Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Dimensões e espessura adequada do vidro

Dimensões e espessura adequada do vidro

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Boas,

finalmente estou a planear regressar ao mundo dos salgados. No entanto e para já, vou recomeçar com um aquário bem mais pequeno.

Estou a pensar fazer algo do género do ADA 60-F que tem as dimensões 60x30x18. No meu caso seria algo do género 80x40x25.

Que acham das dimensões e já agora, que espessura de vidro seria recomendável? 6mm?!?

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Viva Tomás vê o o site do seguinte link e faz o teu calculo. :)
http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium

Abraço
José Santos
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Olá Hugo.


Quanto à espessura do vidro, 6mm parece-me adequado, sem problemas.


José, consideras este site que indicas fiável? Não o conhecia e não fiquei convencido... Para o aquário do Hugo, dá um vidro de 3mm e para um de 250 x 60 x 50 dá vidro de 8mm... Hmmmmmmm



Abraço,
VM


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Hugo,

Já que falaste nos aquários ADA e em medidas de 80cm, lembrei-me de um aquário que gostei muito de ver na Interzoo, o ELOS Concept 80.

Imagem

Há uns tempos publiquei um tópico sobre isso, vê se gostas. É uma solução aquário + móvel + sump. Acho muito prático, porque depois tens liberdade para escolher o restante equipamento.
Este é o tópico.
ELOS Concept 80 - Recife.pt

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Boas,

Realmente 3mm parece pouco aconselhável. Ao minimo toque deve partir e não convém.... [-x
Em princípio e se avançar com estas medidas devo fazer com 5 ou 6mm.

Quanto ao modelo de 80cm da Elos parece muito porreiro, tenho que investigar melhor!

Mas estes shallow nano reef andam a perseguir-me B-)

Tenho andado a ver estes pequenos aquários que são fantásticos! Só pretendo colocar LPS (acans, ....) e eventualmente alguns zoanthus (com corantes) e este formato parece funcionar bem para este efeito.

Agora tenho que ver a melhor forma de conseguir fazer as ligações a uma sump. É demasiado pequeno para coluna, eventualmente um furo no vidro de trás com o sistema de overflow da Blau.

Eis alguns exemplos:

ADA 60-F shallow
Schreiba's ADA-60f

Abr.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ficam muito bons os shallows , tens aqui um bom exemplo no forum o aquario do Pedro torres está muito bom ...

Quanto a espessura do vidro, nao vassiles, um descuido com uma pedra no vidro, ou mesmo com a pressao da água pode correr mal amigo, isso com espessuras de vidro nao se brinca ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas :-bd

A meu ver o site/calculadora é fiável.
Penso que esteja é a surgir confusões com as medidas.
Ora vejamos. 80x40x25...Eu leio as medidas sempre em comprimento x largura x altura e pelos valores interpreto como se estando a "falar" de cm. Também leram assim?
O factor que influência mais a espessura do vidro é a altura, sendo que 25cm não causa muita pressão e 3mm seram portanto o suficiente. Fica muito frágil ao toque, sim mas a calculadora não me parece que tenha sido programada tendo em conta isso :-j
Tendo em conta as medidas sejam os 40 de largura ou de altura também iria para 5 ou 6mm

Abraço
Ricardo

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Sim ... a calculadora do theaquatools indica vidro de 3 mm , mas se subires o nível de segurança para 4,5 indica-te 4 , normalmente indicam para se utilizar a medida comercial acima da indicada, portanto 5 cm , eu partilho a mesma opinião do Ricardo Santos 6 mm ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Ricardo Santos Escreveu:
Boas :-bd

A meu ver o site/calculadora é fiável.
Penso que esteja é a surgir confusões com as medidas.
Ora vejamos. 80x40x25...Eu leio as medidas sempre em comprimento x largura x altura e pelos valores interpreto como se estando a "falar" de cm. Também leram assim?
O factor que influência mais a espessura do vidro é a altura, sendo que 25cm não causa muita pressão e 3mm seram portanto o suficiente. Fica muito frágil ao toque, sim mas a calculadora não me parece que tenha sido programada tendo em conta isso :-j
Tendo em conta as medidas sejam os 40 de largura ou de altura também iria para 5 ou 6mm

Abraço
Ricardo

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Boas,
sim confirma-se que os 25cm referem-se à altura do aquário. Mas como estamos a falar em água salgada, bombas de circulação e RV temos que aumentar o factor de segurança. Daí os 6mm também me parecerem o mais adequado.

E que acham das medidas para um nano?

Abr.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Boas,

finalmente tenho o aquário embora com dimensões diferentes. Acabei por reutilizar uns vidros que já tinha (7mm) e ficou um nano com 50cmx50x26 (cxpxa).
Agora tenho algumas dúvidas sobre como fazer e daí este post, a ver se me ajudam com a vossa experiência.

Apenas pretendo manter corais LPS (maioritariamente Acans) e eventualmente alguns zoanthus. Quanto a peixes, dadas as dimensões, talvez 2 ocelaris e 1 ou 2 camarões. Não tenho condições para fazer uma sump e pelo que tenho visto em foruns de nanos, tenho 2 soluções:
- faço uma sump interna na parte traseira (reduzindo a profundidade do aquário), permitindo se quiser colocar skimmer, aquecimento, siporax ou outros.
- tendo em conta a carga e se não houver necessidade de skimmer (desde que TPA frequentes), bastaria um filtro externo para colocar o aquecimento e materiais filtrantes (siporax, carvão e nada de esponjas). Esta versão também é muito utilizada neste tipo de aquários.


Alguma ideia? AIO ou apenas filtro externo? Ou nada disto? =))


Abr.


Voltar para Discussão Geral