Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Acros RTN/STN

Acros RTN/STN

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/fev/2017, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas,

A meses que nao uso resinas, penso que nao deve ser por ai... o valor do bario é preocupante?

Mensagem 04/fev/2017, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Ricardo,

Não, acho que não, pois desde Abril tenho feito mudas com água natural e o teste Triton onde se revelaram valores altos para o bário, foi feito alguns meses depois de começar a usar água do mar.

Segundo o Triton, as únicas resinas que eles conhecem que na sua preparação não são lavadas com sais de bário, são a Rowaphos e a Phosban.

Durante muito tempo usei as da ATI.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/fev/2017, 11:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pedro Alves Escreveu:
Ola Marco, vou ler agora os vossos topicos, tentar apanhar alguma coincidência!!!

tambem ja comeco a suspeitar do que apontas!!


Cesar:

bario: analise: 160ug/l setpoint 10ug/l
CU: analise: 3.67 ug/l setpoint 0 ug/l


Neste momento nao estou a usar resinas para po4, alias neste momento nao estou usar midia nenhuma,

A ver se conseguia subir o po4, para tentar equilibrar o ratio no3/po4 porque tenho cyanos desde que doseava carbono entretanto parei a cerca de 3 semanas mas os cyanos continuam lá.


Já tive o cobre mais alto, cerca de 10ug/L e não tive problemas com branqueamentos. Curiosamente quando tive problemas com STN, o cobre até estava a zero. Não acho que seja daí.
Talvez seja um conjunto de factores. Não mudaste recentemente de aquário?

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/fev/2017, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas,

O aparecimento do cobre pode estar relacionado com os diversos produtos que se adicionam no aquario.
Por exemplo algumas comidas de peixe têm como aditivo sulfato de cobre monohidratado, uma das que eu utilizo tem 5.7mg/kg, outra tem 2.9 mg/Kg. Isto para não falar de outros produtos que se utilizam e não informam dos seus constituintes. Talvez possa ser uma hipotese. Mas como já foi aqui dito, esses valores aparentemente não tem repercussão no aquario, pelo menos que seja conhecida.

Não estará o branqueamento relacionado com o/s mesmo/s factor/es que estão na origem das Cyanos!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 11/fev/2017, 00:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola Helder,

Acho que nao, mas.................

Mensagem 11/fev/2017, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Pedro,
Utilizas traces?

Mensagem 11/fev/2017, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Yep!!

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 11/fev/2017, 21:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
E usas água natural ou artificial?

Mensagem 12/fev/2017, 22:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas,

Artificial, entao?

Mensagem 12/fev/2017, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
O sal artificial possui traces e entre eles metais pesados. Ao adicionares mais traces seja por balling ou de forma independente, podes estar a aumentar em demasia alguns desses elementos, que em excesso são prejudiciais.

Esta ideia é meramente pessoal e com base em algumas experiências.

Desde que parei de adicionar traces AF no meu balling, raramente voltei a ter branqueamentos inexplicáveis. Acho que o uso de taces só faz sentido em aquários altamente povoados e que não sejam alvo de mudanças periódicas semanais.

Experimenta parar com os traces, ou reduzir. Nunca se sabe se será daí.

Abraço

Mensagem 13/fev/2017, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
César Silvério Escreveu:
Olá Ricardo,

Não, acho que não, pois desde Abril tenho feito mudas com água natural e o teste Triton onde se revelaram valores altos para o bário, foi feito alguns meses depois de começar a usar água do mar.

Segundo o Triton, as únicas resinas que eles conhecem que na sua preparação não são lavadas com sais de bário, são a Rowaphos e a Phosban.

Durante muito tempo usei as da ATI.

Abraço


boas
so para fazer um pequeno comentario acerca do bario e do que o Cesar aqui reporta
eu tenho 1 aqua que desde o inicio e ate agora inclusive as tpa apenas usei agua da zona do guincho
nunca uzei midias nem adicionei traces
apenas reponho os valores em que uzo o sistema 2 parts
e por curioso que possa parecer tambem tenho o bario alto
comprovei isso numa analize feita pela ATI
cumprimentos

Mensagem 13/fev/2017, 01:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
Pois eu tambem uso agua do guincho e em agosto passado derivado a uns problemas que ate hoje nem eu, nem a Triton ne ninguem deu com eles, mandei fazer um teste à Triton.

O unico valor que estava fora de escala, era o barium. Eles aconcelham 10ug/L e eu tinha 65.452 ug/L.

De qualquer das formas, esta dose encontrava-se na escala laranja.
Na altura apenas estava a doserar os sais da aquaforest e tpas grandes com agua do guincho.
Abc

Mensagem 13/fev/2017, 01:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
Entretanto estive a ler uns posts do Randy Holme-Farley e parece que a concentração possivel na agua do mar é praticamente impossivel de apresentar valores superiores a 50ug/L e o o mais normal seria qualquer coisa na ordem dos 10ug/L, mas que no entanto e de acordo com outros testemunhos e debatidos com o Randy, as resinas anti fosfatos da Ati podem largar valores superiores especialmente em uso prolongado.

Abc

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron