Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral REEF PLUS

REEF PLUS

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 12/dez/2016, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Filipe Valente Escreveu:
Olá João,

Ao passar pelas fotos denotei algo que neste momento é mais importante que os nomes dos corais.

Na foto nº3, as zonas da acropora que estão por baixo parecem-me estar com "bites" de AEFW (Acropora eating flat worms).A zona na base a branquear é sinonimo desta peste, que em caso afirmativo, em pouco tempo se propagará para todas as acroporas.

Retira o coral para fora e tira umas macros para perceber melhor. Procura também por ovos nas zonas mortas da base. (Vê na net o aspeto dos ovos).

Posta os resultados ASAP.



Boas Filipe,

Mal possa vou tiro foto, mas se realmente o que há a fazer ?

Obrigado

Mensagem 12/dez/2016, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Caso se confirme que seja é rezar para que esteja só nessa acropora. Eu retirava essa acro em prol das outras.

Existem alguns produtos no mercado para desinfestar acros, mas o teu problema aqui é o tempo a que tens a acro no aquário e a probabilidade das planárias já se terem propagado.

Entretanto para validar se são AEFW tira um bocado de água do aquário para um recipiente largo e abana a acropora lá dentro com muita força. Vê se largam as famosas AEFW que ficarão a nadar. São quase transparentes ligeiramente amareladas e muito achatadas.

Mensagem 12/dez/2016, 00:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Filipe Valente Escreveu:
Caso se confirme que seja é rezar para que esteja só nessa acropora. Eu retirava essa acro em prol das outras.

Existem alguns produtos no mercado para desinfestar acros, mas o teu problema aqui é o tempo a que tens a acro no aquário e a probabilidade das planárias já se terem propagado.

Entretanto para validar se são AEFW tira um bocado de água do aquário para um recipiente largo e abana a acropora lá dentro com muita força. Vê se largam as famosas AEFW que ficarão a nadar. São quase transparentes ligeiramente amareladas e muito achatadas.


Este coral entrou ontem no aquario e antes de entrar levou reef dip de 10min

Mensagem 17/dez/2016, 14:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:

Mensagem 17/dez/2016, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Os palhacos puseram a primeira postura de ovos (finalmente!)

Em relação ao AEFW dos corais não me parece ser porque não tem cara disso e e uma parte branca que não aumenta nem diminui

Imagem
Imagem
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 18/dez/2016, 00:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas João,


Eu concordo com o Filipe, essa acro essa Acro está/esteve com AEFW.
Atenção a possíveis ovos das AEFW para além dos ovos dos palhaços ;)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/dez/2016, 00:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Hélder eu não duvido, mas quando fizemos reef dip, e como é meu hábito analiso sempre bem e não havia por lá nada...
Mas vamos estar atantos e fazer outro reef dip qt antes.

Alguma sugestão em especial?
Abraço

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Mensagem 18/dez/2016, 01:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Andre Eufrasio Escreveu:
Hélder eu não duvido, mas quando fizemos reef dip, e como é meu hábito analiso sempre bem e não havia por lá nada...
Mas vamos estar atantos e fazer outro reef dip qt antes.

Alguma sugestão em especial?
Abraço

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk


Andre, depois do dip abana bem ou ate mesmo com uma bomba fraca podes direcionar o fluxo para o coral.

Por vezes torna-se complicado quando quando nao sabemos bem o que procurar, nao sei se sera o caso.
Mas lembro me da minha primeira vez demorei a encontrar a primeira, ate que de repente era uma porrada delas no recipiente.
Sao pequenas e praticamente transparentes.

Na minha opiniao só o dip sem um bom abanao pouco resulta, so mesmo os copepedes e os amphipodes saltam sem mais nem menos. :-\

Abv

Mensagem 28/dez/2016, 02:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço

Mensagem 28/dez/2016, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
João Machado Escreveu:
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço

Boas,
O que tens lido ainda não te respondeu à questão?
Ter algas na sump parece-me uma má ideia, és capaz de estragar umas quantas bombas.
Mas num refugio tem os benefícios que já deves ter lido. Diminuição de fosfatos e nitratos na água.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/dez/2016, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
André Jorge Silva Escreveu:
João Machado Escreveu:
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço

Boas,
O que tens lido ainda não te respondeu à questão?
Ter algas na sump parece-me uma má ideia, és capaz de estragar umas quantas bombas.
Mas num refugio tem os benefícios que já deves ter lido. Diminuição de fosfatos e nitratos na água.
Abraço.


Boas quando disse na sump era num refugio !
A questão é faz assim tanta diferença ?
Abraço

Mensagem 28/dez/2016, 12:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
João Machado Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
João Machado Escreveu:
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço

Boas,
O que tens lido ainda não te respondeu à questão?
Ter algas na sump parece-me uma má ideia, és capaz de estragar umas quantas bombas.
Mas num refugio tem os benefícios que já deves ter lido. Diminuição de fosfatos e nitratos na água.
Abraço.


Boas quando disse na sump era num refugio !
A questão é faz assim tanta diferença ?
Abraço


se tens algo a os consumir faz diferença certo ? fará sempre diferenca pois é mais um meio de exportar os nitratos e fosfatos.

Mensagem 28/dez/2016, 12:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
E é também uma fábrica de copepods e outros seres vivos benéficos para peixes e corais.

Desde que montei o meu refugio com chaetomorpha nunca mais precisei de midias anti PO4 e os nitratos nunca estiveram tão baixos.

O mandarim há pelo menos dois anos que agradece os copepods :D

Mensagem 28/dez/2016, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
João Machado Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
João Machado Escreveu:
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço

Boas,
O que tens lido ainda não te respondeu à questão?
Ter algas na sump parece-me uma má ideia, és capaz de estragar umas quantas bombas.
Mas num refugio tem os benefícios que já deves ter lido. Diminuição de fosfatos e nitratos na água.
Abraço.


Boas quando disse na sump era num refugio !
A questão é faz assim tanta diferença ?
Abraço

Todos os aquários necessitam de uma forma de baixar o NO3 e PO4. a mais simples são TPA's que muitas vezes são suficientes.
Outras formas, são midia anti fosfatos, bio pellets, siporax, refugio, etc.
O refugio já foi muito utilizado no passado (de uma forma diferente da que se faz agora) e voltar a estar na moda, muito por força do metodo triton que o utiliza.
A resposta é sim, faz diferença. Senão para que se utilizaria?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/dez/2016, 13:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
André Jorge Silva Escreveu:
João Machado Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
O que tens lido ainda não te respondeu à questão?
Ter algas na sump parece-me uma má ideia, és capaz de estragar umas quantas bombas.
Mas num refugio tem os benefícios que já deves ter lido. Diminuição de fosfatos e nitratos na água.
Abraço.


Boas quando disse na sump era num refugio !
A questão é faz assim tanta diferença ?
Abraço

Todos os aquários necessitam de uma forma de baixar o NO3 e PO4. a mais simples são TPA's que muitas vezes são suficientes.
Outras formas, são midia anti fosfatos, bio pellets, siporax, refugio, etc.
O refugio já foi muito utilizado no passado (de uma forma diferente da que se faz agora) e voltar a estar na moda, muito por força do metodo triton que o utiliza.
A resposta é sim, faz diferença. Senão para que se utilizaria?



Certo!
Só queria ouvir as experiências que já tiveram !

Mensagem 29/dez/2016, 19:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
João Machado Escreveu:
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço


A esta altura do campeonato, ainda perguntas isto? :-?

Noob :D

Estragar bombas é relativo, depende como montes e como tenhas o retorno do refugio...

Abraço

Mensagem 29/dez/2016, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Vítor sabes que ele gosta de fazer perguntas, tu também não apareces nem nada.. para quando uma nova poça para os lados de Condeixa?

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Mensagem 29/dez/2016, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Vitor Pedroso Escreveu:
João Machado Escreveu:
Boa noite,

Tenho andando a ver e ler na internet e a questão "Ter um Refúgio na Sump c/ Chaeto e etc" é um assunto muito em voga na aquariofilia marinha por aí.
Alguém é capaz de me explicar verdadeiramente se tem benifícios ou não eu ter efetivamente estas algas a propagarem-se na minha sump ?

Abraço


A esta altura do campeonato, ainda perguntas isto? :-?

Noob :D

Estragar bombas é relativo, depende como montes e como tenhas o retorno do refugio...

Abraço


Opa quem é vivo sempre aparece!

A esta altura do campeonato estou a ponderar se vale a pena colocar ou não !

Mensagem 31/dez/2016, 00:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Claro que sim,

Pensa que se uma alga cresce é porque consome algo e as algas consomem o quê? Fosfatos e nitratos certo amigo?
Além que se optares por chaetomorpha vais ter um belo hotel/spa para microvida.
Fala com o Paulo que ele arranja-te um pouco "made in" Vitor Pedroso.

I'll be back soon baby :D

Abraço

Mensagem 31/dez/2016, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
[quote="Vitor Pedroso"]Claro que sim,

Pensa que se uma alga cresce é porque consome algo e as algas consomem o quê? Fosfatos e nitratos certo amigo?
Além que se optares por chaetomorpha vais ter um belo hotel/spa para microvida.
Fala com o Paulo que ele arranja-te um pouco "made in" Vitor Pedroso.

I'll be back soon baby :D

Abraço[/quote

Passa por cá para veres como anda a poça !

Abraço

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral