Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral PH Baixo

PH Baixo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 08/Oct/2016, 13:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Bom dia,
Estou a verificar uma situação que não sendo grave, convém tentar perceber a causa para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Tenho vindo a notar o PH do meu aquário a baixar gradualmente, variando entre 7,68 - 8.05.

Aspetos relevantes:
  • Não possuo equipamentos que possam causar flutuações no PH; (reator de KALK, reator de cálcio)
  • Uso balling da Aquaforest (não altera PH)
  • Faço TPA's com água do mar, recolhida no Cabo Raso;
  • A casa é arejada e o aquário está próximo de uma janela com entrada de ar;
  • O escumador é suficiente, sendo um DELTEC 1660 para um aquario de 700L;
  • Potencial redox acompanha inversamente a descida de PH (agora está nos 343)
  • O aquário tem um ano de maturidade, não tenho algas, cianos, apresentando um aspeto limpo tanto na rocha como no areão;
  • Parâmetros: KH-7,7, MG-1290ppm, CA-440ppm, PO4-0.03ppm, NO3-5ppm.


Alterações efetuadas nos últimos 2 meses (coincide com o PH estar a baixar):
  • Adicionei macro alga chaetomorpha na sump, ficando concentrada num compartimento que fica no meio do percurso da entrada de água na sump do aquário-retorno de água para o aquário;
  • Comecei a adicionar o sistema probiotico da aquaforest (Pro Bio S, -NP Pro e Pro Bio F).


Será que com estes dados me podem ajudar a perceber esta descida de PH?
Antecipadamente grato.

Abraço

Mensagem 09/Oct/2016, 10:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

Obrigado pela descrição pormenorizada do problema. Fica mais fácil de comentar.

Em primeiro lugar, até porque tens um Kh em 7.7, eu desconfiaria que a sonda de ph não estivesse bem calibrada. Não faz sentido um ph tão baixo e o Kh tão alto. Procura também limpar a sonda, por vezes forma-se um biofilme por cima da sonda.

Caso a sonda esteja a dar valores correctos, acho que poderá ser o sistema pro biótico que começaste a usar como razão para o ph mais baixo. A multiplicação diária da população bacteriana em níveis muito altos pode levar a um consumo mais exagerado de oxigénio e aumento de CO2. O que poderia explicar a descida de ph. O que não bate certo aqui, é o facto de teres dito que o potencial redox tem vindo a subir.

Por último, e para tentar resolver esse problema, já experimentaste colocar o refúgio em contra-ciclo para promover a fotossíntese, e consequentemente diminuição do CO2 durante a noite? Ou seja quando apaga a luz do aquário, acender a luz do refúgio?

Um abraço


Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/Oct/2016, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Ricardo,
Obrigado pela resposta.

A sonda foi calibrada à 3 meses pelo que descarto essa possibilidade, mas vou limpá-la como indicaste.
A alga em contraciclo poderá compensar a descida, vou experimentar para ver os resultados.

Também estou mais inclinado para algum "boom" bacteriológico, que apesar de continuar com a água cristalina, possa estar a consumir oxigénio a mais.

Abraço


Voltar para Discussão Geral