas obriga a ter uma coluna a "estorvar" no meio do aqua.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ou isto ;) ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Isto é batota!!!
O homem manda fotos do dele para influenciar a escolha!!!
=))
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Concordo a 200% com o Ricardo!

Eu também fiz uma casa à roda do aquário e apesar de ser dos aquários que mais gosto (divisória) coloquei logo de parte por causa da manutenção, por isso eu iria sempre para um encostado à parede. Quanto às dimensões é o que mais gostares.

Concordo a 200% com o Gil!
O meu tem 60cm de altura e se fosse hoje teria feito 40. Parecer achatado, como dizes, não é propriamente mau, dá ideia que o aquário é bem maior do que aquilo que é. Tipo 200x40, parece que o aquário tem 3 metros :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
[/quote]
Bruno Escaleira Escreveu:
nestes desenhos que colocaste se for ao centro primeira imagem faria um cubo com as 4 vistas coluna seca ao centro para poderes passar cabos das bombas e colocar as aproprias bombas.

se for para o que esta encostado à parede continuo a dizer 3 vistas e o mais comprido possível ficas com 3 vistas brutais pois o que esta encostado à parede pouco perdes.. desde que bem feito alem que consegue ficar com uma parede entre as sala e o aquário fica excelente se o aquário obrigar a contornar para ires da sala de jantar para a de estar

Obrigado Bruno, Pelas opiniões e pensamentos que tenho tido com a minha mulher, penso que vai ser o rectangular. Só falta saber se encostado ou não...
Joel Santos Escreveu:
Viva!
Eu voto em fazê-lo rectangular (opção 2) mas com 3 frentes e encostado à parede: ficas com espaço para passar cabos e etc e o esteticamente será lindíssimo!!!!
Obrigado Joel!
Joaquim Galinhas Escreveu:
:)

Com proporções que o desenho apresenta 2m é pequeno, e se é para dividir os espaços 3 frentes seria o ideal, isto olhando para a sala que está desenhada.
O facto de ter 4 frentes não impede ligações electricas e hidráulicas, existem soluções para isso.

Voto grande :) seja em que modalidade for.

Obrigado Joaquim.
Concordo que 2 metros seja pequeno, mas depois ponho-me a pensar no material que é preciso, quantidades de água, etc e assusto-me.
Acho que a maior parte do material que tenho é suficiente para um aqua de 200x80, mas para um maior não sei...
E o que mais me assusta é mesmo a iluminação. Cada meio metro de aquário são mais 1000€ de luz :)
Abraço.
Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

O Joaquim tem razão em relação a proporção do desenho, o comprimento do aqua tem 2x a altura, o que dá a ideia de ser um aqua de 120x60cm. Mas deu para perceber melhor a ideia :D

Agora quanto ás opções, eu ia para 2m com uma lateral encostada a parede. 4 vistas obriga a ter uma coluna a "estorvar" no meio do aqua.

Esta ideia de três frentes não me agrada quando posso ter 4.
Não existem aquários por aí com 4 frentes em que se consegue "esconder" a coluna seca? Até pode não ficar mesmo a meio do aquário e completar uma das ilhas? Ficará muito mal?
Paulo Oliveira Escreveu:
Ou isto ;) ;)

Imagem[/url]

Abraço ;) ;)

AHAHAHAHA ISTO já todos conhecemos muito bem não é Paulo?
Não digo que não, mas tu próprio não gostavas de ter a 4ª frente?
Pedro N Torres Escreveu:
Isto é batota!!!
O homem manda fotos do dele para influenciar a escolha!!!
=))
Pedro, já sabes como é este gajo. Só gosta de envenenar :)
Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo a 200% com o Ricardo!

Eu também fiz uma casa à roda do aquário e apesar de ser dos aquários que mais gosto (divisória) coloquei logo de parte por causa da manutenção, por isso eu iria sempre para um encostado à parede. Quanto às dimensões é o que mais gostares.

