Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Acros RTN/STN

Acros RTN/STN

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/jan/2017, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas malta,

Preciso da vossa opiniao, de ha duas semanas para cá que algumas das minhas acros do nada branqueam, seja pela base seja pelas pontas.

Acontece num dia depois para, depois passado uma semana voltou-me a acontecer.

Apenas nas Acros, o resto dos SPS ate ver, sem problemas.

Os parametros estão todos OK,

Po4: 0,00
No3: 0,10
Ca: 395
MG: 1295
KH: 7
K+ : 390

Será pela falta de nutrientes? po4 apesar do 0,00 eu sei que tenho porque tenho alguns cyanos.

Tenho adicionado aminoacidos e vitalizer para alimentar os corais.

Aguardo as vossas opinioes.

abraços e bom ano para todos.

Mensagem 02/jan/2017, 10:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Pedro,

Não tiveste uma variação de KH à umas semanas atrás?

A última que tive andei três meses a abanar até os corais pararem de branquear!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/jan/2017, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas,

A variação que possa ter tido talvez de 8 ou 8.3 para 7, mas no decorrer de uma semana ou duas nada de repentino,

pelo menos que eu me apercebesse.

Achas que foi isso?

Mensagem 02/jan/2017, 19:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Pedro,

Sabendo que não tens nenhuma fonte contaminante que te possa estar a causar os branqueamentos deve ter sido mesmo da variação de KH, conforme disse o Rui.

Da experiência que tenho das minhas acroporas é que nem todas se ressentem com a mesma intensidade e por vezes o branqueamento só aparece algum tempo depois da variação.

Mensagem 02/jan/2017, 22:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Podes colocar uma foto se faz favor?

Muitas vezes as pontas dos sps queimam por excesso de cálcio. O teste da Salifert, na minha experiência, ao fim de um ano ou menos acaba por se estragar e dar falsos valores, mais baixos do que é na realidade. O teu teste de cálcio de que marca é e quanto tempo tem?

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/jan/2017, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Filipe Valente Escreveu:
Olá Pedro,

Sabendo que não tens nenhuma fonte contaminante que te possa estar a causar os branqueamentos deve ter sido mesmo da variação de KH, conforme disse o Rui.

Da experiência que tenho das minhas acroporas é que nem todas se ressentem com a mesma intensidade e por vezes o branqueamento só aparece algum tempo depois da variação.


Mais certo...


Ricardo Pinto Escreveu:
Podes colocar uma foto se faz favor?

Muitas vezes as pontas dos sps queimam por excesso de cálcio. O teste da Salifert, na minha experiência, ao fim de um ano ou menos acaba por se estragar e dar falsos valores, mais baixos do que é na realidade. O teu teste de cálcio de que marca é e quanto tempo tem?

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk


Irei colocar logo.. O teste Calcio é da salifert, logo tambem vou aferir o teste com o liquido da FM para calibrar.

As pontas nao queimam, simplesmente mudam de cor!! para branco claro :)

Mensagem 07/jan/2017, 20:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas

Apenas para concluir

Pedi a dois amigos para fazer testes com os testes deles.

Os resultados deles for iguais entre eles e todos acima dos meus.

Concluo que os Meus testes faparam .

Em relação ao rtn/STN aponto kh, se agora me dá 7 e no deles 8.3, quando há cerca de 3 semanas me dava 8.3 devia ter acima de 9, e doseando carbono eia a razão.

Obrigado pela ajuda.

Abc

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 08/jan/2017, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Pedro,

Só por curiosidade chegaste a ver o que dava no liquido da FM?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 09/jan/2017, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ricardo Santos Escreveu:
Boas Pedro,

Só por curiosidade chegaste a ver o que dava no liquido da FM?


Sim, uma diferenca de 0.7 valores

Mensagem 09/jan/2017, 16:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Não é por uma variação de 1,3 pontos no KH ou por têres Kh>9 com doseamento de carbono, que tiveste branqueamentos.

As RTN e STN podem ter 1001 motivos e é quase impossível com os instrumentos que temos ao nosso dispor, eliminar todas as possíveis causas. Muitas vezes não passam por um fator de stress, mas por um conjunto de fatores stressantes de menor dimensão que debilitam as acroporas ao ponto de ficarem muito susceptíveis a infeções virais ou bacteriais.
Pela forma como se vai prolongando no tempo e alternância nos corais, se fossem picos de Kh, não terias este tipo de branqueamentos.

O maior desafio dos ULNS é exatamente esse, mas como sempre disse, ter os fosfatos e nitratos a zero, é tão ou mais perigoso que variações de kH (desde que não seja enorme).

Ainda à um mês estavas a passar por um mini-ciclo, não terás baixado demasiado rápido os nutrientes? Elas não gostam! :)

Alem do carbono e alimento, o que estás a dosear mais? Que fonte de carbono? Estás a usar algum tipo de resinas ? Que sal estás a usar ?

Mensagem 12/jan/2017, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas Gil,

Pensavam que os RTN/STN tinham parado mas voltaram a carga ontem e hoje, em corais que ainda nao tinham sofrido e outros que ja tinham parado o branqueamento e agora voltou.

O Sal é o da Aquaforest o reef salt.

O Carbono é o Zeostart3, estou a seguir o metodo zeovit e 90% do que ponho é da KZ para evitar este tipo de problemas :(( , os outros 10% alem do Sal de outra marca, doseio zooplakton mais isto é mais recentemente mas ja os problemas tinham comecado.

Nao tenho resinas de momento, so metodo zeovit que em determinada altura estava a correr bem e com resultados a vista, derrepente pumba!!

abc

Mensagem 13/jan/2017, 01:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Gil Miguel Escreveu:

O maior desafio dos ULNS é exatamente esse, mas como sempre disse, ter os fosfatos e nitratos a zero, é tão ou mais perigoso que variações de kH (desde que não seja enorme).

Ainda à um mês estavas a passar por um mini-ciclo, não terás baixado demasiado rápido os nutrientes? Elas não gostam! :)



Concordo,

este é o ponto!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 13/jan/2017, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Soluções ?

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Mensagem 13/jan/2017, 13:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Soluções é o Melhoral :)
Parares com todo e qualquer aditivo, inclusive fontes de carbono, mudanças de água 10% semanais e deixar passar um tempo até voltares ao Zeovit e coisas no género.
Monitorizares os parâmetros base (kH, calcio e magnésio, fosfatos e nitratos) e fazer correcções sempre de uma forma progressiva á medida que os problemas surgem.

Para passares o aquário para ULNS, tens que têr um aquário já um nível de maturação bastante grande e tem que ser feito com calma e devagar, normalmente com doses inferiores ao recomendado pela marca. :)

Mensagem 03/fev/2017, 16:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas amigos

Hoje recebi resultados do teste da triton,

Todos os valores estavam a verdez a excepção

Vermelho - Bario que estava acima do normal.

Amarelo - cobre

Terá sido o Cobre a causa em vez do ulns?

Abraços

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 03/fev/2017, 17:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Pedro...
Eu, o Ricardo Pinto e outros passamos por algo semelhante á pouco tempo atrás. A mim já me passou, pelo menos de á sensivelmente 1 mês para cá que não me branqueia nada.
Nunca apurei a causa embora suspeite do mesmo tipo de problemas que já te foi apontado atráz pelo Gil... stress e mais facilidade do sps apanhar virus/bactérias. No nosso caso começava o STN sempre na base do coral e não nas pontas.

Sugiro que dês uma olhada no tópico do Ricardo Pinto e no meu tem lá o historial e alguma boa informação sobre o nosso problema...

Para responder á tua pergunta... não me parece do cobre, e para mim não é um parametro quimico ou um micro-trace que causa este problema. Parece-me mais um conjunto de factores que leva ao enfraquecimento de algumas especies de duros, já que nem todos reagem assim e a maioria continua a crescer e com boa cor á excepção dos lesados...

Mensagem 03/fev/2017, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Alves Escreveu:
Boas amigos

Hoje recebi resultados do teste da triton,

Todos os valores estavam a verdez a excepção

Vermelho - Bario que estava acima do normal.

Amarelo - cobre

Terá sido o Cobre a causa em vez do ulns?

Abraços

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk



Olá Pedro,

O bário está a quanto? E o cobre?
Usas resinas anti fosfatos?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/fev/2017, 00:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola Marco, vou ler agora os vossos topicos, tentar apanhar alguma coincidência!!!

tambem ja comeco a suspeitar do que apontas!!


Cesar:

bario: analise: 160ug/l setpoint 10ug/l
CU: analise: 3.67 ug/l setpoint 0 ug/l


Neste momento nao estou a usar resinas para po4, alias neste momento nao estou usar midia nenhuma,

A ver se conseguia subir o po4, para tentar equilibrar o ratio no3/po4 porque tenho cyanos desde que doseava carbono entretanto parei a cerca de 3 semanas mas os cyanos continuam lá.

Mensagem 04/fev/2017, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Alves Escreveu:
Ola Marco, vou ler agora os vossos topicos, tentar apanhar alguma coincidência!!!

tambem ja comeco a suspeitar do que apontas!!


Cesar:

bario: analise: 160ug/l setpoint 10ug/l
CU: analise: 3.67 ug/l setpoint 0 ug/l


Neste momento nao estou a usar resinas para po4, alias neste momento nao estou usar midia nenhuma,

A ver se conseguia subir o po4, para tentar equilibrar o ratio no3/po4 porque tenho cyanos desde que doseava carbono entretanto parei a cerca de 3 semanas mas os cyanos continuam lá.



Pedro,

Mas já usaste resinas? É que eu tinha um valor parecido com esse (bário) e parece-me que o problema vnha das resinas.
Desde que troquei de marca, baixou bastante o valor.

Penso que esse nível de cobre, embora seja de investigar, não é preocupante.



Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/fev/2017, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
César Silvério Escreveu:
Pedro,

Mas já usaste resinas? É que eu tinha um valor parecido com esse (bário) e parece-me que o problema vnha das resinas.
Desde que troquei de marca, baixou bastante o valor.

Penso que esse nível de cobre, embora seja de investigar, não é preocupante.



Abraço

Boas César,

que anti-fosfato usavas e qual passaste a usar? Não coincidiu com troca de sal?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Próximo

Voltar para Discussão Geral