Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral URGENTE - Tratamento Cyanos

URGENTE - Tratamento Cyanos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 10/fev/2017, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
O produto da Red Sea tem vários tipos de carbono, que alimenta diferentes tipos de bactérias.....o que não acontece com o Vodka.....
O uso de vodka, pode causar a formação de nódulos em certos corais!!

Mensagem 10/fev/2017, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Alves,
Peço desculpa pelo "off-topic" que comecei aqui.
Mas agradeço a todos o debate que se iniciou sempre muito util para aprendermos mais e mais deste hobby tão complexo.

Alguém já usou as fonte de carbono da Aqua forest?
Estou indeciso entre essa e a RED SEA.

Abraços a todos.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/fev/2017, 16:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Vidal Escreveu:
.

NOPOX é o termo para o produto da Red Sea que substitui vodka, só que custa 20 euros, comparado com os 5 euros de uma garrafa de vodka...



Só para ser mais preciso: o produto da Red Sea chama-se NO3:PO4-X (estou a olhar para a garrafa) :ymparty: :ymparty:

Mas podem chamar-lhe o que quiserem
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/fev/2017, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Chouriço Escreveu:
O produto da Red Sea tem vários tipos de carbono, que alimenta diferentes tipos de bactérias.....o que não acontece com o Vodka.....
O uso de vodka, pode causar a formação de nódulos em certos corais!!



pois, eu neste momento estou a usar uma mistura de vodka, vinagre e água, para diminuir a ocorrência de problemas e não criar apenas uma mono estirpe de bactérias no aquário.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/fev/2017, 16:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Vidal Escreveu:


Usar metodos de carbono tem riscos, mas nada a ver com cianos...



Pois não, mas a interrupção demasiado rápida dos uso de carbono, com a consequente diminuição rápida da população de bactérias no aquário, pode deixar livre a competição para os cyanos e favorecer a sua aparição.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/fev/2017, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
Pedro Vidal Escreveu:
.

NOPOX é o termo para o produto da Red Sea que substitui vodka, só que custa 20 euros, comparado com os 5 euros de uma garrafa de vodka...



Só para ser mais preciso: o produto da Red Sea chama-se NO3:PO4-X (estou a olhar para a garrafa) :ymparty: :ymparty:

Mas podem chamar-lhe o que quiserem

Tens toda a razão César.
É apenas um diminutivo NO(3:)PO(4-)X
:D
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/fev/2017, 17:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
André Jorge Silva Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Pedro Vidal Escreveu:
.

NOPOX é o termo para o produto da Red Sea que substitui vodka, só que custa 20 euros, comparado com os 5 euros de uma garrafa de vodka...



Só para ser mais preciso: o produto da Red Sea chama-se NO3:PO4-X (estou a olhar para a garrafa) :ymparty: :ymparty:

Mas podem chamar-lhe o que quiserem

Tens toda a razão César.
É apenas um diminutivo NO(3:)PO(4-)X
:D



... e peço desculpa pela confusão; a tal doença dos zoanthus chama-se Zoa Pox e não NOPOX.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/fev/2017, 20:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Nao faz mal Andre,

Esta a ser um bom topico!!

Pelo que leio, deveria voltar a dosear o resto do zeostart3 e adiconar bacterias, numa medida de aumento populacional de bacterias beneficas para combater os cyanos, that right?

cpts

Mensagem 10/fev/2017, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
César Silvério Escreveu:
Pedro Vidal Escreveu:
.

NOPOX é o termo para o produto da Red Sea que substitui vodka, só que custa 20 euros, comparado com os 5 euros de uma garrafa de vodka...



Só para ser mais preciso: o produto da Red Sea chama-se NO3:PO4-X (estou a olhar para a garrafa) :ymparty: :ymparty:

Mas podem chamar-lhe o que quiserem

é o nome pelo qual ficou conhecido no hobby. Sei que é assim, foi o meu primeiro metodo de carbono que usei. Mas como pouco percebia na altura, não posso fazer uma avaliação correcta do produto.

quanto a parar de usar metodos de carbono e aparecimento de cianos, nunca presenciei tal. É possivel que ocorra, mas também é possivel que não... e estejam a culpar o carbono por outras questões no aquário. Em minha experiencia, nunca vi tal, já que quem usa vodka, muitas vezes pára e nunca presenciei algum evento nefato com o parar de usar, mesmo que de repente. Uso biopellets há um ano e pouco. Mas antes eram só doseamentos de vodka.

Mensagem 10/fev/2017, 23:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Então e as cyanos não vão consumir também o carbono!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 11/fev/2017, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Caso ocorra, o uso de metodos de carbono com certeza prejudicam o desenvolvimento de cianobacterias pelo controlo de NP/competição de outras bacterias que estes métodos proporcionam. Logo são uma solução para cianobacterias a par de outras possiveis soluções.

o metodo de carbono mais seguro e com menos riscos é doseamento de Vinagre.

Mensagem 11/fev/2017, 21:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Helder Ferreira Escreveu:
Então e as cyanos não vão consumir também o carbono!?



Claro que vão, mas também vão ter mais "bactérias boas" para competir com eles.

Atenção que eu não disse que as fontes de carbono combatem os cyanos; o que eu disse é que a diminuição de "bactérias boas", por diminuição, ou interrupção brusca de fontes de carbono, ou de adição de bactérias, pode facilitar o aparecimento de cyanos, por causa da falta de competição das "bactérias boas".

Também não percebo porque é que o vinagre é mais seguro, mas talvez seja.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 12/fev/2017, 20:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
é isso que tenho dito desde o inicio.

Quanto ao vinagre é mais seguro segundo estudos feitos. O acetato não só não promove as cianobacterias como fonte de carbono, como ajuda na remoção de cianobacterias. Tem também menos impacto na santissima trindade KH/Ca/pH. A vodka é mais popular pois tem o efeito da claridade com recurso a escumador eficiente.

Mensagem 12/fev/2017, 22:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
OS doseamentos sao iguais aos do vodka?

Mensagem 13/fev/2017, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Alves Escreveu:
OS doseamentos sao iguais aos do vodka?



Em princípio têm que ser em quantidade muito superior, pois o vinagre normalmente tem 6º e o vodka 37/40º de teor alcoólico.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 13/fev/2017, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas.

Eu já eliminei cyanos com Vodka...acidentalmente!

À cerca de 8 anos tive um aquário de 200 litros na loja que tive. Estava no inicio da montagem, e derivado de alguma instabilidade tinha algumas cyanos na areia.
O método da adição de uma fonte de carbono orgânico, através de Vodka, estava a começar a tornar-se popular, e eu decidi experimentar. Não por causa das cyanos, mas pelos benefícios apresentados no artigo da reefkeeping, que li e reli.
Depois de várias leituras, então lá resolvi avançar. Para quem está familiarizado, para os 3 primeiros dias, e tendo em conta a litragem do aquário, a dose era de 0.2 ml por dia. Lá dei então a primeira dose.
No dia seguinte quando vejo o aquário, metade das cyanos tinham desaparecido. Óptimo! Vai de dar a 2ª dose.
3º dia e quando chego, não havia cyanos na areia...até pensei, isto com o passar do dia elas vão aparecer, mas não, nunca mais voltaram. Óptimo!
Foi então quando ia dar a dose do 3º dia e ao ter estado a ver como eram as doses que se seguiriam, que reparei que me tinha enganado e no 1º e 2º dia, em vez de 0,2 ml tinha doseado 2 ml x_x =))
Lá fiz a dose correcta no 3º dia de 0,2 ml e a seguir salvo erro passava para 0.7 ml até ao 7º dia (final de 1 semana).
A verdade é que as bactérias que a Vodka fez multiplicar competiram com as cyanos e não lhes deram hipótese.

Já tinha contado isto, ou aqui no recife ou ainda no reefforum, e a várias pessoas pessoalmente. Eu voltaria a experimentar a ver o resultado, mas sempre alertei para um eventual risco. Acho que ninguém chegou a arriscar.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 14/fev/2017, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Antes de avancar com algum tratamento quimico, nao me importo de tentar ver se resulta.

Resta apenas decidir entre vodka e vinagre, pelo que li aqui o Vinagre é mais seguro de utilizar.

Nao sei é as dosagens para 1000L e se qualqeur vulgo vinagre de cozinha serve?

abc

Mensagem 14/fev/2017, 11:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

que tratamento químico ?? não vais pôr eritromicina pois não ?

Se fores para algo químico, pelo menos vai para o chemiclean... resulta e não prejudica o aquário...

Mensagem 14/fev/2017, 12:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Tinha pensado no Red Slime Remover, de acordo com eles nao tem no composto eritromicina nem algaecidie, penso que deve ser parecido ao chemiclean.

Mensagem 14/fev/2017, 17:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Pedro Alves Escreveu:
Antes de avancar com algum tratamento quimico, nao me importo de tentar ver se resulta.

Resta apenas decidir entre vodka e vinagre, pelo que li aqui o Vinagre é mais seguro de utilizar.

Nao sei é as dosagens para 1000L e se qualqeur vulgo vinagre de cozinha serve?

abc

vulgar vinagre de vinho branco sem mais nada adicionado/ vinagre branco destilado puro. Dosagens variam conforme o aquario começa-se com muito pouco, gotas, e vai-se aumentando ao longo dos proximos dias. Não é algo que vá funcionar imediatamente, mas ao longo de um tempo.

também penso que existe acetato de cálcio , mas isso será mais dificil de obter. Ou dissolver 5% de ácido de acetato num recipiente com agua deionizada e não o inverso. Cuidado com o uso de ácidos.

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron