Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Palytoxina Zoanthus e Palythoas - CUIDADO

Palytoxina Zoanthus e Palythoas - CUIDADO

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade: 40
Localização: Lisboa
Boas Pessoal,
A navegar na internet deparei-me com a Palytoxina, toxina presente nos zoanthus e Palythoas, por sinal a segunda toxina mais forte que se conhece. Eu estava completamente aquém deste tema e já por algumas vezes mexi em Zoanthus sem qualquer tipo de protecção, normalmente dentro de água mas já aconteceu tirá-los para lhes fazer tratamento de algas.
Fiquei de facto impressionado com isto e pensativo no perigo que é ter este tipo de corais, que ao que percebi na natureza apenas esguicham o liquido em casas de a maré baixar para não morrerem pela falta de água.

Tenho uma dúvida, o grande perigo é ao fazer propagação, poder-se cortar no sítio errado e esguichar?

Eu por via das dúvidas irei começar a mexer em qualquer coral com luvas, máscara e óculos de protecção. Infelizmente parece que já houve aquariofilistas a serem surpreendidos mesmo sabendo do risco que corriam, uns facilitaram outros foram apanhados de surpresa.
Espero que este tópico sirva para "ignorantes" como eu era que não faziam ideia disto... Na verdade ao comprar uma espécie destas as pessoas deveriam ser alertadas por quem os vende, era o mínimo!

Abraços


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Torres Escreveu:
Boas Pessoal,
A navegar na internet deparei-me com a Palytoxina, toxina presente nos zoanthus e Palythoas, por sinal a segunda toxina mais forte que se conhece. Eu estava completamente aquém deste tema e já por algumas vezes mexi em Zoanthus sem qualquer tipo de protecção, normalmente dentro de água mas já aconteceu tirá-los para lhes fazer tratamento de algas.
Fiquei de facto impressionado com isto e pensativo no perigo que é ter este tipo de corais, que ao que percebi na natureza apenas esguicham o liquido em casas de a maré baixar para não morrerem pela falta de água.

Tenho uma dúvida, o grande perigo é ao fazer propagação, poder-se cortar no sítio errado e esguichar?

Eu por via das dúvidas irei começar a mexer em qualquer coral com luvas, máscara e óculos de protecção. Infelizmente parece que já houve aquariofilistas a serem surpreendidos mesmo sabendo do risco que corriam, uns facilitaram outros foram apanhados de surpresa.
Espero que este tópico sirva para "ignorantes" como eu era que não faziam ideia disto... Na verdade ao comprar uma espécie destas as pessoas deveriam ser alertadas por quem os vende, era o mínimo!

Abraços


Boas Pedro ... concordo que as pessoas deveriam ser alertadas para isto ... mas por outro lado ninguém devia comprar fosse o que fosse sem ler sobre a espécie e cuidados a ter.

Máscara, luvas e máscara respiratória. Esses esguichos sejam dentro ou fora de água podem nebulizar para a atmosfera! Vimos no MACE (Marine Aquarium Convention Europe) uma palestra sobre este assunto mesmo e parece que a palitoxina tem uma proteína que permite que seja permeável pela pele mesmo sem cortes ou feridas abertas.

Não esquecer de lavar muito bem as mãos, braços e cara (por esta ordem) depois de tirar luvas, máscara e óculos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
É mais em Inglaterra um casal entrou em shock séptico por causa da palytoxina. O marido que manuseou os zoanthus aparentemente não tinha nenhum corte e a mulher nem se quer tocou, foi transmitido pelo marido. Foi um caso muito raro, e não sei se até o único no mundo por exposição secundária. Pelo que sei, também depende muito do tipo de zoanthus, sendo as Protopalythoa sp as mais perigosas segundo o que lí. Mas no forum há gente mais entendida no assunto.

Eu hoje em dia uso sempre luvas a manusear e sempre dentro do aquário, e óculos já uso normalmente hahahah.

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Todo o cuidado é pouco.........já foi tudo dito.
Máximo cuidado com os olhos.
Fica um bom artigo:
https://reefbuilders.com/2015/08/26/palytoxin-dangerous/
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
José Miguel Silva Escreveu:
É mais em Inglaterra um casal entrou em shock séptico por causa da palytoxina. O marido que manuseou os zoanthus aparentemente não tinha nenhum corte e a mulher nem se quer tocou, foi transmitido pelo marido. Foi um caso muito raro, e não sei se até o único no mundo por exposição secundária. Pelo que sei, também depende muito do tipo de zoanthus, sendo as Protopalythoa sp as mais perigosas segundo o que lí. Mas no forum há gente mais entendida no assunto.

Eu hoje em dia uso sempre luvas a manusear e sempre dentro do aquário, e óculos já uso normalmente hahahah.

Cumps


Boas,

Cuidado. Os óculos que usas normalmente tal como eu servem de pouco ou nada. Eu comprei (2/3€) daqueles óculos para obras todos fechados

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Recentemente, fui "esguichado" no olho esquerdo ao agarrar mal numa colónia de zoanthus. Não ia fraga-los nem tencionava manipula-los directamente e facilitei, portanto o melhor é mesmo não meter as mãos no aquario sem luvas, especialmente quem tem crianças.

Se forem atingidos nos olhos, não esfregar, lavar abudantemente com soro fisiológico e rezar.
Nos zoanthus a probabilidade de contaminação e´baixa, mas as palythoas são muito muito perigosas. Eu simplesmente não as quero no aquário.

Atenção também a quem trata/ desinfecta nudibranquios dos zoanthus, não lhes toquem, são bombas de palytoxinas em movimento.

Os sintomas podem demorar umas horas a fazer efeito, pelo que é preciso mesmo muito cuidado e não descartar logo possíveis efeitos.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

palythoas castanhas e verdes foram o meu primeiro coral à 18 anos atrás ...

Cada vez que me lembro daquilo virar praga e eu andar a esfregar a rocha com uma escova de arame para os arrancar ... IRRA que até me arrepio todo. Tive uma sorte imensa!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Eras tu e muitos de nós :-s . Nem todos têm a toxina. A maior parte são inofensivos. Mesmo tendo a toxina o principal problema é se entrar na corrente sanguinea, faz parar os orgãos. Em todo o caso devem ser tratados com maximo cuidado......todos eles....
Na verdade ha muitas especies de palythoas que são iguais aos zoanthus, de tamanho igual por isso nunca sabemos ao certo o que temos nas mãos.
Os olhos é um perigo porque têm muitos vasos sanguineos expostos e ao minimo contacto é um perigo
Alertar tmb para a lamina ou alicate que faz os cortes. Se perfurar a pele e o corte for fundo....ja estão a ver o filme.
Nunca devemos fragar sozinhos porque se isso acontecer podemos ficar paralizados e não vamos conseguir pedir ajuda.
Alertar o companheiro/companheira em caso de algo acontecer alertar o medico imediatamente com o nome Palytoxina
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Isto assusta-me :)] Tenho uma palytoa castanho no aquário e quero tirá-la, acontece que está bem agarrada à rocha...como devo proceder?
Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Luvas, proteção para os olhos e mascara para a boca e nariz, uma chave de fendas e um martelo, arrancas com calma o pedaço de rocha onde o pólipo está agarrado, é a forma mais segura.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Gonçalo Figueiras Escreveu:
Isto assusta-me :)] Tenho uma palytoa castanho no aquário e quero tirá-la, acontece que está bem agarrada à rocha...como devo proceder?
Cumps

Como se fosses soldar uma estrutura de ferro :D
Luvas, oculos ou viseira capacete e burka.
Tudo tapado :D
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
AHAHHAHA Vou para a guerra? Não consigo partir a rocha..estou a falar de um pedaço de rocha que tem cerca de 15 cms de comprimento e uns 3 cms de espessura... :-s


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Claro que consegues ... Um pequeno escopro e um martelo e partes isso na boa!

Agora se é assim tão pequeno tira de água e deixa secar ao sol

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Não corro o risco de partir o fundo ao aqua?...hmmm se calhar opto memso por tirar a rocha...assim como assim não tenho lá mais corais agarrados.. :!

Obrigado pelas opiniões


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Gonçalo Figueiras Escreveu:
Não corro o risco de partir o fundo ao aqua?...hmmm se calhar opto memso por tirar a rocha...assim como assim não tenho lá mais corais agarrados.. :!

Obrigado pelas opiniões

E não consegues tirar a rocha, retirar o coral ou partir parte da rocha fora do aqua e voltar a introduzir a rocha no aqua?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
É o que terei que fazer em principio....vamos la a ver


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
eu tenho duas espécies de palythoas, as castanhas com raios verdes fluorescentes, lindissimas, são as Palythoas mutuki, e as jack frost das quais fiz vários frags. Cheguei a ter Palythoa Grandis, muito linda, mas despachei pois essa espécie e a heliodiscus/palythoa toxica (que ocorrem no hobby) tem muita palytoxina, perigosa para humanos. muitos zoantideos no hobby dados como palythoa são zoanthus, nomeadamente Zoanthus gigantus. Boa parte das Palys XPTO são zoanthus.

Imagem

Mas é verdade que a Palytoxina está presente nos nossos aquarios, nomeadamernte nas outras Palythoas mas em doses bem menores (penso que 4,5x menos), é preciso ter precaução. Quem deve ter mais precaução são quem quer fragar ou ELIMINAR. Por exemplo em foruns já aconselharam ferver para as eliminar, a pessoa acabou no hospital. Por isso é preciso cuidado com conselhos feitos em cima do joelho.

A palytoxina tem também um aspecto curioso que é ser 1 milhão de vezes mais toxica a celulas cancerigenas que a células saudaveis, claro que nao se deve ir por aí brincar com isso... mas já estão a ser feito estudos a respeito dessa propriedade por hobbyistas com conhecimentos cientificos.
http://labiotech.eu/meet-the-ceo-who-wa ... or-cancer/


palythoas colocam-se em ilhas para impedir ue cresçam, se bem que com a falta de espaço reparei que elas usam bocados de aragonite para fazerem base :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 31
Idade: 38
Localização: Gaia
Mais casos http://www.livescience.com/51853-corals ... riums.html com texto publicado pelo CDC (Center for Disease Control) (Centro para o controlo de doenças) autoridade máxima nos EUA para toxinas, vírus etc..

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk


Voltar para Discussão Geral



cron