Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Projeto para sump

Projeto para sump

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 15/mar/2017, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Boas.gostaria da vossa ajuda para a construção de uma sump nova para o meu aquario....tenho um aquario com 150×60×60 e recentemente adquiri um escumador grotech hea 200...so que ele não cabe na largura da minha sump..entao pedi a um amigo que tem uma vidreira para me cortar vídro para fazer uma sump com 120×53×40 (c×p×a).agora gostaria de uma ajuda para como fazer as divisórias....alguem tem um projeto porreiro?
Obrigado

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

Mensagem 15/mar/2017, 23:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Nada para aí perdido..?

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

Mensagem 15/mar/2017, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Flavio Escreveu:
Nada para aí perdido..?

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

a minha é simples como viste e nunca fiz projeto.
O importante é teres um vidro a fazer a altura do escumador. De resto podes ter outro para quebra bolhas antes desse.
A minha tem uma zona na ponta com fragario que é alimentado com bomba e sai por queda para a zona de retorno.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 16/mar/2017, 00:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Altura como assim?

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

Mensagem 16/mar/2017, 00:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Flavio Escreveu:
Altura como assim?

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

O escumador trabalha com uma altura de água de x cm. Normalmente uns 20, mas isso depende do escumador.
Colocas um vidro dentro da sumpa a dividir a zona da queda e escumador, da zona do retorno.
Assim garantes de a agua na zona do escumador está sempre à mesma altura.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 16/mar/2017, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
O meu escumador tanto trabalha fora como dentro da sump...mesmo assim precisa de Altura?

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

Mensagem 16/mar/2017, 11:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Flávio,
dá um olhada no site do fornecedor. Existe sempre um óptimo de funcionamento dentro da sump. Caso o uses externamente deves ter também a litragem de bomba necessária para ele funcionar correctamente.

Mensagem 16/mar/2017, 11:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Bom dia Marco...o problema é que mas se vê muita coisa sobre este escumador...mas como ele está montado na minha sump sim ele está a trabalhar bem...e a tirar muita porcaria...eu queria era ja que vou montar uma sump nova fazer uma coisa porreira...com refugio e reposição...pois tenho a minha reposição a parte da sump...

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

Mensagem 16/mar/2017, 12:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
qual é o problema da reposição afastada da sump? não o podes fazer?

Eu por exemplo preferi fazer uma reposição bastante grande (160L) para não me chatear com água doce durente as férias. E depois a partir dai é que fiz a sump com o espaço que me restou. O melhor é fazeres um desenho do que queres e depois o pessoal ajuda...

Mensagem 16/mar/2017, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Como sempre o que li foi que a sump quanto maior melhor...(pelo menos foi o que entendi...pode estar errado)queria aproveitar ao máximo o espaço que tenho para fazer a sump..mas sim posso fazer a reposicao separado da sump...so tive essa ideia para ficar tudo ligado...mas se tiveres uma ideia mais funcional posso por em prática essa ideia...

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

Mensagem 16/mar/2017, 18:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Boas.

Quanto maior melhor, pois assim teras mais litragem no aquario mas tens de ver se queres colocar refugio e contar com o espaço para colocares as outras coisas, por exemplo repositores de balling caso o venhas a fazer.
Ve o que queres e avanças a partir dai, tira ideias de sumps na net para teres uma ideia. Para mim estas 3 coisas sao o essencial a ter em conta.

abraço

MM

Mensagem 16/mar/2017, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Boas...sim futuramente irei usar balling....pois tenho bomba dosadora....é por isso que estou a pedir uma ajuda aqui ao pessoal mais entendido na matéria ...para não sair furada...

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk


Voltar para Discussão Geral



cron