Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ocean Revive T247 + T5

Ocean Revive T247 + T5

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/nov/2016, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora boas tardes a todos!

Hoje em dia no meu aquário tenho 2 OR 247 nas laterais e 1 maxspect razor no meio. Tendo em conta que me estou a dar mto bem com estas OR, estou a ponderar retirar a maxspect do meio, acrescentar outro módulo de OR para ficar com 3, e adicionar 2 lampadas T5 (ou algo do género) uma de cada lado. O objetivo é complementar a iluminação led com lampadas T5 para ter uma luz mais uniforme ao longo do aquário e com menos sombras. O aquário tem 150 cm de comprimento por 60 de altura e 63 de largura.

O que eu tinha idealizado seria algo deste género:

Imagem

Fixações a ser algo desta forma:

Imagem

Evidentemente que isto é td mto teórico :) Mas da forma como eu vejo as coisas, era as 3 OR conectadas por uma barra de metal ou qq outro material de baixo perfil (mas alta resistência), com furações no sítio das fixações dos suportes de teto e as T5 ligadas tb da mesma forma.

A meu ver isto é exequível mas não sem uma data de dúvidas :)

1 - As 2 lâmpadas t5 (ou algo semelhante..) a adicionar teriam de ser de 80W para abrangerem a totalidade do aquário (em principio). será que isto seria luz a mais..?

2 - Eu como não tenho grande jeito para o DIY.. será que me podem indicar alguma calha/régua T5 já pronta a "acoplar" às OR da forma acima descrita (ou algo semelhante)?

3 - Adicionando 2 lampadas destas.. qual seria o espectro de luz / tipo de lampadas T5 indicadas que melhor complementassem as OR?

4 - Tendo em conta que, livrando-me da maxspect, perderia o ramp up e down das luzes & e as luzes de moonlight.. será que existem destas lampadas T5 dimmable?? Não havendo.. o que aconselhariam em termos de moonlight (é algo que não gostaria de perder).

5 - A última questão é em relação ao 3º módulo das OR em falta. Eu compro as minhas OR no ebay (rondam os 140 / 150€ free shipping em sem alfândega - se precisarem posso indicar o site). De qq forma, existirá algum membro a querer livrar-se de alguma OR em 2ª mão?

Muito obrigado a todos pela ajuda e happy reefing :)

PG

Mensagem 02/nov/2016, 18:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

1 - Não é luz a mais.
2 - Procura por iQuatics ... Ou vê no meu tópico pois tenho uma.
3 - depende do que queres mas eu pûs na altura com as Radion uma ATI Blue PLus. Dimmable existem mas terias tu que fazer. Apenas para os teu olhos pois os corais e peixes não se chateiam muito com isso. Usas as T5 para ligar primeiro e pronto.
4 - Não precisas de moon light. Mesmo. Mas se realmente queres porque não deixas a MaxSpec?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/nov/2016, 18:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

1 - Não é luz a mais.
2 - Procura por iQuatics ... Ou vê no meu tópico pois tenho uma.
3 - depende do que queres mas eu pûs na altura com as Radion uma ATI Blue PLus. Dimmable existem mas terias tu que fazer. Apenas para os teu olhos pois os corais e peixes não se chateiam muito com isso. Usas as T5 para ligar primeiro e pronto.
4 - Não precisas de moon light. Mesmo. Mas se realmente queres porque não deixas a MaxSpec?

Abraços,
Rui


Olá Rui! Vou então procurar por iQuatics para ver o que aparece.. :) De facto o ser dimmable ou não e as moonlight não deixam de ser somente para os meus olhos. Em relação àmaxspect - tem-me chateado um bocado os níveis de intensidade (e de cor) não serem homogéneos entre as OR e a maxspect. Eu sei q provavelmente será preciosismo e tem td a ver com regulação para tentar equiparar as cores de uma e outra unidade, mas era mais por aí. Ah! e estética! A maxspect é diferente, mais comprida e tal.. na minha cabeça fazer-me-ia mais sentido ter as leds todas iguais.

Mas tb é uma opção a ter em consideração.

Muito obrg pela tua ajuda.

Abraço
PG

Mensagem 05/nov/2016, 19:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Pedro

Vou mostrar-te o que ando a inventar cá em casa.

