Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Fraco crescimento de corais

Fraco crescimento de corais

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/fev/2017, 00:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade: 47
Localização: Santarém
Ola pessoal
Precisava da vossa ajuda para tentar descobrir o que está mal no meu aquário…. Os sintomas são os seguintes;

1º- Verifica-se um fraco crescimento de corais e nalguns casos o crescimento ficou estagnado;
2º- os corais moldes (actinodiscos/sinularia/xenias etc…) retraíram-se e não abrem na totalidade;
3º- alguns duros apresentam um bom crescimento mas mudaram de cor (staghorn azul ficou verde, a Digitata de pontas verdes, perdeu o verde nas pontas).

Parâmetros da água:
PO4- 0
CA- 350
MG- 1140
Salinidade- 1.023
PH- 7,7
KH- 7
Nitratos- 0
(Nota: testes da salifert)

Suplementação: diariamente coral vibe 5ml para 600 Litros de agua e 1x por semana fitoplâncton da TMC;

Obs: todos os dias tenho que limpar os vidros porque começam a ganhar uma película/névoa castanha, e ja comcei a ganhar umas algas filamentosas verdes no areao.

Aquario: 120x60x70 ( em funcionamento à cerca de 1 ano)

Peixes: 1x Chrysiptera parasema e 1x Halichoeres leucoxanthus

Circulação: 2x tunze 6045 e 1x RW8;

TPAs: bi-semanais com 15% do volume com agua de osmose;

Iluminação: 2x calhas aquamars 160w (azuis a 85% e brancos a 50%) Obs: tenho vindo a aumentar a iluminação de forma gradual e notei que queimei a alga coralina, as rochas que recebem a luz diretamente ficaram brancas, como tal tive que reduzir a intensidade dos brancos para 50%.

Escumador: tinha um grotech HEA200 mas troquei e estou á espera de um BM curve A-9;

Retorno: eheim 3000 compact;

Substrato: Areão de coral com 3 cm de altura;

Obs: deixei de adicionar Kalk porque tinha o cálcio a 490, mas agora já comecei novamente a adicional para ver se subo o PH,

Temperatura: entre 25/26 graus.

Estou a pensar em começar TPA com agua natural para manter os valores estáveis.

Posto isto, venham dai essas opiniões para me ajudarem a solucionar e identificar o problema do meu aquário :) :)

Cumps
Marco Auugusto

Mensagem 28/fev/2017, 01:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Marco,

A Salinidade está um bocado baixa. O magnésio e o Cálcio estão muito baixos.
Se estás a ter que limpar os vidros todos os dias e a observar algas filamentosas é porque tens Po4.
Deves parar com esses suplementos alimentares.

Que sal estás a usar?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 28/fev/2017, 09:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade: 47
Localização: Santarém
Olá Ricardo
Mas eu já fiz o teste dos fosfatos da salifert e dá zero, não entendo... estou usar o sal da TMC

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Mensagem 28/fev/2017, 16:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo...

Como temos vindo a falar isso deve se a vários factores..
Um deles.. O aumento da iluminação que fizeste, é um factor que pode estagnar os crescimentos...
Outro é as variações de kh.. No início de Fevereiro tinha kh a 7.. Neste momento tens a 7 de novo mas as 21 de Fevereiro tinhas a 9... Este sobe e desce não ajuda também os crescimentos dos corais... O kh na minha opinião é o valor que tem que estar mais estável sempre...
As algas.. Como disse e é a ideia que tenho deve se ao aumento da luz que foi de 2x 165w o que não é pouco amigo... Como te disse da tempo para o aquário estabilizar e acerta esses valores que vais ver que em menos de nada tens isso no sitio... PS. Mede também o tDS da saída da osmose só para teres uma ideia de como está a membrana...

Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/fev/2017, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Marco Augusto Escreveu:
Olá Ricardo
Mas eu já fiz o teste dos fosfatos da salifert e dá zero, não entendo... estou usar o sal da TMC

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Boas.

Duas notas quanto ao fosfato:
- O fosfato existe em duas formas, orgânico e inorgânico. Os testes colorimetros apenas detectam um deles.
- O facto de estares a ver algas a aparecer e a crescer, é sinal que ou há fosfato a desenvolver-se dentro do aquário ou está a entrar de alguma forma. As algas consomem-no e com isso poderá depois não estar tão presente na coluna de água, a ponto do teste detectar.

O sal queres dizer da Tropic Marin :-!
Qual deles é?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 28/fev/2017, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade: 47
Localização: Santarém
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo...

Como temos vindo a falar isso deve se a vários factores..
Um deles.. O aumento da iluminação que fizeste, é um factor que pode estagnar os crescimentos...
Outro é as variações de kh.. No início de Fevereiro tinha kh a 7.. Neste momento tens a 7 de novo mas as 21 de Fevereiro tinhas a 9... Este sobe e desce não ajuda também os crescimentos dos corais... O kh na minha opinião é o valor que tem que estar mais estável sempre...
As algas.. Como disse e é a ideia que tenho deve se ao aumento da luz que foi de 2x 165w o que não é pouco amigo... Como te disse da tempo para o aquário estabilizar e acerta esses valores que vais ver que em menos de nada tens isso no sitio... PS. Mede também o tDS da saída da osmose só para teres uma ideia de como está a membrana...

Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk

Olá Paulo
Vou começar a fazer TPAS com água natural para ver se consigo estabilizar os valores. Relativamente á água de osmose o resultado foi 001ppm está boa.

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Mensagem 28/fev/2017, 21:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade: 47
Localização: Santarém
Ricardo Santos Escreveu:
Marco Augusto Escreveu:
Olá Ricardo
Mas eu já fiz o teste dos fosfatos da salifert e dá zero, não entendo... estou usar o sal da TMC

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Boas.

Duas notas quanto ao fosfato:
- O fosfato existe em duas formas, orgânico e inorgânico. Os testes colorimetros apenas detectam um deles.
- O facto de estares a ver algas a aparecer e a crescer, é sinal que ou há fosfato a desenvolver-se dentro do aquário ou está a entrar de alguma forma. As algas consomem-no e com isso poderá depois não estar tão presente na coluna de água, a ponto do teste detectar.

O sal queres dizer da Tropic Marin :-!
Qual deles é?

O sal é da reefformula...

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk


Voltar para Discussão Geral