Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral TPA?

TPA?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 18/jul/2012, 14:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Confesso que se calhar é a ignorância nestes novos métodos que me leva a fazer a seguinte pergunta. Se fôr muito ridícula ... desculpem-me!

Qual o objectivo da TPA?

Para mim, e corrigam-me se estiver errado, é poder diluir elementos indesejáveis (nitratos, fostatos, etc.) e repôr elementos traço.

Como o meu sistema é pequeno, aproveitava para repôr também níveis de carbonatos, cálcio e magnésio e tirando um surto de Dinoflagelados fruto de água demasiado limpa, a coisa até que correu bem.

Agora para quem usa Biopellets e Balling Light faz sentido continuar a fazer TPA?

Faz sentido espaçar mais no tempo? Tipo em vez de fazer todas as semanas ou de 15 em 15 dias começar a fazer de 3 em 3 meses?

Qual é a vossa opinião?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jul/2012, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Ui abriste uma caixa de Pandora :D

Acho que depende muito do sistema e do tipo de vivos que se têm.

Para mim o segredo de um bom aquário é alta importação, elta exportação. Permitir que os peixes e corais tenham muita comidinha disponivel , mas não deixa-la tempo demais para apodrecer e tornar-se em Nitratos e Fosfatos.

As TPA repõe elementos que faltam e ajugam a exportar. É um complemento... Então num aquário com um bioload grande ou com métodos de exportação subdimensionados, são um must.

No entanto há muitos aquários BONS sem TPAs mas com BONS escumadores e até outros métodos de exportação! Lá está, o segredo é alta importação e alta exportação, na minha opinião! :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 18/jul/2012, 16:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Soares Escreveu:
Ui abriste uma caixa de Pandora :D

Acho que depende muito do sistema e do tipo de vivos que se têm.

Para mim o segredo de um bom aquário é alta importação, elta exportação. Permitir que os peixes e corais tenham muita comidinha disponivel , mas não deixa-la tempo demais para apodrecer e tornar-se em Nitratos e Fosfatos.

As TPA repõe elementos que faltam e ajugam a exportar. É um complemento... Então num aquário com um bioload grande ou com métodos de exportação subdimensionados, são um must.

No entanto há muitos aquários BONS sem TPAs mas com BONS escumadores e até outros métodos de exportação! Lá está, o segredo é alta importação e alta exportação, na minha opinião! :D


Boas César,

Concordo contigo no "aquário com um bioload grande" mas e nos que tem um pequeno?

É a olho? E vamos vendo quando precisa de TPA?

A TPA repões elementos que faltam, mas não é esse o objectivo de Balling?

"... e tornar-se em Nitratos e Fosfatos" então mas não é isso que é suposto os Bio Pellets reduzirem?


Percebo que no início seja uma mais valia a TPA pois o sistema ainda não está maduro o suficiente para "gerir" essa exportação, mas e depois?

Para quem tem acesso e logistica para a "apanha" de água natural percebo que seja preferivel o controle com TPA.

Fundamentalmente percebo a TPA como método de limpeza de sedimentos, SUMP, areão, etc ... mas isso não precisa de ser feito todas as semanas. Ou precisa?

Mesmo assim pode-se sempre usar o método do aspirador da Hagen (já não me lembro de quem faz isto) e aspirar areão e RV para um saco da SUMP que depois se limpa ou deita fora.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jul/2012, 16:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Parece-me ser cada vez mais corrente, a redução de TPA's...
Já são algumas pessoas que me referem "Já não faço TPA's há 1 ano. A água que está no aqua, é a mesma do primeiro dia".
Porquê?
Usam Balling... os elementos são repostos...
Bons escumadores...
Num caso, macro-algas com fartura...
Anémonas com fartura...
Peixes a desovarem...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 18/jul/2012, 17:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva
Eu então estou a apostar contra a corrente, fiz um sistema para me facilitar as tpas, com um depósito enterrado de 4000 L com a água "canalizada" até aos aquários, já encomendei um contador de litros para ter melhor ideia dos gastos do depósito.
Penso que Tpas frequentes com água de boa qualidade são muito importantes, por vezes não é possivel ou é logisticamente dificil, e por isso há alternativas, mas não me parece que sejam melhores, pois muitas mantêm poluentes no sistema por muito tempo, ou então gasta-se muito dinheiro para os exportar.
Na minha maneira de ver gasta-se muito a manter águas "velhas" quando há novas mais saudáveis...
Cumps
Carlos Gião