Imagem

O meu aquario é de 120cm e tenho duas OR, e ando a preparar isto que vês na foto.
Estou a fazer isso, não é porque as OR sejam fracas mas porque os brancos acima dos 40% parece-me uma luz muito forte para os corais, e por experiencia minha já queimei alguns.
Nunca tive t5 e não sei como é a luz, mas já liguei estas e parece muita luz e tenho medo de voltar a queimar os corais.
Tenho duas t5 brancas mas estava a pensar trocar uma para rosa, porque de azuis as OR acho-as impecáveis.
O período em que vão ligar estava a pensar algo com 4 horas mesmo no meio do fotoperíodo em que os brancos das OR ligam.
Não sei se me fiz entender, e não sei se estou a fazer as coisas correctamente mas opiniões aceitam-se.

Mensagem 07/nov/2016, 10:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Almeida Escreveu:
Boas Pedro

Vou mostrar-te o que ando a inventar cá em casa.

Imagem

O meu aquario é de 120cm e tenho duas OR, e ando a preparar isto que vês na foto.
Estou a fazer isso, não é porque as OR sejam fracas mas porque os brancos acima dos 40% parece-me uma luz muito forte para os corais, e por experiencia minha já queimei alguns.
Nunca tive t5 e não sei como é a luz, mas já liguei estas e parece muita luz e tenho medo de voltar a queimar os corais.
Tenho duas t5 brancas mas estava a pensar trocar uma para rosa, porque de azuis as OR acho-as impecáveis.
O período em que vão ligar estava a pensar algo com 4 horas mesmo no meio do fotoperíodo em que os brancos das OR ligam.
Não sei se me fiz entender, e não sei se estou a fazer as coisas correctamente mas opiniões aceitam-se.


Olá viva Pedro! Sim, seria (ou será) de facto algo desse género que eu ando a engendrar. Sou capaz de arranjar uma calha daquelas baratuchas com 2 T5 de 150cm da ODYSSEA em 2ª mão só para testar se quero (ou preciso) mesmo disto. Em relação às cores das lâmpadas.. eu sinceramente com a configuração que tenho hoje em dia, não te sei dizer dizer com exatidão quais as necessidades de côr que preciso (se é que preciso). Daí eu ir testar cpom várias lâmpadas diferentes.. e dp logo se vê o que é que, aso meus olhos, fica melhor.

Em termos da intensidade das OR, eu tenho-as usado quase a 100% as 2 e a maxspect tb.. acho que depende um pouco do layout de cada 1 e se os corais estão posicionados perto da linha de água ou não - e tb com a ambientação destes à quantidade de luz - principalmente de leds - estas percentagens tão elevadas que tenho hoje em dia levaram meses a atingir. Corais curtem luz! Luz com fartura!

Um abraço, obrigado pela partilha e boa sorte com o teu projeto!
PG

Mensagem 07/nov/2016, 11:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pedro Gama Escreveu:
Corais curtem luz! Luz com fartura!
PG


Cuidado com estas afirmações pois existem outros factores associados.

Corais curtem Luz com fartura se houver nutrientes disponíveis na água pois aí vão usá-los em força para crescer.

Aquários em "low nutrient" a coisa toma outros contornos e os corais queimam.

Cada aquário é um aquário e cada aquariofilista deve conhecer o seu. Consoante a entrada e saída de nutrientes assim também mais ou menos intensidade de luz.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/nov/2016, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pedro Gama Escreveu:
Corais curtem luz! Luz com fartura!
PG


Cuidado com estas afirmações pois existem outros factores associados.

Corais curtem Luz com fartura se houver nutrientes disponíveis na água pois aí vão usá-los em força para crescer.

Aquários em "low nutrient" a coisa toma outros contornos e os corais queimam.

Cada aquário é um aquário e cada aquariofilista deve conhecer o seu. Consoante a entrada e saída de nutrientes assim também mais ou menos intensidade de luz.

Abraços,
Rui



Certo, tens toda a razão Rui!

