Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Balling Light - Duvidas

Balling Light - Duvidas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 18/mar/2017, 17:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
Caros amigos

Comecei há 5 dias a dosear Magnesio, Kh e Ca. mas não consigo subir magnesio.
56ml é a dose maxima por dia que o calculador aconcelha mas os niveis continuam a descer

Alquem me sabe dizer o que está a acontecer?

Imagem

Mensagem 18/mar/2017, 21:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Aumenta a dose amigo...
Não sei a litragem do teu aquario mas se o mg ta a baixar aumenta a dose amigo...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 18/mar/2017, 21:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
O aquário tem 150L líquidos.
Sendo assim vou aumentar para 75ml dia que é o máximo aconselhado pelo Aqua calculator

parece que quanto mais ponho mais ele baixa, é estranho.

Ou sera que é normal o Magnésio baixar quando estamos a subir o KH?

Mensagem 19/mar/2017, 00:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
mais alguém pode dar a sua opinião por favor?

Mensagem 19/mar/2017, 02:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa noite

O Mg é um elemento químico com um comportamento estranho. Enquanto o Kh e o Ca são consumidos de forma balanceada pelos corais o MG é consumido em função da má dosagem dos outros dois. Ou seja se colocares bicarbonato de sódio e cloreto de cálcio nas doses certas do consumido pelos corais, o cobsumo de Mg é minimo, quase nulo. Quando adicionamos mais ou menos de Kh e/ou Ca, aí com essa o consumo de Mg de forma não controlada (subida de Kh ou descida de Ca).
Pelos valores que tens... nem me preocupava muito, pois a água do mar da nossa costa tem aproximadamente 1200 ppm. É normal que a tendência é estabilizar nesse valor caso recorras a tpas de água do mar.
Cuidado com as subidas de Kh ou de Ca ... Os corais aguentam com descidas, pois normalmente são lendas, mas entram em stress com subidas rápidas.
Por último, o Mg é muito difícil de subir e mante-lo alto, mas com esses valores não precisas de te preocupares.

Abraço
Miguel

Mensagem 19/mar/2017, 02:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Se quiseres mesmo subir, faz como o Paulo disse. Aumenta a dose. Mas não estão assim tão baixos.
Por norma, em 500 litros, para subir 150 ppm será preciso 650g de cloreto de magnésio. No teu sistema precisarias de +/- 165g para subir 150 ppm. Vê quanto precisas de subir e faz contas. Para te facilitar penso que deverias dosear a quantidade que precisas em duas vezes e diretamente na sump. Diluías metade em 1 litro de água de osmose, deixas o pó acentar e colocas direto na sump. No dia seguinte faz o teste e depois doseias a outra metade da mesma forma. Faz o teste e vê quanto subiu. Não subir mais que 100ppm por dia.

Cumprimentos
Cláudio Reis

Mensagem 19/mar/2017, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
Claudio, que calculador utilizaste para chegar as 165g?
De inicio é difícil, mas o objectivo é estabilizar os valores

Qual é o valor de Kh que aconselham para ter muita coralina?
De momento tenho maioritariamente SPS e moles, mas no futuro que adicionar mais uns quantos LPS

Muito obrigado pela vossa contribuição :)

Mensagem 19/mar/2017, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
kernel Escreveu:
Claudio, que calculador utilizaste para chegar as 165g?
De inicio é difícil, mas o objectivo é estabilizar os valores

Qual é o valor de Kh que aconselham para ter muita coralina?
De momento tenho maioritariamente SPS e moles, mas no futuro que adicionar mais uns quantos LPS

Muito obrigado pela vossa contribuição :)


Bom dia kermel,

Faz uma coisa, tenta manter os parâmetros da água da nossa costa ou seja.... Kh=7 Ca=400 e Mg=1200. Se fizeres isso os corais crescem bem e a coralina também, porque se fizeres uma tpa, os corais não notam diferenças nos parâmetros. Os corais gostam de pouca oscilação de CA e Kh é isso que tens que procurar. Com Kh baixo em principio há maior consumo ou sejamais coralina. Eu tento manter o Kh entre os 7 e os 8.

Abraço
Miguel

Mensagem 19/mar/2017, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Bom dia Kernel,

Os valores que te dei estão aqui no fórum, penso que foi descrito pelo Ricardo Santos. Pesquisa aqui no fórum "subir magnésio". Eu não estaria preocupado com esse valor de magnésio. Se baixar mais, aí sim, doseava mais quantidade. O kh, como o Miguel disse deve estar na ordem dos 8. Com esse valor não corresponde riscos.

