Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral vortech mp10

vortech mp10

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/jul/2012, 23:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas.
tenho uma questão para vocês. finalmente chegou o meu aquario(90x50x50) :) e ao colocar a bomba de circulação sun sun que tenho só para ver como ficava, fiquei desiludido. a bomba é um grande mamarracho e fica muito pouco estetico. este facto fez me tomar a decisão de adquirir uma das tão faladas vortech.
a minha questão é a seguinte, será que uma vortech mp10 chega para o meu aquario ou teria de ter 2 ou talvez uma mp40?
outra questão que tenho é em relação ao ruido, a mp10 faz muito barulho?
preciso da vossa ajuda para me livrar das sun sun, dêm a vossa opinião sobre o que devo optar.

cumprimentos

Mensagem 03/jul/2012, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

A mp10 é realmente uma boa bomba, mas tem um contra, so funciona bem em vidro até 9,5 mm de espessura... Se a espessura do teu vidro for superior, aconselho-te a ires para uma mp40 , até porque potencia a mais nao é problema uma vez que as vortec sao regulavéis ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/jul/2012, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas

tirando a questão da espessura do vidro será que a potência da mp10 chega para o meu aqua? mesmo quando já tiver sps?
abraço

Mensagem 03/jul/2012, 00:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá Issac,

Aconselho-te 2x MP10 se vires o meu aqua de 100cm comprimento uso 2x MP10 com velocidade máxima de 80% +/- uso-as em modo EcoSmart TSM logo sempre tenho periodos de descanso de barulho...

Quanto ao vidro tenho vidro de 10mm e uso as MP10 à cerca de 3-4anos nunca tive problemas...
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 03/jul/2012, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas pedro,
antes de mais muitos parabéns pelo teu aqua é uma refer~encia para mim.
quanto ao barulho da mp10 é muito incomodativo?
gostaria de uma opçao silenciosa para a patroa não me chatear :D
cumprimentos

Mensagem 03/jul/2012, 00:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Obrigado Issac,

Não é muito incomodativo, mas no silencio total torna-se um pouco chato... a opção é 2x MP40 a 20% +/- fica silencioso :D
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 03/jul/2012, 10:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pelo preço de uma MP40 ou então mais barato que duas MP10 compras duas Tunze 6055 controláveis e com controlador.

E a opção mais silenciosa sem dúvida nenhuma.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jul/2012, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
Em termos de desempenho as tunze equiparam-se as vortech?
Cumprimentos

Mensagem 03/jul/2012, 14:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Isaac Jorge Escreveu:
Em termos de desempenho as tunze equiparam-se as vortech?
Cumprimentos


Boas Isaac,

As Tunze Nano, 6055 equiparam-se às MP10.

Vendi a minha MP10 apenas porque não podia ter duas dado que tenho uma lateral do aquário em zona de passagem, mas gostei muito do desempenho dela. Quando ao ruído ... deixa um pouco a desejar.

As tunze também já tive (não este modelo) e também gostei.

Para mim isto é como a discussão entre a Nikon e a Canon - É UMA QUESTÃO DE GOSTO ... ambas boas bombas com as suas desvantagens e vantagens.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jul/2012, 00:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas pessoal, muito obrigado pela ajuda.
já vi que se quero uma opção silenciosa tenho de esquecer a vortech, para além do mais também tenho uma das laterais do aquario em zona de passagem. realmente a opção serão as tunze.
as tunze com controlador são capaz de fazer os mesmos modos de circulação que a vortech? laggon, reefcrest ,tsm?
outra questão, para o meu aqua (90x50x50) qual o setup de tunzes que aconselham?

cumprimentos

Mensagem 04/jul/2012, 00:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Olá

Olha eu tenho uma mp10 num aqua de 80x55x55 e achei pouca circulação, tive de lhe por uma sunsun até ter € para outra mp10, por isso para um maior ainda penso que a melhor solução é 2 mp10.
A minha funciona bem em vidro de 12mm de espessura :( , e nao a acho nada ruidosa, e funciona sempre no maximo.
Mas também ja ouvi falar muito bem das tunze.

Mensagem 04/jul/2012, 00:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
lembrei-me agora de uma coisa. alguém conhece uma loja onde possa ver a mp40 a trabalhar? zona de lisboa.
gostava mesmo de poder ver uma mp40 ou mp10 a trabalhar para poder avaliar o ruido pessoalmente.
cumprimentos

Mensagem 04/jul/2012, 02:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Isaac Jorge Escreveu:
lembrei-me agora de uma coisa. alguém conhece uma loja onde possa ver a mp40 a trabalhar? zona de lisboa.
gostava mesmo de poder ver uma mp40 ou mp10 a trabalhar para poder avaliar o ruido pessoalmente.
cumprimentos



Boas,
Sinceramente numa loja cmo barulho de rua, de loja, de água, de pessoas .... vai parecer super silenciosa.

A casa de um membro era melhor, mas para o real barulho só mesmo no silencio da noite.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jul/2012, 02:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
realmente o melhor teste era poder ligar uma ca em casa e ver como funciona. mas no entanto ver numa loja já dava para ter uma ideia. alguem conhece uma onde possa ver?
cumprimentos

Mensagem 06/jul/2012, 08:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Isaac,

outra opção é usares a MP10 até 40/50% que não faz barulho, (a partir dai é que começa a fazer um pouco de barulho) e complementares a MP10 com uma Tunze ou Koralia do lado oposto. Assim tens a MP10 a variar a corrente e a outra com corrente regular. É apenas uma outra opção...
Para um aquário 90/50/50 chega e a MP40 nesse aquário iria ficar um pouco feia pelo seu tamanho.

Mensagem 06/jul/2012, 12:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade:
Isaac Jorge Escreveu:
a bomba de circulação sun sun que tenho (...) é um grande mamarracho e fica muito pouco estetico


Boas Isaac, tudo bem?

Se o teu problema maior é a nivel de estética então vais ficar com o mesmo problema se optares pelas tunze!

A nivel estético nada como as vortech... para não teres as bombas em "red line" e consequentemente com um barulho incomodativo opta por 2 MP10 ou por 1 MP40.

Abraço

Mensagem 06/jul/2012, 13:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Isaac Jorge Escreveu:
lembrei-me agora de uma coisa. alguém conhece uma loja onde possa ver a mp40 a trabalhar? zona de lisboa.
gostava mesmo de poder ver uma mp40 ou mp10 a trabalhar para poder avaliar o ruido pessoalmente.
cumprimentos



Olá Isaac,
Se insistires em ver (ouvir) a bomba a funcionar, a Aquahobby em Alfragide tem duas MP 40, no aquário de exposição.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/jul/2012, 16:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas e muito obrigado pela vossa ajuda
decidi finalmente pelas vortech. tava dificil :D
agora a derradeira questão é optar por uma mp40 ou por 2 mp10?
o que acham tendo em conta a qualidade de circulação e ruido em cada uma das opções?
prometo postar fotos em breve, parece que já consegui resolver o problema do desnivel tambem :)
cumprimentos

Mensagem 16/jul/2012, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Isaac Jorge Escreveu:
boas e muito obrigado pela vossa ajuda
decidi finalmente pelas vortech. tava dificil :D
agora a derradeira questão é optar por uma mp40 ou por 2 mp10?
o que acham tendo em conta a qualidade de circulação e ruido em cada uma das opções?
prometo postar fotos em breve, parece que já consegui resolver o problema do desnivel tambem :)
cumprimentos


Eu optaria pela mp40 pelo seguinte:
Para um aquario com essas dimensoes serve perfeitamente, tive uma no meu antigo de 100 cm e chegou muito bem, tive depois q comprar outra mas isto porque passei p 150cm.
Depois ja ficas resguardado se no futuro fizeres um upgrade.( e vais fazer, hehe) Porque ai as mp10 seriam claramente insuficientes.
E acredita q o ruido de 1 mp40 para as tuas dimensoes nao serao nada por ai alem. Tem é q estar muito bem alinhada, e a melhor maneira de o fazer é no silencio da noite

Cumps

Mensagem 16/jul/2012, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
boas
quanto a mp40 vou ter de esquecer já tenho uma mp10 , mais tarde vou adquirir outra quando o orçamento deixar. estou bastante satisfeito com a mp10 e no futuro quando tiver as 2 acho que vai ficar excelente.
obrigado pela ajuda


Voltar para Discussão Geral