Concordo a 200% com o Gil!
O meu tem 60cm de altura e se fosse hoje teria feito 40. Parecer achatado, como dizes, não é propriamente mau, dá ideia que o aquário é bem maior do que aquilo que é. Tipo 200x40, parece que o aquário tem 3 metros :D

Hugo,
Qual o problema de manutenção que vês num aquário com 4 frentes? Se os armários de cima forem acessíveis por todos os lados?
Quanto à altura, são capazes de ter razão. Sou capaz de ir para 55. Menos que isso também acho que não.

Abraço a todos e muito obrigado pelas opiniões.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
O problema de manutenção é que cagas o choão todo! :)

Ou então fazes como os Americanos (ou o MOTA :D ) e metes a sump no andar de baixo do aquário. Eu não tive hipotese de fazer cave por isso optei por fishroom.

Mesmo metendo esgoto e tubagens para debaixo do aquário, a meter os garfos dentro do aquário pinga sempre qualquer coisa. e dependendo até do tipo de chão que vais ter nessa zona, pode causar até problemas maiores.

Ou seja, na realidade a manutenção não complica até melhora porque tens acesso 360º a aquário e sump, mas a sujidade que pode criar, é a isso que me refiro. ;)


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Cubo claro!

100 * 100 * 50, ou 120 *120 * 55, 4 frentes com landscape tipo ilha e escondias tudo no overflow central. Era mais ou menos isso que faria. Ficas com boa litragem e os custos são menores.

Se colocares uma ilha central os peixes tem maior noção de espaço e o comportamento é diferente pois não tem limites impostos. Vi um assim no MACNA num cilindro de metro de raio e os peixes nem sabem que não estão no ocenao... lol ;)

Seja como for, boa sorte com o projecto! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Aimigo gostava de tar a quarta frente mas ao mesmo tempo nao gostava de estar limitado por um tubo ...

Ainda a pouco tempo se montou este no codea e ficou tooooop ... mas o problema do tubo está sempre lá ..

Imagem

Aquele abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Cubo claro!

100 * 100 * 50, ou 120 *120 * 55, 4 frentes com landscape tipo ilha e escondias tudo no overflow central. Era mais ou menos isso que faria. Ficas com boa litragem e os custos são menores.

Se colocares uma ilha central os peixes tem maior noção de espaço e o comportamento é diferente pois não tem limites impostos. Vi um assim no MACNA num cilindro de metro de raio e os peixes nem sabem que não estão no ocenao... lol ;)

Seja como for, boa sorte com o projecto! ;)

Nesse caso já posso por 20 tangs certo?
[SMILING FACE WITH OPEN MOUTH AND SMILING EYES]
Estou a brincar Marco, mas não resisti!!!


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A questão do tubo resolve-se com o chamado sistema Basso. overflow nos 4 cantos e está feito. não acho que estrague muito a estética e até se pode fazer moldura para seconder o pouco que aquilo ocupa.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo Figueiredo Escreveu:
O problema de manutenção é que cagas o chão todo! :)

Ou então fazes como os Americanos (ou o MOTA :D ) e metes a sump no andar de baixo do aquário. Eu não tive hipotese de fazer cave por isso optei por fishroom.

Mesmo metendo esgoto e tubagens para debaixo do aquário, a meter os garfos dentro do aquário pinga sempre qualquer coisa. e dependendo até do tipo de chão que vais ter nessa zona, pode causar até problemas maiores.

Ou seja, na realidade a manutenção não complica até melhora porque tens acesso 360º a aquário e sump, mas a sujidade que pode criar, é a isso que me refiro. ;)

Por acaso vou ter mesmo a Sump e casa de máquinas no andar de baixo, numa fish room para o efeito. :) Um sonho tornado realidade.
Em relação aos pingo no chão, isso há sempre. Por baixo do aquário será uma pedra qualquer bem impermeabilizada.
Do lado de fora talvez tente convencer a mulher a colocar algum tipo de passeio à volta do aquário em pedra para aqueles salpicos maiores. O resto tem mesmo que se por toalhas ou ir limpando a madeira...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Paulo, eu lembrei-me do teu ;) mas linkei aquele porque tem a parte de cima tapado e depois em baixo vai tudo para a garagem/cave, que é o que o André quer fazer.

Marco, salvo erro essa sensação que os peixes ganham de não estarem limitados só funciona em cilindro mesmo. Por exemplo o aquário central do oceanário é assim, apesar de não ser um cilindro perfeito, e pelo menos essa é uma das razões de o ser.

André, aquilo que o Paulo fala é mesmo o que me faz "comichão".
Podes sempre abdicar de os cantos de um dos lados e teres na mesma a 4 vistas e nada no meio...
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Cubo claro!

100 * 100 * 50, ou 120 *120 * 55, 4 frentes com landscape tipo ilha e escondias tudo no overflow central. Era mais ou menos isso que faria. Ficas com boa litragem e os custos são menores.

Se colocares uma ilha central os peixes tem maior noção de espaço e o comportamento é diferente pois não tem limites impostos. Vi um assim no MACNA num cilindro de metro de raio e os peixes nem sabem que não estão no ocenao... lol ;)

Seja como for, boa sorte com o projecto! ;)

Em relação Às dimensões do aquário... 120x120 era mesmo o que queria mas acho que fica largo demais entre a mesa e os sofás.

Já agora para criar mais confusão: O que acham de 150x100? Fica esquisito? Nem boi nem vaca? :)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Aimigo gostava de tar a quarta frente mas ao mesmo tempo nao gostava de estar limitado por um tubo ...

Ainda a pouco tempo se montou este no codea e ficou tooooop ... mas o problema do tubo está sempre lá ..

Imagem

Aquele abraço ...

Já tinha visto esse aquário mas já não me lembrava...
Tenho que levar a minha mulher ao Côdea para ver o que acha...

Obrigado Amigo!
Ricardo Santos Escreveu:
Paulo, eu lembrei-me do teu ;) mas linkei aquele porque tem a parte de cima tapado e depois em baixo vai tudo para a garagem/cave, que é o que o André quer fazer.

Marco, salvo erro essa sensação que os peixes ganham de não estarem limitados só funciona em cilindro mesmo. Por exemplo o aquário central do oceanário é assim, apesar de não ser um cilindro perfeito, e pelo menos essa é uma das razões de o ser.

André, aquilo que o Paulo fala é mesmo o que me faz "comichão".
Podes sempre abdicar de os cantos de um dos lados e teres na mesma a 4 vistas e nada no meio...

Também já pensei na coluna encostada de um lado. Como o aquário terá 80, a coluna apenas deve precisar de 30 ou 40, não? O resto fica livre na mesma...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Mas qual é o problema da coluna a meio?

Pode tapar-se com rocha de cima a baixo e inclusivamente podes fazer a rocha sair de água que fica muito bom. Com umas saídas de água pelo meio da coluna seca garante-se que não há acumulação de detritos ...

Quanto à iluminação ... eu vou iluminar um aquário de 200x80x60 com três Radion XR30 Pro e penso que seja mais que suficiente.

Mesmo relativamente às bombas de circulação podes fazer caixas dentro da coluna seca seja para suportar Tunze, Vortech ou o que quiseres.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Mas qual é o problema da coluna a meio?

Pode tapar-se com rocha de cima a baixo e inclusivamente podes fazer a rocha sair de água que fica muito bom. Com umas saídas de água pelo meio da coluna seca garante-se que não há acumulação de detritos ...

Quanto à iluminação ... eu vou iluminar um aquário de 200x80x60 com três Radion XR30 Pro e penso que seja mais que suficiente.

Mesmo relativamente às bombas de circulação podes fazer caixas dentro da coluna seca seja para suportar Tunze, Vortech ou o que quiseres.

Abraços,
Rui


Mais ... um cubo de 120 x 120 x 50/55 com uma coluna de 20x20 por dentro fica porreiro.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron