Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Bacto balls, alguém usa? Meu início

Bacto balls, alguém usa? Meu início

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa tarde a todos,

Desde há algum tempo tenho vindo a ter problemas com o aquário,especialmente com as biopellets que tenho usado.
Como tive um crash em que me morreram os corais duros todos decidi aproveitar para experimentar as bacto balls da fauna marin.
Hoje foi o dia em que retirei o reator e comecei com metade da dosagem de "balls" que recomendam.
Supostamente as bacto balls vão-se degradando até desaparecerem, segundo a marca são compostas por bactérias e enzimas que fazem reduzir os nitratos e os fosfatos, será necessário repor as bolas a cada duas semanas.
Ao dia de hoje estou com 10 ppm de nitratos e 0,5 ppm de fosfatos.

Escrevi este tópico para ir dando o meu feedback sobre este produto e também para saber experiências que vocês tenham tido.

Boas festas,
Nuno Lima


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
A acompanhar ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa Tarde

Na continuidade desta aventura das Bacto Balls, passadas duas semanas adicionei a quantidade recomendada, ou seja 2 bolas por cada 100 litros.

Constatei que as balls que tinha colocado há 2 semanas eram quase inexistentes (nas primeiras 2 semanas coloquei metade da dose indicada de modo a adaptar o sistema). Realizei alguns testes e constatei que com a metade da dose de bacto balls os nitratos não subiram, no entanto os fostatos duplicaram. É importante referir que também tive alguns problemas com peixes que levou à morte de 5 (esta situação afeta as %s de fosfatos e nitratos no sistema) pelo que não consigo, para já, aferir directamente o efeito das bacto balls no sistema.

O que posso dizer é que noto a água mais cristalina (sem qualquer dúvida) e noto também que os moles estão mais bonitos. Até agora, se este método funcionar, tem uma grande vantagem que é o modo de dosear e não ter reatores com bombas, etc, etc na sump. Como a degradação/dissolução das balls é progressivo e constante não há picos de bactérias (nem falta das mesmas) como muitas vezes acontece com os reatores. É um método muito "limpo".

Tenho sim, que ver se 2 balls por cada 100 litros estão adequados ao meu sistema ou se no final terei que colocar mais.
Hoje à noite irei efetuar os testes para ver que valores estamos a obter após 1 semana com a dosagem recomendada.

Vou dando noticias...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Nuno,

Podes colocar toda a informação do teu aquário e manutenção?
Seria importante para o feedback do produto ter realmente valor.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Então aqui vai:
O aquário tem uma dimensões de 110x50x60, leva cerca de 300l, a a sump leva cerca de 100l.

De equipamento tenho instalado:
Calha TMC V2 IlumenAir 900
Escumador Bubble Magus NAC 7
Bomba circulação MaxSpect Gyre XF130
Bomba Jecod DCS 4000 (sump/Aquario)
Doseadora Jecod DP-4s
Termostato 300watts


Relativamente aos vivos neste momento tenho:
4 - Chromis viridis
1 – halichoeres leucoxanthus
2 –Lysmatas Amboinensis
1 - Hymenocera elegans

De corais não quero falar disso – tive um crash no aquário no inicio de novembro e perdi os SPS todos que tinha, só me restam moles.

Aqui vai o link aquando da apresentação do aquário no forúm: viewtopic.php?f=7&t=6902

Cumprimentos,
Nuno Lima


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Lima Escreveu:

De corais não quero falar disso – tive um crash no aquário no inicio de novembro e perdi os SPS todos que tinha, só me restam moles.


Se quiseres Milka, calendrium, digitata roxa, laranja, verde, aspera, cervircornis e mais o que se puder cortar ... passa por cá e levas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Muito obrigado Rui, mas por agora quero ver como funciona estas bacto balls e talvez daqui a um mês ou dois comece a pensar em recolocar duros.

Os SPS tornam o aquário lindíssimo, tinha uma milka que estava tremenda, já a tinha há cerca de 1 ano, e em 2 dias.... morreu :((

Cumprimentos,
Nuno Lima


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa tarde a Todos

Passado quase 1 mês após a adição das Bacto Balls, posso dizer e confirmar o que disse anteriormente:
- Agua cristalina;
- Corais moles impecáveis;
- Nitratos e fosfatos a baixar de modo muito suave e gradual (mas ainda estou a acertar a quantidade de balls para meu sistema);
- Muito muito muito prático de usar;
- Ausência de reator e bomba e a preocupação de ir adicionando pellets;
- O escumador deita "lixo" à farta de cor preta (otimo sinal que está a remover o que deve remover).

Até agora está a correr bem, mas... ainda falta ver como corre quando adicionar SPSs, que será o passo seguinte e o meu teste final.
Este fim de semana é dia de adicionar mais bacto balls.

Quem esteja a utilizar este produto e vir que tem um liquido transparente tipo "água" dentro do frasco que tem as bacto balls não se preocupe é mesmo assim (confirmado pelo apoio ao cliente da Fauna Marin).

Vou dando noticias sobre esta minha experiência e agradeço a quem esteja a utilizar este produto que também dê noticias.

Bom fim de semana.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa tarde

Após cerca de 2,5 meses e já com a introdução de SPS (há cerca de 1 mês) só posso dizer maravilhas das Bacto Balls :D :D :D .

Atualmente tenho os nitratos com niveis indetétaveis nos testes da Salifert e fosfatos com 0,05.

Desde o último post já aumentei o número de vivos, de 8 para 13 incluindo um Strigosus, tendo ocorrido no sistema um aumento significativo de matéria orgância.

Tenho a referir que noto um aumento no consumo de kH, Mg e Ca, mas esta situação pode (e deve) ser também devido à introdução dos SPS.

Os SPS estão com cores excelentes, também noto que os LPS em especial os actinodiscus azuis que tenho estão a multiplicar-se a olhos vistos - já começam a caminhar para a expressão "praga" :p

Atualmente estou a adicionar cerca de 4 esferas (bacto Balls) de 15 em 15 dias e anda a correr tudo muito bem.

Um abraço,
Nuno Lima


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
gostei do que li sobre as bacto-balls, parece interessante e estou tentado.

Uso biopellets há um ano e tal, mas nao tenho o objetivo apenas de reduzir nitratos e fosfatos, tal como tens, mas sim propragar bacterias... se as bacto-balls forem capazes disso também seria ouro sobre azul.

As biopellets podem criar problemas se houver descuido como STN em SPS, precisa de estar sempre a circular agua. Mas algo catastrogico como um crash total de SPS e em algo tão robusto como Milka não presenciei sequer STN.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa tarde Pedro

As bacto balls são na realidade "reservatórios" de bactérias. As esferas vão-se dissolvendo (a um ritmo constante) e vão libertando as bactérias na água. São depois estas bactérias que "fazem" baixar os nitratos e fosfatos (é o efeito).

Caso queiras mais bactérias basta adicionar mais esferas. Eu também usei durante mais de um ano biopellets, mas quando a coisa corre mal, corre mesmo mal... perdi muitos, mas muitos corais... :(( pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Espero ter ajudado.
Nuno


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Tiveste o cheiro a ovos podres nas biopellets? Eu cheguei a ter, mas não tive mortandade geral. Nota-se que o aquario não está bem, e fui verificar o que se passava. Mas ainda ficou um tempo...

Ajudaste sim, parece muito interessante. Adquiriste em loja fisica ou online?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Muito interessante esse producto, acaba por ser mais um de bacterias mas este de uma forma mais simples ao genero das biopellets a dosear carbono sem doses manuais de gotas etc...

O problema comum nas biopellets é que apesar de libertar-nos das doses diarias, é necessário uma manutenção ocasional de tempo a tempo pois o reactor deve ser verificado e limpo uma vez que as biopellets devido às bacterias tem a tendência de ganhar um genero de gosma e que entope a circulação da agua dentro do reactor provocando assim zonas mortas(sem circulação) originando produção de enxofre (o tal cheiro a ovos!) amonias etc etc acabando por ser mortal aos seres vivos do aquario.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
A mim aconteceu isso....o reactor entupiu, não reparei....depois foi um boom de porcaria....


Mas pelo que vi este produto não é para usar em reactor....é mais para colocar num filter bag!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Efetivamente.

Como refiro no incio trata-se de um método muito mais "limpo" que os reatores (que se eliminam do sistema).
Para este produto não é necesário reator, apenas um filterbag e colocá-lo na sump junto à bomba de impulsão (sempre depois do escumador).

Eu fiquei rendido a isto.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Nuno quais os valores do nitrato antes e depois, e a nivel de fosfato tem a mesma eficacia?

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 60
Idade:
Localização: Vila Nova de Gaia
Boas, já agora a onde compras-te o produto?

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Joao Tomas Escreveu:
Nuno quais os valores do nitrato antes e depois, e a nivel de fosfato tem a mesma eficacia?

Abraço



Boa Tarde joão,

Antes de adicionar as bacto balls tinha 10 ppm de nitratos e 0,5 ppm de fosfatos, ao dia de hoje tenho os nitratos a 1ppm e os fostafos a 0,03 ppm.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Nuno, onde tens as bacto balls? Num reactor? com que circulação?

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa Tarde

Tenho num filterbag dentro da sump (na ultima divisão, ou seja na divisão que tem a subida para o aquário) e sempre depois do escumador de modo a ir primeiro para o sistema.

Cumprimentos,
Nuno Lima

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron