Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral esponja na sump?sim ou não?

esponja na sump?sim ou não?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 14/fev/2016, 20:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade:
Localização: Amadora
boas

gostava de vos colocar uma questão.

vou montar um salgado da nossa costa com sump(3 divisórias), acham que devo usar esponja nas divisórias da sump?

alem disso, só penso colocar rocha morta na ultima divisória da sump, escumador na divisória do meio, e não estou a pensar usar filterbag.
agradeço a vossa opinião.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Questão de gosto... Se tiveres disposto a limpa-la regularmente para não acumular grande lixo não há problema nenhum. A mesma situação com o filterbag. Pessoalmente já utilizai com e sem filterbag e sinceramente prefiro sem mas isso só mesmo experimentando ;).


Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Rui,
Tal como te já disseram,
Depende mesmo do tipo de manutenção que vais ter.
Se queres jogar pelo seguro, não uses.
Caso optes por usar, não achando que seja necessário usar em cada divisória, apenas na primeira é necessário, tem em atenção que terás de limpar no mínimo 2 vezes por semana.
Apesar de não quereres colocar filterbag, cria um espaço para ele ou eles. Poderás vir a precisar por qualquer razão.
Quanto a rocha na sump, com o tempo vais ver que ajuda a acumular mais porcaria.

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725


Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade:
Localização: Amadora
obrigado pelas vossas opiniões.
realmente a minha duvida tinha a ver exatamente com a questão da acumulação de matéria orgânica e sujidade na sump.
por norma, vejo as sumps para agua salgada só com o escumador, sem mais nenhum tipo de matéria filtrante, e acho que vou optar por deixar só o escumador e a bomba de retorno.

Este aquário vou monta-lo na garagem, e não é tão fácil lavar esponjas e filter bags como em casa, pois não tenho agua na garagem.
teria de andar com baldes para cima e para baixo, o que não é pratico.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade:
Localização: Amadora
fiquei a pensar...para não ter nada na sump a nível de matérias filtrantes, as únicas vantagens da sump é poder ter os equipamentos escondidos, e aumentar a litragem do sistema, porque de resto, não vamos tirar partido a nível de filtragem, do que optando por não ter sump.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Rui tens outros meios de filtração sem ser as esponjas. Reactores ; refugios ; dsb´s; Rocha viva.

Mas percebo o que dizes e ate podes ter alguma razão mas ficam com o material escondido e podes sempre optar por material mais diverso e melhor se tiveres uma sump. O principal motivo e mesmo esse tirar o material do display e ter mais uns litros de agua a circular.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade:
Localização: Amadora
é a primeira vez que tenho uma sump num aquário de agua salgada.
tive sumps anteriormente, mas em aquários de agua doce, e talvez por isso me faça mais confusão.
no doce, a sump é bem carregada de matérias filtrantes, e esse é o grande potencial, a quantidade de matérias que suporta vs as matérias que levam os filtros externos.

na agua salgada, a "função" da sump é diferente, e talvez venha daí a minha duvida.

cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Não é diferente, podes na mesma utilizar a sump para teres mais material para as bacterias se instalarem mas hoje em dia já não se ve as sumps cheias de rocha viva como se via a uns anos atrás. Tás como no doce as colocas cheias de ceramicas. Hoje já a mais maneiras de filtragem sem teres toda a rocha na sump e que a malta prefere. Mas sou sincero a tanta maneira de manter um salgado que as vezes a coisa faz confusão. :D


Voltar para Discussão Geral