Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Dúvida de carbon dosing

Dúvida de carbon dosing

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 24/ago/2015, 12:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora boa tarde a todos!

gostaria (e tenho curiosidade) de começar/testar dosear uma fonte de carbono qq com vista à redução de nitrato. Pelo que tenho lido há várias formas de o fazer, com mais ou menos sucesso, : açucar, vinagre, vodka, misturas de vários, produtos comerciais etc..

Acho que preferia (td em teoria) testar o vinagre ou o açucar, se bem q o açucar dá m pouco mais de trabalho pois o o vinagre podia ser feito com bomba doseadora.

Como sou rookie nisso, gostaria que me dessem uma opinião com base nas vossas experiências, de qual é o método que funcionou para vocês bem como as doses diárias/100litros.. tendo em conta que pretendo dosear sempre por baixo.) O aquário tem cerca de 350 lts.

Tenho fosfato a 0,02 (tenho refugio com chaeto e resinas da ATI num reator) e nitratos... bastante elevados. O objetivo é mesmo a redução do nível de nitrato com a administração durante uns tempos de um destes produtos e depois não continuar com dose de manutenção mas sim parar assim que o nível estiver aceitável.

Agradeço a vossa opinião e ajudas para que este teste corra o melhor possível.

Obrigado!
Pedro Gama

Mensagem 24/ago/2015, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Boas Pedro eu usei vodka e estava a correr bem mas devido a umas leituras parei e agora uso o zeostart(devido a ajudar a ter várias estirpes de bactérias ao contrário do vodka) e também dá para usar em bomba doseadora. No forum do zeovit explica como. Mas existe aqui ym aquário dos nelhores que há e usa vsv e o Paulo Oliveira até explica a receita.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 24/ago/2015, 17:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Boas Pedro eu usei vodka e estava a correr bem mas devido a umas leituras parei e agora uso o zeostart(devido a ajudar a ter várias estirpes de bactérias ao contrário do vodka) e também dá para usar em bomba doseadora. No forum do zeovit explica como. Mas existe aqui ym aquário dos nelhores que há e usa vsv e o Paulo Oliveira até explica a receita.


Boas Ana e mto obrigado pela tua resposta! então este produto "Zeostart" - presumo que se chame Zeostart 3 - serve exatamente o mm propósito que dosear fontes de carbono com as mencionadas acima? Reduz os nitratos e tal?


Gracias!
PG

Mensagem 24/ago/2015, 18:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Não reduz nitratos, ajuda na manutenção de uma boa população bacteriana.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 24/ago/2015, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ana... A ana anda sempre em cima das minhas dosagens :) :) ... Ja usei vodka, vinagre, vsv, zeostart ou melhor quase tudo, para mim o que resulta melhor é menos agressivo e é o que estou a usar no momento é o zeostart 3...

Para mim das melhores fontes de carbono...

Just my 2 cents

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/ago/2015, 08:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro Gama Escreveu:
Ora boa tarde a todos!

gostaria (e tenho curiosidade) de começar/testar dosear uma fonte de carbono qq com vista à redução de nitrato. Pelo que tenho lido há várias formas de o fazer, com mais ou menos sucesso, : açucar, vinagre, vodka, misturas de vários, produtos comerciais etc..

Acho que preferia (td em teoria) testar o vinagre ou o açucar, se bem q o açucar dá m pouco mais de trabalho pois o o vinagre podia ser feito com bomba doseadora.

Como sou rookie nisso, gostaria que me dessem uma opinião com base nas vossas experiências, de qual é o método que funcionou para vocês bem como as doses diárias/100litros.. tendo em conta que pretendo dosear sempre por baixo.) O aquário tem cerca de 350 lts.

Tenho fosfato a 0,02 (tenho refugio com chaeto e resinas da ATI num reator) e nitratos... bastante elevados. O objetivo é mesmo a redução do nível de nitrato com a administração durante uns tempos de um destes produtos e depois não continuar com dose de manutenção mas sim parar assim que o nível estiver aceitável.

Agradeço a vossa opinião e ajudas para que este teste corra o melhor possível.

Obrigado!
Pedro Gama


Pedro Gama Escreveu:
Boas Ana e mto obrigado pela tua resposta! então este produto "Zeostart" - presumo que se chame Zeostart 3 - serve exatamente o mm propósito que dosear fontes de carbono com as mencionadas acima? Reduz os nitratos e tal?


Gracias!
PG


Pedro, as questões acima levam-me a concluir que tens muito pouca ou nenhuma informação sobre o doseamento de carbono.

Coisas simples, como o que é?, o que faz?, que problemas pode trazer?, etc.

Para mim este método é para quem é experiente e sabe o que está a fazer pois não compreendendo tanto o método como o sistema em que vai ser aplicado pode conduzir ao desastre num instante. Já vi demasiados casos cá e lá fora ...

Aconselhava-te a ponderar bem e a ler bastante sobre o assunto antes de te decidires a avançar. Há imensa informação no reefcentral, reef2reef, zeovit, advanced aquarist, etc ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/ago/2015, 09:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
OK, obrigado a todos pela ajuda.

PG

Mensagem 23/set/2015, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Boas,

Eu uso o No3Po4-X da Red Sea, gosto bastante e nunca tive nenhum problema.

Cumps

Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk

Mensagem 18/dez/2015, 11:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias a todos! Só para deixar um ponto de situação da minha experiência a dosear vodka no meu aquário. A razão pela qual quis começar esta introdução foi devido aos nitratos estarem elevados (sempre com valores aproximados de 50 ppm com teste salifert portanto.. podem ser bastante mais).

Segui o método de doseamento através das tabelas largamente disponibilizadas em vários sites da especialidade e comecei sempre muito devagar, tendo o meu aquário cerca de 350 litros úteis:

Semana 1 (1-3) 26/08/2015 0,4ml
Semana 1 (4-7) 29/08/2015 0,8ml
Semana 2 02/09/2015 1,3ml
Semana 3 09/09/2015 1,8ml
Semana 4 16/09/2015 2,3ml

e por aí fora até ao dia de hoje. Os valores à data do início da experiência: No3 50 / Po4 0.02 / KH 8.5 / Ca 450 / Mg 1400

Sabia que o facto de ter valores de Po4 tão baixos poderia eventualmente ser um valor limitante para uma redução efectiva dos nitratos - durante este tempo não usei as resinas anti-fosfato da ATI para ver se os fosfatos subiam um pouco ou pelo menos se mantiam.

Durante estes meses nunca usei bactérias para complementar este doseamento.

Chego ao fim de Novembro sem notar rigorosamente nada de diferente em termos de redução de nitrato (sempre se mantiveram nos 50 ppm). As unicas diferenças que notei foram talvez uma maior claridade na coluna de água (mas nunca tinha sentido dificuldades nesse aspecto devido à utilização regular de carvão). O escumandor (Deltec 1455) a escumar como sempre - sempre retirou mta porcaria da água mesmo. O copo começou a ficar cheio um pouco mais depressa e com a água mais escura e mais mal cheirosa. Aliás, esta foi a única (muito pouca) "alteração" que notei até ao final de Novemebro o que me levava a pensar que estaria no bom caminho e que mais cedo ou mais tarde os valores de nitratos iriam cair. Mas não.

Até aí todos os habitantes do aquário se encontravam de boa saúde. Não notei quaisquer diferenças para pior nos corais - os únicos com problemas eram os zoanthus mas já vinha de muito antes da adição do vodka, e uma ou outra guerra entre corais por terem crescido tanto.

Começou a semana 16. 4 meses depois de ter iniciado esta experiência, estava a dosear 8ml de vodka diariamente (dividido em 2 doses de 4ml - 1 exactamente antes de acedenderem as luzes e os restantes 4ml umas 6 horas depois, sempre com a bomba doseadora e verificada recorrentemente para constatar que as doses estavam a ser doseadas correctamente). Nunca fiquei com o aquário meio leitoso ou nada que indicasse overdosing de vodka devido a um eventual bloom de bactérias. Nesta altura comecei a achar que já se teria passado tempo a mais sem ver resultados. Sei que todos os aquários são diferentes, que neste hobbie nada de bom acontece depressa e que este processo de redução nos nitratos pode levar o seu tempo. Mas facto é que uma garrafa de vodka já tinha ido quase toda, já tinham passado 16 semanas e estava tudo na mesma. Comecei a ponderar desistir deste método. Começar a reduzir as doses de vodka até parar totalmente e pensar numa alternativa.

