Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Calha maxspect razor 420 180w 15000K

Calha maxspect razor 420 180w 15000K

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde pessoal

Acham que esta calha é suficiente para fazer o crescimento de qualquer tipo de coral, tem espectro suficientes? É que irei trocar a minha calha antiga para substituir por duas maxspect razor 420 de 180W. Não tenho qualquer experiencia com os led's dai a dúvida.

Abraço
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Já tive essa calha mas na versão de 300W. Não gosto muito do espectro, o canal dos azuis é quase violeta, e o canal dos brancos, logo com baixa intensidade começa a fugir para o amarelo. A mistura das cores também podia ser melhor. Têm bastante shimmering para quem gosta. No fundo é tudo uma questão de gostos, porque consegues obviamente mantêr com saúde qualquer coral e com bons crescimentos.

Já tive kessil, Maxspect, TMC e actualmente tenho as ocean revive, e de todas as marcas de calhas de led´s que tive e já foram várias, a nivel do espectro e distribuição/uniformização da luz e relação preço / qualidade, foi de longe a que gostei mais.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Viva Gil

Pois não tenho mesmo noção porque actualmente a calha que tenho é composta por 3 hqi de 250W mais 4 T5 80W e queria passar para as Led. Aliás já adquiri uma maxspect falta mais uma. Em termos de profundidade 65cm são suficientes para a calha? Tinham-me falado das Zetlight zt6000, serão equiparadas às maxspect?

Abraço
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Quais são as medidas do aquário?

Das Zetlight só conheço a 6600, que é comercializada pela TMC com a designação lumenair 900. A calha era porreira, mas agora e pelo valor, nunca seria a minha opção.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
•O aquário tem 205 (C) x 70 (A) x 65 (L). Pois as maxspect sei os preços agora as zetlight nao conhecia. So as tradicionais chinesas e OR.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Galhano Escreveu:
•O aquário tem 205 (C) x 70 (A) x 65 (L). Pois as maxspect sei os preços agora as zetlight nao conhecia. So as tradicionais chinesas e OR.


Boas Pedro,

Eu já tive de tudo ... para mim o problema dos leds é que precisas cobertura de superficie para que funcionem eficazmente.

Assim para o teu aquário precisarias de no mínimo 5x OR se o layout for mais central com o potencial de ir a 6 que seria o ideal.

No meu aquário que tem 200x80x60 precisaria de 8 a 10 calhas ...

A não ser que seja mesmo pelo desafio de teres led porque não te mantêns com a iluminação existente?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde Rui

A primeira razão que me faz mudar será por causa das temperaturas são 1070w que fazem com que a temperatura da água não fique estavel, mesmo adicionando ventilação como já tinha. A outra é o aspecto visual de se ver as fluorescências dos corais. Para além destes dois factores é a possibilidade de ter o controlado da calha a fazer o nascer e o por do sol. Mas passar de 1070w para 360w será um muito importante factor, só espero que sejam suficientes as duas calhas para o aquário.

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Para essas dimensões... não dão 2 calhas.. nem fica lá perto, vais ficar com metade do aquário ás escuras em cumprimento, e em largura também vais ficar com a frente e a parte de trás do aquário muito mal iluminadas.

Eu actualmente para 130x90x55, tenho 4 OR e mesmo assim os 4 cantos do aquário ficam com pouca luz. Para esse tamanho terias que colocar no mínimo dos mínimos 4 Maxspects 180W e mesmo assim...

A vantagem dos leds não é o menor consumo, porque em termos de watts, vais ter que colocar mais ou menos o mesmo, a vantagem é o que poupas em 5/6 anos que não compras lampadas t5 e HQI e a questão do calor.

A parte do nascer do sol, anoitecer, etc... isso para os corais e peixes é pouco importante.. e em termos de calhas de LED, encarece bastante o preço final, ainda mais que terias que colocar pelo menos 4...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Pedro Galhano Escreveu:
Boa tarde Rui
Mas passar de 1070w para 360w será um muito importante factor, só espero que sejam suficientes as duas calhas para o aquário.

Abraço


Esquece isso Pedro, a ideia que podes reduzir em mais de metade os Watts é errada, como já aqui disseram anteriormente, para que fiques bem serviço nunca poderás ter uma redução tão drástica a nível de consumos de Watts.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Mesmo que a as lentes das calhas sejam de 120graus? não serão suficientes na difusão de luz na parte da frente e trás do aquario? Então se opta-se por estas duas calhas teria de complementar com mais duas or ou chinesas? É que neste momento já adquiri uma maxpect.