PG

Mensagem 07/nov/2016, 11:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Isso vai ficar muito bom amigo ... vais ter o melhor de 2 mundos leds e t5 ;) ;)

ando a "enjorcar" o mesmo mas ao contrario ... 8x80W no meio e 3 calhas ocean revive de cada lado da 8x80w ....
as lampadas eu nao metia totalmente brancas ai .. metia sim uma Blue plus por fora e uma coral plus por dentro ... se nao a ideia que vais ter ao olhar para o aquario é de um aquario muito branco ...


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/nov/2016, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Pedro tive que ir ler o teu post todo, vá lá que ainda é recente, os nossos aquários tem +- o mesmo tempo.
Tinha ali esta calha guardada já algum tempo, a pensar numa coisa deste género, e quando comecei a ouvir falar nas hibridas tive que começar a inventar, e olha deu nisto, se quiserem vir ver tão a vontade.
Mas ainda não a pus a funcionar, já a liguei mas não gostei do resultado, muita luz e a zona do aquario muito iluminada, as lâmpadas talvez não sejam as mais recomendadas, não sei, pois vi poucos aquario com t5 e não tenha uma opinião certa. Penso que também estejam um pouco altas, estão ao nível das OR, e isso faz que espalhem muito a luz.
Acho estranho tu teres as tuas OR no máximo, eu se levanto as minhas dos +- 40% fico com os pólipos dos sps fechados, mas como diz o Rui cada aquario é um aquario e todos são diferentes.
Até propunha a quem tivesse OR, e se quisesse metia aqui a altura que as tem da coluna de agua, altura do seu aquario e potencia dos seus canais. Sempre podia ajudar a alguns inexperientes como eu, e tiravam algumas duvidas.
Viva Paulo, aquilo parece que faz mesmo efeito... mas em relação as cores a coral plus é branca? Em relação as azuis é que estou na duvida, pois as OR até as acho muito boas, mas como nunca vi ou não me lembro das t5 fico na duvida. Brancas não gosto...
Abraço

Mensagem 08/nov/2016, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá bom dia Pedro Almeida! Eu compreendo que se as T5 estão ao nível as OR, e não está nalgum tipo de caixa, vais ter mta luz a sair para fora o que pode ser incomodativo. Eu estava a pensar fazer algo do género o que fizeste mas secalhar vou testar com uma calha-do-cócó ODYSSEA com 2 T5 (2x80W) - como disse acima, não tenho noção das cores complementares que ficariam bem - o Paulo já deu umas ideias - mas o melhor é testarmos com vários espectros diferentes. Esta calha complementar ficaria por detrás das minahs calhas, assente no vidro, mas com os pés modificados para ficar mais alta (não tão altas com as OR/Maxspect) e em ângulo. Mas é algo para ser testado e se, tal como tu, eu achar que não é bom.. não uso! Não é que tenha falta de luz.. mto pelo contrário, estou satisfeito com a quantidade de iluminação mas a ideia de Led + t5 agrada-me - daí a minha curiosidade em testar.

Em relação à intensidade das calhas, eu dantes usava as OR a 1: 90% e 2: 60% + coisa - coisa. Fui subindo e parei nos 1:100% e 2:80% - a Maxspect está a 100% e 80% também (azuis e brancos respetivamente). As calhas devem estar entre 20 e 30cm da água e a coluna de água tem 60cm. Portanto.. não tenho a mesma experiência que tu em termos dos corais fecharem com mais luz (cada aquário é um aquário de facto..)

Ontem estive a fazer testes e os meus NO3 subiram um pouco para 5 e o PO4 ronda os 0,02 - apenas uso carvão num saco e a queda cai diretamente num refúgio com macro-algas, alguma RV e Xenias (!) - à lá triton. Mas com mais luz e os N03 já detectáveis, noto (por exemplo) as acroporas com mto mais cor do que tinham à 1 mês ou 2 por exemplo - se bem que este aquário apenas tem 6 meses de existência. Pode tb ter a ver com a mudança para o components 1+2+3+ da Aquaforest.


Boa sorte com isso e vai postando novidades!

