Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral URGENTE - Tratamento Cyanos

URGENTE - Tratamento Cyanos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 05/fev/2017, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas amigos

Qual o tratamento neste momento que "menos abale o proprio sistema" ??


Nao estou a dar conta dos cyanos, e nao percebo donde possam estar a vir.... se quando doseava carbono percebia o porque de os cyanos aparecerem agora que nao doseio nao consigo perceber a origem.

abraços

Mensagem 06/fev/2017, 12:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Tpa, aspiração e filtragem do maximo possivel.
Ainda ontem fiz 60% no meu.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/fev/2017, 12:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ontem aspirei os cyanos praticamente todos,

Ao fim de umas horas estava igual ou ate nmesmo pior....


Tenho feito sempre TPAS, sem falhas...

Como uma das hipoteses podia ser um desequelibrio entre o no3 e os po4 esta semana nao fiz, para ver se os po4 subia.

Acho que tambem nao esta a surtir efeitos.

Apesar de o teste me dar 0,00 no po4 eu sei que tenho, as cyanos é que estao consumir, a unica coisa que ainda me falta fazer é adicionar midia anti po4, para tentar eliminar estes nutrientes que as possa estar a alimentar!!

Que achas?

Mensagem 06/fev/2017, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
eu dou forte e feio no carbono (vodka, biopellets).... e para mim cianos é coisa estranha e de choque quando vejo certas fotos na net ou certos sitios. Só me ocorreu uma vez, uma coisa minima, quando tive problemas de oxigenação devido a ter parado a bomba para alimentar LPS, esqueci voltar a ligar e houve morte da micro-fauna da rocha viva e bacterias do ciclo. Foi embora por si passado um tempinho. as vezes trago corais com isso e não pega ;)

Não sei onde andas a te aconselhar para chegares a tal conclusão. Cianos combina com aquarios novos/restruturados ou alguma questão de fundo na montagem do aquário. Má montagem. Uma das coisas que penso contribuir é areão de coral moido. falta de circulação, mau reefscaping... carbono? não com certeza.


As bacterias que consomem o carbono são as bacterias do ciclo, que transformam nitratos em gás nitrogénio (azoto se preferires), logo competem com as cianos por esses mesmos nutrientes!!!! :-bd não estou a aconselhar usar carbono... usar só com saber e com as questões que isso levanta.

Mensagem 06/fev/2017, 17:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Sim isto foi um upgrade de aquario, ha cerca de 3 meses..

O que aconcelhas então?

Mensagem 06/fev/2017, 19:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
tem a ver como montaste todo o sistema e a maturidade dele. Ou seja, é tudo.

  • verifica o escumador se está a escumar bem.
  • Verifica a colocação das bombas, se estão a fazer mover toda a agua e aponta-las de forma a melhorar a oxigenação. Verifica os litros/hora. 20 vezes a litragem do aquario.
  • verifica as rochas. há regras de reefscaping, como minimo de contacto entre a rocha e a areia, e a agua poder circular em volta.
  • fazerres controlo de NP via oxido de ferro granulado ou outro, ou ainda... carbono.
  • tem também a ver com a maturidade da rocha: vida e bacterias nela.
  • verificar a comida que colocas no aquario: quantidade e tipo. pellets são potentes, passa a comida congelada enquanto fazes o tratamento.
  • que tipo de substrato tens? "coral" moido captura comida logo uma fabrica de nutrientes. Se tiveres isso terás que sinfonar uma pequena parte durante as TPAs (não exagerar). Se tiveres barebottom igual, terás que fazer limpeza regular. Se tiveres aragonite não mexer no substrato, passa à frente este ponto.
  • equaciona invertebrados como nassarios, cerites, strombus, ofiuros, vermes para a limpeza do aquario, seja o proprio problema ou restos de comida. Esponjas vivas (estas ultimas se tiveres sistema maduro o suficiente)
  • evitar filtragem com esponjas (aquela coisa dos filtros, não o animal)
  • limpa a colonia de cianos manualmente.
  • Ter paciência, 3 meses... de aquario.

não me lembro de mais nada agora.

Mensagem 06/fev/2017, 19:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas

Obrigado pela tua opinião e não digo que não, mas todos esses pontos estão mais vistos é revistos... E não axo que seja algum a causa dos cyanos.

Este é o meu aquario.

Não é propriamente um aquário iniciante.



Houve ali um desequilíbrio qualquer que me provocou isto.

Ei de lá chegar.

Cumprimentos

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 06/fev/2017, 22:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Pedro, neste video nao é visível nada de anormal.
Ao longo destes 3 meses que produtos foste adicionando?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 06/fev/2017, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
André Jorge Silva Escreveu:
Tpa, aspiração e filtragem do maximo possivel.
Ainda ontem fiz 60% no meu.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Uma TPA de 60% nao pode causar ainda mais desequilíbrio? Não será melhor aumentar a frequência?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/fev/2017, 00:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Nesse vídeo ainda estava tudo bom hahhah

A desgraça veio depois...

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 07/fev/2017, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
realmente não é aquário de iniciado, terás que aguardar enquanto a vida se adapta ao teu aquario.

As cianobacterias, tal como algas, vão ocorrer naturalmente, a causa é a mesma que te possibilita a manutenção de vida, apenas o teu sistema estará desiquilibrado devido à reestruturação. Penso que com o tempo, a vida reequilibra-se por si mesma e compete entre si. Já pensaste em forçar a barra, adicionando bactérias de recife em frasco?

e controlar NP, acabaste de dizer que não tinhas feito isso, quer via mecânica, quer via carbono.

Mensagem 08/fev/2017, 01:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Pedro,

Já verificaste a tua Osmose? Tens resinas DI? O aparelho de TDS está calibrado?
Verifica a Salinidade, e antes verifica se tens o refractometro calibrado.
A quanto está o cálcio?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 08/fev/2017, 11:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Pedro Vidal Escreveu:
realmente não é aquário de iniciado, terás que aguardar enquanto a vida se adapta ao teu aquario.

As cianobacterias, tal como algas, vão ocorrer naturalmente, a causa é a mesma que te possibilita a manutenção de vida, apenas o teu sistema estará desiquilibrado devido à reestruturação. Penso que com o tempo, a vida reequilibra-se por si mesma e compete entre si. Já pensaste em forçar a barra, adicionando bactérias de recife em frasco?

e controlar NP, acabaste de dizer que não tinhas feito isso, quer via mecânica, quer via carbono.



Sim, adicionava bacterias era uma coisa que fazia no sistema Zeo mas que entretanto parei.

Sim nao tinha nada a controlar, porque fazia o sistema Zeo, entretanto parei os sistema mas os Nitratos permanecem em 2 os phospatos é que apesar de 000 deviam estar a aumentar e cosnequente aumento de cyanos, comecei com GFO para controlar.


Ricardo Santos Escreveu:
Boas Pedro,

Já verificaste a tua Osmose? Tens resinas DI? O aparelho de TDS está calibrado?
Verifica a Salinidade, e antes verifica se tens o refractometro calibrado.
A quanto está o cálcio?


Sim tenho 2x resina DI, bom pergunta o aparelho de TDS, nao!! O refractometo verifiquei ontem e a solução da FM tem 35ppm e o refractometro marca 36ppm ou 37ppm custo a perceber.

Calcio ultima vez que medi, no fim de semana estva dentro dos paramentros, 425 se nao me engano.

abraço

Mensagem 08/fev/2017, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
[quote


Sim, adicionava bacterias era uma coisa que fazia no sistema Zeo mas que entretanto parei


quote]


Pois, então é provável que seja essa a fonte dos cyanos.

Eles deixaram de ter outras "bactérias boas", para competir com eles e tomaram conta do aquário.

Vais ter que voltar a adicionar bactérias e uma fonte de carbono (devagar), para tentar encontrar um novo equilíbrio no aquário, que faça desaparecer os cyanos.

A mim aconteceu-me exactamente o mesmo, quando parei as bactérias e diminui drasticamente as fontes de carbono, por ter tido um boom de bactérias.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 08/fev/2017, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva

O Adiconar bacterias beneficas ainda comprendo, mas meter outravez carbono la dentro?

Parece-me que vai alimentar tanto as bacterias boas como as más! nao?


cpts

Mensagem 08/fev/2017, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Alves Escreveu:
Viva

O Adiconar bacterias beneficas ainda comprendo, mas meter outravez carbono la dentro?

Parece-me que vai alimentar tanto as bacterias boas como as más! nao?


cpts



Pois, mas vai ajudar a multiplicar as boas; adiciona doses baixas de carbono para começar.

Os cyanos têm muitas formas de se alimentarem e penso que mesmo que aproveitem algum carbono, o saldo entre boas e más vai-te ser favorável; a mim foi, já quase os eliminei.

O meu desafio nesta fase é encontrar o equilíbrio entre dosear bactérias e carbono e evitar novo boom de bactérias.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 08/fev/2017, 17:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Viva

O Adiconar bacterias beneficas ainda comprendo, mas meter outravez carbono la dentro?

Parece-me que vai alimentar tanto as bacterias boas como as más! nao?


cpts



Pois, mas vai ajudar a multiplicar as boas; adiciona doses baixas de carbono para começar.

Os cyanos têm muitas formas de se alimentarem e penso que mesmo que aproveitem algum carbono, o saldo entre boas e más vai-te ser favorável; a mim foi, já quase os eliminei.

O meu desafio nesta fase é encontrar o equilíbrio entre dosear bactérias e carbono e evitar novo boom de bactérias.

Olá César,
Responde-me lá mais uma vez a isto (Eu sei que já foi explicado milhões de vezes mas ainda confundo muito. Eu e muita gente)
Quais são os tipos de fontes de carbono que temos?
Refugio?
Siporax?
Bio-pellets?
Pure Marine (Tijolos)?
Vinagre?
Vodka?
NOPOX?
ZEOSTART?

Grande abraço e muito obrigado.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 08/fev/2017, 20:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
André Jorge Silva Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Viva

O Adiconar bacterias beneficas ainda comprendo, mas meter outravez carbono la dentro?

Parece-me que vai alimentar tanto as bacterias boas como as más! nao?


cpts



Pois, mas vai ajudar a multiplicar as boas; adiciona doses baixas de carbono para começar.

Os cyanos têm muitas formas de se alimentarem e penso que mesmo que aproveitem algum carbono, o saldo entre boas e más vai-te ser favorável; a mim foi, já quase os eliminei.

O meu desafio nesta fase é encontrar o equilíbrio entre dosear bactérias e carbono e evitar novo boom de bactérias.

Olá César,
Responde-me lá mais uma vez a isto (Eu sei que já foi explicado milhões de vezes mas ainda confundo muito. Eu e muita gente)
Quais são os tipos de fontes de carbono que temos?
Refugio?
Siporax?
Bio-pellets?
Pure Marine (Tijolos)?
Vinagre?
Vodka?
NOPOX?
ZEOSTART?

Grande abraço e muito obrigado.



Olá André,

Eu não explico nada pois tomara eu saber para mim, mas acho que fontes de carbono são todas as substâncias que contêm na sua composição carbono, ou seja vulgarmente qualquer teor de açúcar/álcool.

As fontes de carbono neste hobby, usam-se para alimentar/multiplicar bactérias probióticas que depois vão transformar outras substâncias não úteis/nocivas ao aquário (ex: nitratos, fosfatos, amónia, nitritos, etc.)

Dessas que listaste, penso que só as quatro ultimas se podem considerar fontes de carbono, embora as bio-pellets também sirvam para alimentar bactérias, penso que não devem ser consideradas como fontes de carbono.

Tijolos não sei o que é.

Abraço

Ps. penso que querias dizer NO3PO4 e não NOPOX, que penso ser uma doença dos zoanthus.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/fev/2017, 11:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá César,
Responde-me lá mais uma vez a isto (Eu sei que já foi explicado milhões de vezes mas ainda confundo muito. Eu e muita gente)
Quais são os tipos de fontes de carbono que temos?
Refugio?
Siporax?
Bio-pellets?
Pure Marine (Tijolos)?
Vinagre?
Vodka?
NOPOX?
ZEOSTART?
Grande abraço e muito obrigado.


Olá André,

Eu não explico nada pois tomara eu saber para mim, mas acho que fontes de carbono são todas as substâncias que contêm na sua composição carbono, ou seja vulgarmente qualquer teor de açúcar/álcool.

As fontes de carbono neste hobby, usam-se para alimentar/multiplicar bactérias probióticas que depois vão transformar outras substâncias não úteis/nocivas ao aquário (ex: nitratos, fosfatos, amónia, nitritos, etc.)

Dessas que listaste, penso que só as quatro ultimas se podem considerar fontes de carbono, embora as bio-pellets também sirvam para alimentar bactérias, penso que não devem ser consideradas como fontes de carbono.

Tijolos não sei o que é.

Abraço

Ps. penso que querias dizer NO3PO4 e não NOPOX, que penso ser uma doença dos zoanthus.


Olá,
Cesar... biopellets é considerado carbono em estado sólido.

Quanto ao resto... Siporax e Pure Marine (Tijolos) são repositorios para bactérias e tentam imitar (menos bem, na minha opinião) o que a rocha viva e areia fazem naturalmente, ou seja, superficies para alojamento e reprodução de batérias.

Refugio... é um caso á parte e serve para repositório de bactérias, micro e macro organismos algas e também para outros fins como por exemplo uma DSB.

Mensagem 10/fev/2017, 14:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
biopellets é um substituto de Vodka e é um metodo de carbono, se bem que diferente e não tão bom como vodka ( o qual visava substituir), mas mais fácil de usar. Por isso uso vodka e biopellets. Mas tem riscos, forma-se acido sulfidrico caso existam erros/falhas. As biopellets também têm uma zona pobre em oxigenio, onde se processa a denitrificação. Logo pode ser um misto.

outra tecnica é açucar, mas essa penso ser a pior no racio riscos-beneficio e hoje não uso.

syporax, tijolos marine pure e matrix são "ceramicas" de denitrificação classicos com zonas pobres em oxigenio, não são métodos de carbono. Logo bem diferente. São hoje a opção que substitui os excessos de rocha viva e deram cabo por completo das DSB, que quase desapareceram. Ou seja, permitem ter um aquário mais "clean". Funcionam bem e vieram resolver um problema estetico. Na verdade, são quase como rocha viva, logo no meio das materias - depois de algum tempo - vais ter vermes, anfiopodes, mysis, esponjas, etc.

Usar metodos de carbono tem riscos, mas nada a ver com cianos. São outros riscos, como explosão de bacterias criando problemas de oxigenação, aquario não preparado para tal por não ter a população de bacterias necessárias desenvolvida, e alteração do equilibrio da santissima trindade de água salgada: Ca/ph/Kh. logo são metodos para reefers médios ou avançados. E podem ter varios beneficios, como nutrientes, controlo de NP, clarididade maior da água...

NOPOX é o termo para o produto da Red Sea que substitui vodka, só que custa 20 euros, comparado com os 5 euros de uma garrafa de vodka...
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 10/fev/2017, 14:23, num total de 1 vez.

Próximo

Voltar para Discussão Geral