Foi na 2ª semana de dezembro que comecei a ver alterações adversas em alguns dos meus corais (2 montiporas, 1 verde e 1 vermelha cujas pontas começaram a aparentar branqueamento e uma fungia a começar a ter pontos brancos). O meu Kh tinha subido um pouco e estava nos 8.9 o que me levou a pensar que fosse essa a razão - tinha lido que isto pode acontecer qdo se doseia vodka e que se deve manter o Kh o mais próximo possível da água natural, (portanto mais baixo). Nesta altura, apenas reduzi um pouco as doses de Kh para descer o valor devagar. Não alterei a quantidade de vodka a ser introduzida.

Aguardei mais uns dias para ver como a situação evoluía e chego ao dia de hoje. O branquemento continuou (apenas nestes corais felizmente) mas para mim chega. É tempo a mais para estar a dosear vodka e não ver rigorosamente alterações nenhumas. Já reduzi a dose de vodka para metade e vou reduzir lentamente até parar por completo.

Tenho pena de não ter funcionado para mim. Gostaria de enteder o que eventualmente terei feito mal. Talvez pudesse ter introduzido bactérias.. tavez ajudasse.

Acham que deveria insistir neste método por já ter passado tanto tempo e já não deverá faltar mto para que os nitratos finalmente comecem a descer? Aceito sugestões! Tenho muita pena da fungia - já a tinha no aquário à bastante tempo e apesar de não ter morrido, tem alguns pontos onde já se vê o esqueleto.

Peço desculpa pelo testamento, mas acho importante deixar o meu testemunho sobre esta experiência.

Obrg e boa continuação!
PG

Mensagem 18/dez/2015, 19:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Pedro, o teu aquário é um daqueles que vou seguindo atentamente. Teve uma evolução fantástica até ao momento.
Também tenho os meus nitratos elevados e tenho tido dificuldade em baixa-los. Já ponderei adicionar vodka, mas sempre tive receio devido a alguns mitos/ verdades sobre esta mesma adição. Já ouvi relatos de pessoas que se deram bem, outras não tão bem. Conheço um membro que faz adição de Vodka e que mantém os nitratos a 50mg/L. Já li aqui no fórum que desnitrificaçao do NO3 nos nossos aquário não acontece. Se assim for a redução de Nitratos com Vodka não passará de um mito. :-?


Por outro lado, como se têm mantido os teus valores de Fosfatos? Será que estavam relativamente baixos para esses valores de nitratos?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 19/dez/2015, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Pedro, fizeste o teste de nitratos com um outro teste só para verificar se o que usas não está estragado? Eu para já faria isso...

Mensagem 19/dez/2015, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá meus amigos! Acabo de fazer testes ao aqua e os resultados são:

Sal: 1.025 / Temp 26ºc / Ca 440 / Mg 1420 / Kh 7.6 / Po4 0.02 / No3 50

Fiz por descer o Kh e agora vou tentar mantê-lo assim. Os fosfatos continuam baixos.. pode ser este o valor limitante para os nitratos não descerem ou ... 4 meses e tal não é tempo suficiente para eles desçam qdo se doseia vodka.. não sei!

Neste momento estou a introduzir metade do vodka que introduzia (2ml + 2ml).

Obrigado Helder pelas tuas palavras. @João, eu de facto ainda não testei os nitratos com outro teste mas.. se testar a água da minha torneira, o resultado é 0.. deduzo que esteja bom. Mas posso tentar arranjar forma de o fazer sim.

Fotos dos testes:

PO4:
Imagem

NO3:
Imagem

Acabei de limpar os vidros e noto que estava com tipo uma poeira branca no vidro.. estas poderão ser boas notícias em relação ao doseamento do vodka né?

em boa verdade.. já tinha estes valores de nitratos à imenso tempo e nunca tinha tido problemas... enfim..

Obrigado a todos pela ajuda
PG

Mensagem 19/dez/2015, 23:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Sim Pedro, a poeira branca que falas são bactérias, é sinal que a população de bactérias está a crescer. Pelo sim pelo não eu faria o teste de nitrato com outro kit.

Mensagem 28/dez/2015, 16:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos,

só para deixar uma resposta a este tópico que deixei noutros foruns lá fora (procurava várias opiniões diferentes):

"One of the reasons I started this thread was to gather opinions regarding the time taken to lower the nitrates when vodka dosing. Since I was dosing for 6 months and nothing good had happened (only bad things) I'm now in the process of lowering the dosage until full stop. Now I know that for a lot of you that tried the vodka method to lower nitrates, 6 months were not enough, a bit different from the cases I had read about when first studying the dosing method.. but every aquarium is different.

What I've learned from this:

- I believe vodka dosing does work. But it's really not meant to lower high values of NO3/PO4. I think it really works when trying to achieve an Ultra Low Nutrient System in an already balanced system. Not really to rely on to lower high values of Nitrates.

- When first beginning vodka dosing make sure your water levels are as close to Natural Sea Water as possible. KH level is very important here. If it gets over 8.5 you may start getting burned tips - mostly on SPS corals. Keep it between 7 and 8 and you should be fine.

- Your NO3 level won't go down if you have undetectable PO4 (or really low level) on your aquarium water - no matter how much vodka you throw at it.

- The problem with this is that you keep following the vodka dosing charts and upping the vodka levels always looking for the NO3 drop that never happens until one day you may find that you have overdosed your tank with really bad consequences to your corals.

- A big efficient skimmer is really important.

- It might take a while until you notice any changes (or so i've read..)

I haven't lost any fish but my corals suffered and are still recovering. I think the reason why I had corals starting to STN/RTN and why this didn't work for me: High KH level (almost 9) and low PO4 level that didn't let NO3 drop.

Hope this experience (one more one the web) might help others."


Em relação ao teste de NO3, assim que conseguir vou tentar testar com outro teste.

Obrg a todos pela ajuda e Feliz Ano Novo!
PG

Mensagem 30/dez/2015, 00:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Pedro, venho partilhar uma experiencia recente que tive. Já ha muito tempo que tenho registado os Nitratos elevados no meu aquario, sempre na ordem os 25-50 mg/L (teste Salifert) e sempre tive dificuldade em baixar estes parametros. Como estou a ter um periodo de instabilidade no meu aquario e estou a perder todos os SPS que tenho, repeti os testes com marcas diferentes. Conclusão, com com o teste Salifert NO3 = 50 mg/L e com o teste da Tropic Marin NO3 = 15 mg/L. Agora a maior duvida é qual é o correcto ~x(
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 30/dez/2015, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Helder Ferreira Escreveu:
Olá Pedro, venho partilhar uma experiencia recente que tive. Já ha muito tempo que tenho registado os Nitratos elevados no meu aquario, sempre na ordem os 25-50 mg/L (teste Salifert) e sempre tive dificuldade em baixar estes parametros. Como estou a ter um periodo de instabilidade no meu aquario e estou a perder todos os SPS que tenho, repeti os testes com marcas diferentes. Conclusão, com com o teste Salifert NO3 = 50 mg/L e com o teste da Tropic Marin NO3 = 15 mg/L. Agora a maior duvida é qual é o correcto ~x(


Fácil...

... Multi-Reference, Fauna Marin. :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Bom Ano
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/dez/2015, 15:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
César Silvério Escreveu:
Helder Ferreira Escreveu:
Olá Pedro, venho partilhar uma experiencia recente que tive. Já ha muito tempo que tenho registado os Nitratos elevados no meu aquario, sempre na ordem os 25-50 mg/L (teste Salifert) e sempre tive dificuldade em baixar estes parametros. Como estou a ter um periodo de instabilidade no meu aquario e estou a perder todos os SPS que tenho, repeti os testes com marcas diferentes. Conclusão, com com o teste Salifert NO3 = 50 mg/L e com o teste da Tropic Marin NO3 = 15 mg/L. Agora a maior duvida é qual é o correcto ~x(


Fácil...

... Multi-Reference, Fauna Marin. :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Bom Ano



Sim, vai ter de ser. Mas não devia ser necessário o dobro dos custos.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Voltar para Discussão Geral