Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Pré ciclo e algumas dúvidas

Pré ciclo e algumas dúvidas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 16/mar/2017, 00:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boas,

Estou a preparar um novo projecto que vou iniciar com Rocha morta e estou com algumas dúvidas. Vou começar pelo início: retirei alguma Rocha do aquário que ainda está em funcionamento e ficou duas semanas ao sol. Depois lavei com maquina de pressão de água. Esteve duas semanas em água de osmose com trocas totais de 2 em 2 dias e com uma bomba tunze 6105 a circular. Muita circulação para tentar limpar o máximo. De momento está à uma semana num reservatório de 300litros em água salgada com trocas totais de água de 2 em 2 dias e com a mesma tunze a circular. Agora as dúvidas:

- quantas semanas devo fazer este procedimento para reduzir o ciclo após início de aquário?
- como ainda tenho vivos no outro aquário e só tenho um escumador, posso fazer o ciclo só com trocas de água, mesmo sendo 2 em 2 dias?
- estava a pensar utilizar zeoback e bio mate que tenho por aqui uma semana antes de iniciar com o aquário. Terá benefícios?
- quanto à areia, estava a pensar lavar bem com água de osmose e deixa dois ou três dias em água de osmose com trocas diárias. Será preciso mais ou nem é necessário?

Obrigado a quem me poder ajudar com as dúvidas.

Cumprimentos
Cláudio Reis


Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boas,

Será que alguém me pode ajudar?
A minha maior dúvida é se posso fazer o ciclo sem escumador e só com trocas de água.

Cumprimentos
Cláudio Reis


Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
Olá eu não sou um grande expert mas já li que muita gente faz ciclo sem o escumador. Muita gente mesmo tendo não o liga. Atendendo a que o seu principal papel é limpar a carga orgânica, não havendo penso que não há problema.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
OK João, obrigado.

Mas terei que fazer trocas de água com mais frequência, certo?
De momento, enquanto a rocha está no reservatório vou começar a trocar de 3 em 3 dias. Já tenho o aquário mas falta acabar o móvel. Mais duas semanas e deve estar tudo pronto para fazer o arranque do sistema.
Nesse altura, com o layout já concluído e areia, devo fazer TPA semanal ou devo continuar as trocas com mais frequência?

Cumprimentos
Cláudio Reis


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Podes fazer trocas de 10% semanais e não usar escumador.
Se quiseres podes fazer maiores, só ajuda.
Avraco


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

A minha opinião já é diferente ...

Para mim ciclo é ja com escumador e com luz a bombar , e tpas mas podes bem fazer sem escumador , se bem que eu prefiro com mas é a minha opinião ...

1ª semana 10%
2ª semana 20%
3ª semana 30%
4ª semana 40% ( entrada da equipa de limpeza )
da quarta semana para a frente Tpas de 10 a 20% é como quiseres ..

em relação aos produtos o zeoback sim podes usar e em quantidades generosas ... o biomate sendo um "limpador" de Mulm , não te serve de nada para já ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boas,
Obrigado André e Paulo,

Paulo, mesmo depois de ter a rocha a maturar em água salgado durante 4 ou 5 semanas com trocas de água de 3 em 3 dias será necessário esperar as 4 semanas para colocar a equipe de limpeza? Em relação ao zeoback, deve começar enquanto a rocha matura ou só quando iniciar o arranque? Em relação ao escumador, não queria gastar dinheiro pois quero utilizar o que já tenho. Não quero que a coisa comece a correr mal logo de início. O escumador que vou utilizar é o deltec 1455. Mas se tiver mesmo que ser... Compro outro escumador para iniciar e depois tento vende-lo. Está seria mesmo em último recurso.

Cumprimentos
Cláudio Reis


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
O problema das 4 semana não se prende só pela rocha amigo , apesar de qualquer saída da rocha de água te possa fazer reciclo , mas o aquário é novo certo ?? o areão é novo ?? tudo isso são coisas que fazem ciclo , muitas vezes pensamos e eu já o fiz , á e tal é só mudar e siga , sim é só mudar e siga , mas o aquário tem que se adaptar , a rocha faz reciclo por sair fora de água , o areão faz reciclo , o vidro novo não tem ainda uma película de bactérias faz reciclo ... tudo isso amigo .. por isso gosto sempre de encarar a coisa da forma inversa , em vez de pensar á e tal não vai fazer reciclo , não encaro logo a coisa com o pior cenário possível , que é mesmo vai fazer reciclo , e penso que por segurança deverias encarar da mesma forma amigo , para não vires a ter perdas de vivos ....

Aquele Abraço e qualquer coisa estamos por aqui ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Obrigado Paulo pelo esclarecimento,

Vou então respeitar as 4 semanas e se for preciso até mais. Isto porque vou iniciar praticamente só com rocha morta. Depois de a ter tirado do atual aquário, ter ficado sol, lavagem com máquina de pressão, 2 semanas em água de osmose, 4 a 5 semanas que vai estar a matutar num reservatório em água natural colhida na Granja, 4 semanas de ciclo e depois equipe de limpeza. x_x x_x x_x É muita trabalheira mas lá terá que ser.
Será benéfico juntar um pouco de rocha viva nesta fase de maturação e a adição de zeoback?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Ah esqueci, sim vai ser tudo novo. O aquário, sump, tubagens... Só vou aproveitar os equipamentos que já tenho. Ou nem todos porque se calhar alguns são exagerados para este sistema.

Abraço
Cláudio Reis


Voltar para Discussão Geral



cron