Abraço!
PG

Mensagem 16/nov/2016, 00:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Pedro

Então Já tens as t5 a funcionar?
Já tenho a minhas 2 a funcionar uma coral plus e uma aquablue especial, e gostei bastante do resultado.
Baixei os brancos para cerca de 20 ou 25 % para o aquario não ficar muito branco e mantive os azuis led nos 75 ou 80%, gostei bastante.
E os corais também ganharam mais cor, também pode ser do coral vipe... :D
Abraço

Mensagem 16/nov/2016, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Almeida Escreveu:
Boas Pedro

Então Já tens as t5 a funcionar?
Já tenho a minhas 2 a funcionar uma coral plus e uma aquablue especial, e gostei bastante do resultado.
Baixei os brancos para cerca de 20 ou 25 % para o aquario não ficar muito branco e mantive os azuis led nos 75 ou 80%, gostei bastante.
E os corais também ganharam mais cor, também pode ser do coral vipe... :D
Abraço

Olá Pedro,
Isso não é azul a mais???
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 16/nov/2016, 01:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas André

As Lampadas são brancas, apenas a coral plus tem um ligueiro tom azulado mas muito leve.
O que eu acho que ficou melhor, foram as sombras que os leds faziam e desapareceram.

Mensagem 16/nov/2016, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora bons dias Pedro! Ainda não o fiz (mas não está esquecido). Como tinha dito em cima, vou testar com uma calha 2x80 da Odyssea para ver se atinjo exatamente o mm resultado que estás a sentir agora. Ainda só não o fiz pois tenho estado a pensar numa solução para por a calha assente no vidro (por detrás das calhas LED), mas meia inclinada em ângulo a apontar para a água.

Mete mas é fotos do antes e do depois pá malta ver :D

Abraço!
PG

Mensagem 17/nov/2016, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Pedro

Já tentei mas não consigo, nas fotos não dá para perceber as diferenças, e ficam mal as fotos.
Abraço

Mensagem 24/nov/2016, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora viva! Já foi adicionada a calha da Odyssea (150cm 2x80W) e até ver o efeito é bastante satisfatório (pelo menos aos meus olhos) - já não estava habituado às T5.. qdo desliguei os leds e ficaram só as T5 fiquei maravilhado com a luz (sem a confusão que os leds provocam no aquário).

Com os leds + estas T5 os corais parece que ficaram mais brilhantes.. gostei mesmo bastante, ficou um ambinente mais.. luminoso :) - e ainda estou a usar as 2 lâmpadas que vieram com a calha - que já precisam de ser trocadas pois já têm uns bons 2 ou 3 anos de utilização. Imagino quando chegarem a blue e coral plus.

Ficam só umas fotos da forma que arranjei para colocar a calha, utilizando as pernas que trazem.. tive a dobrar os ferros todos até conseguir que ficasse fixo:

Imagem

Imagem

A sombra que a calha faz por causa dos leds, só atinge a parte mais alta da parede de trás.. não é coisa que me aborreça - não há aí corais.

Portanto... e até ver... estou satisfeito - acho que no geral a iluminação do aquário ficou bastante melhor.

Agora a pergunta: Poderá ser das lâmpadas serem mto velhinhas (ou de não prestarem pois.. são que vêm de origem com a calha) mas não noto uma intensidade nada por aí além. Acho que qdo chegarem as ATIs vou notar diferenças! Mas a questão é.. estas luzes não podem estar ligadas durante todo o foto período? Ttendo em conta que tenho 2 OR de 120W + 1 razor de 160W, portanto 400w de luz e a adicionar 160W (em teoria...) das T5s daria (em teoria) 560W para o aqua de 600 litros (sem contar com a litragem da sump). É luz a mais? Será preferível só fazer um pico de 3 ou 4 horas com as T5 diariamente? Sei que vou começar devagar.. tipo 1 hora por semana.

!Gracias!

PG

Mensagem 24/nov/2016, 17:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa tarde a todos.
Neste momento também tenho um projeto semelhante aos vossos quase concluido, mas em vez de ter as calhas t5 da odyssea paralelas ao comprimento do aquario, vou ter 3 calhas 2x24w da odssea perpendiculares ao comprimento, intercaladas entre quatro OR.

O aquário tem de área 160cmx60cm.

Não sei se estão familiarizados com as calhas odyssea, mas desde que adquiri duas e comecei a pesquisar, os reviews não são muito abonatórios. Referem que os supostos balastros HO (high output), não correspondem à verdade, ficando as lampadas da ATI por exemplo a funcionar aquém da sua potencia máx.
Outro ponto contra são os refletores que consideram ser pouco capazes de uma total reflexão. (este ponto considero menos grave)

Contudo, julgo que a substituição do balastro original por um verdadeiramente HO é de facil montagem existindo alguns casos de instalação na net.

Já pensaram nisso? Ter uma calha tipo ATI low budget? :D

Abraço
Editado pela última vez por Filipe Valente em 24/nov/2016, 17:31, num total de 1 vez.

Mensagem 24/nov/2016, 17:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora viva Filipe! Eu de facto já li tb sobre isso.. apesar de achar que os problemas das calhas da Odyssea referem-se aos 1ºs modelos e não a estes mais recentes. Em relação à troca do balastro (o balastro é aquela cena exterior tipo transformador.. certo?) não sei se isso será assim tão barato... E outra coisa q tenho de ver é se será possível sustituír o refletor da calha por refletores individuais..

PG

Mensagem 24/nov/2016, 17:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Filipe Valente Escreveu:
Boa tarde a todos.
Neste momento também tenho um projeto semelhante aos vossos quase concluido, mas em vez de ter as calhas t5 da odyssea paralelas ao comprimento do aquario, vou ter 3 calhas 2x24w da odssea perpendiculares ao comprimento, intercaladas entre quatro OR.

O aquário tem de área 160cmx60cm.

Não sei se estão familiarizados com as calhas odyssea, mas desde que adquiri duas e comecei a pesquisar, os reviews não são muito abonatórios. Referem que os supostos balastros HO (high output), não correspondem à verdade, ficando as lampadas da ATI por exemplo a funcionar aquém da sua potencia máx.
Outro ponto contra são os refletores que consideram ser pouco capazes de uma total reflexão. (este ponto considero menos grave)

Contudo, julgo que a substituição do balastro original por um verdadeiramente HO é de facil montagem exisindo alguns casos de instalação na net.

Já pensaram nisso? Ter uma calha tipo ATI low budget? :D

Abraço

4 OR's em 160cm's e ainda 3 calhas de T5? Isso cabe tudo?
Eu tenho 3 OR's em 120, por isso temos o mesmo espaço para cada OR, ou seja 40cm's. Por acaso ontem estive a olhar para a iluminária e a pensar que não conseguia enfiar ali mais nada, mesmo que quisesse...
Vai ficar com as OR's da pontas mesmo mesmo no limite do aquário, certo? Ou estás a pensar incliná-las um pouco?

Em relação às T5's, eu também tive uma calha fraca e na altura o balastro não me lembro se foi À vida ou se eu decidi substituir, mas sei que para 3x39W foram cerca de 50€.
Mas acredito que aumente a potência máxima das lâmpadas.
Quanto aos refletores, desde que caibam, dá sempre para por ATI...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/nov/2016, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
André Jorge Silva Escreveu:

4 OR's em 160cm's e ainda 3 calhas de T5? Isso cabe tudo?
Eu tenho 3 OR's em 120, por isso temos o mesmo espaço para cada OR, ou seja 40cm's. Por acaso ontem estive a olhar para a iluminária e a pensar que não conseguia enfiar ali mais nada, mesmo que quisesse...
Vai ficar com as OR's da pontas mesmo mesmo no limite do aquário, certo? Ou estás a pensar incliná-las um pouco?

Em relação às T5's, eu também tive uma calha fraca e na altura o balastro não me lembro se foi À vida ou se eu decidi substituir, mas sei que para 3x39W foram cerca de 50€.
Mas acredito que aumente a potência máxima das lâmpadas.
Quanto aos refletores, desde que caibam, dá sempre para por ATI...

Abraço.


Olá André,
Acho que cabe tudo :D

Os meus cálculos foram:
4OR= 4x26cm=104cm
3 Odyssea = 3x12,5cm=37,5cm

Total=141,5cm

Ainda me sobram uns 20cm para dar algum espaço entre elas. Quando isto estiver mais encaminhado ponho umas fotos para verem.

Abraço


Voltar para Discussão Geral