Cumprimentos
Cláudio Reis

Mensagem 19/mar/2017, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
Pesquisei por "subir magnésio" mas não consigo encontrar.

Finalmente consegui subir o magnésio para 1320 que era o valor inicial antes de começar a dosear, adicionei 75ml X 2 dias = 100g de pó em 2 dias. restantes valores Kh 8.9, Ca 405

Amanhã volto a medir para determinar o consumo em 24h, depois doseio o suficiente para repor o que foi consumido e vamos ver se não tenho surpresas.

estou a dosear 20ml de Kh e 5ml de Ca por dia ( aquário de 150L líquidos )

Mensagem 20/mar/2017, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boa noite Kernel,

Andei à procura e cá está. Vou citar o texto do Ricardo Santos:

"Principalmente para o Mg aconselho a fazer os ajustes de forma manual. Deves usar Cloreto de magnésio.
É perfeitamente normal essa quantidade que te deu.
Para subires, em 500L de água, de 1140 ppm para 1300 ppm tens que dissolver 666g de cloreto de magnésio em água de osmose.
Usei 500L porque prefiro fazer as contas por baixo. ATENÇÃO!!! só se pode subir 100ppm de Mg por dia!
Como tal, eu faria da seguinte forma, usaria 333g em cerca de 1L de água de OI, e adiciona na sump assim que o sal tivesse dissolvido. Passadas 24H, faria o teste a confirmar a subida e de quanto tinha sido. Se tudo bem, repetia a dose.

Para subires o Ca precisas de cloreto de cálcio. Para subires, em 500L de água, de 390 ppm para 420 ppm, precisas de 55g de cloreto de cálcio. ATENÇÃO!!! Com o Mg abaixo de 1200 ppm o cálcio que entra precipita, parte ou mesmo todo! No Cálcio só se pode subir 50 ppm por dia!
Assim deves primeiro corrigir o Mg, e só depois tratar do Ca, fazendo novos teste e se necessário novo calculo da quantidade necessária, porque entretanto pode ter mudado.

Quanto ao sal, perguntei porque o pessoal tem o habito de chamar "sal da tmc" ao sal da Tropic Marin.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook"


Texto muito bem explicado.

Cumprimentos
Cláudio Reis

Mensagem 20/mar/2017, 00:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal

Mensagem 29/mar/2017, 15:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
Obrigado a todos pela participação, os niveis têm estado estaveis pois já sei o consumo diario.

Ca 420, Mg 1320, Kh 9

Há dias instalei uma doseadora para facilitar as coisas, mas desde aí o escumador ficou completamente louco e espuma tudo para fora mesmo na posição minima. Tenho estado à epera que o mesmo estabilize, mas já lá vão 4 dias de wet skimming, posso vos dizer que deito fora cerca de 2L de agua por dia que tenho reposto para manter os niveis de salinidade.

A unica diferença entre antes de depois da doseadora é que quando doseava à mão fazia-o 2x por dia na coluna seca, e agora doseio a mesma quantidade mas dividida por muitas vezes ao dia e na sump perto da bomba de retorno.

Não consigo compreender esta "loucura" do escumador que é um Deltec e sempre funcionou muito bem.

Alguém com a mesma experiencia?
Alguma ideia?

Mensagem 30/mar/2017, 09:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
Já estou a dosear na coluna seca,mas o escumador continua a espumar-se tudo incontrolavelmente.

Mensagem 30/mar/2017, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
kernel Escreveu:
Já estou a dosear na coluna seca,mas o escumador continua a espumar-se tudo incontrolavelmente.


mexeste no escumador ? verifica as entradas de ar se não tens nada a obstruir ,

Mensagem 30/mar/2017, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
O meu costuma ficar assim quando meto filtrosbag novos

Mensagem 30/mar/2017, 20:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
Bruno Escaleira Escreveu:
mexeste no escumador ? verifica as entradas de ar se não tens nada a obstruir


Nada a obstruir, tudo limpissímo!

Pedro Almeida Escreveu:
O meu costuma ficar assim quando meto filtrosbag novos


O meu também, mas nem filterbag tenho

__________

Agora está normal, parece que é quando entra o magnésio… também ando a pensar que talvez me tenha enganado e metido os trace elements dentro do magnésio em vez do KH. Digo isso porque vejo o magnésio amarelado e com resíduos no fundo e penso que n seja suposto.

Há por aí malta da química que me diga se foi uma asneira muito grande?

Mensagem 30/mar/2017, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Localização: Faro
isto não é normal... pois não?

Imagem


Voltar para Discussão Geral



cron