Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Picada de Pterois volitans

Picada de Pterois volitans

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 24/jun/2012, 21:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Boa Noite.


Há cerca de 2 horas fui picado por um pterois volitans, por minha culpa!!! Não me lembro de sentir uma dor tão forte em toda a minha vida. Tenho o dedo totalmente inchado e tenho-o mergulhao em água quente, pois, pelo que li, é um veneno termolabel e, portanto, dilui-se com a temperatura. A dor aguda já passou e agora sinto como que uma dormencia associada a alguma dor. Alguém tem algum conselho para me dar, ou posso começar a despedir-me da família e dos amigos?? :)


Obrigado e um abraço,
VM

Mensagem 24/jun/2012, 21:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Victor,

Sugiro que te dirijas o posto de saude mais proximo/hospital para te ser administrado um tipo de antidóto !!!!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 24/jun/2012, 22:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Vítor,

Ao que parece... já estás a fazer o antidoto mais recomendado.

Vou passar-te o resultado de uma pesquisa rápida que fiz aqui nuns sites médicos:

Wilderness Environ Med. 1996 Nov;7(4):291-6.
Lionfish envenomations in an urban wilderness.
Aldred B, Erickson T, Lipscomb J.
Source

Department of Emergency Medicine, University of Illinois, Chicago 60612, USA
Abstract

Marine envenomations are commonly encountered along coastal regions of the United States. Although less frequent, marine bites and stings do occur in landlocked locales, such as the Midwest, because of an increased interest in keeping these exotic creatures as pets. We report 33 cases of envenomations by captive lionfish (Pterois volitans) called to a regional Chicago poison control center over a 2-year period. All stings were accidental, and 10 (30%) were treated in an emergency department. The wounds were uniformly on the hand, and all presented with local, intense pain. The majority of envenomations were responsive to prompt immersion in nonscalding water within 90 min, and all were advised on tetanus prophylaxis and local wound care. Two patients (6%) required hospitalization. In all cases, those patients envenomated recovered without permanent sequelae. As a result of increasing encounters with lionfish as pets, health care providers. regardless of their locale, should be familiar with the current treatment recommendations.

PMID:
11990126
[PubMed - indexed for MEDLINE]




Outro Artigo

J Hand Surg Am. 1993 May;18(3):523-5.
Lionfish envenomation of the hand.
Patel MR, Wells S.
Source

Methodist Hospital and Maimonides Medical Center, Brooklyn, N.Y.
Abstract

Lionfish (Pterois volitans) envenomation of the hand causes excruciating pain and occurs in three grades: (1) erythematous reaction, (2) blister formation, and (3) dermal necrosis. The initial treatment in all cases is to soak the hand in nonscalding water (45 degrees C) until the pain subsides by denaturing the thermolabile venom proteins. The blisters should be immediately excised to prevent dermal necrosis, inasmuch as the blister fluid contains residual active venom. To prevent a hypersensitivity reaction, any further contact with the fish should be avoided.

PMID:
8515029
[PubMed - indexed for MEDLINE]



E mais um...

J Emerg Med. 2002 Nov;23(4):379-82.
Lionfish envenomation.
Vetrano SJ, Lebowitz JB, Marcus S.
Source

Department of Emergency Medicine, Newark Beth Israel Medical Center, Newark, New Jersey, USA.
Abstract

Lionfish (Pterois volitans) are venomous fish most often found as aquarium pets throughout the United States. Lionfish envenomations frequently occur on the upper extremities, with pain as the predominant symptom. Immersing the injured part in warm (45 degrees C) water is considered the first and foremost important treatment as it is reported to relieve pain and inactivate the venom. Other methods of analgesia are discussed. We present a case of lionfish envenomation that failed to respond to warm water immersion.

PMID:
12480019
[PubMed - indexed for MEDLINE]


Portanto.... sugiro-te que continues com os banhos de água quente até controlo da dor. Se a dor não passar, dirige-te ao hospital e de preferência com esta informação que te passei para ser mais fácil a pesquisa por parte dos médicos. Nos próximos dias, vigia bem o local da picada e procura por sinais inflamatórios ou de infecção.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 24/jun/2012, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Vitor,

O conselho que te dou é dirigires-te às Urgências do Hospital mais próximo para eles verem à lupa que não ficou lá nada e te receitarem alguma coisa para as dores e possíveis infecções.

Já fui picado por um peixes desses adulto (em aquário), é uma dor lancinante e a mais forte que senti até hoje. Telefonei para o Centro Anti-venenos - T. 808 250 143 (http://www.inem.pt/ciav) e referi o nome da espécie. Posteriormente fui para ao Amadora-Sintra de ambulância, não tinha forças para nada. Após a picadela mergulhei o dedo em água quente (o mais que tolerares), em sumo de limão mas sinceramente a sensação que tenho é que nada disso fez algum efeito. Se a picada for forte o veneno começa a espalhar-se braço acima como foi o meu caso. A dor com o tempo começa a diminuir e passadas 24h já não sentia nada.

As melhoras
facebook.com/zoacorals

Mensagem 25/jun/2012, 00:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Ricardo,

Por curiosidade... fizeram-te mais algum tratamento no Hospital? Ou só te deram analgésicos? Para além de dor, apresentavas mais algum sintoma?
Em tempos li um artigo feito por aquariofilistas médicos, a propósito dos perigos nos nossos aquários, e com recomendações sobre como proceder nestes casos, mas não estou a encontrar esse artigo.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/jun/2012, 01:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Olá Ricardo, olá Ricardo e olá Ricardo :)


Antes de mais, muitíssimo obrigado pelas Vossas opiniões. Entretanto saí do trabalho, vim para casa, fiz a minha vida habitual e já practicamente não tenho dor e quase consigo fechar o dedo sem problemas, embora ainda tenha algum inchaço. Creio, ou quero acreditar, que não devo ter necessidade de me dirigir ao hospital, felizmente.

Ricardo Pinto, muito obrigado por esses excertos. :-bd É informação boa :)

Ricardo Rodrigues, felizmente para mim que não tive os mesmos problemas que tu. Deve ter sido uma experiência e tanto... É uma dor que não desejo ninguém.

Ricardo Prata, obrigado pela tua sugestão.


Um abraço a todos,
VM

Mensagem 25/jun/2012, 01:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Folgo em saber que estás bem.

Agora... toma muito cuidado em evitar futuras picadas, porque se sofreres uma segunda picada podes desenvolver uma reacção de hipersensibilidade, tipo alérgica e nesse caso com consequências mais graves.

Trabalhar ao domingo? Depois dá nisto... =))
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/jun/2012, 10:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Ainda bem que não foi nada de grave nem muito forte,este foi um bocado pior.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 25/jun/2012, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Olá Ricardo.


É, de certeza que foi por trabalhar a um domingo, ainda por cima até ao fecho, que isto aconteceu :) Já agora, diz-me uma coisa se souberes, por favor: não é que tencione voltar a passar por esta experiência, mas essa questão da reacção de hipersensibiliadade é permanente até ao fim da minha vida ou apenas durante um certo período de tempo?


Pedro, felizmente não foi preciso deitar-me, mas já não voltarei a olhar com os mesmos olhos para o raio do peixe [-x [-x ehehe


Um abraço,
VM

Mensagem 27/jun/2012, 00:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Ricardo Pinto Escreveu:
Olá Ricardo,

Por curiosidade... fizeram-te mais algum tratamento no Hospital? Ou só te deram analgésicos? Para além de dor, apresentavas mais algum sintoma?
Em tempos li um artigo feito por aquariofilistas médicos, a propósito dos perigos nos nossos aquários, e com recomendações sobre como
proceder nestes casos, mas não estou a encontrar esse artigo.


Espreitaram à lupa a zona da picada para tentar perceber se tinha ficado algum corpo estranho lá dentro. Além da dor e inchaço da mão e braço não tinha nenhum sintoma.

No meu caso estava a ressuspender vigorosamente os sedimentos da rocha e o bicho não lhe apeteceu sair do lugar.

Vitor Melo, ainda bem que tudo terminou bem.

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 27/jun/2012, 00:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Vitor Melo Escreveu:
Olá Ricardo.


É, de certeza que foi por trabalhar a um domingo, ainda por cima até ao fecho, que isto aconteceu :) Já agora, diz-me uma coisa se souberes, por favor: não é que tencione voltar a passar por esta experiência, mas essa questão da reacção de hipersensibiliadade é permanente até ao fim da minha vida ou apenas durante um certo período de tempo?


Pedro, felizmente não foi preciso deitar-me, mas já não voltarei a olhar com os mesmos olhos para o raio do peixe [-x [-x ehehe


Um abraço,
VM


Não sei. Até podes nem ficar com nenhuma hipersensibilidade.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 27/jun/2012, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Pinto Escreveu:
Não sei. Até podes nem ficar com nenhuma hipersensibilidade.


Boas,

Por falar nisso, aqui há tempos vi um documentário na tv sobre umas mulheres espanholas, que trabalhavam em limpezas, e devido a uns detergentes ou produtos de limpeza manhosos, ficaram com isso de hipersensibilidade e digo-vos... é melhor não correr riscos... elas ficaram com a vida destruída... por causa desse problema, bastava irem na rua ou estarem numa sala e alguém ter um simples aftershave ou perfume normal, e elas entravam em crise... muito mau mesmo... e o pior de tudo, não tinham direito a seguro... as seguradoras recusavam-se a proteger as mulheres... mais vale não arriscar uma segunda picada ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Voltar para Discussão Geral



cron