Mensagem 18/jul/2012, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Ferrer Escreveu:
Parece-me ser cada vez mais corrente, a redução de TPA's...
Já são algumas pessoas que me referem "Já não faço TPA's há 1 ano. A água que está no aqua, é a mesma do primeiro dia".
Porquê?
Usam Balling... os elementos são repostos...
Bons escumadores...
Num caso, macro-algas com fartura...
Anémonas com fartura...
Peixes a desovarem...


Boas,

Eu sou dos que deixou de fazer TPAs. Aos pontos que o Pedro referiu, acrescento também os métodos pro-bióticos (Zeovit / Biopellets), que reduzem Nitratos e Fosfatos. E portanto, consegue-se repor nutrientes, e exportar poluentes, sem recorrer
às TPAs, penso eu de que... ;) :)

No entanto, nos primeiros meses do aquário, em que o sistema de desnitrificação ainda não estabilizou, as TPA são muito importantes. Com o sistema estabilizado, já com um ano ou mais, aqui é que é viável desistir das TPAs e passar a limpar a água com estes métodos alternativos. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 18/jul/2012, 20:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Rui,

Boa questão :) Julgo que se fosse acessível ao aquariófilo quantificar todas as substâncias que compõe a água salgada dos nossos aquários seria mais fácil não fazer TPA's. Calculava-se os consumos e adicionava-se os elementos em falta.

Nos meus aquários prefiro continuar a fazer TPA's, os corais "respondem" com bons crescimentos e cores vivas, os peixes agradecem um "ambiente" menos pesado e mais limpo, mais próximo do que eles têm no Oceano. Além de que é um prazer ir ao C. Raso colher água e quando possível dar um mergulho!

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 18/jul/2012, 22:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Rui,

Boa questão :) Julgo que se fosse acessível ao aquariófilo quantificar todas as substâncias que compõe a água salgada dos nossos aquários seria mais fácil não fazer TPA's. Calculava-se os consumos e adicionava-se os elementos em falta.

Nos meus aquários prefiro continuar a fazer TPA's, os corais "respondem" com bons crescimentos e cores vivas, os peixes agradecem um "ambiente" menos pesado e mais limpo, mais próximo do que eles têm no Oceano. Além de que é um prazer ir ao C. Raso colher água e quando possível dar um mergulho!

abraço



Boas,

Ricardo, atenção que eu concordo contigo. Mas nem sempre a logística das TPA é fácil principalmente agora que passo muito tempo fora do país.

Estou para aqui a tentar é arranjar um equilibrio em que o aquário se mantenha estável, sem grandes problemas e possa esperar por uma TPA se eu por acaso não estiver cá e não tiver água no depósito de água salinizada!

E infelizemente moro num terceiro andar sem elevador ... No entanto espero pelo menos de vez em quando poder ir buscar água em 4 ou 5 garrafões de 5 litros.

Só estou à procura de respostas e a aproveitar para saber mais sobre métodos pró-bióticos. Não sou fundamentalista e não quero ser velho do restelo. Se houver alternativas viáveis ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/jul/2012, 08:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva Rui
Iniciaste o tópico com uma pergunta...sem a permissa dos condicionalismos, que são na realidade o grande problema das Tpas.
Claro , não estando cá muitas vezes e morando num andar sem elevador...nem um copo de água do mar eles viam :ymhug: ...e recorria aos métodos alternativos que existem, e que têm a sua razão de ser.Mas as Tpas com sal e água de osmose são viáveis nessas condições...mas percebo o problema, no entanto cada aquário é um aquário e o método de nunca fazer Tpas, não será fácil de generalizar,porque é dirigido a um utilizador que na sua maioria não tem tempo para andar a controlar todos os parametros, corrigir,analizar, etc
Cumps
Carlos Gião

Mensagem 19/jul/2012, 08:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
NMMO devemos separar 2 tipos de TPA's:
- Com água natural
- Com água osmose + sal

E julgo que esta separação faz toda a diferença!
eu nunca comprei um único saco de sal, que fosse, pelo que nunca usei sal no meu aquário, mas pelo que oiço e leio de quem usa, a reação dos corais, como bem referiu o Ricardo, é praticamente nula! Se estiver errado corrijam-me, quem usa água sintética!

Já quem usa água natural, e aí já posso flar com conhecimento de causa, a reação realmente é extraordinária, pelo que eu esteja mais que convencido que estamos a falar de 2 coisas completamente diferentes: TPA com água sintética ou natural!


Resumindo, se métodos probióticos podem substituir TPA's, eu sou levado a dizer que se for TPA's com água sintética sim, se for TPA's com água natural não!

Agora, há aquários sem TPA's de referência? Claro que sim! ^#(^

Mensagem 19/jul/2012, 20:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Resumindo...TPA é a maneira mais barata de exportar nutrientes entre muitas outras soluções, mas a mais trabalhosa!!!
Depois o facto de usar água natural ou sintética depende daquilo que queiramos importar...

Eu sempre usei água natural, sei que corro riscos caso a água tenha alguma substancia venenosa ou alguma praga que possa vir na água, mas como já falaram, eu também gosto da reação dos corais sempre que introduzo água natural.

Mensagem 19/jul/2012, 22:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Carlos Gião Escreveu:
Viva Rui
Iniciaste o tópico com uma pergunta...sem a permissa dos condicionalismos, que são na realidade o grande problema das Tpas.
Claro , não estando cá muitas vezes e morando num andar sem elevador...nem um copo de água do mar eles viam :ymhug: ...e recorria aos métodos alternativos que existem, e que têm a sua razão de ser.Mas as Tpas com sal e água de osmose são viáveis nessas condições...mas percebo o problema, no entanto cada aquário é um aquário e o método de nunca fazer Tpas, não será fácil de generalizar,porque é dirigido a um utilizador que na sua maioria não tem tempo para andar a controlar todos os parametros, corrigir,analizar, etc
Cumps
Carlos Gião



Boas,

Então voltemos à questão sem condicionalismos ...

TPAs? ou os métodos pró-bióticos podem resolver ou espaçar as TPA?

Mas sem opiniões pessoais. Já percebi quem prefere TPA com água natural, quem prefere TPA e quem não faz ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/jul/2012, 22:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Sem opiniões pessoais? :D
Então, como podemos falar... Eheh

Na minha opinião, não se consegue manter um aquário saudável sem TPAs, seja agua natural ou salinada em casa. Muito menos um aquário recente. Um aquário "maduro" pode ficar mais tempo sem TPAs, porque tem mais estabilidade biológica, mas mais cedo ou mais tarde também vai precisar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 19/jul/2012, 23:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Acho que isto das TPA não tem ciência nenhuma e até é bastante lógico, embora cada caso é um caso e pode haver casos de sucesso com politicas completamente anti-lógica.

Ora vejamos, quem usa agua natural pode fazer-las mais periódicas pois ao retirar agua a vida que nela vai é recompensada pela agua natura tal como todos os elementos químicos consumidos.

Agora TPA de agua de Osmose com sal sintético, infelizmente os pacotes ainda não trazem qualquer tipo de micro-vida lá dentro e pura e simplesmente só trazem alguns elementos químicos principais e não de tudo mesmo como a agua natural.
Claro que fazendo TPA demasiado frequentes com esta agua estamos a deitar vida fora e nunca repor nada, o que vai fazer o aquario cada vez ficar mais desprovido de micro organismos necessários para uma boa estabilização de um aquario devido a estes memos organismos levarem muito mais tempo a se desenvolver de novo do que o intervalo que estamos a fazer as TPA, sendo assim nesta solução é sempre bom espaçar o mais tempo possível as TPA de forma a que de tempos de recuperar o que deitamos fora, claro que usando este método temos de ter sempre em atenção os parâmetros maus se estão a subir demasiado, nomeadamente nitratos, fosfatos e afins. É aqui que entra alguns dos modernos processos que nos ajudam muito a contornar estes problemas.

Agora se me perguntarem na minha opinião qual dos métodos gosto e uso, vou responder que uso Osmose + sal em faço TPA entre 2 a 4 meses conforme, pois todas as vezes que usei agua natural tive problemas de algas, ou Aptasias, etc.

Não duvido que o uso de agua natural seja melhor pois é 100% o que a natureza nos dá, mas como tal é uma roleta russa pois pode também nos dar aquilo que não queremos, isto não falando que na minha opinião a trabalheira que dá recolher agua natural e toda a gestão necessária a volta dessa recolha é cansativa e difícil quer para quem não tenha muito tempo nem espaço para depois armazenar correctamente a agua recolhida.

Mensagem 20/jul/2012, 15:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Então quem faz TPA com água natural não usa métodos próbióticos? eg: Bio Pellets?

Outra questão. Imaginemos o seguinte cenário:

Perco tempo a acertar balling para reposição de níveis de CA, KH and Mg. Quando faço uma TPA seja com água natural ou salinizada não estou a baralhar isto tudo e obrigar-me a fazer calibração de novo?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/jul/2012, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva
Sim no meu caso não uso sistemas probióticos, uso bons escumadores, muita rocha no sistema, reactor de cálcio (finalmente a trabalhar decentemente graças ao Carlos Mota :ymapplause: ) e tpas.
Quanto à questão do Bailing, já tinha pensado nisso pois ainda pus a hipótese de o usar, mas com tanta água...pobre $-) ,mas alguém me respondeu que a variação não era grande (no meu caso) e sempre dava para continuar a perseguir o objectivo... :-
Cumps
Carlos Gião

Mensagem 21/jul/2012, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
A experiência têm-me demonstrado que as trocas parciais de água regulares e abundantes, = ou + de 30%, produzem muito bons resultados. Isto não invalidará a prática de outras abordagens que considero mais trabalhosas, morosas e complicadas. Seja como for, cada pessoa deve gerir conforme sentir que tem melhor desempenho e melhor se adequa ao seu modo e meios de vida.
A par com as trocas parciais de água, uma depuração continua eficaz, eficiente e bem planeada são fundamentais e existem muitas formas de efectuar exportação de nutrientes que podem ser a base ou complemento. Cada um tem de pensar bem no que mais se adequa às necessidades do seu sistema, à sua disponibilidade e meios, ou acaba a não efectuar a gestão adequada e compromete o sistema.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

Mensagem 21/jul/2012, 08:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Deixem-me reflectir um pouco...
As TPA's devem ser encaradas da mesma que se trata um equipamento. Este, de forma periódica tem que ser inspeccionado e submetido a manutenção.
Se me perguntarem a que equipamento poderia eu comparar uma TPA, talvez responda... a um escumador!
É um equipamento aborrecido bem sei... limpo todas as semanas, ou assim poderia fazê-lo... por vezes vai até às 2 semanas...
Sabemos todos que um pescoço do escumador limpo, é meio caminho para o sucesso, mas não é tudo.
A aba que direcciona o fluxo para o pescoço, também é de extrema importância.
A limpeza da turbina...

Ainda a semana passada, por causa da venda dos Cardinais de Bangaii, optei por na véspera da venda, retirar o escumador da sump (um frete...) de modo a poder albergar os Cardinais, evitando assim o stress de última hora que seria apanhá-los do aquário com as horas contadas.

O escumador foi submetido a uma limpeza de alto a baixo! A aba curva que dá acesso ao pescoço estava cheio de lama/lodo... pergunto eu... como poderia o escumador ter uma boa eficiência?
Claro, volta de afinar tudo!
E hoje está a escumar, outra vez de forma excelente! E as cyanos irão desaparecer.

Portanto, é preciso olhar ao tipo de TPA que se efectua...
A quantidade de água a trocar é irrisória? É considerável?
A qualidade da água nova, obedece aos parâmetros?
Os tanques da água salgada, são limpos de forma periódica?
As resinas estão boas?
A TPA é rentabilizada porque se faz aspiração do sistema?
Se não formos inteligentes numa TPA, que adianta fazê-la?

No meu aqua nunca entrou água natural!
Tenho centenas de ofiuros! Tantos que qualquer dia morrem todos e quero ver como é... :-
Já tive centenas de asterinas! Foram controladas manualmente.
Já tive dezenas de fireworms! Foram controlados manualmente, e hoje não os vejo.
Tenho dezenas de Euplicas!

Basta entrar um coral com suporte... e toda a vida que lá vem é replicada!
Mesmo com água artificial, com certos sais, e eu parece-me, mas parece-me mesmo, que com TPA's com sal Red Sea, os corais melhoram... deixa lixo no fundo do tanque de mistura... mas parece-me funcinar bem no aquário!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 21/jul/2012, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Deixem-me reflectir um pouco...
As TPA's devem ser encaradas da mesma que se trata um equipamento. Este, de forma periódica tem que ser inspeccionado e submetido a manutenção.
Se me perguntarem a que equipamento poderia eu comparar uma TPA, talvez responda... a um escumador!
É um equipamento aborrecido bem sei... limpo todas as semanas, ou assim poderia fazê-lo... por vezes vai até às 2 semanas...
Sabemos todos que um pescoço do escumador limpo, é meio caminho para o sucesso, mas não é tudo.
A aba que direcciona o fluxo para o pescoço, também é de extrema importância.
A limpeza da turbina...

Ainda a semana passada, por causa da venda dos Cardinais de Bangaii, optei por na véspera da venda, retirar o escumador da sump (um frete...) de modo a poder albergar os Cardinais, evitando assim o stress de última hora que seria apanhá-los do aquário com as horas contadas.

O escumador foi submetido a uma limpeza de alto a baixo! A aba curva que dá acesso ao pescoço estava cheio de lama/lodo... pergunto eu... como poderia o escumador ter uma boa eficiência?
Claro, volta de afinar tudo!
E hoje está a escumar, outra vez de forma excelente! E as cyanos irão desaparecer.

Portanto, é preciso olhar ao tipo de TPA que se efectua...
A quantidade de água a trocar é irrisória? É considerável?
A qualidade da água nova, obedece aos parâmetros?
Os tanques da água salgada, são limpos de forma periódica?
As resinas estão boas?
A TPA é rentabilizada porque se faz aspiração do sistema?
Se não formos inteligentes numa TPA, que adianta fazê-la?

No meu aqua nunca entrou água natural!
Tenho centenas de ofiuros! Tantos que qualquer dia morrem todos e quero ver como é... :-
Já tive centenas de asterinas! Foram controladas manualmente.
Já tive dezenas de fireworms! Foram controlados manualmente, e hoje não os vejo.
Tenho dezenas de Euplicas!

Basta entrar um coral com suporte... e toda a vida que lá vem é replicada!
Mesmo com água artificial, com certos sais, e eu parece-me, mas parece-me mesmo, que com TPA's com sal Red Sea, os corais melhoram... deixa lixo no fundo do tanque de mistura... mas parece-me funcinar bem no aquário!

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro, concordo com a tua opinião.

Ainda estou a começar a usar água natural nas minhas TPAs, mas também ainda estou por saber que vida é essa que se fala que a água natural tem.

E será que ao introduzirmos essa água no aquário com potenciais organismos que vivem em água a 15, 16 graus e depois ao entrarem num sistema com 26,27 graus não morrem?

Julgo que a principal vantagem da água natural é mesmo possuir todos os minerais, compostos, etc que são essenciais, enquanto, se calhar a água salinada não os tem todos...

Mas voltando ao tema principal, ainda não concebo um sistema em que não as faça. Mesmo com os meios pró-bióticos, é um excelente meio de repor o que falta e de ajudar a exportar.

Rui, a questão que falas de o balling baralhar as contas é pertinente, mas se tiveres valores perto dos da água natural no teu aquário (como aliás julgo ser o ideal), então aí não haverá grande alteração.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 22/jul/2012, 10:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Ok. Já vi que a opinião é generalizada e mais ou menos igual à minha.

Vou continuar a fazer TPA com água salinizada e vou, sempre que puder buscar água ao mar. Já tenho 4 garrafões de água de 5l e chega para uma TPA.

Vou meter mais para a frente bio-pellets em reactor fluidizado para ajudar a controlar nitratos e fosfatos.

E dependendo dos consumos do sistema (não deverão ser nada de especial) logo pondero se usarei balling light ou não.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Discussão Geral