Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Biopellets

Biopellets

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 07/nov/2016, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa Tarde a Todos,

Gostava de saber se usam biopellets, em caso afirmativo que marcas e que resultados estão a ter com as mesmas.

Eu pessoalmente, usei durante 1 ano as all-in-one-biopellets (as de cor avermelhada) e nada tenho a dizer contra. Entretanto há cerca de 1 mês mudei para as da mesma marca e designação, mas com um upgrade e que são de cor amarela.

Confesso que estas biopellets só me deram problemas, o principal está relacionado com a quantidade de "pó" amarelo que libertam, fiquei com a sump cheia e até o próprio layout do aquário. Alguém as usa e tem o mesmo problema?

Usei essas biopellets no reactor, em que quase metade do reator era composto de filtros de modo a minimizar o pó amarelo que saía.
Já para não falar que o que saía do escumador era uma "papa" amarelada tipo cimento... nem sequer tem o cheiro habitual.

Confesso também que os corais não gostaram muito desta situação.

No que se refere a baixar nitratatos e fosfatos, efetivamente faz o seu trabalho, numa semana passei de 50 ppm de nitrato para 10 ppm - depois tive o crash... (como era de esperar com quedas tão rápidas) mas isto dá para ver a diferença entre "versões" destas biopellets.

Depois de um mês de aborrecimentos e limpezas de sump, ontem mudei para as da TMC, resta aguardar..., mas numa primeira impressão andam mais "soltas" no reator que as all-in-one, muito mais mesmo.

Aguardo pelos vossos feedback,
Cumprimentos.

Mensagem 07/nov/2016, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Nuno Miguel Lima Escreveu:
Eu pessoalmente, usei durante 1 ano as all-in-one-biopellets (as de cor avermelhada) e nada tenho a dizer contra. Entretanto há cerca de 1 mês mudei para as da mesma marca e designação, mas com um upgrade e que são de cor amarela.

Boas Nuno,

Que upgrade falas? Não percebi o que queres dizer com isso.
Da mesma marca e designação mas de outra cor? Isso não existe. Da mesma marca (DVH) tudo bem, mas há as All-in-One BioPellests (cor castanha) e as NP Reducing BioPellets (cor creme, amareladas).
Elas são diferentes e trabalham de forma diferente. Acho que foi esse o teu erro, usaste de forma igual.

Não cometas o mesmo erro a usar as da TMC da mesma forma, vais ter problemas novamente.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 07/nov/2016, 21:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Nuno,
Deve ter sido o pior que já tive, mesmo sendo um defensor de biopellets...
Reduzi bastante o volume de água no reator mas mesmo assim o pó que saía das All-in-One (DVH) era imenso. A sump sempre suja a ganhar deposito de lama amrela.

Confesso que não notei nenhuma descida a nível de NO3, mesmo adicionando as bactérias da mesma marca BIOGRO

Não querendo efetuar nenhuma propaganda, confesso que estou maravilhado com o método probiótico da AF.
Isso sim baixou-me os nutrientes, sem pó e reatores a consumirem energia.

Abraço


Voltar para Discussão Geral