Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral PPM's altos na agua da torneira!

PPM's altos na agua da torneira!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Bom dia estou agora a iniciar-me no hobby, tendo ja uma unidade de osmose da aquili de 3estagios 190l/dia que foi apenas utilizada 3 ou 4 vezes mas esteve parada 9 meses. Fiz o teste para ver se ainda funcionava liguei a torneira e deixei a agua correr meia hora, depois medi os ppm's com a caneta tds e deu o valor de 24 ppm fiz o teste á agua que saia directamente da torneira e tem 400 e poucos ppm (Agua de furo/chuva). Estou a pensar mandar ligar a agua de rede pois a casa esta preparada para isso embora nao queria muito ,pois sempre é um custo a mais no final do mês ou então trocar membrana, filtro de sedimentos, carvao activo e adicionar 2 filtros de resina para tirar nitratos, fosfatos e silica ou se tiver que ser ambas as coisas.
Que me aconselham a fazer?
Alguem conhece a agua de rede da minha zona? Moro em bordeira, Santa barabara de nexe que fica a uns 13 km de faro.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá antonio. Para uma água com 400 de tds é normal teres à saída da membrana esse valor de 24 ppm. Não há volta a dar é um facto.
Para contornar isso só adicionando resina DI à saída da membrana.

Na minha zona a água da rede ronda os 320 de tds e utilizo 3 filtros de 10 polegadas com resina DI à saída da membrana e dura para quase 8 meses com 0 TDS a entrar no aquário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois tambem pensei que fosse normal mas nao tinha a certeza acho que o melhor entao é ligar a agua de rede que pode ser que baixe um pouco tds e comprar os cartuchos de resina. Em relaçao á osmose que tenho vale a pena mudar a membrana carvao e filtro de sedimentos por ter estado tanto tempo parado ou nem por isso? E ja agora sabe onde posso arranjar os cotovelos com rosca e tubos para ligar os cartuchos das resinas a minha unidade de osmose A minha unidade de osmose é esta http://reef4life.com/store/index.php?id ... er=product.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Com a tua água mudava imediatamente para filtros de 10 polegadas. Todos os acessórios e filtros encontras com facilidade e a bons preços no ebay. Os cartuchos e membranas em qualquer leroy merlin.

Eu se fosse a ti substituía a atual membrana e cartuchos para conseguires contabilizar corretamente o tempo de utilizacao. Normalmente as membranas depois de utilizar se não forem guardadas com água colmatam, perdendo capacidade de filtragem.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois, entao aconselha a por de lado o sistem de osmose que tenho e comprar outro?
Sim tambem acho melhor substituir a membrana e cartuchos embora a unidade tenha estado estes 9 meses parada mas com agua la dentro mas quando liguei a torneira a agua que saiu de la trasandava a podre :ymsick:
Vo tentar tambem ligar a agua de rede ainda este mes para ver como sao os ppm's embora nao tenha muita esperança pois a agua aqui no algarve custuma ser bastante calcaria seja de furo ou de rede.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Estes sistemas são modulares, pelo que o invólucro da membrana que tens continua a servir. Agora deves adquirir dois conjuntos de 3 cartuchos de 10 polegadas cada.

As ligações deverão ser:
A- Conjunto osmotico de três cartuchos (filtros):
1°cartucho de filtro de particulas;
2°cartucho de carvão granulado;
3°cartucho de carvão ativado;

B - membrana osmotica

C - conjunto osmotico de três cartuchos:
1°cartucho de resina DI;
Medidor TDS inline
2°cartucho de resina DI;
3°cartucho de resina DI;
Medidor TDS online

Deves adquirir um medidor duplo de TDS inline.
Assim quando à saída do primeiro filtro de resina DI ultrapassar os 10 PPM, trocas o 1° com 3° e substituís os outros dois.
Desta forma tens controlo efetiva do estado das resinas e da saída para o aquário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Muito obrigado pela ajuda, nao pensava que iria ter que gastar tanto dinheiro na osmose :-ss vo ligar a agua de rede e ver como fica os ppm's se continuarem altos la vai ter que ser.
Ja agora sabe se essas resinas tambem vendem no leroy?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Julgo que não.

Procura no ebay por "DI resin"


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Sim no ebay ja vi tanto cartucho como ao litro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Antonio Santiago Escreveu:
Muito obrigado pela ajuda, nao pensava que iria ter que gastar tanto dinheiro na osmose :-ss vo ligar a agua de rede e ver como fica os ppm's se continuarem altos la vai ter que ser.
Ja agora sabe se essas resinas tambem vendem no leroy?


Olá António,
Tenho imensos acessórios para osmose, de sobra. Se precisares de algo diz, pois moro em Tunes perto do leroy de albufeira [WINKING FACE]



Tapatalk
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ok muito obrigado mesmo ainda nao tenho muita coisa mas hoje finalmente ja chegou a minha mp10 estive a exprimentar na minha futura sump aquilo é espectacular, faz so um pouco de barulho mas acho que e normal. Que tipo de acessorios tem?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Antonio,

Aqui pode encontrar vários filtros e membrana para osmose inversa, assim como a resina deionizadora. http://www.reefnatura.com/store/48-recargas-acessorios
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Obrigado!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boa tarde a todos penso ja estar com este problema resolvido mandei ligar a agua de rede e apesar de o nivel de ppm's nao ser muito inferior ao da agua do furo passando pela osmose que tenho este passa a 6 em vez dos antigos 24/25 por isso penso que agora mudando todos os cartucho e adicionando apenas um de resina DI os ppm's passem a 0.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Possivelmente o fator responsável por essa descida é a pressão da água da rede e não a água em si.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois talvez, a pressao aumentou bastante e agora com a mudança de cartuchos e um cartucho de resina DI os ppm's devem ficar a 0 certo?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Certo! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
:ymparty:


Voltar para Discussão Geral