Obrigado pela ajuda e opiniões que têm estado a dar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Lentes de 120º são boas para aquários de propagação e pouco mais, com a altura que tens no aquário, não vão dar, porque vais ter uma baixa penetração de luz na água.

Alem das 2 maxspects, terias que colocar pelo menos mais 4 OR ,pela diferença de preço nao ia para as chinesas, as OR cobrem mais área.

Pessoalmente eu venderia a maxspect que já compraste e comprava as 8 OR (para esta quantidade na ebay já consegues um bom desconto no preço unitário com envio da europa), ou então ficaria com o que tens actualmente... As HQI com balastros electrónicos, não tens que lidar com tanta produção de calor e poupas um pouco no consumo.
Agora já os deves conseguir comprar a preços muito mais acessíveis. Na ebay há muita coisa desse tipo de material.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
O aquario no total tem 2 metros mas tem a coluna seca na lateral que faz com que o aquario tenha 1.80 m. Assim se calhar so precisaria de 5 or não? E para a altura do aquario chega? A disposição sao 3 ilhas centradas mesmo no meio do aquario.

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Coloca aqui uma foto para te se tentar perceber melhor.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Aqui estão as fotos uma onde se ve a coluna seca que é lateral, e outra do aquário montado.

Imagem


Imagem

Espero que ajude a perceberem e darem ideias. Uma dúvida que tenho as OR tem dois canais programaveis. Elas ao ligarem os canais vão logo para a intensidade desejada ou vão subindo lentamente até ao setpoint defenido?

Abraço


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Só uma curiosidade. Esse aquário não era do João Cotter?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Vão logo para a intensidade que definires.

Quanto ao aquário, mesmo com esses 25 cm a menos...acho que não fica bem com menos de 4 OR´s. Ou seja seria o mínimo...

Acho que não vale a pena meteres 2 maxspects... vais ficar com muitas zonas pouco iluminadas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Só uma curiosidade. Esse aquário não era do João Cotter?

Abraços,
Rui


Sim este aquário era do João que acabou com o hobby e tinha o aquário descolado e o comprei a cerca de 5 anos e pouco. Alias todo o equipamento veio junto com o aquário excepção de escumador, bombas, rochas e vivos.

Gil Miguel Escreveu:
Vão logo para a intensidade que definires.

Quanto ao aquário, mesmo com esses 25 cm a menos...acho que não fica bem com menos de 4 OR´s. Ou seja seria o mínimo...

Acho que não vale a pena meteres 2 maxspects... vais ficar com muitas zonas pouco iluminadas.

Sim Gil já estou a por de parte a situação das maxspect e adoptar as OR e tinha pensado as 5 ficando cerca de 5 a 10 cm de espaço entre elas. Estas calhas tem possibilidade de fazer o crescente da iluminação?

Abraço
PG


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Eu sabia que conhecia esse móvel de algum lado. Grande aquário. Ainda tive o previlégio de o ver montado!

Quanto às OR defines a intensidade do canal de azuis e do canal de brancos e depois é liga e desliga nada mais

Mas com 5 podes fazer umas brincadeiras engraçadas que é metê-las a acender da esquerda para a direita e a apagar para simular o nascer e pôr do sol!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Bom dia Rui

Pois eu só o vi desmontado vidros todos descolados :p . Mas cheguei a ver uma foto do sitio onde estava e do layout. Sim se calhar a ideia vai passar por ir ligando aos poucos as calhas. E esta calhas a luz chega bem ao fundo? Já não me preciso de preocupar com a cobertura uniforme?

Andei a navegar pelo ebay e 3 calhas 453€ + 30 de portes? Acham caro ou consegue-se arranjar mais barato?

Abraço


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Galhano Escreveu:
Bom dia Rui

Pois eu só o vi desmontado vidros todos descolados :p . Mas cheguei a ver uma foto do sitio onde estava e do layout. Sim se calhar a ideia vai passar por ir ligando aos poucos as calhas. E esta calhas a luz chega bem ao fundo? Já não me preciso de preocupar com a cobertura uniforme?

Andei a navegar pelo ebay e 3 calhas 453€ + 30 de portes? Acham caro ou consegue-se arranjar mais barato?

Abraço


Boas,

Pois só com três calhas ... cobertura uniforme num aquário desse tamanho não me parece. Mas a vantagem das OR é mais tarde podes adicionar mais duas. ou uma de cada vez.

Sim, é o preço delas no ebay

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron